Apresentação do mestrado em Development Studies no DESTIN, LSE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MUNDO DO TRABALHO NA ATUALIDADE
Advertisements

Avaliações baseadas em Métodos Mistos: Oportunidades e Desafios
SALVADOR, BAHIA, OUTUBRO DE 2011
Campanha Serviço Público de Qualidade
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
O sector petrolífero e a responsabilidade social das
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Cidadania e governança global – ONGs e outras formas de ação.
Desenvolvimento Econômico - Visão Geral
Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas
Políticas para Promoção de Arranjos e Sistemas Produtivos Locais de MPME: Oportunidades e Desafios na Era do Conhecimento Helena M. M. Lastres Cristina.
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
Questões para Formulação, Implementação e Avaliação das Políticas de Saúde 2012-Ana Maria Costa Jorge Lyra.
Cooperação Sul-Sul Magnus Lindelow Brasília, 8 de maio, 2014 Núcleo de Estudos sobre Bioética e Diplomacia em Saúde (Nethis) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
Dimensões da Globalização
Governança e Desenvolvimento
Tendências da Gestão Pública nos Países da OCDE
OBSERVATÓRIOS URBANOS
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Marcelo Viana Estevão de Moraes Secretário de Gestão Maio de 2008
Reformas educacionais na América Latina
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
Teorias Modernas de Gestão
1 Inovação na Gestão e Desenvolvimento Regional 2. Congresso Internacional de Inovação Margarete Maria Gandini Coordenadora-Geral de APLs – DECOI/SDP Porto.
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
UMA INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: AS ORIGENS E A MUDANÇA NA AGENDA DA DISCIPLINA RICHARD DEVETAK INTRODUÇÃO ÀS RELAÇÕES INTERNACIONAIS – UFPE.
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
Introdução a Avaliação de Risco de Comunidade (CRA)
O Programa Minerva Apresentando o programa para os estados brasileiros Uma parceria entre a COGEF e o IBI – Institute of Brazilian Business and Public.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Eixo 2: Estado, Políticas Públicas e Democracia 1ª PARTE
Fundamentos Teóricos da Gestão Pública, Estratégica e Social
O QUE SERVIÇO SOCIAL QUER DIZER
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
ABORDAGEM ECOSSISTÊMICA EM SAÚDE
SIMPÓSIO SOBRE POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Revisão para o Teste I Geografia – 2º Ano.
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
Sociologia Por quê?.
Programa de Pós-grado de Ciências Sociales en Desarollo, Agricultura y Sociedad Profa. Dra. Fátima Portilho
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O Ambiente de Marketing
Fundamentos da Administração Pública
Universidade de Brasília. CDT Criação do CDT Ato da Reitoria nº 011/86 de 24 de Fevereiro de 1986, assinado pelo Reitor Cristovam Buarque. Regimento Interno.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Trabalho decente: um conceito dinâmico com dimensões sociais
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Aula VII – Revisão 1º BIM
Anthony Giddens Principais obras: Conceitos:
O mundo dividido na era da Globalização
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
Segurança Internacional
Tendências atuais do ECLE
CAPITULO :12 DESIGUALDADE E GLOBALIZAÇÃO
Fórum Econômico Mundial e Fórum Social Mundial. Um outro mundo é possível.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
Aula 5 pensamento econômico latino Americano – CEPAL Profa. Eliana.
Transcrição da apresentação:

Apresentação do mestrado em Development Studies no DESTIN, LSE Ana Paula Grether M. Carvalho Carolina Gomma de Azevedo (ex-bolsistas Chevening - FCO)

http://www. lse. ac. uk/collections/DESTIN/study/mscDevelopmentStudies http://www.lse.ac.uk/collections/DESTIN/study/mscDevelopmentStudies.htm

Development Studies Definição: Estudo das problemáticas que atingem os países menos desenvolvidos. Curso abrange questões relacionadas às disciplinas de economia, ciência política, sociologia e antropologia. No curso discutem-se questões ligadas à política econômica, relações internacionais, governo e instituições, pobreza e desigualdade, gênero, meio ambiente, agricultura sustentável, meios de vida, saúde, demografia, regionalismo, guerras e conflitos, ajuda externa, entre outros.

Público Alvo / Egressos Público alvo: profissionais com experiência de trabalho no governo e instituições não-governamentais, administradores técnicos na área de desenvolvimento social, e pessoas interessadas em pesquisar questões ligadas à pobreza. Egressos em geral vão trabalhar no setor governamental de seus países de origem, ONGs ou organizações internacionais.

Cursos oferecidos pelo DESTIN DV400 Development: Theory, History and Policy DV400.1 Philosophical and Methodological Issues in Development Research DV406 Development Management DV407 Poverty DV409 Economic Development Policy

Cursos oferecidos pelo DESTIN DV411 Population and Development: an Analytical Approach DV413 Institutions, Environmental Change and Development DV415 Institutions and the Global Environment DV416 Gender Institutions and Social Development

Cursos oferecidos pelo DESTIN DV417 Global Civil Society DV418 African Development DV420 Complex Emergencies DV421 HIV/AIDS and Other Emerging Health Threats DV422 International Political Economy of Development

Constituição do Mestrado O mestrado em Development Studies tem duração de 1 ano. Disciplina obrigatória: DV400 Development: Theory, History and Policy com duração de 2 sem. Disciplinas eletivas: existe a possibilidade de cursar mais 2 disciplinas de duração de 2 sem.; 1 disciplina de duração de 2 sem. + 2 de duração de 1 sem. ou ainda 4 disciplinas de duração de 1 sem. Além das disciplinas oferecidas pelo DESTIN pode-se cursar disciplinas eletivas nos Departamentos de Antropologia, Demografia, História Econômica, Governo, Geografia , Sistema de Informações, Relações Internacionais, Administração, Política Social, Sociologia, Direito e Gênero.

Método de Ensino Lectures Seminars Avaliação: Um a dois Trabalhos (Essays) por matéria Provas Dissertação Final

DV400 Development: Theory, History and Policy O conteúdo do curso discorre sobre os conceitos de ‘desenvolvimento’, questões éticas e mudanças sociais. O curso é focado nas definições, causas, consequências e obstáculos para o desenvolvimento considerando as capacidade dos indivíduos/atores sociais. O objetivo do curso é integrar os conceitos e perspectivas de uma série de disciplinas e as tendências atuais do desenvolvimento tanto quanto as mudanças econômicas na história moderna e suas interpretações na teoria sociológica contemporânea. Por fim, o curso avalia criticamente as atuais políticas e práticas de desenvolvimento.

DV400 Development: Theory, History and Policy Temas específicos: a evolução histórica dos paradigmas de desenvolvimento e mudança social O sistema internacional de ‘desenvolvimento’. Globalização e desenvolvimento. Visões institucionais sobre desenvolvimento, papel do Estado, mercado, agências humanitárias internacionais e NGOS como motores da administração do desenvolvimento. Discutem-se as questões chaves relacionadas à política pública, ajuda externa, comércio e setor financeiro internacional, política industrial, pobreza, agricultura e desenvolvimento rural sustentável, saúde, conflitos e ações humanitárias.

DV407 Poverty O curso faz uma análise multidisciplinar, orientada para políticas públicas, da conceitualização, identificação e mensuração da pobreza e desenvolvimento humano. O curso analisa perspectivas alternativas da mensuração da pobreza, métodos de quantificação e identificação incluindo medidas de pobreza absoluta e relativa, capacidades e funcionalidades, dimensões da exclusão social e métodos participativos de avaliação de pobreza.

DV407 Poverty Temas: Discussão Conceitual da Pobreza e dos Pobres Discussão do PIB como mensuração de desenvolvimento de um país Discussão das linhas de pobreza absoluta Indicadores Sociais e o índice de desenvolvimento humano Voz dos Pobres: mensuração participativa da pobreza Exclusão Social, Discriminação, Identidade e Dignidade Paradigma do Trabalho Decente Crises Humanitárias, vulnerabilidade de populações Gênero e a pobreza Analisando os indicadores/medidas de pobreza e sua influência sobre o desenho de políticas públicas para redução de pobreza

DV416 Gender Institutions and Social Development O curso discute a importância das relações de gênero no processo de mudança social e desenvolvimento. O curso revisa as abordagens teóricas de análise das relações de gênero dentro das unidades familiares, comunidades, mercado e estado. Também estuda como a violência, religião e fundamentalismo religioso impactam as mulheres. O curso está centrado no estudo das `mulheres do terceiro mundo´ dentro do discurso acadêmico e político. Atenção é voltada para as mudanças sociais e seus impactos e negociações dentro das unidades familiares e comunidades. Processos políticos, sociais e culturais chaves na África e Sul e Sudeste Asiático são analisados com foco na sua implicação nas relações de gênero. .

DV416 Gender Institutions and Social Development Temas: 1. Quadro Atual e Debates Recentes 2. Teoria Feminista: Evolução, Conceito e Questões 3. Processos Históricos, Colonialismo, Mercado e Desenvolvimento 4. Unidade Familiar, Conceitos e Teoria, Gênero e Meio de Vida 5. Violência Contra Mulheres 6. Gênero, Religião e Ideologia 7. Mercados, recursos, migração e trabalho rural 8. Mercados, urbanização, emprego e setor informal 9. Estado e Política de Gênero

Managing Economic Development O curso trata das teorias de desenvolvimento econômico regional, localização e comércio internacional relacionados ao processo contemporânio da globalização. Tais fenômenos são estudados em relação ao seus efeitos no desenvolvimento, emprego e instituições políticas. O curso considera os principais assuntos relacionados à política regional e industrial incluindo comércio, convergência/divergência, poder corporativo, aprendizado e tecnologia, governância e competição entre localidades. O curso ainda analisa a teoria e da prática de desenvolvimento econômico regional com ênfase na resposta à mudança, estímulo ao desenvolvimento e localização.

Managing Economic Development Temas: Fatos ligados à globalização: a ascendência de governos subnacionais e a divergência econômica. Estratégias implementadas pelos governos para lidar com o processo de globalização e direcionar desenvolvimento Estratégias baseadas na construção de infraestrutura, atração de investimento externo, suporte à produção local, e a promoção de recursos humanos locais Estudo de casos na Europa, EUA, América Latina e Ásia

DV417 Global Civil Society O curso trata dos conceitos históricos de sociedade civil e faz uma revisão da atual ´sociedade civil global´como um uma arena de contestação no contexto de integração e fragmentação associadas à globalização. Após uma revisão do debate contemporânico sobre a sociedade global, o curso se divide em três partes: Teorias clássicas de sociedade civil (Locke, Ferguson, Hegel, Gramsci e os dissidentes do Leste Europeu). Impactos da globalização nas teorias da sociedade civil incluindo diferentes contextos culturais e o relacionamento com guerra e soberania. Estudo dos atores da sociedade civil global como as ONGs e os movimentos nacionalistas, grupos religiosos e o movimento de justiça global.

DV411 Population and Development: an Analytical Approach O curso examina criticamente as diferentes abordagens analíticas para as principais inter-relações entre as mudanças populacionais e o desenvolvimento socio-econômico. O curso se baseia em diversas experiências teóricas e históricas para explorar essas interconeções e os debates sobre população e desenvolvimento O objetivo é fazer um balanço entre o entendimento teórico, conhecimento do processo empírico e implicações para política.

DV411 Population and Development: an Analytical Approach O curso começa com uma revisão da situação demográfica do mundo atual tanto a nível global quanto a nível regional. Então direciona as perspectivas malthusianas e anti-malthsianas baseadas nos relacionamentos vinculando população e crescimento econômico. As experiências são contrastadas tanto em contexto histórico e na experiência contemporânea. O curso pasa então a endereçar as teorias de transição demográficas e suas relações com as teorias e processos de desenvolvimento econômico, urbanização e mudança socio-estrutural. São consideradas as implicações setoriais do crescimento populacional para questões de emprego, poupança e investimento. Saúde, previsões de alimentação mundial, famílias e migração são também examinadas. Argumentos neo-nalthusianos contemporâneos e seus componentes de meio ambiente. Também são considerados.

DV422 International Political Economy of Development O curso examina as relações políticas econômicas “Norte-Sul” focando em como mudanças no âmbito internacional afetam os países em as estratégias a nível nacional dos países em desenvolvimento em sua integração na economia global. O foco na ‘política econômica internacional’ é vasta, incluindo mudanças nas organizações econômicas multilaterais, políticas externas dos principais países do Norte e mudanças estratégicas de corporações de negócios nos países em desenvolvimento. O curso examina os desafios e oportunidades que se apresentam aos países em desenvolvimento pelas mudanças nas regras e procedimentos impostos pelos estudos para regular/desregular a economia internacional desde a 2ª guerra mundial. Enfase particular é dada no entendimento da mudança do papel das grandes corporações na era da “Globalização”. O curso também investiga as respostas para a mudança da economia global incluindo as estratégias das regiões e países mais pobres do mundo (África, Àsia e America Latina), incluindo as estratégias e participação nas organizações econômicas multilaterais e mercados internacionais e o efeito que atores não governamentais têm em formatar a agenda do desenvolvimento.

DV422 International Political Economy of Development As três principais organizações econômicas multilaterais: FMI, Banco Mundial e Organização Internacional do Comércio servem como centro de gravitação para Política Econômica Internacional do Desenvolvimento. Os tópicos chaves do curso são: desigualdade global, ascensão do pensamento econômico neo-liberal, o papel dessas instituições na política internacional e as distintos desafios econômicos e políticos que os países em desenvolvimento enfrentam; as relações entre as organizações econômicas multilaterais e organizações não governamentais, política relacionada aos débitos internacionais, o ambiente institucional do Banco Muncial e a agenda de combate à pobreza, a expansão do escopo da governância dentro da Organização Mundial de Comércio, política global de investimento, adaptação das modelos prevalescentes de governância global para as necessidades dos países em desenvolvimento.