Infinitivo Pessoal (Flexionado)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações reduzidas Bom Estudo!.
Advertisements

ESTUDO DO VERBO.
GRAMÁTICA AULA DE REFORÇO
Verbos – Prova Bimestral
FUNCIONAM COMO TERMO DE OUTRA ORAÇÃO.
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
O Verbo.
Tempos compostos Diferença entre locução verbal e tempo composto Locuções verbais: vai querer saber; quero saber.
Orações reduzidas Profª.: Fátima Liporage.
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
Classe Gramatical da palavra QUE
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS.
Disciplina: Língua Portuguesa (LCP) Nível B1
FUNÇÕES SINTÁCTICAS Elementos da oração Ano Lectivo
Língua Portuguesa 3º ano Ensino Médio
Orações Subordinadas Adverbiais
O VERBO.
Capítulo 15 O Infinitivo Pessoal.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Infinitivo Gerúndio Particípio
Sujeito Sujeito.
Quero que vocês falem português ! Falem comigo!
ORAÇÕES COORDENADAS E SUBORDINADAS
Imperfeito do Conjuntivo
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
PREDICADO * MARTA DUWE.
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS ÁTONOS nos vos os, as,lhes 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaPLURAL me te o,a,lhe 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaSINGULAR.
Profª.: Cristiane Soares e France Sampaio
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Prof. Júnior Oliveira.
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
Eu só vou sair, se os meus pais me permitirem
Estudo dos Pronomes Pessoais
Próclise – Ênclise – Mesóclise MARTA DUWE
Orações Subordinadas Reduzidas
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
DIFICULDADES LINGUÍSTICAS
Conjuntivo (BR Subjuntivo).
Futuro Imperfeito do Conjuntivo
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Sintaxe.
Perífrases verbais.
Gerúndio.
O estudo do... VERBO.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
COLOCAÇÃO PRONOMINAL DOS PRONOMES OBLÍQUOS
Colocação pronominal dos pronomes oblíquos
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
CONCORDÂNCIA VERBAL.
Colocação dos pronomes oblíquos
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Orações subordinadas substantivas reduzidas
Marcin Krzysztof Wlodek Discurso Indirecto. Marcin Krzysztof Wlodek O discurso indirecto é introduzido pela conjunção que ou se e pela preposição para:
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
USO DO INFINITIVO 1) O infinitivo é uma das 3 formas nominais do verbo e, grosso modo, corresponde ao substantivo. Daí ser uma forma nominal. O infinitivé.
Orações subordinadas adjetivas
Pretérito Perfeito Composto do Conjuntivo
Capítulo 13 Revisão.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
Conjunção é a palavra invariável que liga:
Orações Coordenadas Assindéticas: não tem conjunção. Camilo pegou-lhe nas mãos, olhou para ela sério e fixo. (ambas são orações coordenadas assindéticas.)
Transcrição da apresentação:

Infinitivo Pessoal (Flexionado)

Forma Simples falar eu tu falares você ele ela nós falarmos vós falardes vocês eles elas falarem

Forma Composta Infinitivo Pessoal do verbo ter + particípio passado do verbo principal falar eu ter falado tu teres falado você ele ela nós termos falado vós terdes falado vocês eles elas terem falado

Infinitivo Impessoal (não flexionado) – Emprego 1. Utiliza-se quando se refere a um sujeito indeterminado Nesta sala é proibido fumar. Fumar prejudica a saúde.

2. Quando é usado com o valor de Imperativo Rapazes, não fumar aqui!

3. Nas perífrases e locuções verbais (verbo + Infinitivo), porque o verbo finito e o Infinitivo têm o mesmo sujeito: acabar de, andar a, começar a, dever, estar a, ficar a, gostar de, haver de, ir, poder, querer, ter de/que → Infinitivo Impessoal As crianças estão a brincar no jardim. (*estão a brincarem) Temos de trabalhar. (*temos de trabalharmos) Vamos passar as férias no Brasil. (*vamos passarmos) Podes entrar. (*Podes entrares.) Queríamos visitar os nossos amigos. (*Queríamos visitarmos) Gostarias de saber chinês? (*Gostarias de saberes)

Infinitivo Pessoal (flexionado) – Emprego 1. Depois de expressões impessoais, quando o sujeito é determinado. Neste caso, o sujeito do Infinitivo é diferente do sujeito do verbo principal. Seria bom vocês estudarem mais. É importante aprendermos bem a gramática. Era preciso vocês irem às compras. Convém dizeres-me a verdade. É uma boa ideia ela acompanhar-nos nesta viagem.

antes de, apesar de, até, depois de, no caso de, por, por causa de 3. Nas orações subordinadas introduzidas por uma preposição ou uma locução prepositiva: antes de, apesar de, até, depois de, no caso de, por, por causa de → Infinitivo Pessoal Neste caso, o sujeito do Infinitivo pode ser o mesmo que o sujeito do verbo principal. Antes de sairmos, temos de lavar a louça. Hoje não tivemos aulas por os professores estarem doentes. Depois de o filme acabar, vamos desligar a televisão. Fico aqui até tu voltares. No caso de querermos sair, teremos de avisar o responsável.

4. Na oração subordinada que completa o sentido de determinados substantivos e é introduzida por uma preposição: o desejo de, o facto de, a ideia de, a necessidade de, a possibilidade de, a probabilidade de → Infinitivo Pessoal Não me agrada a ideia de irmos passar as férias ao Algarve. Surpreende-me o facto de eles não saberem falar português. Se não estudares, a probabilidade de passares no exame é pequena.

Infinitivo Pessoal ou Impessoal? 1. Com os verbos de percepção (ouvir, sentir, ver): ouvir, sentir, ver → Infinitivo Pessoal ou Impessoal Ouvi as crianças cantar / cantarem. Vi-os dançar / dançarem.

Com os verbos causativos (deixar, fazer, mandar): 2. Com os verbos causativos (deixar, fazer, mandar): 2.1. O sujeito do Infinitivo é um substantivo deixar, fazer, mandar + substantivo → Infinitivo Pessoal ou Impessoal O professor deixou os alunos sair / saírem mais cedo. 2.2. O sujeito do Infinitivo é um pronome átono deixar, fazer, mandar + pronome átono → Infinitivo Impessoal O professor deixou-os sair (*saírem) mais cedo.

3. Nas orações subordinadas introduzidas por uma preposição ou uma locução prepositiva quando o sujeito do Infinitivo é o mesmo que o sujeito do verbo principal: antes de, ao, apesar de, até, depois de, no caso de, para, por, por causa de → Infinitivo Pessoal ou Impessoal Antes de sairmos / sair, temos de lavar a louça. Para subirem / subir ao telhado, os rapazes usaram uma escada. Ao ouvirem / ouvir o barulho, as crianças fugiram.

Compare: Não é saudável comer muita gordura. comer → sujeito indeterminado Não é saudável comermos muita gordura. comermos → sujeito determinado: nós

Infinitivo Composto Tem o valor perfectivo e utiliza-se para exprimir acções concluídas num determinado momento do passado ou do futuro.

Infinitivo Pessoal Composto Os estudantes saíram depois de terem terminado a prova. terem terminado → acção concluída no passado Os estudantes vão sair depois de terem terminado a prova. terem terminado → acção concluída no futuro Infinitivo Impessoal Composto Gostaria de ter lido o livro na semana passada. ter lido → acção concluída no passado Gostaria de ter lido o livro antes deste fim-de-semana. ter lido → acção concluída no futuro