Wagner Lopes Sanchez Curso de Verão 2014

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

EDUCAÇÃO CRISTÃ INTEGRAL NA IGREJA LOCAL A igreja toda ensinando à igreja toda tudo o que Jesus ordenou. Como preparar-se para a aula Preletor: Rev. André
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Princípios da Pastoral Vocacional 3º Congresso Vocacional do Brasil
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
Prof. José Antônio Meister
PROXIMIDADE... REQUISITO PARA COMUNHÃO.
Preparando para a Páscoa do Senhor!
Fraternidade.
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
ENTENDENDO O FENÔMENO RELIGIOSO
E.M.Epitácio Campos 1º Bimestre Reunião de Pais
Espiritualidade Conjugal
LIVRO “A ARTE DE ARGUMENTAR” AULA 7 PROFª SIBELE LETÍCIA BIAZOTTO
Catequese Orante ao Redor da Mesa
Catequese Orante ao Redor da Mesa
Catequese orante ao redor da mesa
Teologia Vocacional e Princípios da Pastoral Vocacional – CNBB
Bem-vindo/a.
Vimos a Estrela.
O código no qual se estrutura determinada linguagem, ou seja, a sua forma, está ligada a certos traços da matéria de expressão.
Apresentação ESTREIA 2014.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Por que lemos a Bíblia, hoje?
A língua original da bíblia.
Igreja e Novo Milênio: Perspectivas e esperanças.
Eucaristia, Força e Vida
Perceber como o Santuário nos revela um Deus Santo e Glorioso. Aprender a desejar estar no Santuário.
INFLUÊNCIA DA VIRGEM MARIA NA VIDA DA IGREJA..
SANTA CÂNDIDA Nossa Padroeira.
Quarta-feira de cinzas
A Teologia da Comunicação
A Trindade
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
Palavra de Vida Janeiro
Palavra de Vida Dezembro de 2007.
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
O seguimento de Jesus.
TEMA DO 2º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 2º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre a disponibilidade para acolher os desafios.
Entretanto, o Menino crescia e tornava-Se robusto, enchendo-Se de sabedoria. E a graça de Deus estava com Ele.
A Lei.
Economia e Vida.
1. Conheça o Verbo da Vida 4 de abril de 2015
DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2008
Celebrando a Palavra de Deus: inspiradaé útil condenar corrigirensinar  (...) toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade,
«Vimos o Senhor»..
Batismo de Jesus.
Trindade.
DEUS É PESSOA.
SÉRIE FONTE VIVA/PIETRO UBALDI Arte da Imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento ANTE A LUZ DA VERDADE Arte da Imagem: recebidas da internet Arte da.
BREVÍSSIMAS CONSIDERAÇÕES.... O que importa é sermos úteis naquilo que nos é colocado a fazer. Para sabermos qual é a vontade de Deus para a nossa vida,
A Liturgia nos convida a refletir sobre o sentido da "LEI". Deus quer a realização e a vida plena para o homem e, nesse sentido, propõe a sua "Lei"
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Secretaria Executiva da Campanha da Fraternidade CAMPANHA DA FRATERNIDADE História da CF.
O Mundo Inteiro Precisa Ouvir ?
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
O CAMPO DA RELIGIÃO Prof. Helder Salvador. É só com a filosofia moderna que se começa tratar a religião, e com isto também a fé cristã, filosoficamente,
Com a quarta feira de cinzas, iniciamos hoje um tempo sagrado na vida da Igreja e de todo cristão: a QUARESMA. Na Bíblia, o número 40 tem um sentido.
ORAÇÃO Reunimo-nos para prepararmos a quarta Campanha da Fraternidade Ecumênica com o tema: “CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE”
A CONCEPÇÃO DA RELIGIÃO SPINOZA. Objetivos Trabalhar a questão religiosa de Spinoza demonstrando o ‘sem sentido‘ de todo antropomorfismo. Trabalhar a.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 TEMA: CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE LEMA: QUERO VER O DIREITO BROTAR COMO FONTE E CORRER A JUSTIÇA QUAL RIACHO.
Em Campina Grande, Paraíba, no ano de 1991, aconteceu um evento cultural e religioso que iria mudar a vida da cidade durante o período carnavalesco.
Harmonia Conjugal Harmonia Conjugal: Significa a paz coletiva entre as pessoas ou entres duas pessoas , que é o casal. Para que haja harmonia conjugal.
Fraternidade e a vida no Planeta CAMPANHA DA FRATERNIDADE 1.
Vai e Vem tem a sua origem na constatação do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI): a Igreja é missionária na sua essência é uma das formas.
Clique para editar o estilo do subtítulo mestre 11/08/10 TRANSFORMANDO A COMUNIDADE PELA INICIAÇÃO Á VIDA CRISTÃ PARÓQUIA SANTA RITA.
Ateus e Agnósticos. Ateus – negam a existência de qualquer DEUS e da veracidade de qualquer religião teísta. Um ateu pode ter uma atitude ativa (quando.
PLANEJAMENTO BIMESTRAL – ENSINO RELIGIOSO – 4º E 5º ANO CREDO CATÓLICO
Transcrição da apresentação:

Wagner Lopes Sanchez Curso de Verão 2014 Ecumenismo Wagner Lopes Sanchez Curso de Verão 2014

Uma metáfora: uma grande mesa Quero propor uma metáfora, uma imagem, para falar do Curso de Verão e entender a sua identidade ecumênica. A imagem que quero propor é a imagem de uma grande mesa redonda. Assim, o Curso de Verão é uma grande mesa.

Ao redor dessa grande mesa que é o Curso de Verão sentam pessoas diferentes que se dispõem a partilhar os seus saberes. Essas pessoas sentam nessa mesa por que trazem em suas mochilas, em suas bolsas, em suas sacolas, a esperança de um mundo de justiça e fraternidade onde todos e todas possam partilhar suas trajetórias, seus saberes.

Ao sentarmos nessa grande mesa, todas e todos podem partilhar suas experiências de vida e seus saberes. A condição para sentar ao redor dessa mesa é sonhar com um mundo diferente onde haja partilha, respeito às pessoas, justiça, fraternidade e amorosidade.

Essa grande mesa tem quatro pés que lhe dão sustentação: o primeiro pé é a educação popular  baseada no pensamento de Paulo Freire. o segundo pé é o ecumenismo. o terceiro pé é a arte. o quarto pé é o trabalho voluntário.

O “pé” que nos interessa agora é o “pé” do ecumenismo. Quando olhamos as pessoas que estão ao redor dessa grande mesa, uma característica que “nos salta aos olhos” é a diversidade das pessoas.

É uma diversidade que faz parte da vida É uma diversidade que faz parte da vida... Diversidade com a qual vivemos em todas as situações de nossas vidas. É uma diversidade que deve ser respeitada, desejada e defendida.

Para concluir este momento, é importante lembrar que o Curso de Verão é ecumênico não só porque tem pessoas de diferentes igrejas e religiões mas porque tem no seu projeto o ecumenismo como uma prioridade.

1. O ecumenismo

A palavra ecumenismo é muito utilizada no âmbito da teologia cristã para referir-se ao conjunto de práticas que os cristãos e suas igrejas podem desenvolver para conhecer, compreender e aproximar-se das outras igrejas cristãs e dos outros cristãs/ãos com a finalidade de romper as divisões e as barreiras existentes dentro do cristianismo e estimular o conhecimento e a convivência mútua.

Quando nos referimos às diversas ações que visam estimular a convivência entre as diversas religiões e entre pessoas de diferentes religiões, utilizamos a expressão diálogo inter-religioso. Alguns autores utilizam a expressão macro- ecumenismo para referir-se a esse diálogo.

Para esta nossa conversa, vamos utilizar a palavra ecumenismo como uma atitude respeitosa que devemos ter com toda diversidade religiosa. Isso significa que o ecumenismo é antes de tudo uma sensibilidade e uma abertura para a diversidade. Ser ecumênico é ser sensível, compreensível, aberto, cuidadoso com a diversidade, com as diferenças.

2. Razões para termos atitudes ecumênicas

Diversas são as razões que podem ser apontadas para sermos ecumênicos/ ecumênicas: Primeira razão: Deus se revela em todos os lugares e em todos os tempos a todas as pessoas que buscam a justiça, a igualdade, a fraternidade...

Segunda razão: cada religião, a seu modo, é espaço onde Deus se faz presente e onde pode ser encontrado pelas pessoas. Terceira razão: a construção da unidade entre as religiões é pressuposto para com a construção de um mundo mais justo, mais fraterno, mais humano...

Quarta razão: para as pessoas que fazem parte das igrejas cristãs, o ecumenismo é um imperativo evangélico.

Resumindo, podemos indicar quatro aspectos que são inerentes ao ecumenismo: a) O ecumenismo é uma atitude de respeito e de amorosidade com a experiência religiosa das outras pessoas. b) O ecumenismo é uma espiritualidade que deve envolver toda a nossa existência.

c) O ecumenismo é um compromisso com a construção de um mundo mais humano, mais justo e mais igualitário... d) O ecumenismo é uma exigência constante para olharmos nos rostos de todas as pessoas e reconhecer a presença de um Deus compassivo e amoroso.

3. Desafios a partir de agora

Para nós que aceitamos o convite para sentarmos a essa grande mesa que é o Curso de Verão, existem dois desafios a serem levados em conta: 1º desafio: viver ecumenicamente no dia-a-dia do Curso, em todos os momentos e espaços.

2º desafio: temos que renovar/assumir o compromisso de adotar em nossas vidas atitudes mais ecumênicas e abertas às diferentes expressões religiosas. Enfim, temos que ser mais respeitosos/asamorosos/as com as expressões das outras pessoas.