Profª Vivian Zaboetzki Dutra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transmissão das Infecções
Advertisements

As principais portas dos agentes infecciosos
DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
DOENÇAS CAUSADAS POR BACTERIAS
Pele A pele humana, constituída pela epiderme e pela derme, é um órgão complexo, responsável por diversas funções fundamentais à vida.
Anexos da pele: pelos, unhas e glândulas.
BANHO.
Filo Nematodea (Nematelmintos)
ISOLAMENTO.
Nematódeos parasitas do ser humano
Larva migrans cutânea Há nematóides que penetram na pele humana mas permanecem vagando entre a epiderme e a derme, sem poder completar seu desenvolvimento.
HERPES.
CANDIDÍASE Genital DST'S
Vírus Márcia Regina Garcia.
Doenças relacionadas à água
Oral Vip Bebê Clínica.
Hábitos de Higiene Pessoal
D O E N Ç A S D A P E L E.
Doença Diarréica.
DST – doenças transmissíveis por contacto sexual
Candidíase (=candidose, monilíase)
Ascaridíase Vitor Alexandre.
Biologia 2 Cap. 09 Doenças humanas causadas por Fungos
Doenças Sexualmente Transmissíveis
Transmissão das Infeções
Ciências O solo e a saúde do corpo – cap. 7 (6ª série)
Por: Karlla Siqueira Tristão
Cuidando do seu sorriso
Periodontia Tratamento odontológico eficaz na remoção da placa bacteriana presente entre os dentes e a gengiva.
Doenças sexualmente transmissíveis
Cuidados com a Escova Dental e sua Substituição
Dr. Fabrício Prado Monteiro Hospital Regional da Asa Sul/SES/DF
Dicas de escovação.
Síndrome da Imunodeficiência Adquirida
Nematódeos parasitas do ser humano
Cárie Dentária O que é e como prevenir.
Piodermites (Impetigo)
UFF Profa. Jane Marcy Neffá Pinto
Autoclave Esterilização por vapor saturado sob pressão.
Dermatites mais comuns tipos e tratamento
PRE E POS TESTE NÃO DEVEM TER FEEDBACK – POIS É UMA AVALIAÇÃO
Doenças Infectoparasitárias da Pele
PROJETO: Bicho de pé, o que é?
DST/AIDS.
Hanseníase Definição: Grande cronicidade Baixa transmissibilidade
Manifestações cutâneas do HTLV
FLOQUINHOS DE ALGODÃO: LEIA MAIS SOBRE A CASPA
INFECÇÃO HOSPITALAR.
CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS PARA AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
PLANTAS MEDICINAIS EM ATENÇÃO BÁSICA
Infeções sexualmente transmissíveis
Ácaros – Classe Arachnida
FILO ASQUELMINTOS OU NEMATELMINTOS
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
Disciplina de Saúde Criança e Adolescente
Filo Nematelmintos BALA MMXII.
DOENÇAS.
Prevenção de INFECÇÃO Manuseio de materias.
Enfermeira: Neusa Acadêmica : Alissa
Transcrição da apresentação:

Profª Vivian Zaboetzki Dutra Dermatites de Contato Profª Vivian Zaboetzki Dutra

Dermatite Amoniacal É uma afecção cutânea que acomete a região coberta por fraldas. A principal causa da afecção é o contato direto da pele com a urina, fezes e bactérias fecais, associadas à umidade e calor local. Fatores que predispõem ao aparecimento da dermatite amoniacal, entre eles: obesidade, higiene e vestuário inadequados, uso de talco, calça plástica, fralda descartável, sabonete perfumado e lavagem incorreta das fraldas. O tratamento da dermatite amoniacal envolve cuidados com a criança e com as fraldas e pele do bebê. Salienta-se a importância de orientar as mães a esses cuidados, objetivando prevenir seu reaparecimento.

Candidíase Oral A candidíase ou moléstia produzida por um fungo do gênero cândida Albicans. Caracteriza-se pela presença de placas brancas não removíveis, semelhante a coágulo de leite na mucosa da boca, gengivas e língua. Quando localizadas nessa região é popularmente conhecida como sapinho, ou bichinho. A moléstia pode atingir brônquios, pulmões, trato gastrointestinal e outros órgãos. Constatou-se que a maioria das mães de crianças portadoras de candidíase acredita que o banho diário é prejudicial. “ “Segundo elas o banho faz recolher o sapinho”“. A atuação da enfermagem é importante na orientação à prevenção da candidíase oral, bem como quanto à adequada higiene oral da criança.

Dermatite Seborréica É uma dermatose crônica recorrente, não contagiosa, que se caracteriza pela presença de crostas descamativas no couro cabeludo, fronte, sobrancelhas e sulco retroauricular, podendo estender-se o pescoço, axila, região umbilical e genital. O cuidado de enfermagem mais eficiente consiste em aplicar solução oleosa no couro cabeludo, objetivando a remoção das crostas. Este procedimento deve ser realizado antes do banho uma vez ao dia, conforme prescrição da enfermeira.

Escabiose A escabiose popularmente conhecida como sarna, trata-se de uma afecção cutânea contagiosa pelo Sacoptes Scabiel. Caracteriza-se por lesões multiformes acompanhadas de prurido intenso.

Tungíase A infestação pela tunga penetrans, ou bicho de pé é frequente em nosso meio. A alguns anos o tratamento consistia na remoção cirúrgica da mesma. Para evitar esse método mais agressivo foi desenvolvido uma técnica baseado em conhecimentos empíricos transmitidos pela própria comunidade. A técnica da remoção da Tunga penetrans com vick vaporub. Para prevenir a infestação os pais devem orientar os filhos para o uso de calçados e o tratamento da terra com desinfetantes apropriados, bem como dos cães contaminados quando é o caso. A remoção consiste na aplicação do Vick Vaporub sobre a região de penetração da tunga, realizando curativo oclusivo, até que se obtenha a morte e secagem do parasita. Assim a remoção torna-se fácil e atraumática.

Pio Dermatite por Estafilococos Denomina-se pio dermite as afecções cutâneas que se caracterizam por pústulas generalizadas. Em ambiente hospitalar essa afecção é causada principalmente por Staphylococcus aureus. Constata-se que esse tipo de pio dermite é frequente e atinge grande número de crianças recém-nascidas. O método de tratamento tradicional destas lesões consiste em perfurar as pústulas e banhar a pele com solução de MnO4− (permanganato de potássio).