Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Clima e vegetação na América
Advertisements

As regiões geoeconômicas do Brasil
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS
Biomas brasileiros.
América Latina : Quadro natural
Trabalho de Geografia REGIÕES GEOECONÔMICAS Estudantes: Dany e Giseli
ÁSIA MONÇÔNICA Prof. Márcio.
Divisão do continente americano
AMÉRICA LATINA.
Ásia: diversidade física e impactos ambientais
ASPECTOS FÍSICOS DO CONTINENTE AMERICANO trilobita.org.br/arnaldo
PAISAGENS, ESPAÇO GEOGRÁFICO E TRABALHO
América do Sul.
Capítulo6 A expansão do agronegócio no Brasil
PROFESSOR LEONAM JUNIOR
Domínios Naturais I e II
GEOPOLÍTICA DA AMÉRICA LATINA
PODE SER DIVIDIDA segundo localização
Continente americano: aspecto físico ou geológico Leva em consideração clima, relevo, vegetação, etc.
Módulo 17 – Brasil: relevo, hidrografia e litoral
Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera

SUB-REGIÃO: AMÉRICA PLATINA
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Gabarito 2ª etapa Capítulo6 A dança dos continentes.
SUL- O BRASIL DE CLIMA SUBTROPICAL
OS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS NO BRASIL
Trabalho sobre Domínio Morfoclimático
Hidrografia e Clima.
ESTRUTURA GEOLÓGICA E RELEVO BRASILEIRO
Relevo e estrutura geológica
Capítulo 7 A contrastante natureza do Nordeste
Estrutura geológica brasileira
Formas e Unidades do Relevo
UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
BIOMAS BRASILEIROS.
Crédito : JEFERSON B.SANTOS
Climas e Formações Vegetais no Mundo
REGIÃO NORDESTE: SERTÃO E MEIO NORTE
CONTINENTE AMERICANO..
Norte: paisagens naturais
GEOGRAFIA DO BRASIL PROF. JHONNY.
Domínios morfoclimáticos brasileiros – Prof. Jefferson
AMÉRICA LATINA.
Biomas Brasileiros INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 15 – NORTE FLORESTA E GRANDES RIOS
PAÍSES PLATINOS São chamados de países platinos as nações banhadas pela bacia do Prata, formado pelos rios Paraná, Paraguai e Uruguai. Esses países tem.
América Central Aspectos naturais e povoamento.
AMÉRICA PLATINA PAÍSES DO PRATA.
O domínio da prairie: Compreende a região das planícies centrais. - Se transformou num imenso espaço de cultivo de cereais onde os campos plantados substituíram.
Capítulo 8 – As estruturas e as formas do relevo
MÉXICO.
Domínios Morfoclimáticos
GEOGRAFIAGROTH.
Usar animação do portal positivo Teoria da tectônica de placas.
VEGETAÇÃO 6º ano – 2009 Prof. Maria Inês.
Conceitos: Geologia: ciência cujo objeto é o estudo da origem da formação e das sucessivas transformações do globo terrestre, e da evolução do seu mundo.
Os climas e as paisagens vegetais na América
Os Domínios Morfoclimáticos do Brasil
Relevo do continente americano
Percurso 19 pg.174 Expedições Geográficas Melhem e Sérgio Adas
Revisão 2ª trimestre 6º ano.
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Relevo Brasileiro GEOGRAFIA.
Geografia Revisão.
América Aspectos gerais.
Biomas Prof. ª Bruna Damiani.
O BRASIL E A AMÉRICA DO SUL
Geo Geral – Prof. Bruno Rangel
ÁSIA.
Transcrição da apresentação:

Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina Gabarito 2ª etapa Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina

Capítulo6 Leitura complementar 01. Os países latino-americanos reconhecem sua posição de alta vulnerabilidade climática. Por isso, reuniram-se no chamado Grupo 77, cujo principal objetivo é conseguir com que os países ricos se comprometam a renovar o Protocolo de Kyoto, vigente até 2012. 02. É um fundo de financiamento criado na Conferência de Cancún, em 2011, para solucionar as necessidades dos países em desenvolvimento frente às mudanças climáticas.

Capítulo6 Testando seus conhecimentos 01. 02. a) A Cordilheira dos Andes, situada na orla do Oceano Pacífico, estendendo-se da Venezuela até o sul do Chile. De formação geológica recente, da Era Cenozoica, há cerca de 65 milhões de anos, corresponde a montanhas mais elevadas e menos desgastadas pelos agentes erosivos.

Capítulo6 Testando seus conhecimentos 02. b) São formações geológicas mais antigas, que sofreram maiores ações dos agentes erosivos. Desse modo, seu relevo é modesto em relação às cordilheiras. No continente americano, estão situados principalmente no Atlântico leste-sudeste. c) São áreas mais baixas e aplainadas cuja formação está associada à ação dos rios na deposição de sedimentos. As bacias do Rio Amazonas e do Prata são os maiores destaques na América Latina.

Capítulo6 Testando seus conhecimentos 03. a) A primeira imagem mostra uma paisagem localizada na Cordilheira dos Andes; a segunda mostra uma paisagem localizada na área de planície da Bacia do Rio Amazonas; a terceira mostra o cultivo do café em área de planalto. b) Na primeira imagem, vemos uma paisagem em área de clima frio de montanha; na segunda imagem, uma paisagem de clima equatorial; na terceira, uma paisagem de clima tropical de altitude.

Capítulo6 Testando seus conhecimentos 03. c) Espera-se que o aluno observe que as atividades retratadas têm relação direta com o modelado terrestre e o clima. No primeiro caso, vemos a prática de um tipo de esporte que é viabilizado pelas formas do relevo; no segundo caso, temos a extração da madeira, recurso presente na floresta equatorial; na terceira imagem, vemos o cultivo do café, cultura que se adapta bem em clima tropical de altitude. 04. a) Brasil, Argentina, Colômbia, México e Venezuela.

Capítulo6 Testando seus conhecimentos 04.b)Os dois países latino-americanos de maior destaque no mercado mundial de carne bovina, Brasil e Argentina, possuem extensas áreas de pastagens naturais, os chamados Pampas, que favorecem a prática da pecuária. 05. Espera-se que o aluno recupere e organize informações relativas à ocorrência, na América Latina, de terrenos cristalinos, de formação geológica mais antiga, que costumam ser ricos em recursos minerais, como ouro e prata. Por outro lado, o ouro também ocorre em terrenos sedimentares. Esses metais foram largamente explorados pelos colonizadores na América Luso-espanhola entre os séculos XVI e XVIII.

Capítulo6 Testando seus conhecimentos 06. A predominância de terrenos sedimentares ricos em minerais fósseis.

Capítulo6 Atividades propostas 01. A combinação de terrenos férteis com clima úmido, como na Zona da Mata, no Nordeste brasileiro, e em algumas ilhas do Caribe, que favorece culturas como cana-de-açúcar, cacau e frutas tropicais; o degelo da Cordilheira dos Andes, que alimenta rios e possibilita a irrigação; as extensas áreas de pastagens naturais no Brasil, na Argentina e no Uruguai, que favorecem uma expressiva produção na pecuária; a presença de grandes florestas, em especial a Floresta Amazônica, que tem um papel fundamental na regulação da disponibilidade de água; o Rio Amazonas, que possui a maior vazão de água do mundo.

Capítulo6 Atividades propostas 02. Porque as intervenções humanas nas paisagens naturais vêm provocando expressiva degradação dos ecossistemas. Destaque-se a quase extinção da Mata Atlântica ao longo do processo de colonização para dar lugar a plantações, pastagens e áreas urbanas; o intenso desmatamento da Floresta Amazônica provocado, sobretudo, pela exploração madeireira e pecuária; o avanço da agropecuária em áreas de cerrado e a destruição dos mangues no processo de urbanização.

Capítulo6 Atividades propostas 03.