XV Congresso Brasileiro de Arquivologia Goiânia 30 de junho de 2008 Arquivos de laboratórios: a preservação de documentos sob o ponto de vista dos cientistas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho do Senado
1º encontro de formação – 23/03/2010
Introdução a Engenharia de Software de Sistemas Multi-Agentes
XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB)
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Gerenciando a fragmentação: os muitos acervos raros da UFRJ
GT Engenharias Profa. Ofélia de Q. Fernandes Araújo – UFRJ Prof. Mário Yoshikazu Miyake – IPT Prof. Vahan Agopian - USP.
SISTEMA ESPECIALIZADO NA
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Coordenadora do Sistema de Bibliotecas e Informação da UFRJ
Avaliação dos Núcleos de Apoio ao Patenteamento e dos Escritórios de Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro - 19 a 21 de outubro de 2005 Workshop para.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
Marfin sobre o Documentador;. Marfin sobre o Documentador;
AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
Reorientação curricular
Aluna Keila Amorim da Silva Orientador Prof. Ricardo Balistiero 2009
Implantação da Biblioteca Virtual da FAPESP
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
Arquivo e Documentação
UNICAMP – Arquivo Central Conhecimento & tecnologia da informação
Auditoria de Segurança da Informação
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Encontro Nacional das Entidades Executoras do PROEP / MEC
Metodologia do Trabalho Científico
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS LABORATÓRIO DE PESQUISA E ENSINO DO MOVIMENTO HUMANO CONSIDERAÇÕES INICIAIS METODOLOGIA.
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
ATIVIDADES de REGULAÇÃO
GESTÃO DOCUMENTAL DCAR / SETOR DE ARQUIVO E MICROFILMAGEM 2004.
Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ
Seminário de Integração, 24 de outubro de 2013
Preservação e acesso a informação científica em saúde pública - Repositório Institucional para a Faculdade de Saúde Pública da USP Maria Imaculada da Conceição.
Gestão do conhecimento
Projeto SIFAPs Prof. Roberto Pacheco e Prof. Cesar Zucco.
A IMPORTÂNCIA DOS ARQUIVOS DE LABORATÓRIO PARA A HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
Terceiro Seminário REDEPRO Evoluindo no modelo Fábrica de Software Dezembro 2005.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Salas de Matemática.
Mudança e Inovação Tecnológica
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
... tem por objetivo auxiliar no processo de sustentação, puplicização e defesa de posicionamento do conjunto CFESS/CRESS com a categoria e com a sociedade.
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Metodologia Científica
Acervos digitais 1.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
1.
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Trabalho de conclusão de curso
DIMENSIONAMENTO DE PESSOAL DA SAÚDE: DESENVOLVENDO TECNOLOGIAS PARA O PLANEJAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EM SAÚDE Celia Regina Pierantoni 1 Thereza Christina.
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
I ENCONTRO DE HISTÓRIA:
História do Câncer – atores, cenários e políticas públicas
POT I Outubro Instrumento EAT Desenvolvida com base nos estudos de:  Warr e Allan (1998)  Holman, Epitropaki e Fernie (2001)  Validado por Pantoja.
Regulamenta o acesso à informação previsto na CF Abrange todos os entes, poderes, órgãos e entidades Para implantação exige um conjunto de iniciativas.
Gestão do Conhecimento
Uma visão dos arquivos do Poder Executivo face às demandas da sociedade Cristiane Basques Julho, 2008.
Com o avanço da tecnologia, surgiu a necessidade de formar profissionais de arquivos, capacitados para a guarda e conservação de documentos eletrônicos,
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
PRESERVAÇÃO DIGITAL DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS / DIGITAL SCIENTIFIC DOCUMENT PRESERVATION Eva Aparecida da Silva Oliveira. Universidade de São Paulo. Instituto.
Transcrição da apresentação:

XV Congresso Brasileiro de Arquivologia Goiânia 30 de junho de 2008 Arquivos de laboratórios: a preservação de documentos sob o ponto de vista dos cientistas Maria Celina Soares de Mello e Silva

Objeto da pesquisa: laboratórios dos institutos do MCT no Rio de Janeiro Instituto de Engenharia Nuclear – 17 laboratórios Instituto Nacional de Tecnologia – 24 laboratórios Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas – 21 laboratórios Instituto de Matemática Pura e Aplicada – 2 laboratórios Centro de Tecnologia de Mineral – 14 laboratórios Observatório Nacional – 7 laboratórios Instituto de Radioproteção e Dosimetria – 17 laboratórios

Metodologia: entrevista com aplicação de questionário Período: outubro 2004 a julho 2006 Equipe: Maria Celina Soares de Mellho e Silva Vera Lúcia da Ascenção Lopes Rego Bruno Trece Kíssila da SilvaRangel

Normas internas para a preservação de documentos

Setor de documentação ou arquivo

Sistemática de preservação

Preservação de correspondência eletrônica

Preservação de instrumentos científicos

Preservação dos manuais ou instruções de uso

Documentos produzidos nos laboratórios: pessoal ou institucional

Documentos intermediários produzidos nos laboratórios: público ou privado

Importância dos documentos Quadro 25 – Importância dos documentos dos laboratórios Categorias Número de abordagens Para continuidade do trabalho, conhecendo o caminho percorrido.31 Para conhecer o passado, a história ou a memória da instituição ou da área científica. 24 Para não haver perdas.8 Para mostrar a importância da ciência no país e no contexto mundial.7 Para o funcionamento da instituição, com transparência do sistema e da pesquisa. 6 Para comprovação e rastreabilidade da pesquisa.6 Para reconhecimento do trabalho.6 Para evitar ou não repetir erros.5 Para reprodução e análise de metodologia.3 Porque a documentação é o produto, sem ela não há ciência.3 Para mostrar o trabalho em equipe.2 Outras razões.3 Nunca pensou ou não sabe responder.8 Não é importante.1 Respostas irrelevantes para a pesquisa.12 Total127

Sugestão para preservação Quadro 26 – Sugestões de conscientização para preservação da memória científica Número de abordagens Conscientizar para a preservação 15 Criar normas e procedimentos 12 Fazer divulgação científica 11 Investir em documentos eletrônicos, digitalização e microfilmagem de documentos para guarda e acesso. 10 Treinar e capacitar os pesquisadores para a preservação 8 Repassar informações entre pesquisadores para a continuidade da pesquisa 8 Investir em recursos humanos 7 Concentrar a documentação em local específico 7 Receber ou ter assessoria de profissionais da área de preservação 6 Manter o que a Instituição já faz é o suficiente 5 Realizar ação institucional na área de preservação 5 Desenvolver programas de história 4 Obrigar pesquisadores a registrar e preservar sua produção 4 Implementar a biblioteca 3 Ter educação de melhor qualidade 2 Outras respostas 2 Não sabe ou nunca pensou 5 Respostas irrelevantes 11

Resultados esperados: Elaboração de relatório final para publicação Produção de artigos e textos para divulgação Apresentação de trabalhos em eventos Material didático para o Curso de Especialização em Preservação de Acervos de C&T

Obrigada!