JOGOS TRADICIONAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REGULAMENTO TÉCNICO - DF
Advertisements

Trabalho de Educação Física
ERGONOMIA? Só se for no DIA-A-DIA!!!.
ANDEBOL.
IRB anuncia fase de implementação mundial das Variações Experimentais às Leis (VEL), entrando em vigor a partir do dia 1 de Agosto de DTA / C.A.
Como se avalia a condição física?
Saltos.
Corridas planas.
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
Os principais movimentos da capoeira
O FUTSAL.
REGRAS DE F U T S A L.
HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
ATLETISMO Componentes:Ândrea Paim,Camila soares,Daliza Ribeiro,verônica Saldanha. Turma:1°d Prof: Camila.
Jogos esportivos ARREMESSO DE PESO.
ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo
Jogos Tradicionais Infantis Açores
Regras de lançamento e arremesso de: Disco, Dardo, Peso e Martelo
Trabalho de Educação Física
PATINAGEM Programa do 1º Ciclo
Jogos Tradicionais Portugueses
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA Instituto Federal Farroupilha
REVISÃO EDUCAÇÃO FÍSICA 7º ANO.
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
I P C A AGNALDO TREINAMENTOS S A E Ç G N U A R.
JOGOS DE ESCALADA.
ATLETISMO.
BRINQUEDOS dos brinquedos A alegre história.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
OBA, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS!!.
Floreios (acrobacias)
Jogos Tradicionais Portugueses.
A ação do corpo Deve contribuir para a realização de movimentos para a frente e em linha reta, os pés sempre apontados para adiante, os quadris e os ombros.
Basquete.
Curso Profissional Técnico de Multimédia – turma M
Voleibol Curso Profissional Técnico de Multimédia Educação Física
Regras Básicas do Voleibol
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
JOGOS TRADICIONAIS.
As regras do jogo Basquetebol por Pedro Trigo Araújo.
O ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por sete jogadores mais cinco suplentes. O campo.
METODOLOGIA DE ENSINO DO HANDEBOL I
Jogos tradicionais portugueses
OFICINA DE JOGOS.
BASQUETEBOL.
ESCOLA SECUNDÁRIA DA LOUSÃ
Dia do Idoso 2 de Novembro de 2011.
Desenvolvimento Psicomotor
Regras de Basquetebol E.B. 2,3 Caldas das Taipas.
Grupo de Estágio de Educação Física 2013/2014
Basquetebol.
Profª. Maria Helena Carvalho
MALHA: aspectos históricos, características da modalidade, regras, benefícios decorrentes da prática. Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino.
VOLEIBOL.
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
Escola Marcelino Mesquita
Violações INFRACÇÃO ÀS REGRAS = PERDA DA POSSE DE BOLA
As Técnicas Básicas do Volley
ATLETISMO REVEZAMENTO.
PATINAGEM Programa do 2º Ciclo
Voleibol.
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
Lançamentos e Arremessos
Fundamentos do Voleibol
Atletismo Educação Física
Trabalho realizado por: -Mariana Madaleno -Marta Otero -Raquel Santos.
Trabalho Realizado por: Jorge Rodrigues Escola Básica Integrada da Boa Água.
TÉNIS.
Trabalho realizado por: Guilherme Gaspar Tomás Ventura Pedro Martins
Transcrição da apresentação:

JOGOS TRADICIONAIS

INTRODUÇÃO Neste ponto do projecto vamos abordar os vários jogos tradicionais do Ribatejo. Vamos apresentar a forma como são jogados, o número de jogadores e o material.

Jogo da Tracção á corda Material: 1 corda e 1 lenço (deverá estar atado a meio da corda). Jogadores: 2 equipas com o mesmo número de jogadores cada uma. Jogo: Num terreno plano e livre de obstáculos, duas equipas com forças equivalentes, seguram, uma de cada lado e à mesma distância do lenço, uma corda.  Entre as equipas, antes de começar o jogo, traça-se ao meio uma linha no chão. O jogo consiste em cada equipa puxar a corda para o seu lado, ganhando aquela que conseguir arrastar a outra até o primeiro jogador ultrapassar a marca no chão. É também atribuída a derrota a uma equipa se os seus elementos caírem ou largarem a corda. Não é permitido enrolar a corda no corpo ou fazer buracos no solo para fincar os pés.

Jogo da Corrida de Sacos Material: Sacos de serapilheira ou plástico grosso, em número igual ao dos participantes Jogadores: número variável. Jogo: É marcado um percurso no chão com uma linha de partida e uma meta. Todos os concorrentes se colocam atrás da linha de partida. Ao sinal de partida, cada um entra para dentro do seu saco, segura as abas com as mãos e desloca-se em direcção à meta. Ganha aquele que chegar primeiro. Variantes: Equipas de três jogadores, colocando-se dois lado a lado, o terceiro enfia as pernas nos sacos onde os outros já se encontram metidos (um em cada saco), abraçando-os. As restantes regras são iguais às da corrida individual.

Jogo das Andas Material: um par de andas por participante. A altura mínima para o apoio dos pés deverá ser de 30 cm. Jogadores: número variável. Jogo: Após definido o percurso e a distância da corrida, os participantes colocam-se atrás da linha de partida. Após o sinal de partida colocam-se em cima das andas e deslocam-se em direcção da chegada, sendo que caso caiam das andas devem voltar ao ponto de partida. O primeiro a cruzar a linha de chegada é o vencedor. Caso existam muitos participantes, o jogo é realiza-se por eliminatórias, até apurar o vencedor final

Jogo da Ferradura Material: Uma ferradura e paulitos (com cerca de palmo e meio de altura) Jogadores: mínimo dois jogadores Jogo: Este jogo consiste em lançar uma ferradura de modo a que esta fique encaixada pela sua abertura num paulito bem fixo no terreno, para que este não seja derrubado quando a ferradura se encaixa nele. Os paulitos encontram-se a uma distância de 10 a 12 metros. Esta distância varia consoante a convenção prévia dos jogadores e pode mesmo aumentar no último jogo, quando as equipas estão empatadas para aumentar a dificuldade. Cada ferradura que encaixe no paulito conta 5 pontos para a equipa (ou jogadores, no caso de jogo de pares); 3 pontos para a ferradura que fica mais próxima do paulito. O jogo termina quando um jogador ou uma equipa somar 30 pontos. Cada jogador dispõe de 2 a 5 ferraduras que pode lançar seguida ou alternadamente.

Jogo da Cabra Cega Os participantes serão vendados os olhos. Dispõem de uma tentativa para acertar com o pau nas cantarinhas, dispostas a 10m do local da partida. Noutra variante, as crianças espalham-se pelo espaço previamente definido e que não pode ser muito grande. A cabra-cega, com os olhos tapados, tenta agarrar uma outra criança qualquer. Todas as crianças se deslocam pelo espaço e aproximando-se e afastando-se da cabra-cega para a desorientar com o ruído dos seus deslocamentos. Quem for agarrado pela cabra-cega passa para o seu lugar. Se a cabra-cega sair do espaço marcado, deve ser avisada. 

Jogo do Pião Material: um pião de madeira e um cordão Jogadores: no mínimo dois Jogo: Depois de envolvido o pião com o cordão, a partir do bico (ferrão), o pião é lançado ao chão com o objectivo de o colocar a girar ou bailar o mais tempo possível. Em alguns casos, consoante as diversas variantes que o jogo pode assumir, desenha-se um círculo no chão, com um diâmetro pelo menos igual ao comprimento da guita e utiliza-se para o efeito o bico do pião. Aí são lançados os piões com o objectivo de retirar do círculo os piões adversários.