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Análise Experimental do Comportamento FASF – 2015.1 02/06/15.

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1 Análise Experimental do Comportamento FASF – 2015.1 02/06/15

2  1- Às vezes, desaprovamos ou achamos desagradáveis algumas coisas que outras pessoas fazem. É importante saber dizer-lhes isso e pedir-lhes que mudem sem, no entanto, magoá-las ou provocar discussões. 2

3  2- Fazer isso pode ser muito difícil. Muitas pessoas falham por vários motivos: A. Porque acham que fazer isso é feio; B. Querem evitar magoar as pessoas; C. Tem medo de “perder” a pessoa ou serem rejeitadas; D. Tem medo de começar uma briga 3

4  Essa relutância é normalmente, resultado de anos de experiência com a crítica “destrutiva”. As habilidades a serem praticadas aqui se referem a uma crítica “construtiva”. 4

5  Muitas vezes, as pessoas fazem coisas que irritam aqueles que estão à sua volta, e nem mesmo percebem, e isso pode limitar sua habilidade de interagir com sucesso. Ao lhe dizermos que seu comportamento é desagradável (interromper quem fala, estar sempre muito atrasado, não cumprir o que promete, etc) estaremos ajudando-a. 5

6  Se ficarmos durante muito tempo evitando fazer uma crítica necessária, provavelmente acabaremos nos sentido estressados e desconfortáveis com o relacionamento. Depois de algum tempo, sentiremos, raiva, frustração ou ressentimento e esses sentimentos refletirão em nosso dia-a-dia com essa pessoa. 6

7  Além de mudanças positivas, nossa habilidade em fazer críticas construtivas também nos ajudará (e ao outro) a nos sentirmos bem sobre nossas capacidades de discutir e resolver dificuldades. 7

8  Uma crítica destrutiva não traz resultados positivos, pois são percebidas como “ataques” pessoais. Diante de um ataque, uma pessoa tem duas opções: fugir (ressentida) ou atacar (defender-se). O resultado final é um distanciamento ou uma séria discussão. 8

9 1. Acalme-se. Se estiver com raiva ou a ponto de explodir, espere alguns minutos até estar calmo, antes de falar. 2. Ao fazer uma crítica, fale sobre seu sentimento em fez de falar sobre o comportamento do outro. 9

10 3. Faça a crítica em um tom de voz claro e firme, mas não raivoso. Se a crítica for recebida em um contexto de explosão emocional, será menor a probabilidade de ser ouvida e de ser efetiva. O sarcasmo, a raiva e a ironia podem ser efetivos para punir, e este não é o objetivo de uma crítica construtiva. 10

11 4. Dirija sua crítica ao comportamento da pessoa e não à pessoa como um todo. Todos nós aceitamos o fato de que, ás vezes, fazemos coisas que aborrecem outras pessoas. No entanto, é muito provável que nos tornemos argumentativos ou defensivos, se nos fizerem uma crítica pessoal ou nos ofenderem. 11

12 5. Solicite uma mudança de comportamento específica. Às vezes, presumimos que o outro sabe o que deve ser feito para nos agradar. Mas, geralmente, não sabe. Aquilo que pode ser completamente óbvio para uma pessoa pode não para outra. Assim, ao fazer uma crítica sobre determinado comportamento, diga, especificamente, o que você gostaria que tivesse sido feito. 12

13 6. Esteja disposto a firmar um compromisso com a pessoa. A meta não é ganhar uma batalha, mas alcançar uma situação mutuamente satisfatória. 7. Inicie e termine a conversa com comentários positivos. A melhor crítica é aquela que contém um elogio. Podemos reforçar um ponto forte da pessoa que poderá ajudá-la e resolver um ponto fraco. 13

14  Aproxime-se de uma pessoa para a qual tenha a intenção de dizer algo negativo. Faça críticas construtivas. Tente seguir as recomendações aqui apresentadas. 14

15 1. Identifique o problema 2. Qual sua meta nessa situação 3. Depois de ter conversado com a pessoa, registre o que aconteceu: 4. O que disse a ele/ela? 5. Como ele/ela respondeu? 6. Quais sugestões anteriores você utilizou? 15


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