H ISTÓRIA DO P ENSAMENTO P EDAGÓGICO. O capítulo 6 do livro se inicia dando uma breve ilustração do cenário econômico europeu dentre os séculos XVI e.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aristóteles Galileu Newton
Advertisements

A revolução científica do século xvii
A CIÊNCIA E OS PARADIGMAS Elizabeth Teixeira.
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Funções Profª. Lizlane Aparecida Trevelin Disciplina: Matemática E. E. Jesuíno de Arruda São Carlos/SP.
Tecnologias na escola.
Iluminismo na Europa Séculos XVII e XVIII 1.
Filosofia Moderna Empirismo e Seus Desdobramentos
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
José Gildo de Araújo Júnior.
Didática e Metodologia no Ensino Superior
O desafio de ensinar matemática
Núcleo Regional de Educação de Toledo
ENCONTRO ANUAL DAS EQUIPES COLABORADORAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
A Revolução Científica na Europa e a permanência da tradição
História
ACADÊMICA: JACQUELINE A. F DOS S. JORDÃO 3°PERÍODO –TARDE
Revisão para sexta feira. História Precisa saber – Como ocorreu a segunda revolução industrial e quais foram os seus efeitos na Europa – Quais foram as.
Relações entre ciência e filosofia no período moderno
TODOS OLHOS VOLTADOS PARA O BRASIL Rondineli Alves.
Prof. Roberto de A. Martins
APRENDENDO MATEMÁTICA NA FAZENDA
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Geografia O ensino da geografia uma breve fundamentação teórica
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Prof. Everton da Silva Correa
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
Um Cientista na Terra da LUZ
Teorias do conhecimento
Prof. Everton da Silva Correa
INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
Os avanços da ciência e o Iluminismo.
A Terra: Os dias e as Noites
DIDÁTICA Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Campos Belos
2ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
UNASP/EC Organização das Práticas Educativas Prof.Ms. Andressa Paiva
A REVOLUÇÃO CIENTÍFICA DO SÉCULO XVII
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
A construção da escola no pensamento moderno
Escalas termométricas
Trabalho realizado por:
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES
Revisão de Filosofia.
Psicologia no. Contexto Histórico Movimento cultural; Período da história européia; Século XIV na Itália; Período de sensíveis transformações; Transição.
ILUMINISMO DEFINIÇÃO CONCEITOS
FACULDADE NOSSA CIDADE
REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS DO SÉCULO XVII
Metodologia do Trabalho Acadêmico
ARISTÓTELES E GALILEU.
Método hipotético-dedutivo
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
As bases da ciência moderna
Você já ouviu falar em logaritmo?
História
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Renascimento
Sociologia.
A Ciência.
Nova concepção do homem e do mundo
Surgimento do pensamento filosófico
Filosofia Moderna.
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico
I. Importância da Aprendizagem na vida humana: processo
O ILUMINISMO Cap. 27 – Aulas “Só haverá liberdade quando o último rei for enforcado com as tripas do último padre”. Voltaire.
Transcrição da apresentação:

H ISTÓRIA DO P ENSAMENTO P EDAGÓGICO

O capítulo 6 do livro se inicia dando uma breve ilustração do cenário econômico europeu dentre os séculos XVI e XVII.

Nesse período marcamos a ascensão de um novo grupo social que tinha visão oposta ao feudalismo.

Com essa nova ascensão surge um novo tipo de produção que visa o esforço coletivo e a acumulação de produtos. Esse modelo foi precursor do modelo de produção que vemos até hoje.

A partir dessa mudança podemos verificar também o surgimento de novas ciências como: geografia, ciências físicas, astronomia entre outras.

Giordano Bruno: desenvolveu a astronomia.

Galileu Galilei: construiu um telescópio e descobriu Júpiter e a lei da queda dos corpos

William Harvey: constatou a circulação do sangue.

Descartes: escreveu sua famosa obra O DISCURSO DO MÉTODO e criticou a matemática como ciência absoluta.

Comênio: escreveu a DIDÁTICA MAGNA como método de aprendizagem rápida e sem fadiga.

John Locke: fundamentou uma pedagogia mais realista. Que fosse de encontro a realidade dos estudantes.