“Sentir-se bem em família: os diversos tipos de família”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Em defesa da Família Tentacular
Advertisements

A regulamentação de visitas e a dificuldade de separação dos casais.
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
O Que entendemos por “feminização da pobreza”?
Segmentação de Mercado Prof. Jorge Henrique França
Temos um histórico de pouca utilização de C&T por parte da indústria paulista. Quais novas oportunidades abrem-se para encaminhar soluções para as maiorias?
PROGRAMA DE ESTABILIDADE SOCIAL MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL
Velhice e Família
Correção da Prova 4° Bimestre.
Brasil: Dinâmica Demográfica
As Diferenças entre Homens e Mulheres
Estrutura familiar e dinâmica social
65 + Quantos somos, quem somos e como estamos?
A FAMÍLIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO:
Comemoração do dia Internacional da Família
Evolução demográfica em Portugal
Projeto Voluntariado Brasil 2011 Job 11/ /12/2011.
A população e o mercado de trabalho
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
1 Novas Famílias. 2 A pessoa independente que ocupa uma parte ou a totalidade de um alojamento ou o conjunto de pessoas que residem no mesmo alojamento.
INSCRIÇÕES: Sede da ATF-RJ ou mediante depósito na conta: Banco Itaú ATF-RIO- Agência 8383-Conta Corrente Nesta opção a efetivação da inscrição.
Política Nacional de Saúde do Idoso
CONHECENDO E COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS II:
Pesquisa em grupoterapia
EPIDEMIOLOGIA DO USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS NO BRASIL
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Comportamento do Consumidor Alunos:  Bruno Rocha  Fernando Cardoso  Everton  Sebastião Alves  Mauri Alves.
O papel do Cuidador de Idosos na sociedade moderna
III Congresso da CPLP VIH/SIDA - IST
Demografia Brasileira
A síndrome da mulher cabeça
Centro de Cidadania da Mulher
Estrutura Familiar e Dinâmica Social
Estrutura familiar e dinâmica social
SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO
FORMAS DE GUARDA DE FILHO
Na Roma Antiga era assim:
Emile Durkheim e o fato social
Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito Básicos
Taller Desarrollo y Características del Sector Eléctrico Brasileno
Profa. Dra. Thalyta C. A. Teixeira
Direito de convivência familiar sob a ótica da superação da institucionalização, através de meios que favoreçam a reintegração da criança e do adolescente.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
FAMÍLIA. FAMILIA A família é um veículo de transmissão de valores, como justiça, solidariedade, educação, saúde, respeito e responsabilidade. Podemos.
O SUJEITO HISTÓRICO-SOCIAL
Genetogramas e o Ciclo de vida familiar
Material de uso exclusivo para estudo pessoal
ARRANJOS FAMILIARES O crescente aumento do nº de domicílios no Brasil, revela mudanças na estrutura familiar do país. Em 1970, contabilizava-se 17,6 milhões.
Psic. Rosângela G. Loureiro
16 e 17 de Abril de 2012 Childlessness na sociedade portuguesa: circunstâncias, gerações e género Vanessa Cunha.
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
AS DIVERSAS CONFIGURAÇÕES FAMÍLIARES
Proposta A família contemporânea surge a partir de uma série de transformações históricas e sociais. Na família pré-moderna, a própria família era o centro,
Sobre as transformações nas estruturas familiares no Brasil
Profa. Dra. Andréa de Sousa Gama
As Mudanças no Ciclo de Vida Familiar
CICLO DE APRESENTAÇÕES
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Família na contemporaneidade
Questões Jurídicas da Família Tarsila Cunha. A dissolução da família e a guarda dos filhos Nas últimas décadas presenciou-se que a dita família natural,
UNIP Setembro/2011 Profa.: MSc. Carolina Brum. CAP. 1: A respeito da Fenomenologia  Método Fenomenológico de conhecimento: problema da perspectiva no.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO LIBELINHA Câmara Municipal de Valpaços.
Envelhecimento no Brasil
Noções Básicas Data 00/00/00 Mudanças no Perfil Demográfico da População Brasileira com base no CD Meio século de mudanças 24ª Oficina de Trabalho.
REDE DE SUPORTE FAMILIAR E SOCIAL DE PROTEÇÃO AO IDOSO.
INTRODUÇÃO Somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Alef, unidade Paraisópolis. Concluímos o Ensino Fundamental II numa escola da rede pública.
 Capítulo 1: Aspectos Demográficos Parte I Capítulo 1Gremaud, Vasconcellos e Toneto Jr.1 Parte I: Panorama Descritivo da Economia Brasileira e Conceito.
Transcrição da apresentação:

“Sentir-se bem em família: os diversos tipos de família” Tema: “Sentir-se bem em família: os diversos tipos de família” Profa. Dra. Adriana Wagner

"Quem é da tua família?" - Consangüinidade; - Parentesco.

VÍDEO

“Como sentir-se bem em família?”

Mudanças no Perfil da Família Brasileira Diminuição na Configuração Familiar: Estudos demonstram que na década de 90 a tendência foi a diminuição na configuração ( menor número de pessoas que compõem a família) e aumento da diversidade dos grupos familiares; Diminui o número de casamentos: O número de casamentos em 2002 ( IBGE, 2003) é 4% inferior ao de 1991. Há 12 anos eram 7,5 uniões legais por mil habitantes. Esse número caiu para 5,7 por mil.

Aumento do número de relações sem registro: O número de uniões consensuais, “sem papel passado” quase dobraram na última década; Casamentos tardios: Homens e mulheres estão casando três anos mais tarde do que há uma década. Média de idade feminina: 26,7 anos – Média masculina: 30,3 anos; Idosos se casam mais: No grupo com mais de 65 anos, os homens casam-se cerca de 5 vezes mais do que as mulheres;

Uniões precoces: Nas uniões de 2002, 12% dos cônjuges tinham menos de 20 anos; Pessoas morando sozinhas: Aumentou em 64% o número de pessoas que moram sozinhas; Casais sem filhos: 39% dos casais não tem filhos; Famílias monoparentais: Mulheres que criam seus filhos sozinhas: aumentou 53% na última década;

Menos casamentos e mais uniões rompidas: De 1991 a 2002 as separações aumentaram 30,7%. Houve um incremento de 59,6% dos divórcios; Recasamentos: O percentual de divorciados em novas tentativas de casamento passou de 5,3% do total em 1991 para 10,8% em 2002.

Contexto Atual “A situação atual obriga a uma análise da realidade das famílias no mundo moderno, sem estigmatizar nem julgar, já que existe uma crise do modelo tradicional de família, mais do que uma ‘crise da família’ ”. (Ríos González, 2004)

Não cumprimento do prognóstico do término da família; Multiplicidade de investigações interessada na melhoria dos níveis de saúde das famílias; Co-existência de modelos; Falta de paradigmas explicativos do funcionamento de tal diversidade familiar; Demanda crescente de novas alternativas de regras de funcionamento; Busca do ponto de equilíbrio e ajuste que permita a família desfrutar com maior nível de coesão, estabilidade vislumbrando possibilidades de progresso futuro.

“Como, então, sentir-se bem em família?”

Resgate e otimização das funções básicas de proteção, cuidado e desenvolvimento da prole; Criação de novos paradigmas de compreensão da dinâmica familiar; Otimização dos recursos potenciais de cada núcleo familiar.

Propostas de Otimização do Funcionamento Familiar Novas nomenclaturas na denominação dos membros das famílias recasadas; Práticas escolares distintas para atender as novas demandas familiares (s/ tema de casa; dia da família no lugar do dia dos pais e das mães).

“Independente da sua estrutura e configuração, a família é o palco em que se vive as emoções mais intensas e marcantes da experiência humana. É o lugar onde é possível a convivência do amor e do ódio, da alegria e da tristeza, do desespero e da desesperança. A busca do equilíbrio entre tais emoções, somada às diversas transformações na configuração deste grupo social, têm caracterizado uma tarefa ainda mais complexa a ser realizada pelas novas famílias”. (Wagner, 2001)

“Sentir-se bem em família: os diversos tipos de família” Tema: “Sentir-se bem em família: os diversos tipos de família” Profa. Dra. Adriana Wagner wagner@pucrs.br Profa. Dra. Vera L. S. de Lima vera@inf.pucrs.br