Política dos três Rs (4).

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRABALHANDO PELO MEIO AMBIENTE COM A COLETA SELETIVA
Advertisements

POLUIÇÃO do solo.
Separação de resíduos e Reciclagem
Índice Introdução Como começou? O que é?
APRENDA UM POUCO MAIS SOBRE A COLETA SELETIVA. GRANDE PARTE DAS SUBSTÂNCIAS CONSIDERADAS DANOSAS AO MEIO AMBIENTE E A SAÚDE DO HOMEM VEM DO LIXO.
ALUNO: JUNIOR PROFESSORA JANE
Jogo do Ambiente.
Reciclar é transformar o velho em novo!!!*.
Treinamento COLETA SELETIVA Resíduos Sólidos
Lixo O lixo é uma das maiores fontes de poluição da Terra, e prejudica o meio ambiente, e esta pondo em risco a sobrevivência no planeta. Felipe nº5 Fernando.
O AMBIENTE CIÊNCIAS – 1º BIMESTRE.
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
Treinamentos A questão do lixo.
A Reciclagem Vamos aprender o que reciclar E
Resíduos.
Educação Ambiental: a reciclagem e recuperação de materiais
Tudo aquilo que deitamos fora pode ser reaproveitado.
Trabalho de Área de Projecto – 8ºB
Reciclagem do Vidro.
Materiais recicláveis, Processo de reciclagem
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB2,3 do Pinhão
Agrupamento de Escolas de Alijó
A POLÍTICA DOS 3 R’s.
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
INTERESSE PELA COMUNIDADE SEMEAMOS ESTA IDÉIA COOPERATIVISTA!
Trabalho realizado por John Severino
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
O LIXO UM TESOURO?.
Escola Secundária de Seia “Um dia para aprender, Uma vida para fazer”
PORTUGAL E O MEIO AMBIENTE
Gestão de resíduos perigosos
Agrupamento de Escolas de Alijó Escola EB 2,3 do Pinhão
Impacto da Extração de Matérias Primas da Natureza
Reciclagem de Embalagens.
Professor: José Maria Inácio
Protege a Natureza! Recicla.
Ecoponto: O Que é? Ecoponto
Os 4’Rs.
Lixo Um tesouro.
RESÍDUOS.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Segurança geral e pessoal
Processo de Reciclagem do Vidro
Trabalho por realizado por Lina, Vanessa e Célia
Reciclagem.
Bráulida Fernandes nº5 Jéssica Gomes nº10 Lisandra Maia nº14
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
CIPA 2013/2014.
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
COLETA SELETIVA NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO –
LIXO Um grave problema no mundo moderno
RRR Música: “The 3 R’s” – Mitchel Musso.
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
A decomposição do lixo:
Meio Ambiente.
RECICLAGEM.
SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Coleta Seletiva e Reciclagem
Reciclagem Separação dos resíduos
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Reciclagem.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
Nível I – Jardins-de-infância e 1º ciclo
PRESERVAÇÃO DO AMBIENTE. A qualidade do ambiente próximo O nosso papel na preservação do ambiente A qualidade do ar ÍNDICE.
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Capítulo 7 – Resíduos Sólidos
S EPARAÇÃO E RECICLAGEM Projecto Comenius – Sentsuder Área Projecto 8ºA.
Separação e Reciclagem
Compostagem Doméstica
Transcrição da apresentação:

Política dos três Rs (4)

A política dos 3 Rs resume-se em: Reduzir Reutilizar Reciclar (recuperar) 4R

Reduzir (1º R) Podemos reduzir a quantidade de lixo produzido, que não sejam recicláveis, através da utilização de produtos de longa duração e produtos e granel. Ex. comprar fruta, legumes e vegetais a peso em vez de embalados. Comprar embalagens de grande quantidade em vez de varias pequenas, a fim de evitar o excesso de lixo produzido.

Reutilizar (2º R) Sempre que não é possível reduzir os resíduos domésticos deveremos tentar reutilizá-los. Ficam aqui algumas ideias brilhantes, do que poderemos fazer com resíduos que julgamos inutilizados!

Algumas sugestões para reutilizar

Reciclagem A reciclagem é um termo utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o óleo, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.

O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização. Os recipientes do lixo para reciclagem dividem-se em: Azul: papel/papelão Verde: vidro/vidrão Amarelo: metal e plástico Vermelho: pilhas/pilhão Laranja: oleão

Ecopontos

Reciclagem do vidro

Reciclagem do metal

Reciclagem do papel

Recuperar Recuperar, quando possível, a energia de resíduos que não podem ser reduzidos, reutilizados ou reciclados. Esta é uma opção direccionada maioritariamente para a indústria e inclui opções como a incineração, por exemplo, que através da queima controlada de resíduos produz energia eléctrica.

Resíduos perigosos  Alguns tipos de lixo são mais perigosos do que outros. O lixo perigoso é chamado de resíduos perigosos e consiste de lixo químico, como baterias, produtos de limpeza para pisos e inseticidas. Os resíduos médicos, como as agulhas, as seringas, medicamentos velhos e bandagens (ligaduras) sujas, também podem ser muito perigosos. Os resíduos perigosos podem prejudicar seriamente o meio ambiente e a nossa saúde.

Resíduos tóxicos Alguns resíduos tóxicos são venenosos. Se tocados, este tipo de resíduo pode entrar no nosso corpo e causar câncer (cancro) ou outras doenças. Eles podem causar danos sérios aos bebés antes de nascerem e também podem chegar até o ar, a água e o solo e matar peixes e animais. Os resíduos venenosos provêm de coisas como produtos de limpeza, veneno para ratos e pesticidas. Este tipo de resíduo geralmente traz a figura de uma caveira no recipiente.

Resíduos corrosivos Alguns resíduos perigosos dissolvem quase qualquer coisa que tocarem, até a carne humana. Os resíduos corrosivos provêm de coisas como baterias, produtos de limpeza para canos de esgoto e fornos e produtos de limpeza feitos com amoníaco. Eles geralmente trazem a figura do esqueleto de uma mão no recipiente.

Resíduos inflamáveis Alguns resíduos perigosos podem pegar fogo e soltar fumaça (fumo) tóxica no ar, como, por exemplo, a gasolina, os óleos e os removedores de tinta. Os resíduos inflamáveis geralmente trazem a figura de uma chama no recipiente.

Resíduos explosivos Alguns resíduos perigosos podem explodir, se forem misturados com outras substâncias químicas ou se caírem no chão. Os produtos químicos explosivos encontram-se em latas de spray, na gasolina e nos fluidos para isqueiro. Os resíduos explosivos geralmente trazem a figura de uma bola explodindo no recipiente.  

Se um recipiente tiver qualquer uma destas figuras, trate-o com muito cuidado, pois ele já conteve um material perigoso e pode conter ainda algum resíduo. Nunca queime estes recipientes, porque o calor libera gases e fumaças (fumos) venenosos no ar. Esteja ciente de que, muitas vezes, os recipientes não trazem nenhum sinal de advertência. Os governos por todo o mundo estão lentamente forçando as indústrias a tornarem os resíduos menos perigosos. Neste meio tempo, podemos fazer nossa parte, tratando os resíduos perigosos devidamente. Nunca derrame líquidos tóxicos, tais como óleo de motor, tinta e pesticidas, nos rios ou na pia. Guarde-os separadamente e descubra um local próximo que os receba e os jogue fora com segurança. Isto é muito importante para a nossa saúde e para o meio ambiente.

Quanto tempo leva para o lixo se decompor? Jornal algumas semanas Sapatos de couro até 50 anos Caixas de papelão vários meses Plástico fino até 5 anos Folhas de bananeira algumas semanas Pneus desconhecido Sacolas de plástico 10–20 anos ou até centenas de anos, dependendo do tipo de plástico Metais até 50 anos Latas de alumínio até 80 anos Garrafas de plástico centenas de anos Cacos de vidro milhares de anos

Queres viver?! Reciclar é um dever…

Trabalho realizado por Lina, Vanessa e Célia.