WEBQUEST HISTÓRIA A – 10º ano Profª Elisabete Cristóvão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Renascimento e a Criação Cultural
Advertisements

Capítulo 13 Conteúdos para Avaliação Bimestral: capítulos 11, 12 e 13.
Características Gerais
Humanismo Século XV.
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
RENASCIMENTO CULTURAL (séc. XIV – XVII)
Professor Vander História Idade Moderna
RENASCIMENTO Nas artes Na literatura Na arquitetura No pensamento
Expansão marítimo e comercial européia
Mosteiro dos Jerónimos
Trabalho De Grupo Caracterização Do Século XVI;
Humanismo e individualismo
O RENASCIMENTO EM ITÁLIA
Renascimento : “o rei queria se imortalizar, a nobreza queria sua casa mais bonita e a burguesia , status.” Renascimento Idade Média.
Da Vinci “não dá para alterar”
Grupo: 1 Capítulo: 2 Tema: Renascimento Cultural
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
Pensamento Medieval A cultura medieval se caracterizava pela religiosidade. A Igreja Católica, como vimos, controlava as manifestações culturais e dava.
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
PLANO DE AULA 7ª SÉRIE.
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
O renascimento e a formação da mentalidade moderna
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
Prof. Everton da Silva Correa
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
Web Quest Web quest Renascimento Público alvo 7º ano.
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
A Filosofia Ocidental na Idade Moderna
Webquest - Vulcanismo Março 2011.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
BARROCO.
Acreditavam que estavam fazendo renascer a cultura.
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
O Renascimento XIV - XVI
Organização das aulas Estrutura das aulas Manual Caderno diário
Aspectos físicos de Portugal
À descoberta do ambiente natural
Renascimento.
Renascimento ou Renascença Prof. Fábio Mesquita. Tempo: aproximadamente entre fins do século XIII e meados do século XVII; Período marcado por transformações.
Equipe responsável pela produção
31/7/20151Profª Suzana.  Movimento artístico e científico que ocorreu na Europa, durante a Idade Moderna, nos séculos XIV e XVI.  Recebeu este nome.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Expansão marítimo e comercial européia
Minidicionário Aurélio.
1 Prof. Paulo Leite - BLOG: ospyciu.wordpress.com Na História…
O homem no centro do mundo
O ROMANTISMO WEBQUEST – 11ºano
Profª Ms Patrícia Maria Serrano
Renascimento.
Alunos :Pedro Venicius,Nathan
O que é Sociologia?.
Dualismo Ilustração do dualismo de René Descartes: as sensações são transmitidas pelos órgãos dos sentidos à glândula pineal, no cérebro cerveau, e epois.
TAREFAPROCESSORECURSOSCONCLUSÃOAVALIAÇÃO Luz e cor são inseparáveis. Se não existir luz, não pode haver cor. INTRODUÇÃO.
RENASCIMENTO CULTURAL
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
Docente: Ilídio sebastião História da Arquitectura III Universidade Metodista de Angola Faculdade de Arquitectura e Urbanismo O triunfo da Razão. Revisão.
Barroco.
Transcrição da apresentação:

WEBQUEST HISTÓRIA A – 10º ano Profª Elisabete Cristóvão O RENASCIMENTO "uma nova visão do Mundo e do Homem" introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão WEBQUEST HISTÓRIA A – 10º ano Profª Elisabete Cristóvão

HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão O RENASCIMENTO introdução Nos séculos XV e XVI, a Europa abre-se ao mundo e ultrapassa as crises da Idade Média, iniciando uma época de um dinamismo civilizacional notável - a Época Moderna. É o tempo do Renascimento, movimento cultural iniciado na Itália que, baseado na Antiguidade Clássica, faz do homem o centro do conhecimento, da cultura e da beleza artística, contagiando toda a Europa. É o tempo em que os países ibéricos aportam conhecimento, de experiência feito, de novas terras e novos mares, contribuindo para a vivência universalista da cultura do Renascimento. A proposta de trabalho que vos faço, também é a de partir em viagem… à descoberta deste período da História. Na bagagem devem levar curiosidade, empenho e responsabilidade, pois vão tomar rumos diferentes e a turma conta aprender com a exposição de cada grupo. Cliquem abaixo em tarefas e embarquem! Atenção que devem estar de regresso ao fim de seis aulas! introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão O RENASCIMENTO tarefas O que fazer? Juntar-se a um colega; Escolher um tema ao lado; Realizar uma pesquisa atentamente; Organizar a informação e as atividades realizadas num Portefólio; Ter presente as indicações complementares do Guião de Estudo que lhe foi entregue; Preparar uma apresentação à turma, oralmente, apoiada em powerpoint ou outro suporte com imagens/multimédia. Como começar? Clicar no menu processo em baixo e lançar “mãos à obra”! O ALARGAMENTO DO CONHECIMENTO DO MUNDO A GEOGRAFIA CULTURAL EUROPEIA DE QUATROCENTOS E QUINHENTOS OS CAMINHOS ABERTOS PELOS HUMANISTAS AS ELITES CORTESÃS E BURGUESAS A REINVENÇÃO DAS FORMAS ARTÍSTICAS O RENASCIMENTO PORTUGUÊS introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão O RENASCIMENTO processo Como fazer? Devem clicar sobre o vosso tema e seguir as indicações associadas. O ALARGAMENTO DO CONHECIMENTO DO MUNDO A GEOGRAFIA CULTURAL EUROPEIA DE QUATROCENTOS E QUINHENTOS OS CAMINHOS ABERTOS PELOS HUMANISTAS AS ELITES CORTESÃS E BURGUESAS A REINVENÇÃO DAS FORMAS ARTÍSTICAS O RENASCIMENTO PORTUGUÊS introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

O RENASCIMENTO processo Para fazer é preciso saber: Como fazer? O ALARGAMENTO DO CONHECIMENTO DO MUNDO Para fazer é preciso saber: Quais os progressos náuticos e cartográficos da época; Qual foi o contributo dos portugueses na renovação do saber; acerca da natureza e do mundo; O que foi a revolução coperniciana; Conceitos: EXPERIENCIALISMO; MENTALIDADE QUANTITATIVA; HELIOCENTRISMO… Como fazer? Clicar em recursos e consultar as fontes indicadas; Redigir um texto e ilustrá-lo com mapas e imagens; Construir um quadro de acordo com o modelo: Elaborar uma biografia de uma personalidade marcante; Incluir tudo num Portefólio organizado. PROGRESSOS NO CONHECIMENTO – SÉCS. XV-XVI Área do conhecimento Descobertas Personalidade introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

O RENASCIMENTO processo Para fazer é preciso saber: Como fazer? A GEOGRAFIA CULTURAL EUROPEIA DE QUATROCENTOS E QUINHENTOS Para fazer é preciso saber: Por que é que o Renascimento surgiu na Itália; Quais as cidades mais brilhantes no Quattrocento e no Cinquecento e por que razões; Como é que este movimento se difundiu na Europa; Quais os principais centros culturais europeus; Conceitos: ÉPOCA MODERNA; RENASCIMENTO ; MECENATO. Como fazer? Clicar em recursos e consultar as fontes indicadas; Redigir um texto esclarecedor das questões anteriores e ilustrá-lo com mapas / imagens; Fazer uma biografia de um grande mecenas; Incluir tudo num Portefólio organizado. introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

O RENASCIMENTO processo Para fazer é preciso saber: Como fazer? OS CAMINHOS ABERTOS PELOS HUMANISTAS Para fazer é preciso saber: Quem são e o que fazem os humanistas; Comparar teocentrismo com antropocentrismo; Evidenciar o espírito crítico dos humanistas; Explicar em que consistem as utopias; Conceitos: HUMANISMO; ANTROPOCENTRISMO. Como fazer? Clicar em recursos e consultar as fontes indicadas; Redigir um texto com a informação recolhida; Construir um quadro de acordo com o modelo: Redigir uma biografia de um humanista e ilustrá-la; Incluir tudo num Portefólio organizado. Humanistas / Escritores Nacionalidade Principais Obras introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

O RENASCIMENTO processo Para fazer é preciso saber: Como fazer? AS ELITES CORTESÃS E BURGUESAS Para fazer é preciso saber: Quem são as elites cortesãs e quais os seus luxos; Quais as qualidades do cortesão ideal; Quem são os grandes mecenas e por que praticam o mecenato; Destacar o crescente papel cultural da mulher na sociedade cortesã; Conceitos: CIVILIDADE; MECENATO. Como fazer? Clicar em recursos e consultar as fontes indicadas; Redigir um texto com a informação recolhida; Elaborar uma biografia de um humanista e ilustrá-la; Incluir tudo num Portefólio organizado. introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

O RENASCIMENTO processo Para fazer é preciso saber: Como fazer? A REINVENÇÃO DAS FORMAS ARTÍSTICAS Para fazer é preciso saber: Quais as fontes de inspiração dos artistas da Renascença; Demonstrar que conseguiram superar os seus modelos; O que é a perspectiva linear e a perspectiva aérea; Identificar o espírito racionalista da época nas intervenções urbanísticas dos vários arquitetos; Conceitos: CLASSICISMO; NATURALISMO; PERSPECTIVA. Como fazer? Clicar em recursos e consultar as fontes indicadas; Redigir um texto e ilustrá-lo com imagens que o reforcem; Elaborar uma biografia de um artista e ilustrá-la; Construir um quadro de acordo com o modelo: Incluir tudo num Portefólio organizado. ARTE DA RENASCENÇA Pintura Escultura Arquitectura Influências clássicas Inovações renascentistas Principais obras / Artistas introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

O RENASCIMENTO processo Para fazer é preciso saber: Como fazer? O RENASCIMENTO PORTUGUÊS Para fazer é preciso saber: Quem foram os reis portugueses que se notabilizaram como mecenas e como se manifestou a sua acção nesse campo; Quais os vultos mais destacados nas artes e letras entre nós; Por que tardou em aqui a afirmação da arquitectura renas- centista; Conceito: MANUELINO. Como fazer? Clicar em recursos e consultar as fontes indicadas; Redigir um texto e ilustrá-lo com imagens de obras emble- máticas da pintura e arquitectura da renascença portuguesa; Elaborar uma biografia de um humanista, escritor ou artista português da época e ilustrá-la; Construir um quadro de acordo com o modelo: Incluir tudo num Portfólio organizado. ESTILO MANUELINO: era assim chamado porque… Estrutura dos edifícios Elementos decorativos Monumentos emblemáticos introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

O RENASCIMENTO recursos Para saber é preciso ver: introdução tarefas Pijoan, José – História do Mundo, vol.7, Publicações Europa-América, 1973 (assunto: Renascimento, Humanismo italiano) Pinto, Ana Lídia e outros – HISTÓRIA DA ARTE Ocidental e Portuguesa, Das Origens ao Final do Século XX, Porto Editora, Porto, 2001 (assunto: arte) Reis, António (dir.) – Sabatina, Guia de Formação Escolar, vol. História, Marina Editores, Setúbal, 1999 (assunto: Renascimento, progressos científicos) Rodrigues, Fernando C. – Didacta - Enciclopédia Temática ilustrada, vol. Arte e História, Beta-Projectos Edit., Lisboa, 1988 (assunto: arte) Manuais de História A de 10º ano (Módulo 3: unidades 3.1, 3.2, 3.3) Manuais de História de 8º ano (Tema E: unidade E2) Enciclopédias (procurar entradas relativas aos conceitos e personalidades pretendidas) http://www.suapesquisa.com/renascimento/ (para o Renascimento, em geral) http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/historia/historia_trab/alargcopreensnatur.htm (para o alargamento da compreensão da natureza) http://www.oal.ul.pt/oobservatorio/vol8/n3/vol8n3_6.html (para a revolução cosmológica) http://pt.wikipedia.org/wiki (para os conceitos, a arte e os vultos do Renascimento – pesquisar entradas desejadas seguir links associados) http://www.historiadaarte.com.br/linha/renascimento.html (para a arte) http://www.coladaweb.com/historia/renascimento (para esclarecer dúvidas várias sobre esta época pode seguir os links associados) E outros sites que descubram… mas sejam criteriosos – o rigor científico é muito importante! Na dúvida, cruzem com as informações da bibliografia impressa e/ou perguntem à vossa professora de História! introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão O RENASCIMENTO avaliação Itens de avaliação Critérios a observar Pontuação Total Desempenho individual Autonomia 10 20 200 Pontos = valores Cumprimento das tarefas / responsabilidade Desempenho em par Interactividade Respeito pelo colega Produto Final Portefólio Pertinência e organização da informação seleccionada 50 120 Abordagem de todos os itens do processo Correcção ortográfica e gramatical Apresentação gráfica Apresentação oral Encadeamento do discurso e clareza da linguagem 15 40 Recursos utilizados Capacidade de esclarecer dúvidas colocadas introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão O RENASCIMENTO conclusão No final desta viagem terão pesquisado, ouvido os colegas… aprendido como o Homem renascentista se inspirou nos clássicos e foi capaz de inovar e revolucionar na literatura, nas artes, no conhecimento, superando-os. Terão constatado como valorizou os prazeres terrenos, demonstrou talentos vários, perseguiu o êxito, criticou as injustiças do seu tempo… Thomas More e Damião de Góis, dois humanistas amigos de Erasmo, pagaram com a vida a firmeza de convicções e a independência de espírito nos difíceis tempos da Reforma e Contra-Reforma que estudaremos a seguir. Para reflexão e descontração, deixo-vos um desafio: Por que não ver o filme “Um homem para a eternidade” , de Fred Zinnemann? Ou ler o livro “A Sala das Perguntas” de Fernando Campos? Para autoavaliação, a proposta da realização de um teste de escolha múltipla ou das atividades lúdicas dos “Passatempos de História” , online no site da nossa escola. introdução tarefas processo recursos avaliação conclusão HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão “A Man for All Seasons” (Um Homem para a Eternidade – 1966: 115m) VENCEDOR DE 6 OSCARES 1967, INCLUINDO O DE MELHOR FILME Sinopse: Para se divorciar da sua esposa e poder contrair matrimónio com Ana Bolena, Henrique VIII procura obter o apoio da aristocracia. Mas Sir Thomas More, um ferveroso católico e homem de confiança do monarca, depara-se com uma encruzilhada: deverá actuar de acordo com as suas ideias, arriscando-se a sofrer a ira de um rei corrupto e habituado a mandar executar quem considere traidor? Ou deve ceder perante Henrique VIII que não tem qualquer pudor em adaptar a lei às suas próprias necessidades? Realizado por Fred Zinnemann e com um elenco excepcional (Robert Shaw, Orson Welles, Susannah York e Vanessa Redgrave), Um Homem para a Eternidade é um dos grandes filmes da história do cinema. Se quiser valorizar o seu desempenho na disciplina de História A, realizando um trabalho extra para avaliação, pode entregar uma ficha de observação do filme. Peça um modelo à sua professora! (voltar) HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão

HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão A SALA DAS PERGUNTAS de Fernando Campos Edição: DIFEL Colecção: Literatura Portuguesa Neste romance Damião de Góis viaja pela Europa do segundo quartel do séc. XVI e dá-nos a conhecer o Portugal contraditório da glória dos descobrimentos, dos primeiros sinais da decadência e dos começos da Inquisição. Vai a Antuérpia, à feitoria portuguesa, ver junto ao Escalda a faina do embarque e desembarque das mercadorias. Dá um salto a Londres para conversar com Henrique VIII e com Tomás Moore e passa em Vitemberga para almoçar e merendar com Lutero e Melâncton. Em Gdansky conhece os mercadores da Hansa, assiste, no porto, ao carregamento de mastros das florestas do norte para as naus portuguesas… Regressa à Flandres, e matricula-se na universidade de Lovaina e, ao defendê-la de um cerco de tropas francesas, é feito refém só resgatável a peso de ouro... regressa à pátria para ser perseguido por ter amor à verdade e para ser finalmente acusado ao Santo Ofício, preso nos cárceres da Inquisição, inquirido sobre a sua consciência na sala das perguntas dos Estaus... Pelo caminho, os amores de Magda e Lena, o casamento com Joana… Medite com os grandes pensadores da época nos essenciais problemas da fé e do destino do homem... E, já que tem o privilégio de estar no início do século XXI, faça o balanço e verifique se a humanidade tem, de então até hoje, feito progressos ou não... Se quiser valorizar o seu desempenho na disciplina de História A, realizando um trabalho extra para avaliação, pode entregar uma ficha de leitura do livro. Peça um modelo à sua professora! (voltar) HISTÓRIA A – 10º ano / Profª Elisabete Cristóvão