A Itinerância da Equipe Itinerante

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
Advertisements

CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
A VOCAÇÃO.
ESCOLHEU DOZE.
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
A Missão.
Há sempre uma razão que nós desconhecemos.
A Trilha de Deus.
A Itinerância da Equipe Itinerante
"Eu sou a porta..." (João 10,9).
10 Anos! Inter-Institucionalidade na Missão
Caminho Verdade Vida.
Igreja-Mãe.
Vaso Espiritual.
O Chamado.
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
"É Cristo que vive em mim".
Centro Educativo Creciendo en Gracia
Unge-me, Senhor Unge minha cabeça para que todos os meus pensamentos saiam da fonte de Teu ser, para encher-me com graça e paz. Nas Pegadas do Mestre.
Ele mandou que te guardem"
REUNIÃO DE SENHORAS ASSUNTO: A ORAÇÃO O QUE É A ORAÇÃO? - A ORAÇÃO
DEUS ESTÁ CUIDANDO.
Por quê nas fronteiras da Amazônia?
DEUS É QUEM EFETUA O QUERER E O REALIZAR
“Um dia...” Jesus e o diabo estavam conversando, e Jesus perguntou ao Diabo o que ele estava fazendo com as pessoas aqui na terra...
A Trindade
O Profeta.
Manaus “Nos caminhos desse rio, muita história pra contar. Navegar nessa canoa é ter o mundo pra se entranhar...” Caminhos de rio - Natasha Andrade Equipe.
Juntos tecendo nossa rede e missão na Amazônia. Juntos tejiendo nuestra red y misión en la Amazonía Ribereños Indígenas Marginados Urbanos Equipe Itinerante.
"Entrai pela porta estreita"
5º IV Domingo do Advento.
estende a mão sobre o mar e fere-o"
Senhor é bom estarmos aqui!
"Nesta terra do meu cativeiro
A VOSSA LIBERTAÇÃO ESTÁ
Encontro dos Movimentos e Obras Laicais “A alegria do evangelho [da família] é a nossa missão”!
"Quantas vezes devo perdoar...
O Caminho, a Verdade e a Vida
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
"Este homem era realmente
MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves. MISSA DE ULTRÉYA EM 24/11/2014 Luís Alves.
“Esqueçam o que se foi; não vivam no passado
Graças, Senhor Por mostrar-me o caminho aqui
Unge-me, Senhor Unge minha cabeça para que todos os meus pensamentos saiam da fonte de Teu ser, para encher-me com graça e paz. Nas Pegadas do Mestre.
Vamos hoje fixar nossos olhos e coração nessa palavrinha de apenas duas letras? Vamos hoje fixar nossos olhos e coração nessa palavrinha de apenas duas.
“Jovens... sois fortes” ( I João 2,14 ).
"Seja feita a vossa vontade..."
"E foi levado pelo Espírito
"Vinde... exultemos de alegria no Senhor"
(Lucas 1,38) Mas não podemos esquecer de dirigir nosso olhar Àquela que com seu maravilhoso: Mas não podemos esquecer de dirigir nosso olhar Àquela que.
(Lc 1,38) Mas não podemos esquecer de dirigir nosso olhar Àquela que com seu maravilhoso Mas não podemos esquecer de dirigir nosso olhar Àquela que com.
O Norte do Brasil e o Amazonas
Caríssimos, Um novo tempo, dentro do Ano Litúrgico, se inicia na Igreja. É a primeira parte do Tempo Comum. Esse tempo compreende ao todo 33 ou 34 semanas.
FELIZ NATAL E Um Ótimo 2011 Crystal
19º DOMINGO DO TEMPO COMUM 12 de agosto de 2012 Aprofundando os textos bíblicos: 1Reis 19,4-8 Salmo 34(33) Efésios 4,30-5,2 João 6,41-51.
(Ezequiel 34,27) Meu irmão, minha irmã, trazemos a você esse belo ícone bizantino que representa Aquele que veio cumprir as profecias de Deus a Seu Povo.
(Lucas 9,20) Meu irmão, minha irmã, convidamos você a refletir conosco sobre o momento em que, com a doçura com que sempre fitava os Seus discípulos,
"Este é o meu Filho amado" (Mateus 3,17)
Promulgação do Reino Batismo de Jesus.
Tema do 19º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 19º Domingo do Tempo Comum tem como tema fundamental a revelação de Deus. Fala-nos de um Deus apostado.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
As Leituras de hoje falam de DOIS PROFETAS, que enfrentaram a rejeição, por serem fiéis à sua Missão... A Palavra de Deus é importante na vida do Povo.
"Aqueles que esperam no Senhor,
CRB A CAMINHO. Três últimas Assembleias Gerais Eletivas - AGE: Temas: XXI – Diga a esta geração, Avance! (Ex 14,15) – 2007 XXII - De olhos fixos em Jesus.
Como poderei, eu, ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda a criatura sem sair da minha cidade, do meu país? Como cumprir minha missão se não estou.
O Chamado.
(Isaías 43,19) Estamos partilhando com você, uma promessa feita por Deus ao povo que Ele levava pelo deserto uma promessa feita por Deus ao povo que.
Esperança para viver Isaías 40: Por que dizes, ó Jacó, e tu falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao Senhor, e o meu juízo passa despercebido.
Somos a Igreja de Cristo parte 1
3 -Julgar-. DEVEMOS DISCERNIR AS REALIDADES PARA DEFINIR OS RUMOS A SEGUIR E ENTENDERMOS MELHOR A VIDA.
Transcrição da apresentação:

A Itinerância da Equipe Itinerante Em homenagem ao Cláudio Perani sj, “pai desta criatura” * 14-08-1932 + 08-08-2008 t i n e r a n t e Equipe Juntos Tecendo Nossa Rede e Missão na Amazônia

“Andem pela Amazônia e escutem o que o povo fala...” Uma vez Cacique, No primeiro momento foi fundamental o Impulso, Ousadia, Teimosia, Coragem e Liberdade de espírito de Cláudio Perani, sj Uma vez Cacique, Cacique sempre!

“Dediquem-se a andar pela Amazônia. Visitem as comunidades, as igrejas locais, as organizações... Observem tudo cuidadosamente e escutem atentamente o que o povo diz: suas demandas e esperanças, seus problemas e soluções, suas utopias e sonhos. Participem da vida cotidiana do povo. Observem e registrem tudo. Anotem o que o povo fala com suas próprias palavras. Não se preocupem com os resultados, o Espírito irá mostrando o caminho!” E abrindo o mapa da Amazônia, com um grande sorriso, Cláudio concluiu: “Coragem! Comecem por onde possam...” 3

A Itinerância da Equipe Itinerante: Três perguntas fundamentais...

Com quem Deus nos convida a “complicar profeticamente”nossa vida em missão na Amazônia? Sub-Urbanos Ribeirinhos Rostos O discernimento da missão é momento primeiro. A pergunta não foi: O que vamos fazer aqui na Amazônia? A gestão de recursos limitados é o momento segundo. Indígenas Mãe-Terra

Somos filhas e filhos da Mãe-Terra - G A I A – Foto e arte: Rosha

2. Onde estão os “rostos” e as feridas mais abertas? Brasil Bolívia Perú Equador Colômbia Venezuela Goiana F. Guyana Surinam Núcleo BCP-2004 5 Membros: Rai, Graça, Marga, Cláudia e Selma. Núcleo Manaus-1998 6 Membros: Elisa, Luisa, Fernando, Deyanet, Hilário e Wesley. Núcleo BVG-2008 6 Membros: Gilmara, Idalina, Graça, Arizete, M. de Jesus e Fabiana. Núcleo BPB 2010? 2. Onde estão os “rostos” e as feridas mais abertas? Nas “fronteiras”, geográficas ou simbólicas. Onde as “feridas” estão mais abertas, os direitos socio-ambientais mais desrespeitados e a vida mais ameaçada.

Fronteiras Simbólicas 9

Inter-Institucionalidade 3. Como chegar nas “fronteiras”, nas “feridas socio-ambientais” mais abertas, onde a vida está mais ameaçada? I t i n e r â n c i a Inter-Institucionalidade Sozinho ninguém pode! Há que SOMAR para enfrentar esses grandes desafios missionários amazônicos.

Iº Encontro Interinstitucional Seminário Bom Pastor – Manaus, outubro de 2002 Total de participantes: 12 + Membros da Equipe: 7 Total de Instituições: 4 + Instituições na Eq-It: 4 Assuntos: Que valores ou intuições encontramos neste projeto da EI? Aprofundamento de várias questões: gênero; vida que tenta ter tudo em comum; distinção entre equipe e comunidade; abertura às pessoas que estão na equipe, mas que não estão na comunidade; manutenção na comunidade e na missão.

IIº Encontro Interinstitucional Xare, Centro Formação CIMI Manaus, dezembro/2003 PERU COLÔMBIA PARÁ RORAIMA Manaus Rio Solimões Rio Amazonas ACRE AMAPÁ Letícia Tabatinga Sta. Rosa Iquitos AMAZONAS Total participantes: 24 + Equipe: 9 + Instituições: 12 + Instituições na Eq.It: 5 12

Tema: “Interinstitucionalidade: O nosso tão importante quanto o meu” VII Encontro Interinstitucional da Equipe Itinerante Manaus, 30-08-2008 Tema: “Interinstitucionalidade: O nosso tão importante quanto o meu”

Justiça e Espiritualidade Socio-Ambiental Estar com quem ninguém quer estar. Estar onde ninguém quer estar. Estar como ninguém quer estar.

“Um outro apelo de Jesus, agora que sou velho, é a disponibilidade de andar onde não quero. Sem me preocupar...” + Claudio Perani sj, (08-08-08) E nós, até onde estamos dispostos a continuar itinerando, arriscando juntos na busca de caminhos novos? Obrigado Cacique!