A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA E O ARRANQUE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Advertisements

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLATERRA 1750.
A Revolução Industrial Séc. XVIII
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro
Revolução Industrial.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Revolução Industrial.
Revolução Industrial o que é uma REVOLUÇÃO?
Países do Norte - desenvolvidos
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Davi Ruschel.
RECONHECER AS PRÉ-CONDIÇÕES DA 1ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Ciência, Tecnologia e Sociedade
Revolução Industrial Revolução ou evolução ?
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Crítica ao conceito revolução.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
Século XIX Educação Nacional.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afecta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Industrialização e Novas Relações de Trabalho
Revolução Industrial Revolução Industrial
Prof. Everton da Silva Correa
Revolução Industrial( )
Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.
MUDANÇA DO ESPAÇO URBANO
Evolução Social do Trabalho
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARTE 1.
MUNDO DO TRABALHO.
Prof. Jeferson C. de Souza
A primeira Revolução Industrial
Revolução Industrial Aluno(a): Cassiane Côrtes Foletto
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Karl Marx e a História da Exploração
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização da produção;
TEMA: O TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARTE 2.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
O QUE É UMA REVOLUÇÃO ? - é uma mudança rápida e profunda que afeta as estruras de uma sociedade. - implica, por outro lado, uma aceleração no ritmo das.
O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SÉCULO XVIII NA INGLATERRA
PURITANOS X ANGLICANOS
Evolução Industrial.
Revolução Industrial na Europa (Séc. XVIII e XIX)
Aula Multimídia.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL É TAMBÉM CONSIDERADA UMA DAS REVOLUÇÕES LIBERAIS-BURGUESAS DA TRANSIÇÃO DA IDADE MODERNA PARA A CONTEMPORÂNEA.
Revolução Industrial Slide já disponível em
AS CIDADES NO PASSADO E O PRESENTE
ANÁLISE DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A partir do século XVIII
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: transformação radical no processo de produção de produtos para o consumo, que provocou mudanças nas estruturas.
UFRN- CERES PIBID - GEOGRAFIA EEAA - ENSINO MÉDIO INOVADOR
O espaço industrial. A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
História | Professora Arluce Dantas Bezerra | 8º ano
ABSOLUTISMO Luís XIV. REVISANDO:  Absolutismo ou Antigo Regime (XVI ao XVIII)  Centralização política (Rei):  Criava leis sem autorização ou aprovação.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Prof° Israel Frois. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Revolução Industrial. O que foi? Onde ocorreu? Conjunto de transformações ocorridas na Europa Ocidental, que substituiu o trabalho artesanal pelo trabalho.
Geografia Rede SESI de Educação.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Aula 66 – Capítulo 32. Antecedentes Revolução Comercial → Expansão dos Mercados + Acumulação de Capitais Burguesia no poder político.
Geohistoriaenem.blogspot.com.br REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DEFINIÇÃO:  TRANSFORMAÇÕES TÉCNICAS, ECONÔMICAS E SOCIAIS QUE ALTERARAM A ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO.
A Revolução Industrial O movimento operário e as ideologias pós-revolução industrial.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

REVISANDO REFORMAS RELIGIOSAS NA INGLATERRA CRESCIMENTO DA BURGUESIA E DOS GENTRY CARTA MAGNA E O PARLAMENTO TENSÃO ENTRE O PARLAMENTO E O REI REVOLUÇÕES E FIM DO ABSOLUTISMO INGLÊS

A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL SIGNIFICOU AUMA TRANSFORMAÇÃO NAS TECNICAS DE PRODUÇÃO, NAS FONTES DE ENERGIA E NAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO.

ARTESANATO O ARTESÃO CONFECCIONAVA A PEÇA TODA E AINDA TINHA A POSSIBILIDADE DE CONTROLAR SEU RITMO DE TRABALHO. PARTICIPAVA DE CADA ETAPA DO PROCESSO PRODUTIVO MANUALMENTE E SEM ALIENAÇÃO QUANTO AO PRODUTO FINAL

MANUFATURA NA MANUFATURA O TRABALHO AINDA É FEITO A MÃO, MAS O AGENTE PRODUTOR NÃO É SOMENTE UMA PESSOA OU FAMÍLIA. À MÃO ELE FAZ UMA PARTE DA PRODUÇÃO

PORQUE NA INGLATERRA? O PAÍS ESTAVA EXPERIMENTANDO ACELERADO CRESCIMENTO POPULACIONAL. DEMANDA DE PRODUTOS FARTURA DE MÃO-DE-OBRA

FATORES DO PIONEIRISMO INGLÊS INSERÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS NA AGRICULTURA POPULAÇÃO MELHOR ALIMENTADA MENOS MÃO-DE-OBRA AGRÍCOLA

FATORES DO PIONEIRISMO INGLÊS RIQUEZA DE RECURSOS CARVÃO MINERAL – BARATO E EM ABUNDÂNCIA

FATORES DO PIONEIRISMO INGLÊS DOMÍNIO DO TRANSPORTE MARÍTIMO E FLUVIAL POSSUIA COLÔNIAS MENTALIDADE BURGUESA CERCAMENTOS

CERCAMENTOS O desenvolvimento da manufatura têxtil de lã no norte da Europa induziu muitos membros da baixa nobreza inglesa e pequenos proprietários livres a expulsar os servos e trabalhadores dedicados à pratica agrícola e a transformar essas terras em pastagens de ovelhas.

MAQUINOFATURA A PRUÇÃO É FEITA EM LARGA ESCALA COM O USO DE MÁQUINAS, O TRABALHADOR PARTICIPA, NÃO MAIS MANUALMENTE APENAS DE UMA ETAPA DA PRODUÇÃO E ESTÁ ALIENADO DO PRODUTO

MAQUINOFATURA

TECNOLOGIAS Máquina de drenagem de água

TECNOLOGIAS Máquina a vapor

DEMAIS TECNOLOGIAS BARCO A VAPOR 1807 – Robert Fulton Ferrovia Locomotiva a vapor

CONSEQUÊNCIAS GRANDE CRESCIMENTO NA PRODUÇÃO. AUMENTO DAS CIDADES E DA POPULAÇÃO PASSAGEM DA SOCIEDADE AGRÍCOLA PARA INDUSTRIAL DIVISÃO DO TRABALHO LIBERALISMO INDUSTRIAL

A evolução do processo de transformação de matérias-primas em produtos acabados ocorreu em três estágios: artesanato, manufatura e maquinofatura. Um desses estágios foi o artesanato, em que se a) trabalhava conforme o ritmo das máquinas e de maneira padronizada. b) trabalhava geralmente sem o uso de máquinas e de modo diferente do modelo de produção em série. c) empregavam fontes de energia abundantes para o funcionamento das máquinas. d) realizava parte da produção por cada operário, com uso de máquinas e trabalho assalariado. e) faziam interferências do processo produtivo por técnicos e gerentes com vistas a determinar o ritmo de produção.

"O fato relevante do período entre 1790 e 1830 é a formação da classe operária". "Os vinte e cinco anos após 1795 podem ser considerados como os anos da contra-revolução". [Durante esse período] "o povo foi submetido, simultaneamente, à intensificação de duas formas intoleráveis de relação: a exploração econômica e a opressão política." Essas frases, extraídas de A FORMAÇÃO DA CLASSE OPERÁRIA INGLESA do historiador E. P. Thompson, relacionam-se ao quadro histórico decisivo na formação do mundo contemporâneo, no qual se situam a) a revolução comercial e a reforma protestante. b) o feudalismo e o liberalismo. c) a revolução industrial e a revolução francesa. d) o capitalismo e a contra-reforma. e) o socialismo e a revolução russa.

Sobre a inovação tecnológica no sistema fabril na Inglaterra do século XVIII, é correto afirmar que ela: a) foi adotada não somente para promover maior eficácia da produção, como também para realizar a dominação capitalista, na medida que as máquinas submeteram os trabalhadores a formas autoritárias de disciplina e a uma determinada hierarquia. b) ocorreu graças ao investimento em pesquisa tecnológica de ponta, feito pelos industriais que participaram da Revolução Industrial. c) nasceu do apoio dado pelo Estado à pesquisa nas universidades. d) deu-se dentro das fábricas, cujos proprietários estimulavam os operários a desenvolver novas tecnologias. e) foi única e exclusivamente o produto da genialidade de algumas gerações de inventores, tendo sido adotada pelos industriais que estavam interessados em aumentar a produção e, por conseguinte, os lucros.

Identifique, entre as afirmativas a seguir, a que se refere a conseqüências da Revolução Industrial: a) redução do processo de urbanização, aumento da população dos campos e sensível êxodo urbano. b) maior divisão técnica do trabalho, utilização constante de máquinas e afirmação do capitalismo como modo de produção dominante. c) declínio do proletariado como classe na nova estrutura social, valorização das corporações e manufaturas. d) formação, nos grandes centros de produção, das associações de operários denominadas "trade unions", que promoveram a conciliação entre patrões e empregados. e) manutenção da estrutura das grandes propriedades, com as terras comunais, e da garantia plena dos direitos dos arrendatários agrícolas.

Dentre as conseqüências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar: a) o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho. b) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico. c) a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção. d) a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser também, uma instituição geradora de empregos. e) o desenvolvimento de indústrias petroquímicas favorecendo a organização do mercado de trabalho, de maneira a assegurar emprego a todos os assalariados.