SLATe – Second Life Agent Toolkit Pedro Loureiro, 51439 MEIC - TagusPark.

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Transcrição da apresentação:

SLATe – Second Life Agent Toolkit Pedro Loureiro, MEIC - TagusPark

SLATe – Second Life Agent Toolkit Motivação – Rápida expansão de conteúdo dinâmico Utilizadores passaram a criar conteúdo em vez de o apenas usar Objectivos – Estruturar Interacção entre C.P.D. e Ambiente Partilhar Informação do estado do Ambiente com o C.P.D. Executar Acções do C.P.D. no Ambiente

SLATe – Second Life Agent Toolkit Second Life – 2003, Linden Labs – Economia Virtual Linden Dollar, L$ Objectos, Serviços, Terreno – Avatar Representação gráfica do Utilizador Inventário – Imagens, sons, texturas, notecards, scripts, objectos

SLATe – Second Life Agent Toolkit Second Life – Objecto Conjunto de Prims – Caixa, Cilindro, Prisma, Esfera, Anel, Tubo, Toro Propriedades – Posição, Rotação, Escala – Terreno Mainland – Público e contíguo Ilhas – Privado

SLATe – Second Life Agent Toolkit Second Life – Comunicação Canais Públicos Mensagens Instantâneas – Programação Linden Script Language (LSL) – Baseada em Eventos e Estados – Alteração de propriedades dos Objectos – Comunicação com Exterior » , XML-RPC, HTTP

SLATe – Second Life Agent Toolkit Estado da Arte – Duas Soluções Adoptar Framework + Já se encontra feita – Integração, curva de aprendizagem Criar Framework de raíz + Personalização, maior controlo –Erros, bugs, problemas, tempo adicional

SLATe – Second Life Agent Toolkit Estado da Arte – Agent Toolkits Parâmetros de Análise – Comunicação – Curva de Aprendizagem – Suporte à Informação ComunicaçãoCurva de AprendizagemSuporte à Informação NetLogoInexistenteBoaMuito boa JADEBoa Agent BuilderBoaMá Agent FactoryBoaMá ZeusBoaMá OAABoaMáInexistente IONInexistenteMuito boa libOMVMuito boaBoa

SLATe – Second Life Agent Toolkit Estado da Arte – Second Life Kathryn Merrick – Comportamento emergente Helmut Prendinger – AstroSim – Twin-World Mediator – Conclusão Adopção do ION e libOMV – Conceito de Agente com corpo, visual e interactivo – Capacidade de escolha de C.P.D. e Ambiente

SLATe – Second Life Agent Toolkit Modelo Conceptual

SLATe – Second Life Agent Toolkit Modelo Conceptual

SLATe – Second Life Agent Toolkit Modelo Conceptual – Ambiente Totalmente ou parcialmente observável Determinístico ou não-determinístico Episódico ou sequencial Estático ou dinâmico Discreto ou contínuo

SLATe – Second Life Agent Toolkit Modelo Conceptual – Second Life Parcialmente observável Não-determinístico Sequencial Dinâmico Discreto

SLATe – Second Life Agent Toolkit Arquitectura

SLATe – Second Life Agent Toolkit Implementação

SLATe – Second Life Agent Toolkit Implementação – Problemas e Soluções Ambiente – Limitações do LSL Comunicação – Detecção de Objectos no Terreno e Inventário Plataforma – Ciclo de vida do CoreElement Corpo – Hierarquia das BodyParts – Actuador de Animação Livre e Animação Fixa

SLATe – Second Life Agent Toolkit Casos de Uso – Boids Processo de decisão reactivo Comportamento emergente

SLATe – Second Life Agent Toolkit Casos de Uso – Simon Says Processo de decisão reactivo com estado Interacção com Avatares

SLATe – Second Life Agent Toolkit Casos de Uso – Boids Teste de Carga da Plataforma – Simon Says Teste de capacidade de interacção – Resultados Satisfatórios

SLATe – Second Life Agent Toolkit Conclusão e Trabalho Futuro – Plataforma Reutilizável Agentes Inteligentes com Corpo – Casos de Uso Testar as capacidades de comunicação da Plataforma Resultados Satisfatórios – Melhorias Actuador de Animação Criação de Corpos