Métodos Experimentais em Energia e Ambiente

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luz É a energia que se propaga por ondas eletromagnéticas.
Advertisements

COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS
Coordenadas geográficas
ONDULATÓRIA INTRODUÇÃO.
2 de Junho de 2005Conclusão1 Pedro Barahona DI/FCT/UNL Junho 2005.
1 Conclusão DI/FCT/UNL 1º Semestre 2004/ Ciclos de Simulação A técnica usada no exemplo da queda livre pode ser utilizada para trajectórias a duas.
Capítulo 3 - Aplicações das Derivadas
1 Interferência 5a feira - 25/09/ Experimento de Young.
Difração Terça-feira, 30/09/2008.
Capítulo 35 - Interferência
Prof.: Raphael Carvalho
ESTUDO DA REFLEXÃO E ESPELHO PLANO
Capítulo 36 Interferência.
Capítulo 36 Interferência.
Capítulo 37 Difração.
O que você deve saber sobre
Visão Computacional Imagem: Reflexão
Óptica Geométrica Estuda a propagação da luz sem preocupar-se
Iluminação e FotoRealismo: Ray Tracing Distribuído Luís Paulo Peixoto dos Santos
Prof.: Raphael Carvalho
PHASE DOPPLER ANEMOMETRY
Espelho atrás da maquina Plano de Papel Laminado ou Espelho
ÓPTICA FÍSICA: Estuda os fenômenos luminosos cuja explicação depende das teorias relativas á natureza da luz (onda ou partícula). GEOMÉTRICA: Estuda os.
Professor: Diones Charles
Capítulo 36 - Difração.
ONDAS IVAN SANTOS. Podemos definir onda como uma variação de uma grandeza física que se propaga no espaço. É um distúrbio que se propaga e pode levar.
Cap Interferência A luz como onda; Interferência;
Cap Difração Teoria ondulatória da luz;
Sistemas de Aquisição e Processamento de Dados
L.D.V.(Laser Doppler Velocimetry) P.D.A.(Phase Doppler Anemometry)
Laser Doppler Anemometry
HOLOGRAFIA Francisco P.S.C.Gil.
Função de uma Variável Aleatória
Aluno: Ubiratan Custódio Prof.: Homero Schiabel Abril de 2007
TEORIA CINÉTICA DOS GASES Moléculas que colidem com a parede é
Óptica Física: Interferência e Difração
Visão Computacional Formação da Imagem
3 Óptica Geométrica.
Ondas.
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
Fontes primárias As fontes primárias são aquelas que possuem luz própria. São chamadas também de corpos luminosos.
Aula Teórica 2 Difusividade e Fluxo Difusivo.
FÍSICA E PSICOFÍSICA - ondas -
FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES.
Movimento Ondulatório
Equipamentos de captura

Lentes esféricas Giovanni Ávila Física.
Difração Definição: Fenômeno que se produz quando as ondas qualquer que seja a sua natureza, encontram obstáculos ou aberturas cujas dimensões são da ordem.
Aula-3 Interferência Física Geral IV, F 428.
MOVIMENTO ONDULATÓRIO
Margem de Fase e Margem de Ganho
Lentes e Aberturas Lentes de vidro – comprimento focal fixo
LUZ.
Reflexão 1.ª Lei da Reflexão: o raio incidente, a normal à superfície de separação no ponto de incidência e o raio reflectido estão todos contidos no mesmo.
Holografia e Ondas de Luz.
MOVIMENTO ONDULATÓRIO
Detecção remota: fundamentos
Detecção remota: fundamentos
MOVIMENTO ONDULATÓRIO
Paulo Costa 10ºM, nº16 Física Curso Profissional Técnico de Multimédia
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
Professor: Diones Charles
QUE O JOGO COMECE.
Fenómeno óptico que ocorre quando a radiação que incide sobre uma superfície é reenviada para o mesmo meio de onde provinha. Meio 2 Meio 1.
: Comunicações a longas distâncias UNIDADE 2 : Comunicações a longas distâncias Propriedades das Ondas: Reflexão; Refracção; Reflexão Total e Difracção.
BOM DIA E BEM VINDOS!. AULA I ÓTICA (FGE 160) Prof. Sidney Leal da Silva.
Hidrodinâmica Aula 09 (1 0 Sem./2016) 1. O Teorema do Momentum 2.
ÓPTICA GEOMÉTRICA e FORMAÇÃO DE IMAGENS
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Transcrição da apresentação:

Métodos Experimentais em Energia e Ambiente Diagnóstico de Sprays por Difracção Laser. Mestrando: Luis Ferreira Duarte IST, 24 de Novembro de 2003

Técnicas Fotográficas em processo de escoamento a duas fases Este slide mostra um dispositivo para fotografar spays onde se destaca a fonte de luz, os condensadores (lentes 1 e 2 ), o atomizador e a câmara fotográfica (polaroid). Uma grande desvantagem deste método é o erro na contagem, erros no intervalo –17% a 13% já foram contabilizados por Watson e Mulford em 1954. Foram introduzidos sistemas automáticos e semi-automáticos ligados a microprocessadores para eliminar estes erros de contagem e conseguiu-se em larga medida. Por estas técnicas consegue-se medir aproximadamente até 5 microns.

Técnicas Holográficas de processamento de imagem O Holograma é o resultado da interferência de uma luz lazer coerente e monocromática a partir do campo das partículas. O tempo de iluminação da partícula depende da velocidade e do diâmetro da partícula desde que a partícula não se desloque de uma dimensão superior a um décimo do seu diâmetro durante a exposição. Diferente da fotografia por registar imagens a três dimensões Este slide mostra o sistema em linha de gravação da imagem através de uma luz lazer pulsada e de um lazer de onda contínua

Dispositivo do Laser Doppler Anemometria (LDA) Nos sistema LDA da qual a interferometria é uma extensão, o tamanho e a velocidade das partículas pode ser registado. Dois raios de luz não paralelos são obrigados a convergir no volume de medida, caso de um spay. Na intercepção dos dois raios forma-se uma franja e uma partícula passando por esta franja dispersa a luz e usa a visibilidade do sinal que se define como:   A frequência do sinal de Doppler depende do espaço entre as franjas e da velocidade das partículas. A visibilidade V como função do diâmetro das partículas d e do espaço entre as franjas  demonstrou-se ser: onde J1 é a função de Bessel de primeira ordem e “lambda” é o comprimento de onda da luz. O volume medido é cerca de 1 mm3 .

Típica explosão de Doppler Este slide mostra-nos o comportamento do sinal de Doppler e a distribuição Gaussiana da intensidade de luz (energia). Pode-se ver como se determina a intensidade máxima e mínima no cálculo da visibilidade.

Distribuição Gaussiana da energia no cruzamento de dois raios. Mostra-nos que é crítica na distribuição Gaussiana da energia quando a partícula passa no centro do volume de teste. Uma partícula larga passando pelo bordo da franja pode ter o mesmo sinal Doppler de que uma pequena partícula passando pelo centro, este problema existe e não depende da concentração do campo das partículas. Este problema foi resolvido através da utilização de um LDA a duas cores (verde e azul ). Se o sinal é recebido pelo volume de validação azul então assume-se que passa pelo centro do volume de medida verde

Teoria da difracção e dimensionamento de partículas Teoria da difracção e dimensionamento de partículas. Teoria de Fraunhofer. Pela avaliação do integral da difracção de Fraunhofer, a intensidade da luz difractada pode ser analisada, para uma partícula de raio a, através da relação: onde I(0) é a intensidade ao centro da difracção, J1 é a função de Bessel de primeira ordem e X é um parâmetro de dimensão dado por: onde f é o comprimento focal da colecção de lentes, S é a distância radial na direcção do plano focal. A figura mostra-nos a intensidade relativa em função do parâmetro de dimensão X, onde se vê um conjunto de máximos e mínimos que estão relacionados a picos e a intensidades zero, fisicamente aparecem uma série de anéis concêntricos claros e escuros.

Distribuição da Energia na difracção Lazer Como se torna difícil medir e relacionar a intensidade da luz ao tamanho das partículas, relaciona-se a energia da luz com o raio dos anéis do fotodectetor da seguinte forma:   onde o valor de X1 e X2 é já conhecido. E é a energia incidente na partícula que é proporcional a área transversal da partícula de raio a e a intensidade do raio incidente Io. Para N partículas do mesmo tamanho, o total da energia incidente nas partículas pode ser escrito: e o número de partículas N está relacionada ao peso da partícula W da seguinte forma: Na figura os pontos de inflecção da curva de energia total correspondem aos máximos e mínimos na curva da distribuição da energia, representando as bandas claras e escuras.

Esquema óptico para uma técnica de difracção Lazer A técnica colecta a luz difractada por um campo de partículas usando um esquema de anéis fotodectectores concêntricos. Cada anel corresponde a uma banda de dimensões definidas, dependendo da distância focal e da colecção de lentes empregues. Usando diferentes comprimentos focais, gotas ou partículas entre 0,2 e 2000 microns podem ser medidas. Este dispositivo existe no Laboratório de Combustão no departamento de mecânica e resultado será apresentado no final da exposição em relação à casca de arroz.

Difracção Anómala Na Difracção Lazer o índice de refracção é muito maior que a unidade em virtude das partículas serem opacas, mas em muitas aplicações as partículas são pequenas e opticamente transparentes e o índice de refracção é menor que a unidade e o modelo da difracção é o resultado da interferência entre a luz difractada e a luz transmitida o que origina o efeito e a discrepância no gráfico apresentado, sendo que a energia é muito maior na difracção anómala para uma certa gama de anéis como resultado da soma da energia transmitida.

Difracção anómala, caso do tamanho das partículas. Pode-se ver a correlação entre o tamanho das partículas e o seu peso no caso da difracção de Fraunhofer e na difracção anómala. A diferença é maior para pequenas partículas aproximando-se as correlações quando elas são maiores.

Diferença nos picos entre o modelo da difracção e a difracção anómala Intensidade e distribuição da energia no caso da difracção anómala em função de  =3. Sendo:  =4 a/ |m-1| Em que a é o raio da partícula, m é o índice de refracção e  é o comprimento de onda da luz.

Discrepância nos picos em comparação com o modelo da difracção Vê-se claramente a oscilação do pico máximo nos dois modelos, sendo que no modelo da difracção ele é constante. A phase lag  é uma função do índice de refracção e do comprimento de onda da luz. A partir de phase lag maior do que 30 pode-se aplicar o modelo de difracção de Fraunhofer.

Comparação entre os pesos na difracção anómala e modelo de Fraunhofer Como se pode ver o slide apresenta o peso da partícula em função do seu tamanho no caso da difracção anómala e no modelo da difracção de Fraunhofer. Praticamente apresentam a mesma distribuição para a mesma energia da luz distribuída. Como se vê aumenta o diâmetro da gota o seu peso aumenta, ou seja,há uma correlação positiva e crescente entre o peso e o diâmetro das gotas.

Energia em função da obscuridade Este gráfico resulta dos estudos com base no National Bureau of Standards em que se utilizam esferas de vidro para estudar a obscuridade. Mostra-nos a distribuição da energia da luz produzida por uma dada partícula a diferentes concentrações, expressas como percentagem de obscuridade. Quando a luz incidente é dispersa, no caso, o ângulo da dispersão aumenta e a resultante distribuição da energia da luz aparece como se fosse originada por partículas pequenas. Quanto mais aumenta a obscuridade, os secundários máximos e mínimos desaparecem, devido à múltipla dispersão da luz.

Rácios na curva da Energia Mostra como se determina o rácio entre os mínimos e máximos da curva da energia e aqui verficamos que quanto maior for o diâmetro da partícula menos energia dispersa e vice versa. O ângulo de difracção é tanto maior quanto menor for a partícula e necessariamente a sua energia.

Anéis do fotodector. Instrumento de Malvern. Apresenta-se as dimensões dos anéis do fotodetector no medidor de Malvern que existe no laboratório de engenharia mecânica. Como se vê o fotodector tem 31 anéis definidos por um raio interior e exterior concêntricos. São estes anéis que recebem a luz difractada depois de convergir nas lentes de Fourier e permitem medir o tamanho das gotas.

Exemplo de um Instrumento Malvern

Resultados obtidos na medição. Vê-se o diâmetro das partículas em função da percentagem abaixo de uma determinada dimensão. Vê-se claramente que predominam as partículas maiores na medição efectuada na casca de arroz.

Bibliografia utilizada Combustion Measurements. Spray Diagnostics by Lazer Difraction. J.Swithenbank, J. Cao, and A. A. Hamidi www.malvern.co.uk