DEONTOLOGIA E ÉTICA BIOÉTICA Módulo I Saul JSemião-Santos DMV -2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conceitos Fundamentais: da Moral à Bioética.
Advertisements

CONCEITO DE MEDICINA LEGAL
Bioética – Fundamentos Básicos Projeto de Ensino
Filosofia grega Ethos : morada do homem.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Bioética e Interdisciplinaridade
Cursos de Graduação na Área de Ciência da Informação Região Centro-Oeste.
PROJETO DE PESQUISA.
Ecologia Profunda. A natureza, cuja evolução é eterna, possui valor em si mesma, independentemente da utilidade econômica que tem para o ser humano que.
Bioética e Complexidade
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS BIOÉTICA E DEONTOLOGIA
BIOÉTICA.
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
ANTROPOCENTRISMO Ecologia Superficial.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
SÓCRATES: (HUMANISMO, UNIVERSALISMO E DOGMATISMO)
CRIAR INVENTAR X MODERNIZAR Perguntas sobre diferenças entre conceitos.
Prof. Dr. Corlett, F.M.F Fundamentos de Agroecologia
EE Dom José de Camargo Barros
EE.Dom José de Camargo Barros
Ética e Bioética. Indicadores de qualidade em Terapia Intensiva
Legislação e Bioética.
Ciência: princípios básicos
EDUCAÇÃO AMBIENTAL (E.A)PARA EDUCADORES
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Aula 09 A pesquisa-ação e a pesquisa participante
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Docente: Enf. Herton Gomes. Turma: R8N – 18 de Setembro de 2013.
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
APRESENTAÇÃO BIODIREITO
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
DEONTOLOGIA E ÉTICA SENCIÊNCIA Saul JSemião-Santos DMV-2011.
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
IMPORTÂNCIA DA INTROPOLOGIA
Bioética e Espiritualidade da Filosofia Budista VIII Congresso Brasileiro de Bioética 23 a 26 de Setembro de 2009 Antonio J. De Araujo Coordenador nacional.
Professor MS Alcidemar Junior
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Profª. Taís Linassi Ruwer
GESTÃO COOPERATIVA COM EQUIPES DE EAD
algumas considerações
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Teoria Geral dos Sistemas
E o Princípio Responsabilidade de Hans Jonas
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
Primeiras Jornadas Científicas Hospital Central de Maputo
Aula 2. História e conceitos da bioética
Metodologia de Pesquisa
Professor: Karina Oliveira Bezerra
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Capítulo 17 Entre o bem e o mal.
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Ciência, tecnologia e sociedade
BIOÉTICA.
Aula 4. Ética do conhecimento Biotecnologia Módulo 2 Prof.ª. Chayane C. de Souza.
Ética Profª: Vanessa Indio 26/04/2017.
 BIOÉTICA Objetivos Definir bioética Descrever a história da bioética Conhecer a influência da bioética no nosso cotidiano   Conteúdos Definição de bioética.
O que é Sociologia?.
CULTURA.
  CULTURA.
MÉTODOS DE PROJETOS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Prof. Gilvan Viana Curso de Pós Graduação.
O Campo da Saúde Coletiva
Quadro1 – Terminologias utilizadas na classificação dos mapas em cartografia sistemática e temática AutorCartografia sistemáticaCartografia temática Raisz.
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ASPECTOS DA LEGISLAÇÃO
A Crise Paradigmática da Ciência segundo Boaventura Sousa dos Santos Athais Goulart Furtado – Estudante de Biblioteconomia e Ciência da Informação na UFSCar.
Universidade de São Paulo Escola de Artes, Ciências e Humanidades Trabalho ministrado pela professora Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias Sociedade,
Transcrição da apresentação:

DEONTOLOGIA E ÉTICA BIOÉTICA Módulo I Saul JSemião-Santos DMV -2011

A PRIMEIRA DEFINIÇÃO DE BIOÉTICA O Prof. Van Rensselaer Potter manifestou preocupação pelo problema ambiental e pela repercussão do modelo de progresso que se difundia na década de 60. O seu pensamento bioético foi claramente influenciado pelas ideias de Aldo Leopold e Albert Schweitzer “Temos uma grande necessidade de uma ética da terra, uma ética para a vida selvagem, uma ética de populações, uma ética de consumo, uma ética urbana, uma ética internacional, uma ética geriátrica e assim por diante … Todas elas envolvem a bioética”.

AS INFLUÊNCIAS DE POTTER BIOÉTICA AS INFLUÊNCIAS DE POTTER “Uma ética que nos obrigue apenas a preocupar-nos com os homens e a sociedade é incompleta. Somente aquela que é universal e nos obriga a cuidar de todos os seres vivos, é que nos coloca verdadeiramente em contacto com o universo e a vontade nele manifestada”. Albert Schweitzer (1875-1965) Prof. Aldo Leopold lançou as bases para a Ética Ecológica, que inspiraria Potter a lançar o termo Bioética, em 1970. Escreveu os 1º(s) textos que abrangiam eticamente os aspetos da vida do planeta (a que Potter mais tarde chamaria de Ética Global ) Aldo Leopold (1887-1948)

O PERCURSO HISTÓRICO DA BIOÉTICA Em 1971, Potter volta a utilizar o termo Bioética para dizer que é “a ponte entre a ciência e as humanidades” Em 1988 Potter elabora nova versão de Bioética: A Bioética Global, isto é: “A Bioética é a combinação da biologia com conhecimentos humanísticos diversos constituindo uma ciência que estabelece um sistema de prioridades médicas e ambientais para uma sobrevivência aceitável”

O PERCURSO HISTÓRICO DA BIOÉTICA Seguiram-se vários autores, entre os quais salientamos: Reich, Roy, Durant, Engelhardt, Comte-Sponville. E surge então: por Potter, em 1998, a definição de Bioética Profunda. Tratou-se de uma aplicação do conceito proposto pelo Prof. Arne Naess (Ecologia Profunda) à Bioética. Definição de Bioética Profunda: é a nova ciência ética que combina a humildade, responsabilidade e uma competência interdisciplinar, intercultural e que potencializa o senso de humanidade.

BIOÉTICA Eis as propostas de Arne Naess e as suas diferenças frente à visão do mundo predominante: VISÃO DO MUNDO ECOLOGIA PROFUNDA Domínio da Natureza Harmonia com a natureza Ambiente natural como recurso para os humanos Toda a Natureza tem valor intrínseco Seres humanos são superiores aos demais seres vivos Igualdade entre as diferentes espécies Crescimento económico e material como base para o crescimento humano Objetivos materiais ao serviço de objetivos maiores de auto-realização Crença em amplas reservas de recursos Planeta tem recursos limitados Progresso e soluções baseadas em alta tecnologia Tecnologia apropriada e ciência não dominante Consumismo Fazendo com o necessário e reciclando Comunidade nacional centralizada Biorregiões e reconhecimento de tradições das minorias

O PERCURSO HISTÓRICO DA BIOÉTICA O CONTRIBUTO DE POTTER O fundamental é notarmos que o que foi importante para Potter foi garantir que se manteriam, em todas as propostas de definições de Bioética, as suas características fundamentais: ampla abrangência, pluralismo, interdisciplinaridade, abertura e incorporação crítica de novos conhecimentos.

O PERCURSO HISTÓRICO DA BIOÉTICA Daí para cá muitos autores têm definido “Bioética” … eis uma das últimas: Onora O’Neill (em: “Autonomy and Trust in Bioethics”. Cambridge: Cambridge, 2002:1), bioética é um campo de encontro para numerosas disciplinas, discursos e organizações envolvidas em questões levantadas por questões éticas, legais e sociais trazidas pelos avanços da medicina, ciência e biotecnologia.