Projeto em Grupo PET - Zootecnia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
Advertisements

Poluição Aquática Ciências Naturais Turma A 8º Ano Autores:
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS EM ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EF LUENTES.
Rios Poluídos Os rios são fonte de vida. Desde a Antigüidade, suas águas são essenciais para que as pessoas possam viver, bebendo, banhando-se, navegando,
Utilização de biodigestor: Viabilidade técnica e econômica
EVOLUÇÃO E DESAFIOS DAS EXPORTAÇÕES DE CARNES DE AVES E SUÍNOS
O LixO Professora e enfermeira : Carla gomes e Patrícia Lins
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
Reciclagem e reutilização
INTRODUÇÃO À FERTILIDADE DE SOLOS
CAPÍTULO 03 - O MEIO AQUÁTICO
Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional visando o Desenvolvimento Sustentável FAPESP _ 03/ ª CONFERÊNCIA SOBRE PLANEJAMENTO INTEGRADO.
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Saneamento Ambiental em Áreas de Recreação
SEMINÁRIO BM&F – MAPA – ABAG PERSPECTIVA PARA O AGRIBUSINESS
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
Luiz Carlos Estraviz Rodriguez Renata Evangelista de Oliveira
O USO DOS BIODIGESTORES ANAERÓBIOS EM ÁREAS RURAIS
Energia limpa.
AM020. Aula 08 Enrique Ortega, FEA/Unicamp 24 de setembro de 2013 Resíduos, Emissões, Efluentes 1.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Capítulo 1 – Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos
AVALIAÇÃO DA PRÉ-HIDRÓLISE QUÍMICA E ENZIMÁTICA NO TRATAMENTO DA BIOMASSA RESIDUAL DA SUINOCULTURA VISANDO A OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE GERAÇÃO DE ENERGIA.
DESTINAÇÃO E TRATAMENTO DE LIXO DOMÉSTICO
ESGOTO.
SANEAMENTO E SAÚDE.
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
Estimativas Emissões GEE
CARACTERIZAÇÃO DOS RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS continuação...
Cap. 11 – A qualidade da água
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
Ciências O lixo – cap. 8 (6ª série) Professora: Alexsandra Ribeiro.
Elaborado por: Cláudia André Rita Almeida
Aula 6 – Sistema de Tratamento de Esgoto
Professora: Ana Paula Diniz
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS- UBERLÂNDIA-MG
Quantidade de água disponível
QUESTÕES AMBIENTAIS E URBANÍSTICAS
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
MERCADO MUNDIAL DE CARNE SUÍNA: A PERSPECTIVA BRASILEIRA
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
SUINOCULTURA BRASILEIRA DE EXPORTAÇÃO CENÁRIO E DESAFIOS
CARGAS ELÉTRICAS NO SOLO
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
Professor Alan Alencar
Evolução da População Mundial
Contaminação e Poluição Ambiental Sabrina Oliveira Pâmela Pachetti
Semana do Meio Ambiente
Para nós, a conscientização, a economia verde, a erradicação da pobreza e o acesso ao alimento, são fundamentais para alcançar o verdadeiro desenvolvimento.
USO IRRACIONAL DESTE RECURSO
Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes.
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Disciplina: Saneamento Básico Docente: Eng.ª Kelly Galvão.
Conclusão Material e Método Fundamentação teórica Introdução Referências Bibliográficas Resultados e Discussões. Utilização da biodigestão anaeróbia da.
USO E DESPERDICIO DE ÁGUA NA SUINUCULTURA
Conecte - Capítulo 9. Modelo de desenvolvimento vigente:  Baseado em recursos poluentes e não-renováveis. Desafio da sociedade atual:  Rever padrões.
A QUESTÃO AMBIENTAL MUNDIAL E NO BRASIL
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
ACIDIFICAÇÃO E PERDAS DE NUTRIENTES DO SOLO
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
Preservar e Recuperar o Meio Ambiente
Economia do Meio Ambiente Andrea Melo 03/04/08. Sumário da Aula de Hoje Economia da Poluição  Externalidades: positivas e negativas  Ineficiência Econômica.
SITUAÇÃO DE APPs NA ATIVIDADE SUINICOLA SITUAÇÃO DE APPs NA ATIVIDADE SUINÍCOLA.
Poluição dos Recursos Hídricos
AGRONEGÓCIO: SUÍNOS E AVES
Nosso planeta é formado por elementos Bióticos e Abióticos
CÂMARA TÉCNICA DA SUINOCULTURA. MEMBROS DA CÂMARA ADIR ENGEL - Coordenador ADIR ENGEL - Coordenador Técnico em Agropecuária Técnico em Agropecuária Fones:
Transcrição da apresentação:

Projeto em Grupo PET - Zootecnia DANIELA ATÍLIO VIANELLO FERNANDA CAPONE BUZATTO HUGO FELIPE DA COSTA SANTOS KARINA PEREZ DA SILVA KARLA CRISTINA DE OLIVEIRA MIGUEL MACHADO VANUSA GODOY VICTOR FAVARETTO PINTO ANTONIALLI Docentes: Professor Dr. Valdo Rodrigues Herling Professor Dr. Rogers Ribeiro

Levantamento de dados e tratamento de dejetos do setor de suinocultura do campus administrativo da USP de Pirassununga-SP

Introdução Carne mais apreciada no mundo - 39% do consumo (Food and Agriculture Organization) 1º colocado - Hong Kong, na China - 69 kg/per capita/ano Brasileiros - 12 kg/per capita/ano, sendo 80% produtos processados e embutidos (Abipecs) Consumo no Brasil : - falta de informação - ideia antiga de que a carne suína tem gordura em excesso Mas com técnicas modernas de criação e abate, a carne teor bastante baixo de gordura e valor reduzido (Roppa, 1999).

Introdução Esse consumo de carne suína, traz conseqüências graves ao meio ambiente, para atender a essa demanda, existe hoje uma população de suínos no mundo de 1 bilhão de cabeças (EMBRAPA). Suinocultura - alto impacto ambiental, 15% das propriedades algum tipo de manejo de dejetos, Belli Filho (2001). Sendo todo restante dos efluentes é diretamente depositado em lagoas de decantação inadequadas nas quais: - infiltração no solo (falta de revestimento) -contaminação dos rios - eutrofização das águas - poluir lençóis freáticos, a atmosfera e o solo -prejudicando a saúde humana

Introdução Faz-se assim necessário desenvolver técnicas de tratamento dos efluentes provenientes deste tipo de criação: - Esterqueiras - Lagoas anaeróbias - Lagoas facultativas - Lagoas aeradas - Lagoas com plantas enraizadas - Decantação com peneiras de microfiltros - Composteiras (Adubos) Valor ao - Biodigestores (Geração de energia) Dejeto (SEBRAE/RS, 2007)

Introdução Assim, sabendo da importância da aplicação dessas técnicas para o meio ambiente e também para a prevenção de diversos males que podem afetar a sociedade humana Projeto de tratamento para efluentes gerados na criação de suínos.

Fundamentação teórica A suinocultura na última década, observando este crescimento através da análise de indicadores sociais e econômicos: - Volume de exportação - Participação no mercado mundial - Aumento do número de empregos na área entre outros fatores (GARCIA & PALMEIRA, 2006).

Fundamentação teórica Gráfico 1: Evolução das exportações de suíno brasileiras em milhões de toneladas. Fonte: Abipecs

Fundamentação teórica Gráfico 2: Estimativa do mercado mundial de produção de carne suína em milhões de toneladas. Fonte: OCDE/FAO

Fundamentação teórica Em contraposição dos aspectos positivos que o crescimento da suinocultura apresenta, é considerada pelos órgãos de fiscalização ambiental como uma atividade de grande potencial poluidor, acima das outras criações. Grande quantidade de dejetos diariamente. Um suíno que pesa entre 16 e 100 quilos produz até 8,5% de seu peso corporal em fezes e urina por dia. (Embrapa)

Fundamentação teórica Tabela 2: Produção média diária de esterco (kg), esterco + urina(kg) e dejetos líquidos (L) por animal por Fase. Além da fase de desenvolvimento do animal, também está associado ao sistema de manejo adotado e aos aspectos nutricionais de cada um. Fonte: Oliveira, 1993

Fundamentação teórica A poluição gerada, fezes suínas é responsável: - Proliferação de insetos - Contaminação do solo - Erradicação de várias espécies aquáticas existentes em reservatórios naturais (Perdomo e Lima, 1998). São ricos em determinados elementos químicos, que em altas concentrações prejudicam a água, ocasionando a eutrofização. (GASPAR, 2003). Sendo os mais poluentes para a água o nitrogênio (N) e o fósforo (P).

Fundamentação teórica A porção gasosa também compromete a saúde dos animais e do homem, além de corroer equipamentos e edificações. Cerca de 50% dos suínos em confinamento, tem problemas respiratórios decorrentes da inalação dos gases. (Perdomo et al., 2001). O maior problema: destino dos dejetos!!! Grande parte dessas propriedades suinícolas apresenta como local de despejo tanques naturais, em que recebem os dejetos sem nenhum tipo de tratamento, permanecendo em contato direto com o solo.

Fundamentação teórica A solução mais acessível financeiramente, é a impermeabilização desses tanques, com a finalidade de impedir a contaminação do solo e de lençóis freáticos, juntamente com o recolhimento periódico do material. Outra forma para solucionar o problema é a instalação de um sistema fechado, o biodigestor (Figura 1).

Fundamentação teórica Figura 1: Transformação do material orgânico em energia por meio de um biodigestor. Fonte: Adriano Medeiros, 2009

Objetivo Assim, temos como objetivo do presente trabalho realizar: - levantamento de dados do potencial poluidor do setor de suinocultura - Posteriomente, colocar em funcionamento um biodigestor e uma composteira para dar um destino adequado ao efluente gerado no setor - Adequar as lagoas de decantação que estão sendo utilizadas O setor, no momento, não recebe qualquer tipo de tratamento.

Justificativa Desta forma, o presente projeto se justifica, por três aspectos centrais:   Preocupação com o meio ambiente. Minimização de custos. Visão social.

Metodologia Limpeza e a impermeabilização das lagoas de decantação. Para isso, maquinários específicos serão essenciais para a retirada dos dejetos já depositados no fundo que estão em contato direto com o solo. Profundidade mínima de 2,5 metros – Adequação no setor. Em seguida: faz-se necessária a impermeabilização do solo, já que esta é a principal maneira de evitar contaminação.