Evolução Seleção Natural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURSINHO DOM BOSCO EVOLUÇÃO EDILSON SOARES.
Advertisements

Karla Yotoko – DBG Universidade Federal de Viçosa
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Teorias Evolucionistas
Evolucionismo e fixismo
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS.
EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
ORIGEM DA VIDA Hipótese Criacionista (Criacionismo)
Evolução Biológica Idéias:
Evolução Seleção Natural.
Seleção Natural Evolução.
Universidade Federal de Rondônia __________________________
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
EVIDÊNCIAS EVOLUTIVAS
Evolução da Vida Evolucionismo Convergência evolutiva
TEORIAS EVOLUTIVAS.
DIALÉTICA EVOLUTIVA E EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO
Origem da diversidade biológica
Evolução Selecção Natural.
DARWINISMO E LAMARKISMO
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
ADAPTAÇÃO.
Evolução biológica.
EVOLUÇÃO Debora Soares Escola Villare 2014.
Conceitos Dr Anderson Dias Cezar
Profª. Roberta Fontoura
EVOLUÇÃO Aula ministrada, referente a disciplina de biologia (Prof. Daniela Benaion), pelos estagiários André Vitor e Paula Cruz.
EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS
Evolução Aula de Biologia Tema: Evolução Paulo
A origem da vida.
Criacionismo (Fixismo) x Evolucionismo
ORIGEM DA VIDA E EVOLUÇÃO
Evolução dos Seres Vivos
Evolução Seleção Natural.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Evolução Profa. Daniela.
Evolução – teorias e evidência
Evolucionismo e fixismo
Evolução.
EVOLUÇÃO.
PROVAS DA EVOLUÇÃO Homologia: mesma origem embriológica de estruturas de diferentes organismos, sendo que essas estruturas podem ter ou não a mesma função.
EVOLUÇÃO.
Evolução – teorias e evidências
Neodarwinismo, Provas da Evolução e Especiação
Aula 5 – Frente 2 Profo. Leandro
Evidências da evolução
EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES.
Profº Aleksandro Rodrigues
Aleksandro Rodrigues.
Módulo 2 – Bio III – Apostila 2 A Natureza da Vida
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Evolução e Sistemática
Evolução.
Processos Evolutivos Prof. ALAN ALENCAR.
EVOLUÇÃO Profa. Debora 2015.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
Evolucionismo O pensamento transitou gradualmente para uma visão evolucionista, isto é, admite-se que as espécies se alteram de forma longa e gradual ao.
EVOLUÇÃO BIOLÓGICA.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo
EVOLUÇÃO Prof. Marcelo C..
Teorias da Evolução Teoria da Evolução ---- variedade de seres vivos
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
Exercícios SAERJ 1º ANO.
EVOLUÇÃO DOS SERES VIVOS
Características gerais dos seres vivos
EVOLUÇÃO: TEORIAS E SUAS EVIDÊNCIAS
Quitéria Paravidino Aulas 3 e 4
Prof. Thiago Moraes Lima
Teorias da Evolução META OBJETIVOS
Evolução. Evolucionistas Jean Baptiste Lamarck Não acreditava na existência de variabilidade entre indivíduos da mesma espécie.
Transcrição da apresentação:

Evolução Seleção Natural "Quanto maior for a variabilidade genética de uma população, maior será a capacidade dela se adaptar às adversidades do meio." Evolução Seleção Natural

Criacionismo (Fixismo) x Evolucionismo.

que é evolucionismo ? Evolução, no ramo da biologia, é a mudança das características hereditárias de uma população de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem ao longo do tempo Do ponto de vista genético: qualquer alteração na frequência dos alelos de um ou um conjunto de genes, em uma população, ao longo das gerações

Importância Taxonomia (Classificação dos seres vivos) Citologia (Diferenciação Celular) Ecologia (Relações entre os seres vivos) Genética (Como ocorrem as mudanças)

Adaptação: fixismo versus transformismo O gafanhoto é verde por que vive na grama ou vive na grama por que é verde?

Carlos Linneu, ( 1707-1778 ) Dedicado à botânica e à física, tem como grande contribuição a criação da taxonomia, ciência que trata da classificação dos seres vivos. “Systema Naturae”; Fixista ( número de espécies existentes são os mesmos desde a sua criação );

Adaptação: a espécie em mudança exemplos que ilustram a adaptação das espécies às mudanças do meio: A resistência de insetos ao DDT b) A resistência de bactérias aos antibióticos c) A coloração protetora das mariposas Biston betularia.

Evidências da Evolução EMBRIOLOGIA

Anatomia comparada Órgãos homólogos (mesma origem embrionária, mas podem exercer diferentes funções). Órgãos análogos (Semelhantes em aparência e/ou função, mas com diferente origem embrionária).

Evidências Convergência de forma Exemplo: Baleias e peixes

Evidências Registros fósseis Exemplo: Archaeopiteryx e celacantus (fóssil vivo)

Evidências Bioquímica Composição química semelhante Código genético

Evidências Órgãos vestigiais Exemplo: Cóccix e apêndice A presença destas estruturas vestigiais revela a ação de uma evolução no sentido regressivo, privilegiando indivíduos com estruturas cada vez menores, como os dentes em algumas espécies de baleias, dedos laterais nos cavalos, apêndice humano, ossos das patas em cobras, etc.; 

Teorias Evolucionárias Teoria de Lamark Pontos básicos: Lei do Uso e desuso Lei da transmissão dos caracteres adquiridos Importância: Combateu o fixismo Primeira teoria científica sobre a evolução Erro básico: as características adquiridas não são transmitidas.

Teorias Evolucionárias Teoria de Darwin Ponto básico: Seleção Natural Importância: Base da atual Teoria da Evolução (Neodarwinismo) Erro básico: Não explicava a origem das variações.

Neo Darwinismo ou Grande Síntese Acrescentam aos princípios de Darwin a genética (como as mudanças ocorrem). Princípios populações também contém variação genética através de mutação ao acaso populações evoluem por mudanças nas freqüências gênicas a diversificação vem através da especiação

A especiação: o surgimento de novas espécies surgimento de novas espécies a partir de uma espécie ancestral. De modo geral, para que isso ocorra é imprescindível que grupos da espécie original se separem e deixem de se cruzar. Essa separação constitui o isolamento geográfico e pode ocorrer por migração de grupos de organismos para locais diferentes e distantes, ou pelo surgimento súbito de barreiras naturais intransponíveis

Simpatria e alopatria Quando duas populações vivem na mesma área geográfica elas são chamadas de simpátricas (Sin = união, pátricas = de pátria, local de vida). Necessariamente as duas populações deverão pertencer a espécies diferentes. É o caso das Zebras e Girafas encontradas em determinado local da Savana africana. Por outro lado, populações da mesma espécie, ou não, que habitem ambientes diferentes são considerados alopátricas (Aloios, do grego, significa diferente)

Analise as proposições:   I. As girafas ficaram com o pescoço comprido para comerem as folhas situadas em árvores altas. II. Algumas girafas, por terem pescoço comprido, podiam comer as folhas situadas em árvores altas. III. Um halterofilista, com a musculatura desenvolvida à custa de muito exercício, deverá ter filhos com grande desenvolvimento muscular. Essas proposições podem ser atribuídas respectivamente a: a) Lamarck, Lamarck, Darwin. b) Darwin, Lamarck, Lamarck. c) Lamarck, Darwin, Lamarck. d) Darwin, Darwin, Darwin. e) Lamarck, Lamarck, Lamarck.

Dos postulados abaixo, qual deles está mais diretamente relacionado a Charles Darwin?   a) As características adquiridas pelo uso são transmitidas de geração em geração. b) Um órgão ou uma outra estrutura qualquer se desenvolve quando o meio externo impõe tal necessidade. c) A evolução resulta de modificações nos genes dos indivíduos, que por sua vez serão transmitidas aos seus descendentes. d) A mutação é uma alteração na seqüência de bases do DNA. e) Através da seleção natural, as espécies serão representadas por indivíduos cada vez mais adaptados. Considere as afirmações a seguir: I. As garças desenvolveram pernas longas esticando-se para manter o corpo fora da água. II. Os peixes de cavernas tornaram-se cegos por não precisarem mais da visão. III. As girafas aumentaram o comprimento dos pescoços esticando-se para atingir as folhas no topo das árvores. É possível considerar compatível com a teoria de Lamarck:   a) apenas I. b) apenas II. c) apenas I e II. d) apenas I e III. e) I, II e III.

Sabe-se que antibióticos muito úteis por ocasião de seu aparecimento perderam a eficácia no tratamento das infecções. Também no laboratório linhagens de microorganismos sensíveis a determinados antibióticos passam a se desenvolver, apesar da ação destes.                 Assinale a interpretação correta para o aparecimento da resistência dos microorganismos aos antibióticos: a) 0 excesso de antibiótico causa quebras cromossômicas no organismo doente, diminuindo sua resistência natural. b) Os microorganismos sofrem mutações por ação do antibiótico e passam a se multiplicar mais rapidamente. c) Há seleção dos microorganismos resistentes ao antibiótico, que se multiplicam, enquanto os suscetíveis morrem. d) 0 excesso de antibiótico induz mutações no organismo doente, que se torna suscetível aos microorganismos. e) Os microorganismos vão se habituando à presença do antibiótico, à medida que entram em contato com ele.