1. A região conhecida como “O Triângulo das Bermudas” detém um grande número de desaparecimentos de navios e aeronaves, sem causa conhecida. Baseados na.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A teoria Cinética da Materia (IV)
Advertisements

A teoria Cinética da Materia (III)
Propriedades do ar.
I – GASES Universidade Federal do Espírito Santo
Os gases.
Análise Energética para Sistemas Abertos (Volumes de Controles)
Aula de Física Fevereiro de 2013
Química dos Biocombustíveis
Professor: José Queiroz
Universidade Federal Rural
Propriedades das Substâncias Puras
Aula 05 Calor e Trabalho.
Estado gasoso - o estado físico gasoso é mais desorganizado, tem mais espaço entre suas partículas e não tem forma definida.
PROPRIEDADES DO AR.
Exercícios - Capítulo 2 Definições e Conceitos Termodinâmicos
CLIQUE O MOUSE PARA NOVAS INFORMAÇÕES
FÍSICO-QUÍMICA LICENCIATURA EM FÍSICA
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
O que você deve saber sobre
Estudo do Estado Gasoso
Introdução à Termodinâmica
HIDROSTÁTICA.
Física Geral e Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Termodinâmica Sistema e Vizinhança
Gases Equação dos Gases Perfeitos e Constantes dos Gases Perfeitos
Prof. Marcos G Degenhardt
Estudo dos Gases Chaos = caos
GASES PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.
Física Hidrostática.
RESUMO DE TERMODINÂMICA DA ATMOSFERA
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
GASES.
Marcos Germano Degenhardt
GASES PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 2º ANO DISCIPLINA: FÍSICA 1.
Caderno 2 Capítulo Os gases perfeitos
Queda Livre e Lançamento Vertical
Hidrostática – Mecânica dos fluidos
Estudo dos Gases Gases são fluídos facilmente compressíveis:
Transformações gasosas
Aula 08_09 – Termodinâmica Básica
TERMODINÂMICA Módulo 03 Física 01 Pág
A Energia Interna, Entalpia e Calor Específico de Gases Perfeitos
Cap. 3 – Estática dos fluidos
Propriedades Coligativas
Entropia e 2º Lei da Termodinâmica.
Processo Adiabático Além dos processos ideais tratados na aula passada (isobárico e isovolumétrico), um quarto tipo de processo tem grande importância.
Princípio de Arquimedes - Empuxo
Capítulo 2 Energia em Processos Térmicos:
Prof Marcus Felipe Colégio Energia Barreiros
I – GASES Universidade Federal do Espírito Santo
O estado gasoso Gases Química.
ESTUDO DOS GASES.
AULA 01 É NA ADVERSIDADE QUE CONHECEMOS NOSSOS AMIGOS
GASES.
AULA 01 É NA ADVERSIDADE QUE CONHECEMOS NOSSOS AMIGOS
GASES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
CAPÍTULO 10 – GASES Michel Francisco Nagme Rachid Costa – 14459
ESTUDO DOS GASES.
TERMOMETRIA, CALORIMETRIA E TERMODINÂMICA – Aula 7
REVISÃO 2º ANO FÍSICA Professor: Demetrius
TERMOMETRIA, CALORIMETRIA E TERMODINÂMICA – Aula 6
1. A 60 cm de uma lente convergente de 5 di, coloca-se, perpendicularmente ao seu eixo principal, um objeto de 15 cm de altura. A altura da imagem desse.
Superintensivo Professor John Disciplina Física E.
TERMOLOGIA Professor John Disciplina Física E.
1. O gráfico abaixo mostra a variação da energia interna de um gás ideal que sofreu uma transformação à pressão constante de P = 240 N/m2. A quantidade.
Curso Fenômenos de Transporte
h h2h2h2h2 h h1h1h1h1  1111  2222.
_________ __________ Prof. Cleverson chacal.
Transcrição da apresentação:

1. A região conhecida como “O Triângulo das Bermudas” detém um grande número de desaparecimentos de navios e aeronaves, sem causa conhecida. Baseados na Física, alguns cientistas admitem a teoria sobre a existência de bolsões de gás sob o leito oceânico dessa região, gás eventualmente liberado em movimentos sísmicos. Ao escapar da rocha, o gás sobe em direção ao nível do mar, ocupando maior volume e dispersando-se em inúmeras bolhas, com a capacidade de provocar uma mudança da densidade da água e o consequente afundamento de navios pela diminuição do empuxo. Supondo-se que a temperatura se mantenha constante durante a ascensão de uma bolha de gás de volume de 125 m3 e, sabendo-se que a rocha que a desprende se encontra a 70 m abaixo do nível do mar, o volume desse gás, no momento em que chegar à superfície do oceano, será, em m3, Dados: Pressão atmosférica ao nível do mar = 1.105 Pa / g = 10 m/s2 / Densidade da água = 1.103 kg/m3 (A) 125. (B) 250. (C) 500. (D) 700. (E) 1 000.

2. No interior de um cilindro dotado de êmbolo, um gás considerado perfeito sofre as alterações indicadas em A→B→C→D. O trabalho total realizado pelo gás, sobre o êmbolo do cilindro, é, em joules, de (A) 300. (B) 500. (C) 800. (D) 1 100. (E) 1 500.

3. (UFBA) Um sistema termodinâmico composto por quatro mols de um gás ideal descreve o ciclo representado no gráfico. Considerando a constante universal dos gases ideais R=8,31 J/ (mol. K), determine: Os pontos nos quais o gás atinge a maior e a menor temperatura Os valores dessas temperaturas; O trabalho realizado pelo gás em cada trecho;

4. Dois recipientes se comunicam por meio de uma válvula inicialmente fechada. Um dos recipientes contém 15 L de um gás sob pressão de 2,0 atm e o outro, com capacidade de 10,0 L, está completamente vazio. Supondo-se que a temperatura se mantenha constante, qual será a pressão do gás, nos dois recipientes, após a abertura da válvula?

5. Um gás ideal, em um estado inicial i, pode ser levado a um estado final f por meio dos processos I, II e III, representados neste diagrama de pressão x volume. Sejam τI, τII e τIII os módulos dos trabalhos realizados pelo gás nos processos I, II e III, respectivamente. Com base nessas informações, é correto afirmar que: a) τI < τII < τIII b) τI = τII = τIII c) τI = τII > τIII d) τI > τII >τIII

6. Em 2008, comemoram-se os noventa e seis anos da descoberta dos raios cósmicos, que atualmente são objeto de pesquisa de cientistas russos e da UNESP por meio de balões estratosféricos. No lançamento desses balões, o invólucro impermeável, que contém o gás, é apenas parcialmente cheio, de forma a se prever a grande expansão que o gás sofrerá a elevadas altitudes, onde a pressão é muito baixa. Suponha que um desses balões foi parcialmente preenchido com 300 m3 de gás hélio, medidos ao nível do mar e a temperatura era de 27 °C. Que volume o gás ocupará quando o balão estiver a 30 km de altura, onde a pressão do ar é 0,01 da pressão ao nível do mar e a temperatura - 50 °C?  

7. (UNESP) Um recipiente de paredes rígidas contém certa massa de um gás ideal, à pressão P1 e temperatura T1. Retira-se do gás determinada quantidade de calor, e a temperatura cai à metade do valor inicial. Qual o novo valor da pressão do gás?

8. (UNICAMP) O volume de 1 mol de gás ideal varia linearmente em função da temperatura, conforme o gráfico da figura. Calcule o trabalho realizado pelo gás ao passar do estado A para o estado B (Dados: V0 = 20 L, T0 = 450 K e R = 8,3 J/mol.K)

9. (UFPI) Um mol de um gás ideal é aquecido, a pressão constante, passando da temperatura Ti = 600 K para a temperatura Tf = 800 K. O trabalho realizado pelo gás durante esse processo é aproximadamente: Considere o valor da constante universal dos gases é R ¸ 8,31 J/(mol.K))