Ciclo II B Perfeição Moral O Bem e o Mal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aprendendo a se sujeitar à vontade de Deus
Advertisements

DOIS CAMINHOS E UMA DECISÃO - PENIEL.
Sede perfeitos.
Elaboração: Virginia Pontelo
Colégio Elisa Andreoli
AS BASES DO TRANSFORMAR-SE
XI ...AMAR O PRÓXIMO COMO A SI MESMO... *** INSTRUÇÕES DOS ESPÍRITOS
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
o acordar da consciência
Programa III Roteiro 21.
Programa III Roteiro 08.
A ORAÇÃO NO ESPÍRITO Efésios 6.18.
REENCARNAÇÃO E EVOLUÇÃO
FELICIDADE POSSÍVEL Elaborado por:
VÓS SOIS O SAL DA TERRA... VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO...
AUTOLIDERANÇA Palestra 1 hora
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
SANSÃO (Juízes 13 a 16).
Ciclo II A e B Lei de justiça Amor e caridade
O BEM E O MAL Introdução ao Espiritismo – Lição 12
O Evangelho Segundo o Espiritismo Amar o Próximo como a Si Mesmo
UM BILHETE DO PAI COM SOM.
Tema: discipulado com propósito
QUEM SOU EU?.
Que a verdade do Evangelho seja nossa verdade
O DESAFIO DA RENOVAÇÃO INTERIOR
01/21.
Hebreus 7 A Aliança Superior
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
Lei de liberdade Liberdade e Igualdade na Sociedade
Projeto Exaltai a Deus Formação.
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
“O que tens de fazer, faze-o depressa”. (Jo 13.27b)
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
Federação Espírita Brasileira Módulo X: Lei de liberdade
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
Um Coração liberto Lucas 15:
ANEDOTA JCA.
No Momento Exato Divaldo Franco/ Joanna de Ângelis
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
PERFEIÇÃO MORAL O BEM E O MAL
Educação Sexual na Adolescência
Conhece-te a ti mesmo.
Restaurados por Cristo - Nicodemos
“LIBERDADE: MEU PRIMEIRO PASSO”
Tópicos DA REENCARNAÇÃO
OS INIMIGOS DO CRISTÃO MUNDO – modo de pensar e agir dos que não conhecem a Deus. CARNE - impulsos e desejos da natureza humana que são contrários.
Palestra 04 Reencarnações dolorosas
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Equipe de Atendimento Espiritual Federação Espírita do Paraná
Ministério da Fidelidade.
ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DOS HOMENS COMPROMETIDOS (A.I.H.C.)
Identificando Oportunidades
Perfeição Moral Terceiro Livro capítulo XII itens 893 a 919a
A mudança que o ministério de Jesus Cristo realiza
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
SER FELIZ Se você quer ser feliz Fuja a todo assunto vão Que não clareie a cabeça Nem ajude ao coração Em tudo o que suceder Procure a margem do bem,
Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida
Ciclo II Perfeição Moral O Bem e o Mal
Lei do Progresso Livro dos Espíritos.
ROTEIRO ESCOLHA DAS PROVAS MISSÃO E OCUPAÇÃO DOS ESPÍRITOS
Ciclo I CURSO BÁSICO KSSF REENCARNAÇÃO COMO PROCESSO EDUCATIVO ROSANA DE ROSA -
DESENCARNAÇÃO A vida futura
TODAS AS LEIS DA NATUREZA SÃO LEIS DIVINAS, POIS DEUS É O AUTOR DE
AS BÊNÇÃOS DE DEUS !.
ROTEIRO Relação existente entre a justiça e os direitos naturais
FIO CONDUTOR Auto- Conhecimento Real Dever Auto - Perdão Renovação de Atitudes.
Reflexões O que André Luiz nos ensina?. André Luiz Nos oferece suas reflexões acerca do profundo processo de renovação mental que teve origem ao se libertar.
Ateus e Agnósticos. Ateus – negam a existência de qualquer DEUS e da veracidade de qualquer religião teísta. Um ateu pode ter uma atitude ativa (quando.
1. 2 A perfeição moral - O bem e o mal Eliane Klatter Agosto 2016.
Transcrição da apresentação:

Ciclo II B Perfeição Moral O Bem e o Mal Rosana De Rosa 2011-10-19

A PERFEIÇÃO MORAL

Em que consiste a Perfeição Moral? Amar os vossos inimigos; Quem consegue amar aquele que lhe opõe, melhora seu estado emocional. Fazer o bem aos que vos odeiam; O ser humano é seu proprio inimigo. Por instinto ele enxerga no utro o que desconhece ou nega em si mesmo. Orar pelos que vos perseguem e caluniam.

Não é fácil amar quem nos odeia, ou pensa diferente da gente. Aceitarmos as diferenças é o primeiro passo. Não é fácil amar quem nos odeia, ou pensa diferente da gente.

OS CARACTERES DA PERFEIÇÃO MORAL Todos nos trazemos gravados no intimo rudimentos da lei moral. O dever é a obrigação moral do ser consigo mesmo, e em seguida com os outros. O dever intimo do homem fica entregue ao seu livre-arbítrio. Onde começa? Onde termina? Começa no ponto onde ameaça a felicidade ou a tranquilidade do próximo e termina no limite que não deseja que ninguém transpasse com você.

“Felicidade sem culpa”- Adenauer novaes “Devemos assumir nossos equívocos como resultantes da ignorância espiritual” “Culpar-se é adiar a possibilidade de ser feliz, é não aprender com os próprios equívocos.” “O segredo para a felicidade é a tolerância para consigo mesmo e a consciência das próprias limitações.” “Felicidade sem culpa”- Adenauer novaes

CONHECIMENTO DE SI MESMO Kardec pergunta aos espíritos qual é o meio mais eficaz que tem o homem de se melhorar ? Um sábio disse – conhece-te a ti mesmo. Kardec perguntou como conhecer-se a Santo Agostinho? R. Interrogue sua consciência diariamente quanto as suas atitudes.

CONHECIMENTO DE SI MESMO Observando o que em você precisa de reforma. Pense sobre o bem e o mal que praticou durante o dia e peça a seu amigo espiritual esclarecimentos de como proceder melhor. Pergunte-se com que objetivo procedeu daquela forma? Muitas vezes falimos sem que suspeitemos devido não consultarmos nossa consciência.

CONHECIMENTO DE SI MESMO O primeiro passo para que o Espirito alcance o progresso moral é conhecer-se. Nossas diversas encarnações tem por objetivo o aumento do domínio que está destinado a exercer dentro e fora de si.

Psicologia e Espiritualidade- Adenáuer Novaes Processo de renovação “É uma decisão interna de mudar, face à necessidade de se desligar de situações e conflitos que não mais favorecem o crescimento pessoal” Psicologia e Espiritualidade- Adenáuer Novaes

Bem e Mal BEM e MAL

Conceito Bem e o Mal Platão identificou o Mal como face escura do ser. Carl Jung – Sombra Joanna D’Ângelis – Ai permanecem os impulsos da violência e da agressividade, as paixões escravizadoras, os instintos indomados que respondem pelo retardamento da auto iluminação.

Conceito O BEM é proceder de acordo com as leis de Deus. É a utilização das virtudes inscritas na natureza do ser. O MAL é a ausência do conhecimento das leis de Deus. Obstáculos ou contradição à perfeição que o homem é capaz de conceber.

Origem do Bem e do Mal Por que o mal se encontra na natureza das coisas? Os espíritos foram criados simples e ignorantes. Deus deixa ao homem a escolha do caminho. Enquanto ele não aprende as leis de Deus ele torna mais longa a sua peregrinação.

A Causa do MAL Enquanto o livre-arbítrio não existia, o homem não cometia o mal, pois não tinha responsabilidades pelas suas ações. Com a formação na fase humana da consciência, adquirimos a possibilidade de escolhas e com isso errar e consequentemente praticar o MAL.

Dias Gloriosos - Joanna De Ângelis Quanto mais desconhecido do mundo intimo, mais perturbações e prejuízos o mal ocasiona. Ignorá-lo é uma forma de deixa-lo livre, tentar esmaga-lo sendo rígido é inútil, permitindo-lhe manifestações frequentes e danosas no comportamento. Dias Gloriosos - Joanna De Ângelis

Objetivo Divino O bem e o mal é necessário na experiência evolutiva. Para o ser conhecer o BEM e o MAL, tivemos de prova-los. Com a consciência e valor moral o ser começa fundamentar o seu progresso.

BEM E MAL Evolução em dois mundos André Luiz traça a trajetória do principio inteligente através dos reinos. A repetição dos atos cria a herança e o automatismo. Na fase hominal, ele adquire o pensamento continuo, o livre-arbítrio e a razão e vai se responsabilizando pelo seu uso.

Responsabilidade Com a consciência o homem está mais comprometido, quando estende o seu instinto pouco lapidado, prejudicando direta ou indiretamente o outro. O ser é responsável em induzir ou conduzir o outro a praticar ou viver o MAL. Todo desequilíbrio (MAL) que o homem causa ao outro, necessitará de reequilibra-lo(BEM). Cada um responderá por todo o mal que tiver ocorrido por causa do bem que deixou de fazer.

Do Instinto e a inteligência A medida que o homem sai da ignorância tende a não mais praticar o MAL. O conhecimento intelectual das Leis de Deus é um step para o interiorização real destes valores.

Resistir ao MAL O MAL é visualizado como a ausência do bem. O MAL surge quando o bem não se fez presente. Haverá desânimo, mal-entendidos e incompreensões alheias. Resistir ao MAL não significa nega-lo e sim pacientemente lidar com a sua presença, mas sem perder de vista o BEM.

Processo entre o MAL e o BEM Evitar o MAL é ainda um step no processo do BEM. Pois agimos no MAL por desconhecimentos das leis. Aprendemos as leis e evitamos praticar o MAL. Porém, isso ainda não coloca o homem na situação de desejar praticar o BEM. Muitos se veem estacionados na zona de conforto de que não praticam MAL. Eu faço a minha parte, não prejudico ninguém, não desrespeito ninguém.....o mundo é assim por que o outro não faz sua parte. Todavia também não pratica o BEM.

Visão Psicológica Para aprendermos a nos AMAR temos que integrar o BEM e o MAL que existe dentro de nós. O BEM e o MAL são polaridades necessárias, através do MAL se chega ao BEM. Quando só aceito minha parte BOA e nego o meu lado MAL, reprimo dando mais força a medida que não lido com ele na minha consciência. Quando estes sentimentos reprimidos vem a tona, vem como um Tsunami e fica fora do meu controle, pois você não os conhece ou lida com eles.

Dias Gloriosos - Joanna De Ângelis A sua existência do mal é real, negar sua realidade constitui perigosa forma de escamoteá-lo. O auto exame dos atos e vigilância de conduta, facultam para que a preceterapia libertadora e envolva o espírito em vibrações superiores a fim de que aplicar-se ao bem. Dias Gloriosos - Joanna De Ângelis

INTERIORIZAÇÃO DO BEM PRATIQUE O BEM Incorporarmos as Leis de Deus significa vivermos no bem. Quando não praticamos o MAL ainda não potencializamos o BEM dentro de nós. O pratica, o exercício, a exposição no BEM é o caminho para sua interiorização. PRATIQUE O BEM

BOA SEMANA