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A Liderança transformacional

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Apresentação em tema: "A Liderança transformacional"— Transcrição da apresentação:

1 A Liderança transformacional
Liderança eficaz A Liderança transformacional

2 Liderança eficaz envolve:
→ Consideração individualizada → Estimulação Intelectual → Influência do líder

3 Consideração individualizada:
“Cada colaborador tem suas próprias e diferentes exigências”. O LIDER: ► Percebe a diferença que existe entre os colaboradores: considerando seus pontos fortes e pontos fracos; ► Se empenha no desenvolvimento de seus colaboradores: distribui as tarefas justamente com base nas suas habilidades ,exigências e potencialidades.

4 Considerar individualmente significa:
Criar um bom relacionamento com o colaborador com o objetivo de: ► Favorecer o desenvolvimento do mesmo a nível pessoal e profissional. Através de: - Reconhecimento; - Uma correta comunicação; - Eficaz troca de feedback; - Delegação de responsabilidades.

5 1- Melhorar a comunicação com os colaboradores significa:
Estar disponível; Colocar-se em seu lugar; Saber ouvir; Utilizar a linguagem correta.

6 2- Dar e receber feedback – Quatro regras básicas:
1- Dar sua atenção a cada indivíduo em particular; 2- Prestar atenção às atitudes e aos trabalhos executados; 3- Oferece estratégias e métodos para a solução dos problemas; 4- Cobrar feedback regularmente mesmo quando os colaboradores não o fazem.

7 O LÍDER DIZ “AQUILO QUE É CERTO OU ERRADO”
→ Durante o processo; → Na fase de pesquisa das soluções dos problemas; → Não somente depois do erro. EFEITOS DO FEEDBACK: - Melhora a comunicação e o relacionamento; Desenvolve a capacidade dos colaboradores; Reduz o nível de incertezas; Gradualmente melhora o processo de trabalho

8 Momentos importantes de comunicação e feedback entre o líder e o colaborador:
►Recepção / adaptação; ►Treinamento; ►Delegação das tarefas; ►Solução de problemas e tomada de decisão; ►Elogios /orientações corretivas; ►Prêmios / punições

9 3- Responsabilizar os colaboradores:
POR QUÊ ? Para desenvolver ao máximo o potencial dos colaboradores; Para demonstrar confiança em relação aos mesmos; Para utilizar o melhor tempo e a capacidade dos colaboradores e do líder;

10 ► Ação do líder que responsabiliza seus colaboradores:
Confia tarefas que podem ter significado e interesse para colaborador Explica escolha do colaborador para aquela tarefa Assegura-se que os objetivos sejam claros, ou seja, bem específicos Fornece: Informações, Apoio/recursos Alternativas Incentiva e dá feedback Recompensa e demonstra satisfação.

11 ERROS QUE DEVEM SER EVITADOS:
√ Intervir durante a execução da tarefa, a menos que seja solicitado pelo próprio colaborador; √ Surpreender-se com muita ênfase caso o colaborador cometa algum erro; √ Manifestar-se contrariamente, caso o colaborador empregue mais tempo que o previsto.

12 RESPONSABILIZAR OS COLABORADORES SIGNIFICA CONFIAR-LHES A EXECUÇÃO DE UMA TAREFA VISANDO DESENVOLVER SUA CRIATIVIDADE ESTIMULANDO SUA AUTONOMIA E INICIATIVA.

13 Estimulação Intelectual
“Qualquer um de nós pode aprender,melhorar e contribuir”. O LÍDER: ► Incentiva os colaboradores a mudar seu modo de ver as coisas; ► Envolve-os na solução dos problemas; ► Discute as suas idéias; Todas as pessoas são grandes realizadoras em potencial. Algumas simplesmente precisam e um pequeno “empurrão “.

14 Estimular intelectualmente cada colaborador significa:
O líder tem papel importante no incentivo à participação e no estímulo para que os colaboradores revejam suas maneiras de pensar e agir Estimular intelectualmente cada colaborador significa: ► Incentivar a revisão de pontos de vista enraizados( tirar bloqueios ), com o objetivo de: Desenvolver nos colaboradores a capacidade de contribuir para a solução de problemas.

15 Através de: Perguntas ( educadas e precisas ); Uso de exemplos; Método para solução de problemas. 1- Fazer perguntas: Se/quando um cola- borador demonstra ter idéias profunda- mente enraizadas e tem tendência a generalizar...... O líder deve perguntar para obter informações mais precisas e com isto desbloquear o colaborador.

16 EXEMPLOS: Frases Se ele sempre agiu desta forma... Todos sabem que...
Seria melhor... Deveríamos fazer tal coisa... Perguntas O que acontece se ele agir diferente? Realmente todos? Melhor em relação a que? - Que coisa mais especificamente e como?

17 “As generalizações são obstáculos para que se enxergue melhor as implicações de um determinado problema”. 2- Usar exemplos: Para transmitir informações que parecem distantes da experiência do colaborador. Para romper conflitos arraigados, idéias fixas e preconceitos. O líder recorre a imagens que sejam percebidas mais fácil e concretamente. Exemplos tirados da realidade cotidiana.

18 Vantagens da Estimulação intelectual no grupo: - Maior integração; clima positivo no grupo; decisões não questionadas ( concordância mútua ); satisfação e gratificação( sentimento de pertencer ao grupo).

19 Como o líder tem influência sobre o comprometimento dos colaboradores
( a vontade de participar ): ESTIMULAÇÃO INTELECTUAL CONSIDERAÇÃO INDIVIDUALIZADA AS PESSOAS VISTAS COMO SENDO OS PRINCIPAIS RECURSOS DA EMPRESA Empenham-se em agir e participar visando a mudança

20 Influência do líder na vontade de trabalhar dos colaboradores
“Faça o melhor que puder” O Líder: Torna-se exemplo de competência,coerência e empenho; Conquista a confiança dos colaboradores; Transmite o ideal, a visão dos objetivos empresariais.

21 O líder se torna um exemplo de comportamento.
“Esforço-me em fazer sempre mais e melhor se você também fizer o melhor possível”. É coerente: não muda de idéia a cada 5 minutos, faz aquilo que disse que ia fazer; É leal: dá aquilo que prometeu; É tenaz: empenha-se e aceita os riscos da mudança e alcança os objetivos pré-determinados.


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