Cluster Beowulf.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistemas Distribuídos
Advertisements

Desempenho da Computação Paralela em Ambientes Virtualizados
Implantação do Sistema de Previsão Numérica Curso de Treinamento Usando R para pós-processamento Luiz Rodrigo Tozzi
Sistemas distribuídos Metas de Projeto Prof. Diovani Milhorim
Sistemas Distribuídos
Eduardo Stevanato A solução que confere aos laboratórios de informática garantia de funcionalidade e melhor dinâmica de.
Noções de Sistemas Operacionais
Virtualização André Bernardes RA: César Kallas RA:
Introdução aos Sistemas Distribuídos
Redes de computadores I
Sistemas operacionais
Sistemas Distribuídos:Definições e Caracteristicas
RELATORIO DE PESQUISA 1 Ferramentas para modelagem de sistemas e representação dos requisitos funcionais e não funcionais.
Sistemas Operacionais - 3
Sistemas Distribuídos
Computação Distribuída
Computação de Alto Desempenho
Introdução a Clusters Prof. Alberto Viegas
SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Virtualização..
Sistemas Prof. Carlos Padovani.
Clusters.
Maria Tereza Nagel Junho 2004 Grids de Agentes Processadores para Gerência de Redes de Computadores e Telecomunicações Orientador: Prof. Dr. Carlos Becker.
Luiz Augusto da Silva Alves Professo Luís Henrique Maciel Kosmalski Costa Professor Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte Redes 2 Novembro 2010.
Introdução ao Teste de Performance (Desempenho)
Redundant Array of Independent Drives Raid
Linguagem de Programação IV
Tópicos em redes e sistemas distribuídos B
Sistemas Distribuídos
Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação
Sistemas Operacionais
Gerencia de Redes Redes de Computadores II
MapReduce Conceitos e Aplicações
Soluções de TI seguras, integradas e continuadas H igh P erformance C omputing.
Redes de Computadores Aula Inaugural.
Concorrência e Java RMI
Técnico em Informática
Sistemas Distribuídos
Computing on large scale distributed systems: experience of the XtremWeb project CMP-157 PROGRAMAÇÃO PARALELA E DISTRIBUÍDA Prof. Cláudio Fernando Resin.
Gnu / Linux Relatório de Portfólio Fernando Filipe Teixeira nº 3113 Beja 2007.
Sistemas Distribuídos Introdução. Conceito Coleção de múltiplos processos que executam sobre uma coleção de processadores autônomos interligados em uma.
(Aula complemento) – Parte 1
Sistemas Distribuídos
Universidade de Mogi das Cruzes Tec
Augusto Martins e José Luís Zem Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Utilização de Cluster de Computadores.
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Sistemas Distribuídos
Aplicações de redes em sistemas de informação
Tópicos Especiais em Redes de Computadores 6º Semestre Aula 03 Prof
Definição um sistema de BD distribuído consistem em uma rede de várias ocorrências de bases de dados interligadas. característica principal para o usuário,
Sistemas Distribuidos
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Confiabilidade na Tecnologia.
Projeto Supervisionado no Desenvolvimento de Aplicações Profissionais na Web Introdução a Aplicações Web.
2 Integrantes André Schäffer Breno Neil (Gerente) Caio Lira Eduardo Cavalcanti Felipe Bartolomeu Felipe Maia Filipe Luiz Monteiro Hugo Calazans João Victor.
 Software de SSI (single system image) tenta fazer com que o operador/usuário do cluster veja apenas uma única máquina, que é diferente das outras.
Matheus B. M. Vianna Introdução ao Linux.
Arquitetura de computadores
Sistemas Operativos.
Apresentação Assuntos : Grids OurGrid
Sistemas de Informação
Leandro Clementino Almeida.  Anos 50 - Sistemas Operacionais tipo Lote:  Aumentar a capacidade de processamento de programas  Usuário ia ao computador.
Banco de Dados Distribuídos Sílvia Cristina de Matos Soares
Softwares Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina - FACAPE Ciência da Computação Professora: Cynara Carvalho
Alunas: Ana Paula/ Beatriz / Gracielle / Márci Alunas: Ana Paula/ Beatriz / Gracielle / Márci a Professor Antônio.
Cluster. Introdução Cluster pode ser definido como um sistema onde dois ou mais computadores trabalham de maneira conjunta para realizar processamento.
Sistemas Operacionais Distribuídos e/ou de Redes Engenharia da Computação – UCPEL Ritiele Moreira Aldeburg.
Projeto do CBPF Grid SSOLAR Bruno Lima Felipe da Matta Roberto Kishi Thagor Baiocco Tiago Olimpio
Mconf Mconf Plataforma do serviço de Conferência Web da RNP Thiago Borges de Oliveira
Linux Mint Trabalho realizado por: Luís Oliveira 11ºitm nº24.
Cluster Claudio Cavalcante. Cluster Nome dado a um sistema que relaciona dois ou mais computadores para que estes trabalhem de maneira conjunta no intuito.
Transcrição da apresentação:

Cluster Beowulf

Sup. Tec. Em Redes de Computadores Processamento Distribuído e Paralelização Alunos: Luiz Marcos de L. Martins - 63848 Renan F. de Oliveira - 59723 Lucas da Costa Lima - 66754 Felipe Ferreira Câmara - 62044

Introdução Um Cluster pode ser definido como um conjunto de nós processadores que, interligados via rede, comportam-se como um sistema distribuído. Existem 3 tipos de Cluster Cluster de Alto Desempenho (HPC- High Performance Computing). Cluster de Alta Disponibilidade (HA - High Availability). Cluster para Balanceamento de Carga (LB - Load Balance).

Cluster Beowulf: O que é? Beowulf é o nome de um projeto para aglomerado de computadores (Clusters) para computação paralela, usando computadores pessoais, não especializados e portanto mais baratos. O projeto foi criado por Donald Becker da NASA, e hoje são usados em todo mundo, principalmente para processamento de dados com finalidade científica. Beowulf são clusters de desempenho escaláveis, baseados numa infra-estrutura de hardware comum, rede privada e software 'open source' (Linux). O 'hardware comum' pode ser qualquer tipo de computador, significando que não é necessário usar equipamentos próprios para cluster, bastando utilizar equipamentos comuns a redes tradicionais e PCs.

Projeto Beowulf NASA NASA 128-Processor Beowulf cluster

Cluster Beowulf: O que é? Nos projetos Beowulf, existe um servidor responsável por controlar todo o cluster, principalmente quanto à distribuição de tarefas e processamento. Como utiliza computadores comuns, o desempenho pode melhorar de acordo com os nós que o desenvolvedor ( Linux) acrescentar, uma vez que o processamento é feito paralelamente. Isso porque a tarefa a ser processada é separada em partes independentes, distribuídas nos vários nós que estão na estrutura do cluster, nos quais as informações são processadas pela máquina que é designada como servidor do sistema.

Clusters Beowulf Cluster The Borg da McGill University Cluster Scyld de Michael Will

Como implementar? Como não depende de equipamento específico, o cluster Beowulf é basicamente composto de uma máquina chamada de servidor e outras máquinas chamadas escravas, sendo uma ou mais. A configuração do cluster consiste essencialmente de dois passos: Configuração no nó mestre (servidor) e configuração dos nós escravos. A implementação acontece através de modificações no Linux, ou através do uso de ferramentas e bibliotecas de programação específicas para esse fim. Em todos os casos, o objetivo é permitir a distribuição das tarefas entre os PCs que fazem parte do cluster.

Vantagens Sistemas escaláveis, sendo possível pôr em rede e coordenar infinitos nós para utilização do cluster. Os equipamentos utilizados são facilmente comercializados, não necessitando de nenhum equipamento específico No caso de um nó defeituoso, a substituição é tão simples quanto mudar um PC, assim é possível gerenciar as falhas de maneira eficiente, baseando-se na fácil substituição de peças. Existe uma mobilidade em relação ao fornecedor de hardware, uma vez que os equipamentos são comuns. Desta forma, quem for implementar o cluster Beowulf não fica amarrado a comprar peças de um único fornecedor. Com sistema operacional ‘open-source’, o software é gratuito e inclui o código fonte, permitindo o debug dos erros e correções.

Desvantagens A grande maioria do hardware de rede não foi criada para funcionar em processamento paralelo. Mesmo com a popularidade crescendo, existem ainda poucos softwares que suportem e tratem este tipo de cluster como um sistema único. É necessário ter experiência e conhecimento de administração de sistemas Linux.

Opções de Software HP Northrop Grumman Accelerated Servers Penguin Computing Aspen Systems PSSC Labs Custom Fit, Inc. Atipa Turbotek Microway

Conclusão Através de todo o estudo desenvolvido, concluiu-se que a implementação de um Cluster Beowulf não depende de nenhum tipo específico de equipamento, além de ser desenvolvido sobre uma plataforma aberta, o que possibilita ser bastante evolutivo. Desta forma, a utilização deste cluster se faz muito viável, comparando as diversas vantagens que se sobressaem sob as desvantagens, uma vez que exista a necessidade de processamento com alto desempenho e alta disponibilidade, com limitações de orçamento. Pode-se observar que a comunidade “beowulf” vem crescendo, mas que ainda faltam mecanismos que possibilitem melhor funcionamento em alguns hardwares, suporte e disseminação de informação para que esta popularidade e uso cresça ainda mais.