Professor: José Tiago Pereira Barbosa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
Advertisements

Carbono nos sistemas aquáticos
Saneamento Básico COAGULAÇÃO
Prof. Dr. José Luiz Miotto
Características do processo de troca
COMPONENTES QUÍMICOS RELACIONADOS COM O METABOLISMO CELULAR
Educação na gestão de Recursos Hídricos Propriedades Da Água
Mol Unidade do Sistema Internacional para quantidade de uma substância. Definição: O mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém uma quantidade.
Regeneração de nutrientes
Relação Solo - Planta.
Microrganismos do solo e o ciclo do carbono
Solo – Definição e Perfis
Alteração e Perfis de Solo
OS TIPOS DE SOLOS.
FISIOLOGIA VEGETAL – Nutrição Vegetal
O solo como fornecedor de nutrientes
CAMPUS PELOTAS - VISCONDE DA GRAÇA Curso: Técnico em Fruticultura
Matéria orgânica: Responsável por uma adequada estrutura do solo.
Composição das Plantas
Ciclos Biogeoquímicos
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ QUÍMICA AMBIENTAL Equipe: Cínthia Bolzan Giacchetta Suzane Rosa.
Química –ENEM jozimar.com
Permeabilidade dos Solos
Substâncias e misturas de substâncias
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Professora: Ana Carolina Braz
DETERMINAÇÃO DO pH DO SOLO
Joyce Alves Pereira Bolsista PIBID Agosto 2010
A chuva é, naturalmente, um pouco ácida!
Métodos gerais de análise
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
Definição - A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo
QUÍMICA DESCRITIVA.
Capítulo 2: Origem e Formação
As séries Orgânicas e as propriedades físicas dos compostos orgânicos
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
INTEMPERISMO Jaboticabal - SP Fonte: Decifrando a Terra.
pH Alcalinidade Acidez
UNIDADE 2 Da Atmosfera ao Oceano
Propriedade periódica dos elementos 1 Grupo: Cinthya Oestreich Silva Felipe Camargo Natale Prof. Élcio Rogério Barrak.
CLASSIFICAÇÃO DO SOLO E RELAÇÃO COM A PAISAGEM
CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DO SOLO
SISTEMA SOLO É composto por três fases bem distintas: sólida, liquida e gasosa Fase sólida e líquida fonte imediata e reservatório de nutrientes Fase gasosa.
Quantidade de água disponível
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
Formação do perfil do solo
Processos de formação do solo
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
CARGAS ELÉTRICAS NO SOLO
Exercício digital 6°ano capítulos 3 e 4
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Matéria Orgânica dos Solos
Metais e Metalurgia Eric Alexsander Poscidônio de Souza Cléderson Vinícios Rosa
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Nutrientes de plantas e conceitos básicos sobre fertilidade do solo
Ciências Naturais – 8.º ano
Química Ambiental INTROUDUÇÃO A QUÍMICA AMBIENTAL.
CLASSIFICAÇÃO GERAL DOS SOLOS E SOLOS DO BRASIL.
INVESTIGANDO OS TIPOS DE SOLOS (CAPÍTULO 08)
PEDOLOGIA Fatores de formação SOLO fauna flora Aspectos químicos Aspectos físicos precipitação temperatura elevação declive Profundidade do lençol freático.
1 Ano Ensino Médio 2º Bimestre Professor: Hugo Vieira
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
ACIDEZ DO SOLO Introdução
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente Poluição Atmosférica 1.
Os tipos de solo A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo - Circulação de água no solo.
Equílibrio Químico.
Para proteger estruturas de aço da corrosão, a indústria utiliza uma técnica chamada galvanização. Um metal bastante utilizado nesse processo é o zinco,
Transcrição da apresentação:

Professor: José Tiago Pereira Barbosa Química dos Solos Professor: José Tiago Pereira Barbosa 2013

Contaminação do solo por resíduos Fenômeno antigo; Na Roma antiga, jazidas de metais eram exploradas e o minério era fundido, poluindo os arredores da zona rural com resíduos das minas; A produção de materiais e produtos químicos na Europa produziu uma poluição substancial;

Contaminação do solo por resíduos A extensão da contaminação e o risco dos materiais descartados se expandiram muito no último século, principalmente após a Segunda Guerra Mundial;

Química básica do solo Os solos são compostos principalmente de partículas sólidas: 90% inorgânicas em natureza; 10% de matéria orgânica e espaços porosos com metade de ar e metade de água;

Química básica do solo – Partículas Inorgânicas As partículas inorgânicas são resíduos do intemperismos das rochas; Quimicamente falando, são principalmente minerais silicatos;

Química básica do solo – Partículas Inorgânicas Unidades estruturais comuns em minerais silicatos

Química básica do solo – Partículas Inorgânicas Ao longo do tempo, o intemperismo de minerais de silicatos de rochas pode envolver reações químicas com água e ácidos. Essas reações produzem substâncias que são denominadas minerais argilosos.

Química básica do solo – Partículas Inorgânicas Um mineral que possui um tamanho de partícula menor que 2µm é definido como sendo componente da fração da argila do solo; Além da argila existem muitos outros tipos de solo; a definição de cada tipo depende do tamanho de partícula;

Química básica do solo – Partículas Inorgânicas O sistema de classificação de solo por tamanho de partículas da Sociedade Internacional de Ciência do Solo

Química básica do solo – Partículas Inorgânicas O tamanho da partícula da areia é grande  densidade baixa e a água corre facilmente pelo seu interior; Solos compostos de argila são densos e possuem drenagem e aeração pobre; O melhor solo para a agricultura possui uma combinação de tipos de solos!

Química básica do solo – Partículas Inorgânicas Teor dos elementos dos componentes minerais dos solos

Química básica do solo – Partículas Inorgânicas As partículas de argila atuam como colóides na água; São menores que as partículas de areia; Os processos mais importantes no solo ocorrem na superfície das partículas coloidais da argila.

Química básica do solo – Partículas Orgânicas Além dos minerais, os outros componentes importantes do solo são matéria orgânica, água e ar; A proporção de cada componente varia de um solo pra outro. A matéria orgânica (1 – 6%), que fornece a cor escura ao solo, consiste no húmus.

Química básica do solo – Partículas Orgânicas O húmus é um material derivado principalmente das plantas fotossintéticas e alguns componentes como celulose que já foram decompostos pelos organismos que vivem no solo.

Química básica do solo – Partículas Orgânicas Em função do processo de decomposição ocorrer nos componentes orgânicos do solo, a concentração de O2 no ar do solo é muitas vezes de apenas 5 – 10% em vez de 20%, e sua concentração de CO2 é normalmente várias centenas de vezes aquela presente na atmosfera.

A acidez e a capacidade de troca de cátion do solo Se o solo na superfície contiver minerais com elementos no estado reduzido, sua oxidação por meio do O2 atmosférico pode produzir um ácido. A chuva ácida proporciona outra fonte de acidez em certas regiões.

A acidez e a capacidade de troca de cátion do solo O pH do solo pode variar num intervalo significativo por muitas razões. Solos em áreas com pouca chuva, mas altas concentrações de Na2CO3, tornam-se básicos por causa da reação: CO32-(aq) + H2O ↔ HCO3-(aq) + OH-(aq)

A acidez e a capacidade de troca de cátion do solo Solos muito básicos para a prática da agricultura podem ser remediados pela adição de enxofre elementar ou de sais de sulfato de Fe (III): 2 S(s) + 3 O2 + 2H2O  4 H+ + 2 SO42- Fe3+ + 3 H2O  Fe(OH)3 (s) + 3 H+

A acidez e a capacidade de troca de cátion do solo Solos muito ácidos para a prática da agricultura podem ser remediados pela utilização da calagem (adição de sais de carbonato), para o aumento do pH.

A acidez e a capacidade de troca de cátion do solo A habilidade para troca de cátions em solos é expressa como capacidade de troca de cátion, CTC, que é definida como a quantidade de cátions que são reversivelmente adsorvidos por unidade de massa (seca) do material.

A acidez e a capacidade de troca de cátion do solo Biologicamente, a troca de cátions pelo solo é o mecanismo pelo qual raízes das plantas obtém íons metálicos como, potássio, cálcio e magnésio. Os processos metabólicos envolvendo as raízes e os micro-organismos do solo são os responsáveis pela acidez dos solo, sendo produzido ácido carbônico (H2CO3)