Escola Bíblica Dominical, 24.07.2011, Missão Batista Vida Nova. Por: Pr Luciano R. Peterlevitz.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Muitos autores, a mesma fé
Advertisements

«..Levanta-te, toma o Menino e sua
Análise Bíblica do Antigo Testamento I
VELHO TESTAMENTO D JUÍZES.
EPÍSTOLA DE TIAGO Pr Luciano R. Peterlevitz – EBD da Missão Batista Vida Nova, 05/09/2010.
A Beleza e a Importância do Antigo Testamento para a Vida Cristã
O MANDAMENTO ESQUECIDO (Efésios 5:21-6:4)   "Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus, te dá." (Êxodo.
Uma abordagem bíblica sobre Criação e seus temas
Dois modos de ler a Bíblia.
A Verdadeira Liberdade
Por que Tantos Guardam o Domingo?
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
A a ordem dos slides pode ser alterada de acordo com sua preferência.
EPÍSTOLA DE TIAGO Vencendo sua carne
EPÍSTOLA DE TIAGO José Adelson de Noronha. Autor: Tiago, de Jerusalém, aos cristãos judeus no estrangeiro Data: Cerca do ano 48. Talvez seja o primeiro.
Os livros poéticos II – O livro de Eclesiastes
Interpretação dos gêneros bíblicos
SERMÃO EXPOSITIVO.
“O que aborreço isso faço” O poder salvador da graça
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
Os profetas menores (I)
Que é discipulado cristão
“Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei”
BCC 101– Matemática Discreta
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
1 1 VIVENDO NA PALAVRA.
TERCEIRA IGREJA BATISTA DO PLANO PILOTO
Terceira Igreja Batista do Plano Piloto
RESPOSTA À PERGUNTA DO ÚLTIMO SÁBADO DIA 08/05/2010
A Revelação e sua transmisão
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
Teorias do Conhecimento
PIBBG - Ministério de Educação Cristã
As memórias de libertação
Medite, passe aos teus amigos SALMO 49
Clique para passagem de slides Ligue o som
Salas de Matemática.
Jesus não descreve o fim do mundo, na passagem do Evangelho que a liturgia proclama neste domingo: observou Bento XVI, na alocução do meio-dia, na Praça.
LEIA A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS!
Hebreus 7 A Aliança Superior
1º ANO FILOSOFIA CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO OS PRÉ-SOCRÁTICOS
O Livro do Eclesiastes.
Sábado o Selo de Deus 4 Jesus e o Sábado Peter P. Goldschmidt
LIVROS POÉTICOS MÓDULO 6 CANTARES.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
O Pai Espiritual Lucas 15:
Existe erro na Bíblia ?.
Pastor Washington Roberto Nascimento.  1. O Evangelho segundo Mateus apresenta Jesus como, o filho de Abraão e o filho de Davi, o Rei dos Judeus (Mateus.
I Jo 2.8 – 14. I Jo 2.8 – 14 “Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno” I Jo 5.19.
Como interpretar a Bíblia?
LIVROS POÉTICOS MÓDULO 5 ECLESIASTES.
QUESTÕES DE TEODICEIA A EXISTÊNCIA DE DEUS E O PROBLEMA DO MAL.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
1. Nenhum dos 8 versículos do NT que mencionam o domingo mandam guardá-lo. F 2. Jesus disse que não se pode mudar nem uma letra da lei. 3. Os antediluvianos.
SLIDE ANTERIOR PRÓXIMO SLIDE SLIDE ANTERIOR PRÓXIMO SLIDE 1 Não a nós, Senhor, nenhuma glória para nós, mas sim ao teu nome, por teu amor e por tua fidelidade!
aula 1 - Niccolò Machiavelli – uma análise do PRÍNCIPE
Bem-aventurados os que ouvem e praticam a Palavra de Deus
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
O perigo de perder a si próprio
Uma abordagem analítica do Livro de Eclesiastes
As Epístolas Católicas
As Epístolas Católicas
PREGUIÇA ATÉ DE COMER Rev. Hernandes Dias Lopes
Certezas Sobre o Arrebatamento
CAMINHOS ENGANOSOS Rev. Hernandes Dias Lopes
Relacionamento com Deus
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
LIVROS POÉTICOS MÓDULO 5 ECLESIASTES MÓDULO 5 ECLESIASTES.
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
Transcrição da apresentação:

Escola Bíblica Dominical, , Missão Batista Vida Nova. Por: Pr Luciano R. Peterlevitz

 1 Título do livro  “Eclesiastes”, palavra de origem grega, relacionada com ekklesia, “assembléia”.  No hebraico: Qohelet (Coelét), que tem o mesmo sentido do termo grego: “orador”, “pregador”. Esta palavra hebraica origina-se de qahal, “reunir, congregar”.

 É provável que Qohelet signifique “aquele que reúne”, e, portanto, o Qohelet seria alguém que reuniu alunos para aprender; reuniu ditos e reflexões, contidos no livro.

 2 Autoria e data  Supostamente escrito por Salomão.  Mas:... não é impossível que Salomão seja Qohelet, mas as evidências opostas são suficientes para gerar dúvidas. Como as Escrituras não comentam o assunto, não podemos identificar Qohelet com certeza. HILL, Andrew E. & WALTON, J.H. Panorama do Antigo Testamento, p.402.

 Provavelmente Eclesiastes foi escrito no período helênico (cerca de 300 – 200 a.C), quando a Palestina passou a ser governada pelos Ptolomeus, que exploravam o país mediante a exigência de pagamentos tributários. Neste caso, os mais prejudicados seriam os pequenos fazendeiros.

 Para Lasor, Hubbart e Bush, a identificação de Coélet com Salomão não objetiva enganar seus leitores, antes, produz um efeito literário.  Assim, “Parece que o nosso autor seguiu a prática comum de se identificar com alguma pessoa importante para acrescentar peso ao seu argumento”. Donald C. Fleming.

 3. A decepção do Coelét como possibilidade de uma nova esperança.  A canonicidade de Eclesiastes foi questionada por uma das vertentes da antiga tradição judaica, a escola de Shammai. O pessimismo e o humanismo foram notados no livro, não só por esta escola judaica, mas também por vários cristãos dos primeiros séculos da Igreja.

 Mas as contradições encontradas no livro podem muito bem servir ao propósito do Coélet. É que ele utilizou-se de um estilo dialético, onde se faz uma afirmação e em seguida se contesta a mesma; justapõe-se o positivo e o negativo.

 Dois exemplos:  1) Em a fala-se da vantagem da sabedoria sobre a insensatez, mas em seguida, nos v. 14b-15, contesta-se tal vantagem: “o sábio morre como o insensato” (v.16).

 2) Em , Coélet exorta seus leitores a regozijar-se com a bondade da criação, desfrutando do trabalho, mas, em contraposição, ele já havia afirmado que o homem é incapaz de reter ou possuir qualquer lucro dos seus trabalhos (1.3, 14; 2.21).

 Qual a função teológica/pedagógica de tais contradições ou pessimismos?

 A decepção e a esperança do Coelét a partir de  Da efemeridade (1.2-3), o Coélet passa à monotonia cósmica (1.5-7), que reproduz ou explica a monotonia de todas as coisas (v.4, 8-11). O ritmo cíclico da criação é observado: o sol que nasce e se põe, repetidamente; o vento que sopra e depois retorna ao seu ponto de partida; os rios que sempre correm para o mar, sem encher o mar.

 Tudo isso causa estranheza para o Coélet (v.8), levando-o à seguinte afirmativa: “O que foi será, e o que se fez, se fará novamente; não há nada de novo debaixo do sol.” (v.9).

 Esse ciclo repetitivo dos elementos naturais aponta à ilusão das conquistas humanas, pois, assim como para a natureza, há um destino (morte) marcado para a humanidade (2.14; 5.16; 9.3).

 Em o Coelét apresenta a ordem na natureza que pode equivocadamente fundamentar uma ordem opressora na sociedade. Por isso, ao longo do livro, sua dúvida e pessimismo apresentam-se como tentativa de sabotar uma ordem estabelecida por aqueles que detém um poder opressor.

 Já que debaixo do sol nada muda, todo o ciclo da natureza é imutável (1.4-7), então será que a opressão existente debaixo do sol seria imutável (cf. 3.16; 4.1)?

 A decepção surge a partir do determinismo histórico (exemplo: o pobre está destinado a ser pobre). Mas a esperança surge a partir da possibilidade de reverter o quadro social, duvidando-se daquilo que alguém determinou.

 A dúvida e o pessimismo, neste caso, são um trampolim para se construir a esperança de uma vida melhor.

 A efemeridade da vida e a ilusão do trabalho  1.4-7: nada muda. Mas, em 1.2-3: tudo passa.  1.2: “vaidade das vaidades”. Hebraico hébel significa sopro, o que não tem substância, o vazio o oco, o nada.

 “Vaidade”: é o termo chave do livro; aparece do início (1.2) ao fim (12.8); alude às coisas ilusórias, que ao invés de conferir significado à vida, proporciona decepção.

 A ilusão do trabalho opressor: para o Coélet, o trabalho é bem melhor traduzido por opressão e ilusão ( , 24, 26; 3.10, 13; 4.4, 6, 8; 5.12, 16, 18, 19; ; 10.15). O termo hebraico ‘amal, “trabalho”, também pode ser traduzido por “fadiga”, ou “trabalho árduo”.

 Sobre esta palavra, a Bíblia de Jerusalém comenta: “evoca, a maioria das vezes, trabalho penoso semelhante ao do escravo (cf. Dt 26.7), donde a fatiga, o sofrimento”.

 Portanto, o pessimismo do Coelét em relação à vida é uma tentativa de sabotar uma ordem que se sustém pela efetivação do trabalho opressor.

 Esse é o grande tema do Coelét: a história não é determinista; a história é um tempo de possibilidades; a história apresenta-se como oportunidade para se reescrever histórias de vidas. Portanto, mesmo em meio às decepções, podem-se vislumbrar novas esperanças.

 Textos marcantes:  3.9: Que proveito tem o trabalhador naquilo com que se afadiga?

 4.1: Vi ainda todas as opressões que se fazem debaixo do sol: vi as lágrimas dos que foram oprimidos, sem que ninguém os consolasse; vi a violência na mão dos opressores, sem que ninguém consolasse os oprimidos.

 5.9a: O proveito da terra é para todos.

 7.10: Jamais digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Pois não é sábio perguntar assim.

 8.9b: Há épocas em que um homem tem domínio sobre outro para arruiná-lo.

 12.13: De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.