Habilidades para a vida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Advertisements

TÉCNICAS DE MEDIAÇÃO EMAGIS,TRF 4a.Região, 2007 HENRIQUE GOMM NETO.
DA ARTE À REFLEXÃO ANA SOARES ANABELA ROSMANINHO.
Eu Prometo O compromisso para o sucesso do seu casamento
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
MORANGOS Por Roberto Shinyashiki.
YOU NEEDED ME Você precisa de Mim ....
 .
Você já observou o elefante no circo?
Obs: Aperte a seta  do teclado ou clique com o mouse, para avançar.
Você sabia que a IRRITAÇÃO e FRUSTRAÇÃO de um Adulto diante das ações de Crianças mau comportadas, alimentam esse Mau Comportamento criando assim um verdadeiro.
Tente ler sem chorar!!!.
Para refletir... e mudar!!!.
Os tipos de comportamento no meio social
Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Portfólio de matemática
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Diferentes perfis de clientes e motivos de compra.
SE VOCÊ RECEBESSE UM DE DEUS, ELE PODERIA SER ASSIM !!!
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
MÁSCARAS MÚSICA: Ernesto Cortazar - Dancing.way
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Carlos Drummond de Andrade
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
A BONECA.
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
APREDENDO A ORAR.
By Búzios Slides LIBERDADE.
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
Coisas da Vida....
APRENDIZ DA VIDA!.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS
Ser Amigo é Uma Honra Um dia, quando estava na minha casa, eram umas 11 horas da noite quando recebi o telefonema de um querido amigo meu. Seu telefonema.
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Verbo Língua Portuguesa.
Eterno.
Experiências das Três Leis de Newton
Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar a alma... Aprende que amar não significa apoiar-se, e.
O USO DAS TECNOLOGIAS NA ESCOLA
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
“Como conquistar um trabalho: Parte II”
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Carlos Drummond de Andrade
Esta história é sobre um soldado que finalmente estava voltando para casa depois de ter lutado no Vietnã.
Aprendi Clique.
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
NO ESFORÇO DE COMPREENDERMOS A REALIDADE
Coelho’s Consultoria.
DIVERTIDAS E ENVOLVENTES DINÂMICAS
SITUAÇÕES.
Você Aprende....
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS.
TOCANDO CORAÇÕES João 3:16.
Roberto Shinyashiki Clique para avançar Talvez, ao me ouvir falar em felicidade, você se pergunte se eu não tenho problemas, se tudo dá sempre certo.
Análise Experimental do Comportamento FASF – /06/15.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
A Liderança transformacional
Os sentimentos de cada um
O que é felicidade?.
NA FÁBRICA DE LÁPIS. Numa fábrica de lápis, o fazedor resolveu reunir todos os lápis para conversar com eles antes que fossem para as lojas para serem.
INTERPRETAÇÃO H.T.P. casa – árvore - pessoa
Transcrição da apresentação:

Habilidades para a vida Rosa Macedo e Equipe

Habilidades para a vida Auto-conhecimento Empatia Relações Interpessoais Manejo de emoções e sentimentos Manejo de tensões e stress

Habilidades para a vida Comunicação assertiva Pensamento crítico Pensamento criativo Solução de problemas Tomada de decisões

Habilidades para a vida Auto-conhecimento Conhecer melhor nosso ser, caráter, fortalezas, oportunidades, atitudes, valores. Construir sentimentos de si mesmo, das outras pessoas e do mundo em que vivemos

Dinâmica de auto-conhecimento Frases dentro das bexigas: Eu gosto de.... Minha comida predileta é... Me irrito quando... Fico alegre... Eu sou capaz de... Minha característica mais positiva é... Eu sou um sucesso quando... Fico triste quando...

Habilidades para a vida Empatia “Colocar-se no lugar” de outra pessoa, a fim de compreendê-la melhor e responder de forma solidária, de acordo com as circunstanciais.

Dinâmica - Cosme e Damião Objetivos: - ajudar a conhecer de forma não ameaçadora. - explorar sentimentos do "tornar-se" a outra pessoa. - explorar as dimensões de um encontro curto. - aprender a escutar. Tempo: - 10 – 12 minutos, alunos de 2 em 2. Processo: - de 2 em 2 trabalhar no conhecimento mútuo para focalizar as características pessoais de cada um. Após 10 minutos, formar um círculo maior cabendo a cada participante apresentar o seu colega. Para a apresentação fica-se atrás do colega e fala na primeira pessoa, como se fosse o outro. Término: - discussão focalizando o que cada um sentiu durante o exercício.

Habilidades para a vida Relações Interpessoais Estabelecer e conservar as relações interpessoais significativas, assim como ser capaz de terminar aquelas que impedem o crescimento pessoal.

Dinâmica Redes Pizza do meu tempo! Cada um em uma folha de sulfite montar seu mapa de redes (Família nuclear, extensa, vizinhos, trabalho, recursos da comunidade, amigos, escola, igreja, etc) Pizza do meu tempo! Cada participante recebe uma folha de sulfite com um círculo desenhado no meio e deverá marcar quanto tempo do seu dia gasta nas suas diferentes atividades.

Habilidades para a vida Manejo de Emoções e Sentimentos Propor-se a aprender e a navegar pelo mundo das emoções e sentimentos, conquistando maior sintonia com o próprio mundo afetivo e o das outras pessoas, a fim de enriquecer a vida pessoal e as relações interpessoais.

Dinâmica - Barbante Resolvendo um problema – possibilidade ou impossibilidade? Objetivos: Promover a integração dos integrantes do grupo; Propiciar um contexto de auto-reflexão e autoconhecimento; Refletir sobre habilidades para um trabalho com famílias.

Dinâmica - Barbante PROCEDIMENTOS: Dividir a turma formando duplas de pessoas que não se conheçam; Distribuir pedaços de barbante para os participantes medindo mais ou menos 60 cm; Dar as seguintes instruções: (passos 1 e 2 da ilustração): Todos deverão amarrar as pontas do barbante nos pulsos, sendo que um dos parceiros deverá passar o seu barbante por cima do barbante do outro parceiro, antes de amarrar nos pulsos. Demonstrar em uma dupla; Todos deverão se soltar do parceiro sem desamarrar os pulsos, afrouxar ou cortar o barbante; Deixar que as duplas tentem se soltar por mais ou menos 20 minutos; Observar e, se possível, registrar e fazer observações de todos os comentários para que seja explorado no momento da discussão sobre a vivência.

Dinâmica - Barbante RESOLUÇÃO DO PROBLEMA (Passos de 3 a 5 da ilustração) (passo 3): um dos parceiros deverá passar o barbante por cima da mão do outro; (passo 4): Depois passar o seu barbante por baixo do barbante da mão do outro parceiro (A) e encaixar a mão desse parceiro na fenda que se formará (B); (passo 5): O parceiro que faz as passagens do barbante deve puxar o barbante. (passo 6) O problema está solucionado.

Habilidades para a vida Manejo de tensões e sentimentos Identificar oportunamente as fontes de tensão e estresse na vida cotidiana; saber reconhecer suas distintas manifestações e encontrar maneiras de eliminá-las de forma saudável.

Dinâmica - TÉCNICA DE SAÍDA Objetivos: Libertar de inibições pessoais contraídas; tirar o bloqueio das pessoas que se sentem imobilizadas, incapazes de mexer-se ou de fazer o que gostariam de fazer. Como Fazer: 1. O coordenador convida umas dez a doze pessoas para formar um círculo apertado, com os braços entrelaçados. 2. A seguir convida um participante, possivelmente uma pessoa contraída, para que fique de pé dentro do círculo.

Dinâmica - TÉCNICA DE SAÍDA 3. Uma vez bem formado o círculo, a pessoa que está dentro recebe ordens para procurar sair do jeito que puder, por cima, por baixo ou arrebentando a corrente de braços. Os componentes do círculo tentam ao máximo contê-la e não deixá-la romper o cerco 4. Após uma tentativa de uns quatro a cinco minutos, pode-se prosseguir o exercício, trocando a pessoa que se encontra no meio do círculo. 5. Finalmente, uma vez terminada esta vivência, prosseguem-se os comentários. .

Habilidades para a vida Comunicação assertiva Expressar-se com clareza e de forma apropriada ao contexto e à cultura em relação aos seus sentimentos, pensamentos e necessidades

Dinâmica - Assertividade Procure imaginar como você se sentiria nas situações propostas e responda, numa escala de 0 a 10, onde 0 é totalmente confortável, e 10, totalmente desconfortável. - Pedir um favor a alguém - Pedir ajuda - Dizer a alguém de quem gosta que ele/ela fez algo que incomodou - Admitir seu desconhecimento sobre um assunto em discussão - Perguntar a alguém se você o ofendeu - Discutir com uma pessoa que criticou seu comportamento

Dinâmica - Assertividade Expressar opinião diferente da pessoa com quem conversa - Criticar um amigo - Criticar o cônjuge - Expressar sua opinião com alguém que você não conhece muito - Contradizer alguém mesmo sabendo que vai decepcioná-lo - Cumprimentar alguém por sua competência ou criatividade Se você totalizar mais de 59 pontos, está com dificuldade de lidar com as situações e seria importante se você verificasse de que maneiras essas dificuldades estão interferindo em sua vida.

Habilidades para a vida Pensamento crítico Ser capaz de chegar a conclusões próprias sobre a realidade. A pessoa crítica se pergunta, investiga, e não aceita as coisas sem questionamentos

Dinâmica - Tribunal Objetivos: A partir de um tema polêmico, dois grupos, um contra e outro a favor do tema defendem seu pontos de vista em relação ás suas posições. Tema: aborto /porte de armas Como Fazer: Cada grupo discute entre si seus argumentos e se prepara para o debate. O coordenador serve de mediador do debate. Depois os grupos mudam de posição e quem defende passa a ser do contra e quem era do contra passa a ser a favor.

Habilidades para a vida Pensamento criativo Utilizar-se da razão e da paixão (emoções, sentimentos, intuição, fantasias e instintos, entre outros) a fim de perceber as situações sob diferentes perspectivas, que permitam inventar, criar e empreender com originalidade.

Dinâmica Nove pontos (Watzlawick) Cada participante recebe uma folha de jornal dobrada em (4 ou ao meio??) e deve recortar a folha de modo que ela passe pelo seu corpo

Ligar os 9 pontos através de 4 segmentos sem tirar o lápis do papel

Habilidades para a vida Solução de problemas e conflitos Lidar com os problemas e conflitos da vida diária de forma flexível e criativa, identificando nestas dificuldades oportunidades de mudança e crescimento pessoal e social

Dinâmica

Habilidades para a vida Tomada de decisão Avaliar as diferentes possibilidades, levando em conta as necessidades, critérios e as conseqüências das decisões, não somente na própria vida como também na do próximo

Dinâmica – A fuga Material: caneta e papel Objetivo: Aprender a tomar decisão Buscar alternativas e soluções para um problema Deve-se desenvolver uma situação imaginária difícil (como sair de uma cela onde se está preso) para a qual existem diversas opções, mas apenas uma é a correta e será descoberta aplicando a lógica. Se escolher outra, sofrerá as conseqüências.

Um amigo nosso foi para um país da África e teve a péssima idéia de ir colher tâmaras da palmeira real, a coisa mais proibida no país. Ele foi pego e condenado a duzentos anos de reclusão na prisão de máxima segurança do reino. A prisão tinha 4 saídas, todas conectadas com a cela e cujas portas sempre estavam abertas. Agora, bem, entre a cela de nosso amigo e a liberdade havia uns quartos, cada um mais perigoso que o outro.

No primeiro quarto havia 3 ferozes e famintos leões; no segundo mais de 20 serpentes venenosas esperando que alguma coisa caísse; no terceiro, o teto era uma enorme lupa que multiplicava os raios do sol por mil e torrava tudo o que passasse por baixo dela; finalmente, no último quarto esperavam 4 guardiões de uma tribo de canibal que estavam cansados de só comer verdura.

O nosso amigo tinha que ir para Londres, a negócios, depois de alguns dias. Portanto estudou o assunto e encontrou uma forma de fugir sem sofrer danos irreparáveis. Como ele fez?