CARTEIRA DE PRODUÇÃO PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

CARTEIRA DE PRODUÇÃO PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO A sustentabilidade é o único caminho para um processo continuo de produção.

OBJETIVOS: Fomentar a produção cinematográfica, criando condições sustentáveis de investimento, otimização e retorno financeiro e institucional. Incentivar a regionalização da produção. Criar formatos de produção compatíveis com as possibilidades comerciais do mercado exibidor. Viabilizar a captação de recursos . Oferecer aos incentivadores e patrocinadores uma maior visibilidade. Geração de empregos. Incentivar a infra-estrutura do setor.

FORMATO JURÍDICO: Consórcio entre pessoas jurídicas que utilizarão a Carteira de Produção para a viabilização da produção através de economia de escopo, otimização compensatória de lucros e perdas e captação de recursos para projetos selecionados pelo grupo e aprovados pela Ancine.

CONSIDERAÇÕES a grande maioria dos filmes nacionais estão se pagando na produção, o modelo de produção existente é incompatível comercialmente com as possibilidade de retorno da exibição, a necessidade de produzir mais para melhor produzir, A existência de inúmeras produtoras capacitadas em diversos estados da união, a formação de publico é essencial para a nossa continuidade, a rentabilidade do produto deve ser explorada no seu conjunto, o mercado audiovisual no Brasil está em expansão, há dificuldades de realização de parcerias com distribuidores e exibidores um aumento significativo na inclusão de filmes nacionais na TV aberta e no mercado de home vídeo a existência de incentivo publico de valor relevante para o setor,

IPT

Produção no Brasil IPT Totalmente baseada em incentivos Bilheteria longa metragem (1995 a 2004) = R$ 407 milhões Captação longa metragem (1995 a 2004) = R$ 380 milhões Dispersão na captação tempo médio de captação: 2 a 3 anos 489 projetos em captação em dezembro 2004 (66% dos projetos em carteira) IPT

Produção no Brasil IPT Indicadores da dispersão Média de filmes por produtora = 1,74 (95/2004) Máximo de filmes por produtora = 12 (95/2004) Patrocínio 19% empresas privadas, 81% estatais (95/2004) R$ 1.056.845.743,45 autorizados (LM, dez 2004) R$ 116.865.515,00 captados (LM, dez 2004) 455 projetos (LM, dez, 2004) IPT

IPT

IPT

IPT

Teoria de Carteiras IPT As carteiras de produtos são adotadas por inúmeras razões, entre elas: Otimização do uso de equipamentos e insumos comuns (economias de escopo) Economias de escala de canais de distribuição Redução do risco dos negócios IPT No caso do cinema, estas três características estão presentes

CARTEIRA DE PRODUÇÃO Formação de grupos de dez produtoras para a produção de 1 filme de até um milhão de reais, por ano, por produtora. Industrializar a produção para aproveitamento de mão de obra, insumos e serviços de terceiros em escala anual, visando através de negociações uma remuneração mais freqüente para os profissionais e descontos significativos na produção. Captação de recursos de forma conjunta Os projetos audiovisuais são individuais, previamente aprovados pelo grupo, A movimentação de recursos e prestação de contas é individual e responsabilidade exclusiva de cada produtora, A contabilidade é administrada por cada produtora, com supervisão do grupo e auditoria independente.

CONSELHO DELIBERATIVO 3 representantes das produtoras 1 representante da Ancine 1 representante da SAV-MINC 1 representante da CVM 1 representante da distribuição 1 representante da exibição 1 representante ABEPC

FUNÇÕES DO CONSELHO DELIBERATIVO Avaliar os projetos escolhidos por cada produtora. Sugerir estratégias de comercialização para os filmes produzidos. Estabelecer linhas de atuação para continuidade da carteira de produção Fomentar a formação de outros grupos de carteira de produção Representar politicamente o grupo.

COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO Diretor executivo Diretor administrativo Diretor de relações externas

ESTRUTURA Produção em economia de escopo Uma equipe trabalhando de forma reduzida Parceria com empresas de infra-estrutura, terceirização da “equipe da pesada” Parceria com empresas de insumos cinematográficos Cada filme será viabilizado no seguinte cronograma: até 7 semanas de pré-produção até 5 semanas de filmagem até 14 semanas de finalização Total de 26 semanas 1 filme por ano para cada participante Filmado em 4 por um

ESTRUTURA Duração média de 80 minutos 80 latas de negativo por filme 800 latas por ano Edição digital Janela 1:85 Som ótico Som e mixagem dolby Telecinagem anamorfica e full screen Cópia zero

ESTRUTURA - EQUIPE Produtor executivo Diretor de produção Produtor de Set Produtor de elenco Assistente - produtor de locação Assistente - produtor de frente Assistente - produtor de finalização 2 assistentes de produção Diretor Primeiro assistente de direção Continuista Diretor de fotografia Primeiro assistente de câmera Operador de stedcam Eletricista e assistente Maquinista Contra-regra Diretor de arte Produtor de arte Cenógrafo/cenotécnico Figurinista Costureira Camareira Maquiadora Cabeleireira 3 motoristas Estagiário produção Estagiário direção Estagiário finalização Total equipe no set 25 pessoas

ESTRUTURA - ELENCO Verba total R$ 150.000,00 Até 3 atores principais – cachê R$ 20.000,00 Até 10 atores secundários – cachê R$ 5.000,00 Até 30 atores pequenos papeis – cachê R$ 1.000,00 Figuração - verba variável de R$ 10.000,00

ESTRUTURA - EQUIPAMENTOS 50 semanas cada – 2 semanas de deslocamento Uma Câmera completa Um steadycam Um equipamento de Captação de áudio Maquinaria básica Iluminação de 20.000 watts Aluguel eventual - gerador para externa.

ESTRUTURA - TRANSPORTE Uma van para imagem. Um caminhão de elétrica e maquinaria. Três van’s para equipe e elenco. Três automóveis para pré e pós. Aluguel eventual - ônibus para figuração.

ORÇAMENTO INDIVIDUAL Material Sensível 60.000,00 Equipamento 35 mm 75.000,00 Equipamento elétrica 25.000,00 Maquinaria 20.000,00 Equipamentos de Som 10.000,00 Laboratório 1º fase 20.000,00 Laboratório 2º fase 45.000,00 Laboratório 3º fase - 6 cópias e outros 55.000,00 Estúdio de som / efeitos sonoros 35.000,00 Pacote Musical 30.000,00 Sub-total 375.000,00 (37,5%)

ORÇAMENTO INDIVIDUAL custos variáveis Desenvolvimento 25.000,00 Pré-produção 50.000,00 Equipe 110.000,00 Elenco 150.000,00 Projeto de arte 80.000,00 Encargos, seguros e tributos 60.000,00 Verba produção/ outras despesas 150.000,00 Sub-total 625.000,00 (62,5%)

FORMAS DE OPERAÇÃO Acordos com fornecedores: locadores de equipamentos para iluminação, maquinário, som direto e câmara; estúdios; finalizadoras de som e imagem; laboratórios cinematográficos e material sensível Os participantes da Carteira se obrigam a creditar todos os incentivadores e patrocinadores em cada filme produzido. Capitalização através da venda de quotas em dinheiro; Abertura de FUNCINES para atender a projetos de produção, distribuição e exibição.

CAPTAÇÃO DE RECURSOS Lei Audiovisual - seis milhões e seiscentos mil reais. Artigo 3º - um milhão e quinhentos mil reais. Co-produção com fornecedores. Financiamento através do Procult – BNDES – dois milhões – investimento da produtora. Financiamento através do Procult – BNDES - um milhão para capital de giro e desenvolvimento da carteira.

PROCULT Endividamento de cada empresa: Garantias: 100 mil reais para recursos próprios 50 mil para desenvolvimento de projetos Garantias: Bens 25 mil reais. Participação na bilheteria 10% até 100 mil. Fundo perdido 25 mil reais.

INVESTIMENTOS, PARTICIPAÇÕES E COMISSÕES Recursos próprios R$ 100.000,00 20% nos dois primeiros anos e 50% no restante Lei Audiovisual R$ 660.000,00 30% durante 2 anos Captação e colocação 60.000,00 Art. 3º R$ 150.000,00 15% co-produção Laboratório R$ 50.000,00 70.000,00 – pagamento direto 5% co-produção Elétrica e Imagem R$ 50.000,00 70.000,00– pagamento direto Televisão Aberta R$ 50.000,00 150.000,00 em mídia 5% + direito de exibição Reaplicação: 15% na carteira de produção Equipe artística: 5% - roteiro, direção e outros

Público Esperado por Janela de Exibição Cinema Nacional 260.000 DVD Aluguel 650.000 DVD Venda 66.750 PPV 42.000 TV Fechada 1.800.000 TV Aberta 45.000.000

DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS PERFOMANCE REALISTA DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS ITENS   RECEITAS CUSTOS RESULTADO % Cinema 1.798.500,00 1.052.408,78 746.091,22 41,48% DVD SELL 450.000,00 276.150,00 173.850,00 38,63% DVD RENTAL 1.500.000,00 905.069,06 594.930,94 39,66% Pay per View 10.725,00 1.400,00 9.325,00 86,95% Pay TV 33.450,00 2.000,00 31.450,00 94,02% Free TV 282.500,00 280.500,00 99,29% INTER I 139.425,00 30.000,00 109.425,00 78,48% INTER II 27.885,00 10.000,00 17.885,00 64,14% Total em R$ 4.242.485,00 2.279.027,84 1.963.457,16 46,28% Total em US$ 1.977.848,48 1.062.483,84 915.364,64

JOINT VENTURE A Joint Venture é um instrumento jurídico que estabelece as regras de relacionamento entre duas ou mais empresas, sem interferir na estrutura societária, restringindo-se aos aspectos operacionais. Normalmente é celebrada entre duas empresas visando a troca ou transferência de tecnologia, experiências e realização de operações de forma conjunta.

As visões positivas de uma joint-venture a) não há participação societária, mas tão somente um relacionamento operacional, com prazo determinado, que pode ser prorrogado segundo vontade das partes; b) a empresa menos desenvolvida recebe apoio da mais desenvolvida por aporte de tecnologia, conhecimento e acesso a novos mercados, etc. c) obrigam a empresa a ajustar-se a uma nova realidade e adotar práticas de gestão mais eficazes; d) ensinam a compartilhar conhecimentos e experiências.

As visões negativas a) a empresa não tem cultura para conviver com terceiros no seu processo de administração; b) o parceiro não é bem escolhido, criando risco de investimentos sem retorno; c) abertura da empresa a terceiros sem uma garantia de continuidade; d) a joint-venture não agrega nada de especial a empresa.

Associação ou Join Venture PREPARAÇÃO: - Avaliação de duas ou mais empresas - Busca de sinergias e benefícios que a transação trará para as empresas envolvidas - Preparação da Proposta de Associação - Sugestão da estratégia de associação ou Joint Venture ABORDAGEM: - Contato com os potenciais sócios - Apresentação genérica para os novos sócios - Assinatura de um termo de confidencialidade - Disponibilização de uma cópia da Proposta de Associação. NEGOCIAÇÃO: - Negociação das avaliações e valores das empresas envolvidas. EXECUÇÃO -Assessoria para a empresa e seus advogados na interação com auditores e advogados. - Acompanhamento dos elementos negociais, detalhes jurídicos, contábeis e fiscais da operação - Assessoria na elaboração dos contratos de compra e venda e acordos entre acionistas.

Joint venture ou empreendimento conjunto associação de empresas, não definitiva e com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio(s), sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica. Difere da sociedade comercial (partnership) porque se relaciona a um único projeto cuja associação é dissolvida automaticamente após o seu término.