Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As Intenções Presentes de Deus A Igreja como uma Janela
Advertisements

Palestras, oficinas e outras atividades
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
CARACTERIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE MECANISMOS DE RESILIÊNCIA A ATAQUES Alex Borges Outubro de
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
14/10/09 Uma animação possui: Início; Passo; Fim; 1.
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
1 Fonte das imagens em 18/02/ FORMATAÇÃO E PESQUISA: PROFESSOR PEDRO TRINCAUS COLÉGIO ESTADUAL.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário, aula 9 Elasticidade Elasticidade arco Elasticidade no ponto
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Seja Líder De Si Mesmo.
Estudo de Caso 1: UNIX e LINUX
“Desafios”. “Desafios” Vamos fazer uma “viagem” por meio de algumas imagens interessantes... O porque da mão no bolso... Apresentação...
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Técnicas de Negociação
Questionário de Avaliação Institucional
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Gerenciamento do Escopo
Classes e objetos P. O. O. Prof. Grace.
Técnica de Contagem.
Provas de Concursos Anteriores
SINAIS DE AVISO DA CODEPENDÊNCIA
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
Base Fundamental de um Bom Serviço
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Como aplicar leis da lógica
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
AS MENTIRAS MAIS CONTADAS.
Portifólio PIBID – Educação Física
PROBLEMAS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE E COMO RESOLVÊ-LOS
Valdemar W. Setzer – Complementação de Algoritmos
Object Oriented Software Construction (MEYER, Bertrand)
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
Depto. de Ciência da Computação da USP
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Salas de Matemática.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Crianças e jovens na Internet Uma visão sobre o concelho de Sintra JANEIRO 2013.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
Núcleo de Formação e Espiritualidade NUFESP
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
Modelagem Estatística
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
AS PROFISSÕES DA ÁREA DA COMPUTAÇÃO
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
45 Lições Que A Vida Me Ensinou..
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
CESUMAR – Núcleo de Educação a Distância © Todos os direitos reservados Como desenvolver minha capacidade leitora diante.
O QUE É QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER? (a partir de 9 anos)
1 A COMPUTAÇÃO MODERNA Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Benefício de dentro para fora
Máquina de Turing Universal
MEIA IDADE. MEIA IDADE Meia-idade é um estado de espírito Meia-idade é um estado de espírito. Mas, não importa que idade você tenha, saiba que você.
PROBLEMAS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE E COMO RESOLVÊ-LOS
OS IMPACTOS DO USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONVIVÊNCIA FAMILIAR  Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver.
Transcrição da apresentação:

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? MUNDO VIRTUAL: DIVERSÃO OU OBSESSÃO? Tema de mesa redonda na UNOESTE, Pres. Prudente, 6/10/09 Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP www.ime.usp.br/~vwsetzer google: valdemar setzer home Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? TÓPICOS 1. A missão da tecnologia 2. O que deveria ser “diversão”? 3. TV 4. Video game 5. Computador 6. Internet 7. Conclusão Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 1. A missão da tecnologia Tecnologia = máquinas e instrumentos fabricados Qual a missão da tecnologia? Libertar o ser humano das forças da natureza, interiores e exteriores Ex: avião Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

1. A missão da tecnologia (cont.) É isso que a tecnologia está fazendo? Em pequena parte, sim Em grande parte, não Ela está escravizando o ser humano Ex: ar de São Paulo Ex: destruição da natureza Ver meu artigo, em meu site “A missão da tecnologia” Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

1. A missão da tecnologia (cont.) Vamos examinar os meios do mundo virtual: TV Video game Computador Internet Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? TÓPICOS  1. A missão da tecnologia 2. O que deveria ser “diversão”? 3. TV 4. Video game 5. Computador 6. Internet 7. Conclusão Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

2. O QUE DEVERIA SER DIVERSÃO? Vou denominar de ‘lazer’ Lazer deve ser uma atividade Fora do trabalho cotidiano Ativa E não passiva Mental, emocional e/ou física Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 2. DIVERSÃO (cont.) Lazer deve ser uma atividade (cont.) Se possível, prazerosa Às vezes não dá Ex: musculação, esteira, bicicleta ergométrica, transport (elíptico) Construtiva Levando ao desenvolvimento individual Não destrutiva Prejudicando alguma capacidade Não desenvolvendo nenhuma capacidade Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? TÓPICOS  1. A missão da tecnologia  2. O que deveria ser “diversão”? 3. TV 4. Video game 5. Computador 6. Internet 7. Conclusão Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 3. TV Pior problema: Induz um estado de sonolência (semi- hipnótico) no telespectador Já provado por pesquisas neuro-fisiológicas Leitura TV – 3 anúncios TV – 3a. exposição Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 3. TV (cont.) Segundo pior problema: Sequência rápida de imagens exteriores Impede a criação de imagens interiores Prejudica a capacidade de imaginar Portanto prejudica a criatividade Criatividade = fantasia + ‘concretividade’ (cf. Domenico Di Masi) Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 3. TV (cont.) Terceiro pior problema: Gravação, principalmente no inconsciente, de todas as imagens vistas Influenciando idéias e comportamento Por isso houve um casamento perfeito entre a TV e a propaganda Caso do MacDonald’s: US$ 510,5 mi só em TV, só em 2002, só nos EUA (ver Susan Linn, Crianças do Consumo: a Infância Roubada: São Paulo: Inst. Alana 2006) Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 3. TV (cont.) Outros problemas Ver meu artigo, em meu site, “A TV Anti-educativa” com dezenas de citações de pesquisas científicas Excesso de peso e obesidade Riscos de doenças Problemas de atenção e hiperatividade Agressividade e comportamento antisocial Medo e depressão Intimidação a colegas (bullying) Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 3. TV (cont.) Outros problemas (cont.) Indução de atitude machista Dessensibilização dos sentimentos Indução de mentalidade de que o mundo é violento e violência não gera castigo Prejuízo para a leitura Diminuição do rendimento escolar e prejuízo para a cognição Confusão de fantasia com realidade Isolamento social e problemas de relacionamento Aceleração do desenvolvimento Prejuízo para a criatividade Autismo O problema do vício Indução ao consumismo Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 3. TV (cont.) Outros inúmeros problemas (cont.) Condicionamento e não informação Paralisia mental Indução de mentalidade de competição Destruição da vida familiar Falta de ritmo e sono saudável Massificação Indução de impulsividade e negatividade Indução de admiração pelas máquinas Indução de mentalidade materialista Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 3. TV (cont.) A TV é um dos lazeres mais destrutivos Essa destruição não é física imediata, por isso não é percebida Mecaniza os sentimentos A TV tornou-se a MAIOR obsessão da humanidade Metade da humanidade é bestificada pela TV todos os dias Ex. do meu aluno que quis deixar de ver TV Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? TÓPICOS  1. A missão da tecnologia  2. O que deveria ser “diversão”?  3. TV 4. Video game 5. Computador 6. Internet 7. Conclusão Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4. VIDEO GAME Vou tratar dos jogos violentos De longe, os mais jogados Ver meu artigo “Efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes” Origem: simuladores de tiro para dessensibilizar soldados americanos Ver Dave Grossman, Stop Teaching our Kids to Kill, e o seu movimento Killology Muito piores do que a TV Pois condicionam pela ação, além da imagem Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4. VIDEO GAME (cont.) Impede totalmente o pensamento consciente Pensamento consciente é muito lento Transforma o jogador em uma máquina de detectar impulsos visuais e executar automaticamente ações motoras limitadas É um dos lazeres mais auto-destrutivos que existe Vicia (torna-se obsessivo, muito mais que a TV!) Acostumando o jogador a excitar-se em ‘matar’ e não ser ‘morto’ Mecaniza a vontade Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? TÓPICOS  1. A missão da tecnologia  2. O que deveria ser “diversão”?  3. TV  4. Video game 5. Computador 6. Internet 7. Conclusão Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 5. COMPUTADOR É uma máquina matemática Qualquer comando que se lhe dê (tecla, texto) produz a execução de uma função matemática de manipular símbolos Máquina determinista Pode-se prever com exatidão matemática o resultado de qualquer comando Mecaniza o pensamento Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 5. COMPUTADOR (cont.) Produz tensão interior E frustração ao não se conseguir executar alguma ação Desafio puramente intelectual Produz fragmentação mental Prejudica a capacidade de concentração Produz indisciplina Do pior tipo, a mental Exige enorme auto-controle Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 5. COMPUTADOR (cont.) Prejudica a escolaridade Quanto mais uma criança ou adolescente usa o computador, pior o rendimento escolar Ver resultados de pesquisas em meu artigo “Considerações sobre o projeto ‘Um laptop por criança’” Foi apresentado em 7/09 na IFIP World Conference on Computers in Education Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 5. COMPUTADOR (cont.) Principal razão alegada para o prejuízo no rendimento escolar: Tempo gasto pelo aluno em bobagens De facto, criança e adolescente só querem brincar com o computador Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 5. COMPUTADOR (cont.) Meus argumentos para o prejuízo escolar são muito mais profundos Aceleração indevida do pensamento abstrato, lógico-simbólico Tipo de pensamento adequado, e ainda ligado com a realidade (na matemática e na física), só depois da puberdade Prejudica a imaginação e a criatividade na resolução de problemas Prejudica a capacidade de concentração Impossível resolver um problema formal sem concdentração Etc. etc. Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 5. COMPUTADOR (cont.) Computador não é para crianças e adolescentes Qualquer benefício é infinitamente suplantado pelos prejuízos Usado por adultos, menos mal Desde que seja profissionalmente, ou para estudo e coisas úteis Inclusive lazer construtivo Mas esses não são os usos mais comuns Grande perigo de virar obsessão Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? TÓPICOS  1. A missão da tecnologia  2. O que deveria ser “diversão”?  3. TV  4. Video game  5. Computador 6. Internet 7. Conclusão Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 6. INTERNET Herda todos os problemas do computador e acrescenta outros Muito mais uso como lazer não construtivo Ex. típico: Twitter Como se podem expor idéias e discutir decentemente em poucas palavras? Apresenta imensos perigos Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 6. INTERNET (cont.) Relatório de Tendências e Riscos X-Force 2009 (cf. Ethevaldo Siqueira, 23/9/09) “O número de links nocivos na Internet cresceu 500% nos 6 primeiros meses deste ano” “Todas essas ameaças de conteúdo estão criando um cenário insustentável de risco. Alcançamos o ponto em que cada homepage deve ser vista como suspeita e cada usuário está sob risco iminente” Ataques de injeção de código nocivo em sites legítimos aumentaram 50% no 4o trimestre de 2008 para o 1o trimestre de 2009 e 100% do 1o para o 2o de 2009 Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 6. INTERNET (cont.) Relatório de Tendências e Riscos (cont.) “Quase metade das vulnerabilidades descobertas no 1o S 2009 não tiveram correção pelo fornecedor” Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 6. INTERNET (cont.) Websense Security Labs (cf. Ethevaldo Siqueira, 28/9/09, a partir de http://www.websense.com/threatreport) Crescimento de 671% na quantidade de sites maliciosos em 2008 1o S 2009: 77% dos sites com códigos maliciosos eram legítimos “95% dos comentários gerados por usuários em blogs, salas de bate-papo e mensagens contêm spams perigosos Ferramentas de segurança utilizadas em sites como YouTube e Blogspot tem 65% a 75% de ineficiência na proteção do usuário Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 6. INTERNET (cont.) Talvez a humanidade não esteja ainda preparada para a liberdade da Internet Ela é um adiantamento indevido do futuro??? Qualquer retorno ao passado ou avanço do futuro leva a algum mal ou degeneração Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 6. INTERNET (cont.) Extremamente perigosa para pessoas ingênuas Crianças e adolescentes Ver Gregory Smith, Como Proteger seus Filhos na Internet, a sair pela Ed. Novo Conceito Pedofilia Obtenção de dados da família Marcação de encontros com adultos predadores e minha resenha sobre esse livro, “Como proteger seus filhos e alunos da Internet” Mais fácil: não deixar usar (não dar a senha!) Se é para deixar usar, adulto tem que ficar junto Professores não devem passar trabalhos usando Internet!!! Muito idosos e pessoas sem cultura Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 6. INTERNET (cont.) O uso por crianças e adolescentes equivale a dar liberdade total antes da maturidade necessária Ensino libertário Aceleração indevida do desenvolvimento Produz muito mais obsessão do que o uso do computador sem Internet Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 6. INTERNET (cont.) Talvez a humanidade não esteja ainda preparada para a liberdade da Internet Ela é um adiantamento indevido do futuro??? Qualquer retorno ao passado ou avanço do futuro leva a algum mal ou degeneração Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? TÓPICOS  1. A missão da tecnologia  2. O que deveria ser “diversão”?  3. TV  4. Video game  5. Computador  6. Internet 7. Conclusão Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 7. CONCLUSÃO Os meios eletrônicos Quando usados para lazer São usados em geral para um lazer destrutivo Exigem enormes Maturidade Auto-consciência Auto-controle Em geral tornam-se obsessões O QUANTO SÃO REALMENTE NECESSÁRIOS? Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

COMEÇANDO PELA MANEIRA COMO ENCARAMOS E USAMOS OS MEIOS ELETRÔNICOS 7. CONCLUSÃO (cont.) Do ponto de vista individual e social, o mundo está em geral piorando E estamos destruindo a natureza Uma melhoria só pode advir de uma mudança de mentalidade COMEÇANDO PELA MANEIRA COMO ENCARAMOS E USAMOS OS MEIOS ELETRÔNICOS Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09

Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? MUNDO VIRTUAL: DIVERSÃO OU OBSESSÃO? Tema de mesa redonda na UNOESTE, Pres. Prudente, 6/10/09 Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP www.ime.usp.br/~vwsetzer google: valdemar setzer home Valdemar Setzer – Mundo virtual: diversão ou obsessão? 4/10/09