Formas de Orientação: Localização Relativa e Localização Absoluta

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cartografia.
Advertisements

O Planeta Terras.
O Planeta Terras.
Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica)
Introdução a Geografia e Cartografia
LOCALIZAÇÃO ABSOLUTA.
A geografia e a compreensão do mundo
translação e rotação da Terra e as estações do ano
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Geografia -Localização-
Geografia Maria Christina
COORDENADAS GEOGRÁFICAS, FUSOS HORÁRIOS E HORÁRIO DE VERÃO
Orientação e localização na Terra
Estações do ano Hemisfério sul Hemisfério norte ٭ 21 dezembro = verão
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
PARALELOS E MERIDIANOS
MOVIMENTOS DA TERRA, ESTAÇÕES DO ANO,
GEOGRAFIA HOMEM & ESPAÇO
ORIENTAÇÃO: A TEORIA.
Localização absoluta Recorremos à localização absoluta, baseada num sistema de círculos e linhas imaginárias dispostas de forma regular sobre a superfície.
Prof. Jeferson C. de Souza
ORIENTAÇÃO TERRESTRE Profa. Dra. Ana Cristina C. Vianna.
A Orientação e a Localização no Espaço Terrestre
Geografia 2011/12.
Cartografia II Movimento de rotação
ESPAÇO GEOGRÁFICO: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Sistema de Orientação geográfica
Orientação e localização no espaço geográfico
Professor Cássio.
A LOCALIZAÇÃO DOS LUGARES
Elementos geométricos do Globo Terrestre
Leitura para casa livro capa amarela pag.143 a 154.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO
Outros nomes para os pontos cardeais
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
Orientando-se na Terra
Forma e movimentos da Terra
Capítulo 2 - Localização e orientação
Localização absoluta Trabalho realizado pela docente Sara Sousa.
COORDENADAS GEOGRÁFICAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ EAM FUNDAMENTOS DE METEOROLOGIA
ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA
UFSC-2015 GEO-A Prof. Groth.
Coordenadas geográficas
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 02.
Geografia 2011/12.
Coordenadas geográficas
TERRA E ORIENTAÇÃO.
AULA 1 CARTOGRAFIA – PARTE 1
Coordenadas geográficas e movimentos da Terra
Sensoriamento Remoto, Cartografia e Geoprocessamento
Movimentos da Terra Rotação Translação
A APLICAÇÃO DA CARTOGRAFIA NOS ESTUDOS GEOGRÁFICOS
Coordenadas geográficas e movimentos da Terra
A Rede Geográfica.
A localização absoluta Latitude, longitude e altitude Colégio de Nossa Senhora de Fátima 7ºano 2014/2015 Filipe Miguel Botelho.
Cartografia: e suas Projeções Pág.56 à 81. LOCALIZAÇÃO DO BRASIL Os primeiros mapas eram imprecisos e rudimentares, hoje, após várias evoluções tecnológicas,
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA COORDENADAS GEOGRÁFICAS
SISTEMA DE FUSOS HORÁRIOS E ZONAS CLIMÁTICAS
GEOGRAFIA.
PET GEOGRAFIA Oficina Orientação.
Planeta Terra Professor Diego Alves de Oliveira. Sistemas de referência Podemos nos orientar por dois modos básicos: 1) com objetos no espaço geográfico.
Orientação e Localização
Espaço Geográfico: Orientação e Localização
O planeta Terra no sistema solar.
Escola Alternativo EJA Modalidade EAD Geografia: Dinâmica Externa da Terra Tutor Alvaro Amaral.
PLANETA TERRA FORMA E MOVIMENTOS.
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
Prof. José Victor Instituto GayLussac
Transcrição da apresentação:

Formas de Orientação: Localização Relativa e Localização Absoluta Prof. Jeferson C. de Souza

Quais são as maneiras de nos localizarmos e nos orientarmos na Terra? Localização Relativa: Precisa de um ponto de referência; Localização Absoluta: Por meio das Coordenadas Geográficas; Não precisa de um ponto de referência.

LOCALIZAÇÃO RELATIVA: Localização dos lugares em relação a outros. Utiliza como instrumento a Rosa-dos-Ventos, em que indica o rumo a seguir. Qual destes pontos foi o primeiro a ser definido? Por quê?

A partir da Rosa dos ventos... Orientação pelo Sol – Período de EQUINÓCIO O Sol aparece sempre no mesmo ponto Leste (nascente ou oriente); Estando no Hemisfério Sul- ao meio dia o Sol estará um pouco ao Norte; O pôr do Sol é a Oeste (poente ou ocidente) ao final do dia - movimento diurno aparente do sol.   Esta figura é de alguém no hemisfério Norte ou Sul? Por quê?

A partir da Rosa dos ventos... Orientação pelas Estrelas  Estrela polar é a mais brilhante da constelação da Ursa Menor indica o Norte.  Cruzeiro do Sul Estender" por 4,5 vezes a haste mais comprida da Cruz.

A partir da Rosa dos ventos... Orientação pela Bússola É um instrumento que possui uma agulha imantada e gira sobre uma rosa dos ventos. Nos indica a direção do pólo norte (magnético - desviado 9º para a direita do norte geográfico), devido ao magnetismo da terra.

África localiza-se a ... 2. África tem a nordeste ... Sudeste da Ásia. Nordeste da América do Sul. Norte da Antártida. 2. África tem a nordeste ... Este da América. Este da Europa. Sudoeste de África.

LOCALIZAÇÃO ABSOLUTA Indica com precisão a posição de qualquer lugar na superfície; Utiliza três coordenadas: a LATITUDE, a LONGITUDE e a ALTITUDE. É necessário conhecer alguns elementos de referência da Terra.

Coordenadas Geográficas: Paralelos e Latitudes São ângulos que se representam no norte e no sul a partir do Equador.  Se apresentam como círculos em torno da Terra. Latitude: É a distância do ponto em relação a linha do Equador medida em graus Ela vai de 0° a 90° e pode ser norte ou sul.

Paralelos que recebem nomes especiais: Equador (0°). Círculo máximo perpendicular ao eixo da terra e divide a terra em dois hemisférios (em duas partes iguais. Trópicos O ponto mais ao norte e mais ao sul que o sol atinge perpendicularmente a Terra durante o SOLSTÍCIO. • Trópico de Câncer (23° 27 N). • Trópico de Capricórnio (23° 27 S). Círculo Polar Limite onde ocorre o grande dia e a grande noite polar. • Círculo Polar Ártico (66° 33 N). • Círculo Polar Antártico (66° 33 S).

Coordenadas Geográficas: Meridianos e Longitudes São semicírculos que cortam a Terra de norte a sul, com a mesma medida e cruzando sobre os paralelos. O meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: o ocidental (oeste) e o oriental (leste) Longitude É o afastamento, medido em graus, do meridiano de Greenwich a um ponto qualquer da superfície terrestre. Ela vai de 0° a 180° e pode ser leste ou oeste.

Meridiano com nome especial O Meridiano de Greenwich passa pelo Observatório Real, onde possui uma marcação física no solo (ver na foto). Por um acordo internacional em 1884, o meridiano é adotado como referência para as longitudes e fuso horário.

Qual é a importância da referência do Meridiano de Greenwich? A partir dele : 180 graus para leste será o hemisfério oriental 180 graus para oeste será o hemisfério ocidental O seu antimeridiano é o ponto oposto a qualquer ponto da superfície, sempre será de (180 graus), serve como base para o traçado da Linha Internacional da Mudança de Data. Zênite: ponto da esfera celeste na vertical da nossa cabeça.

As coordenadas geográficas são representações de latitude (sobre os paralelos) e longitudes (meridianos), que se cruzam

Responda: Quais são as longitudes dos seguintes pontos: Quais são as latitudes dos seguintes pontos: III. 45° 90° I. 90° 60° 60° 30° 30° D C A 45° II. B IV.

O que é Rede Geográficas? É o conjunto formado por paralelos e meridianos, que cobrem o globo terrestre; permiti a localização precisa de qualquer ponto sobre sua superfície e a orientação/ confecção de mapas.