Introdução à Semiologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II Congresso Brasileiro de Perícia Médica Previdenciária
Advertisements

O valor de uma história.
Olá! Chamo-me João, mas sou mais conhecido por D.Bosco!
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Dez Mandamentos Seculares.
O Pedido de Uma Criança a Seus Pais.
Por que te confundes e te agitas diante dos problemas da vida?
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
Por que se confunde e se agita diante dos problemas da vida?
Rotina....
A OPINIÃO DOS OUTROS.
Laudo Médico Pericial e Sigilo Visão Judicial e Ética
Na vida temos que ter atitude.
" Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer
SUICÍDIO: CASOS CLÍNICOS
Dez Mandamentos Seculares.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
Introdução à Semiologia
Aumente o Som Pais são espehos para os filhos.
NADA ACONTECE POR ACASO!
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
SERÁ QUE DEUS É CULPADO ?.
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
Humor Clínico.
-Tantra- Música: Songbird – Barbra Streisand.
“Como é grande o meu Amor por Você “....
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Ligue as colunas do computador e concentre-se
... A ATITUDE É TUDO ....
Rotina....
APRENDIZ DA VIDA!.
Ética e Moral na formação dos filhos
Possivelmente, observando o panorama do mundo onde vivia foi que Madre Teresa de Calcutá, certo dia, escreveu: “Senhor, quando eu tiver fome, dai-me.
A DOUTORA DA CHUVA ‘Chuva de prata que cai sem parar...’ (Ed Wilson / Ronaldo Bastos) Quando comecei a dar.
O Pedido de Uma Criança a Seus Pais Slides by Orlei.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
O Pedido de Uma Criança a Seus Pais Slides by Orlei.
O casamento de Isaque e Rebeca
SERÁ QUE DEUS É CULPADO ?.
Maria Antonia, Sarah e Alícia 7ºB
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Reorganizando as.
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Se alguém colocasse uma arma em frente ao seu rosto e perguntasse se você acredita em Deus, o que você faria?
AJUDA: MEU OITAVO PASSO
Rotina....
PEDIDO DE UM FILHO A SEUS PAIS
Não tenham medo de serem firmes comigo. Prefiro assim. Isto faz com que me sinta mais segura. Não me estraguem. Sei que não devo ter tudo que quero.
Amizade é isso... Ligue o Som.
Convidando e Recebendo Participantes.
EVANGELISMO PÚBLICO.
Sue DOMINE sua fala. Diga sempre menos do que pensa. Cultive uma voz baixa e suave.
Esta é uma bela história e é, também, uma história real.
Dando uma guinada.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
O verdadeiro pai Mateus 3.16 Pr. Carlos Marcelo.
Por que te confundes e te agitas diante dos problemas da vida?
Bom dia! A pergunta é simples, a resposta é que é difícil; será que dou realmente valor a quem tenho do meu lado? Reflita um pouco, pode ser que você.
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE – FAC-CG COMPONENTE CURRICULAR: SEMIOLOGIA E SEMIOTÉCNICA DOCENTE: LÍDIA MARIA ALBUQUERQUE ANAMNESE.
MENSAGEM PARA VOCÊS.
Violência contra médicos
Pedido de uma criança a seus pais Meus queridos pais, Não tenham medo de serem firmes comigo. Prefiro assim. Isto faz com que me sinta mais seguro. Não.
DEUS É CULPADO ? Finalmente, a verdade é dita na TV Americana. A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou.
APRENDIZ DA VIDA!.
Ouvindo corações Grande sabedoria é saber olhar a vida com olhos de ver. Enxergar as coisas de maneira diversa da habitual. Ir além das aparências.
Juramento de Hipócrates
Transcrição da apresentação:

Introdução à Semiologia Medicina 2007 Prof. Dr. Marcus Vinicius Henriques Brito

Semiologia É a arte de extrair de seu paciente, dados e elementos que lhe permitam emitir, com segurança, um diagnóstico e um prognóstico a fim de subsidiar o tratamento a ser instituído.

Conceituação Semiótica ou Semiologia Apedeuta Propedêutica Estudo dos sintomas e sinais Apedeuta Pessoa sem cultura, sem conhecimento Propedêutica Introdução aos princípios gerais de uma ciência

Relação médico-paciente Diagnóstico Técnica Percepção Conhecimento Prognóstico Ética TRATAMENTO

Marketing pessoal Pessoal Traje Locomoção Local de trabalho Propaganda Anúncios Boca a boca Exageros

Conhecimento Adquirido Vivência familiar, caráter, personalidade Cultura, família, escola, amizades, etc.

Conhecimento Científico (%) Formação pré-universitária Conteúdo programático universitário (teoria)

Conhecimento Técnico (%) Observar mestres e colegas Prática ambulatorial, laboratório, hospitalar

Técnica Conhecimento Treinamento Técnico e tático (semiotécnica) Insistência Perseverança

Percepção Sensibilidade Perspicácia Curiosidade Iniciativa tátil, auditiva, olfativa, gustativa. “Feeling” Perspicácia Curiosidade Iniciativa

Elementos de uma consulta Apresentação Queixa principal Anamnese Exame físico geral e especial Exames complementares Pareceres

Quando começa uma consulta? X

Início da consulta Batida na porta Estado civil Nome Escolaridade Sexo Endereço Estado civil Escolaridade Religião Acompanhantes

Anamnese Queixa principal Sintomas e sinais Cronologia Intensidade Fatores de melhora Fatores de piora Outras funções Sinais negativos

Exame físico geral Fáscies Pele Mucosas Pulso Tireóide PA Temperatura Peso

Exame físico especial Tórax Obstétrico Precórdio Ortopédico Abdome Ginecológico Obstétrico Ortopédico Oftálmico Otorrino

Diagnóstico Sindrômico Diferencial Etiológico

Diagnóstico complementar Laboratorial Bioquímica Anatomo-patologia Por imagens Rx, US, Tomo, Ressonância

Prognóstico Cura Bom Reservado Sombrio

Tratamento Clínico Cirúrgico Alternativo Medicamentoso Psicoterápico Quimio e ou radioterápico. Etc. Cirúrgico Eletivo, urgência ou emergência Curativo, paliativo Alternativo

Regras de ouro do relacionamento RESPEITE SEU PACIENTE acima de tudo e de todos. Trate seu paciente como você gostaria de ser tratado. PONHA-SE NO LUGAR DELE.

Estude e adquira conhecimentos antes de lidar com pacientes. Apresente-se a seu paciente e diga seu nome. Pergunte o dele e NÃO ESQUEÇA.

Refira-se e dirija-se a ele, SEMPRE, PELO NOME e não pelo número de seu leito ou enfermaria. ANTES DE EXAMINAR seu paciente pergunte se ele esta disposto, se tem alguma dor ou algo que possa prejudicar ou impedir seu exame.

Olhe seu paciente no olho. Leia nas entrelinhas o que seu paciente não esta lhe dizendo. Observe-o, analise-o, descubra o que o aflige realmente. Mantenha sua mente aberta. SINTA SEU PACIENTE.

EXAMINE SEU PACIENTE como um todo e não somente o local de sua queixa EXAMINE SEU PACIENTE como um todo e não somente o local de sua queixa. Toque no seu paciente, sinta-o e se deixe sentir. Examine seu paciente SEMPRE PELO LADO DIREITO dele. Em poucas situações esta regra poderá ser descumprida.

JAMAIS examine simultaneamente um paciente que esta sendo examinado por um médico ou outro colega seu. Espere-o terminar e após se apresentar, solicite permissão ao paciente, explique a ele o que será realizado e se autorizado, proceda seu exame. Durante o exame físico, observe continuamente a face de seu paciente, se notar qualquer sinal de dor, interrompa imediatamente a manobra realizada, pois a mesma estará prejudicada pela dor do paciente. SINTA SEU PACIENTE.

Utilize termos que seu paciente possa entender, seja o mais simples possível. Explique quantas vezes for necessário, até que você se convença de que ele entendeu suas orientações e ou explicações.

Seja sempre seguro. Não tenha medo de dizer a seu paciente que não sabe algo. Diga com segurança que irá pesquisar e que depois repassará a ele a informação.

Não esqueça que ele estará aguardando. Logo, REPASSE uma resposta a ele, mesmo que seja “ainda não encontrei uma resposta para seu problema, mas continuo procurando”.

Tipos de pacientes Basal Hipocondríaco Monossilábico Psiquiátrico Prolixo Chato & grudento Hipocondríaco Psiquiátrico Erudito Internauta

Tipos de médicos Clássico Charlatão habitual Generalista De interior Do INSS Charlatão habitual Tipo “plantonista” Estrela Bonzão

O que o paciente espera de mim? Atenção Conhecimento Compreensão Paciência Consideração Segurança Presteza Informação precisa

A medicina é um sacerdócio?

" Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higeia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue:

estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos;

ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.

Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva.

Conservarei imaculada minha vida e minha arte.

Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução. Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.

Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça.“ Hipócrates (460 a 377 a.C.)

Sede bem vindos a medicina!