Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Novo projeto de uma máquina de.
Advertisements

Mecânica dos solos Profa Rosane Vargas.
VOLUMETRIA.
Química das Superfícies e Interfaces  Termodinâmica das Superfícies
Saneamento Básico COAGULAÇÃO
Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP
Dispersões.
SEDIMENTAÇÃO Módulo 9 Pipeta de Andreasen (método clássico)
Dispersões. As misturas de substâncias não nascem todas iguais. Por exemplo, quando dissolvemos açúcar no chá, o açúcar já não se separa espontaneamente.
PROJETO DE PESQUISA ANÁLISE DO COMPOSTO ORGÂNICO PRODUZIDO NO VIVEIRO DO CUFSA E ESTUDO DA DESTINAÇÃO DO ADUBO ORGÂNICO NA COMUNIDADE REGIONAL Aluna Josiane.
REPRODUÇÃO DA EXPERIÊNCIA
Resultados e Discussão Objetivos
PROJETO DE UMA UNIDADE PARA PESQUISA DE MEDIÇÃO E CONTROLE DE ESCOAMENTO MULTIFÁSICO Cleiton Moya de Almeida (bolsista); Agustinho Plucenio (co-orientador);
APLICAÇÃO PRÁTICA DO SCILAB 5.1 Por: ARLON ARRUDA PEREIRA
AVALIAÇÃO E MODELAGEM REOLÓGICA DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO BASE ÁGUA
CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS
Universidade do Federal de Sergipe
Programa de Recursos Humanos ANP Nº43
Nome Integrantes do grupo e Professor Orientador
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Métodos de Determinação da Massa Molar
Introdução a Engenharia para o Ensino Médio / Engenharia de Petróleo
QUÍMICA GERAL UNIDADE 9 – SOLUÇÕES Prof. Cristian Berto da Silveira.
Mestrando: Luiz Ferreira da Silva Filho
Obtenção de Emulsões e Microemulsões Ácidas de Petróleo Para Aplicação em Operações de Acidificação de Matriz Aluno: Pedro Tupã Pandava Aum Orientadora:
Aluno: Daniel de Andrade Lima
Aluna: Alessandra F. Acyoly Orientadores:
Aluno: Manoel Reginaldo Fernandes
Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PRH-ANP-14 TRATAMENTO DE SOLOS CONTAMINADOS COM DERIVADOS.
Plano de Trabalho – Processo de Reconhecimento de Competência do LAMP segundo a NBR ISO/IEC 17025:2005 Aluna: Janaina Karla de Medeiros Penha Orientador:
Estudo da Difusão da Parafina em Modo Estacionário Aluno: Ranieri Gabriel Ferreira Soares Orientadores: Prof. Afonso Avelino Dantas Neto Prof. Eduardo.
Capítulo 2: Origem e Formação
Estudo para redução de emissões em um queimador híbrido glicerina/GLP
O BLOCO p (GRUPOS 16 a 18) Universidade Federal da Paraíba
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA
Estados físicos e mudanças de estado
RECUPERAÇÃO DO MONOETILENOGLICOL(MEG)
PROGRAMA DE RECURSOS HUMANOS DA
CENTRIFUGAÇÃO.
Armazenamento e Transmissividade
Fracionamento de misturas
Universidade Federal da Bahia DCTM – Departamento de iência e Tecnologia dos Materiais GEMAC – Grupo de Estudo em Materiais de Construção Avaliação do.
Ácido Súlfurico Ácido sulfúrico –
SUSPENSÕES E SOLUÇÕES.
A Química tem Soluções.
Profa: Nádia Fátima Gibrim
Controle de Qualidade na Farmácia de Manipulação
ETAPAS DE UMA ANÁLISE QUÍMICA QUANTITATIVA
arrastado pelo líquido Separação do ouro das areias auríferas
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
Leandro B. Resende (bolsista); Agustinho Plucenio (orientador)
Obtenção de Emulsões Asfálticas Polimerizadas
Workshop Interno PRH-14 Aluno: Luiz Nascimento
REAÇÕES EM SOLUÇÕES AQUOSAS E ESTEQUIOMETRIA DE SOLUÇÕES
Doutoranda: Paula Katherine Leonez da Silva
Doutoranda: Erika Adriana de Santana Gomes
Comportamento reológico de dispersões aquosas de bentonita e de polímeros utilizadas como fluidos de perfuração José Augusto da Costa Júnior Bolsista ANP.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Doutorando:
Obtenção de novos antioxidantes aplicados no biodiesel Aluno: Ítalla Medeiros Bezerra Orientadores: Profa. Tereza Neuma de Castro Dantas Prof. Afonso Avelino.
ALUNO (a): Fonte Arial tamanho 36 ORIENTADOR (a): Fonte Arial tamanho 36 POLO: Fonte Arial tamanho 36 TÍTULO DO TRABALHO Fonte Arial tamanho 66 Usar fonte:
Bromatologia.
Aluna: Ana Paula Justino Soares
Prof. Fernando Antonio Antunes de Oliveira
Misturas.
Aluno: Cláudio Regis dos Santos Lucas
Sistemas transdérmicos:Pomadas, Pastas, Cremes e Loções
Extração Líquido-Líquido por Sistemas Micelares Reversos (SMR)
CT-13 Comissão Técnica de Vazão
VOLUMETRIA DE PRECIPITAÇÃO
DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITOS COM MATRIZ PEBD E PEAD COM ADIÇÃO DE REJEITO DE BORRACHA SBR Química Orgânica. Cristiano Silva de Souza 1 (IC), Maria Ana.
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Obtenção e caracterização de sistemas microemulsionados aplicados à indústria de petróleo Aluno: Guymmann Clay da Silva Orientador: Dr. José Luis Cardoso Fonseca Co-orientador: Dra . Tereza Neuma Castro Dantas

Introdução As microemulsões são geralmente caracterizadas como agregados esféricos no qual água e óleo são homogeneamente misturados devido à presença de substâncias anfifílicas (tensoativos); Elas são isotrópicas com estruturas típicas de tamanho próximo de 3 a 30 nm com aparência transparente; Elas diferem das emulsões não apenas pelo seu tamanho estrutural ser muito menor mas também na sua estabilidade termodinâmica, estabilizando e proporcionando vida longa a sistemas de misturas do tipo óleo/água.

Motivação Remover frações pesadas de petróleo; Solubilização e otimização da formação de borras; Estudar sistemas microemulsionados em meio ácido visando a remoção de óleo das superfícies da rocha sem causar danos a formação.

Objetivo Objetivo geral Obter e caracterizar sistemas microemulsionados aplicados à indústria de petróleo. Objetivos Específicos Escolha dos constituintes para o sistema microemulsionados do tensoativo , cotensoativo, fase aquosa e fase óleo; Determinação dos sistemas microemulsionados; Escolha da concentração de microemulsão; Caracterizá-las através da reometria, viscosimetria capilar, tamanho de partícula; Dentre outras.

Metodologia Para determinar as regiões de microemulsão, é necessário a construção de diagramas de fases. O método de construção baseia-se na titulação volumétrica com pesagem analítica, das proporções volumétricas, a fim de se obter as proporções mássicas respectivas.

Resultados Concentração escolhida para a caracterização da região de microemulsão: 40% CT, 55% de ADT e 5% da fase óleo. Unitol L90: utilizado na indústria de petróleo para verificar o comportamento solúvel, parcialmente solúvel ou insolúvel no composto apolar.

Resultados

Considerações finais Diante dos resultados apresentados, foi possível observar alguns aspectos sobre o comportamento das micelas do tipo O/A na microemulsão; As micelas se apresentaram estáveis a diluições próximas da viscosidade da água através de teste de viscosidade; A estabilidade foi comprovada pelo ensaio de Diâmetro Efetivo das micelas, no qual a diluições próximas da viscosidade da água pode-se obter valores de diâmetro efetivo igual a 11,1 ± 0,2 nm.