Rio de Janeiro, 25 de Outubro de 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REALIZAÇÃO: ADASP APOIO: EQUIFAX
Advertisements

SAÚDE DA CRIANÇA Profª.: Mayara Thomaz.
Imunizações em Pediatria
Política de Incentivo no Âmbito do Programa Nacional de DST e Aids
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Básica Maio/2008.
CPF Clique para adicionar texto.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
Identificação de Áreas de Maior Vulnerabilidade para Ocorrência e Dengue na Estação de Transmissão 2010/2011 com vistas a subsidiar a intensificação das.
PMAE – Linha de apoio à Modernização da Administração das Receitas e da Gestão Fiscal, Financeira e Patrimonial das Administrações Estaduais Outubro de.
Revenda Legal em números
Suínos.
Sistema de Monitoramento e Avaliação_ SMA
PROPOSTA DE ORGANOGRAMA DO COMITÊ DIRETOR DO FÓRUM QPC
Avaliação Antropométrica
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.

Cuidar da pessoa atingida pela Hanseníase
VERIFICAÇÃO DE CRONOTACÓGRAFOS
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
2 Situação antes do Gás Legal 1.Problemas graves de segurança para a população. 2.Desconhecimento geral da situação. 3.Inércia/conformismo. 4.Desorganização.
Brasília, 29 de janeiro de 2013 Cooperação entre Governo e Setor Privado para conformação de ambiente favorável às Micro e Pequenas Empresas brasileiras.
O ACOMPANHAMENTO DO CRESCIMENTO: ESTRUTURANDO A ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA CADA CONTATO ENTRE A CRIANÇA E O SERVIÇO DE SAÚDE DEVE SER CONSIDERADO UMA OPORTUNIDADE.
Desenvolvimento da Criança e do Adolescente
PET – PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Expediente Local Durante a Copa do Mundo FIFA 2014 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas DIRAD.
CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CONFEA
Inovações da Lei das ME e EPP
Marca do evento Calendário de reuniões e encontros para o ano de 2011 Calendário 2011.
Portos Terminais de Uso Privado 2º Anúncio Público Secretaria de Portos.
O caso do Telessaúde Brasil Redes
Mapa de Prevenção – Almoxarifado PORCENTAGEM  Estado Total Fechados Em Digitação Não Infor. % Mapas Preenchidos % Mapas à Preencher AC 1 50%
Ministério da Previdência Social 9º Encontro de Mulheres Pague Menos Fortaleza, 25 de julho de 2009.
REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Saúde do Adolescente O Ministério da Saúde (BRASIL, 1989) estabeleceu as bases programáticas do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), tendo como áreas.
Reunião Cenários para planejamento 17 e 18 de junho - Itaipava Bruno Amado Rodrigues Filho Pesquisador-Tecnologista em Metrologia e Qualidade Reunião de.

Profª Gilmara Michel Turma 301
Indicadores socioeconômicos e a litigiosidade III Seminário Justiça em Números Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada BRASIL Alexandre dos Santos.
DIVER – DIRETORIA DE VERIFICAÇÃO
3º Encontro Nacional dos Coordenadores do Pibid Carmen Moreira de Castro Neves Brasília, 14 a 16 de maio de 2013.
Gestão de medicamentos
SITUAÇÃO ATUAL DOS PROJETOS 30 de junho de 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal 8a Reunião da COGEF.
Recursos humanos no SUS: o patinho feio do sistema Edson de Oliveira Andrade Presidente do Conselho Federal de Medicina do Brasil.
VACINAÇÃO EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Exame Nacional do Ensino Médio Sistema de Avaliação da Educação Básica
AO CONTRÁRIO DE PAÍSES COMO JAPÃO, CORÉIA, CHINA E EUA, O BRASIL CONCENTRA SEUS PESQUISADORES NA ACADEMIA ALOCAÇÃO DOS PESQUISADORES POR SETOR (2009 E.
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Unidade de Prevenção Insumos Brasília, novembro 2009.
55ª Reunião do GDFAZ / CURITIBA – PR, 13,14 e 15/05/2015 INDICADORES GP Margarida – AL Kiola – MA Ricardo – BA Ana Paula - PE.
A Formação de Recursos Humanos para a Saúde
1. Programa Gás Legal reuniões pelo Brasil. - Mais de pessoas presentes. + de 50 palestras para autoridades, funcionários de distribuidoras.
O sistema de gestão integrada da RBMLQ-INMETRO (SGI)
COGEF MARÇO DE 2010 PROFISCO – Linha de Crédito para a Modernização da Gestão Fiscal.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
Vacinação.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
Relatório das Visitas Técnicas aos Ambulatórios das DR’s Parecer técnico sobre a continuidade dos serviços de saúde dos Ambulatórios da ECT e apresentação.
Título do evento Bloqueios para encerramento da Execução Mensal *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores 2014 – BM 19 *382 de 2011 a 2013 ** 98 anteriores.
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
COORDENAÇÃO-GERAL DE ORÇAMENTO, FINANÇAS E ANÁLISE CONTÁBIL - COGEF.
Benefícios por Incapacidade objeto da MP 739/2016 Espécie do Benefício por Incapacidade Total de Benefícios mantidos há mais de 2 anos* Benefícios mantidos.
Pagamentos em atraso em 2016
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
CORPO DE BOMBEIROS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SP
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Acompanhamento da Estratégia das Cirurgias Eletivas
PROGRAMA GÁS LEGAL. IMPACTOS NO MERCADO.
Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) Habilitações, Incentivos e Obras
Transcrição da apresentação:

Rio de Janeiro, 25 de Outubro de 2007. Cartão da Criança Naiara, Natali,paulo Cesar,Michele Rocha,Mauricio Azeredo Rio de Janeiro, 25 de Outubro de 2007.

A primeira dose da vacina contra Hepatite B deve ser administrada na maternidade, nas primeiras 12 horas de vida do recém nascido. O esquema básico se constitui de 03 (três) doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose e 180 dias da primeira para a terceira dose.  O esquema de vacinação atual é feito aos 2, 4 e 6 meses de idade com a vacina Tetravalente e dois reforços com a Tríplice Bacteriana (DTP). O primeiro reforço aos 15 meses e o segundo, entre 4 e 6 anos.  A vacina contra Febre Amarela está indicada para crianças a partir dos 09 meses de idade, que residam ou que irão viajar para área endêmica (estados: AP, TO, MA, MT, MS, RO, AC, RR, AM , PA, GO e DF), área de transição (alguns municípios dos estados: PI, BA, MG, SP, PR, SC E RS) e área de risco potencial (alguns municípios dos estados BA, ES e MG). Se viajar para áreas de risco, vacinar contra Febre Amarela 10 (dez) dias antes da viagem. Em alguns estados, esta dose não foi implantada. Aguardando conclusão de estudos referentes a efetividade da dose de reforço..

A importância do cartão O cartão da criança foi feito para acompanhar o desenvolvimento e a saúde da criança até 5 anos. O desenvolvimento da criança é o processo de mudança que acontece com ela desde sua concepção. Acompanhando o desenvolvimento, podemos avaliar, cuidar e promover a saúde da criança. Existe um cartão para as meninas e outro para os menino, pois o desenvolvimento físico é diferente.

O cartão da criança vai ser usado pelos pais e profissionais que atendem a criança. Deve ser apresentado em cada consulta e na visita do agente comunitário de saúde (ACS). Também existe o cartão sombra, que é uma cópia do cartão da criança que fica com ACS.

No cartão, anota-se: Dados de identificação e nascimento da criança; Indicadores do desenvolvimento da criança: peso e atividade; Doenças da criança; Vacinas da criança.

Anotamos da seguinte maneira: Identificação da criança e da família; Onde mora; Condições de nascimento; Apgar (nota da criança nos primeiros 5 minutos de vida); Perímetro cefálico (geralmente entre 32 e 36 cm);

No cartão da criança, observamos também o crescimento dela, e para isso medimos seu peso, um indicador que mostra se a criança está tendo problemas progressos ou problemas do seu desenvolvimento. O crescimento é acompanhado através do gráfico peso-idade, onde a linha horizontal mostra a idade em meses, de 0 à 60 meses (5 anos) e a linha vertical mostra seu peso em quilos, iniciando em 2 kg e aumentando de 1 em 1.

Para controlar o peso da criança e anotar no cartão de vacina, é necessário que a balança esteja bem regulada; se a criança tiver menos de 2 anos, deixe-a sem roupa, e se tiver mais, deixe- a de calcinha ou cueca ou uma roupa bem leve. Lembrando que, anotamos o dia, mês e ano que a criança nasceu em baixo do 0, de forma abreviada na parte inferior do gráfico. Marque um ponto na junção da idade com o peso correspondente.

No gráfico existem variações da curva de peso da criança; BOM: se for uma linha subindo, que significa que o peso está aumentando sempre. GRANDE PERIGO: se for uma linha descendo, que significa que o peso está diminuindo. (Neste caso a criança precisa de mais serviços de saúde e receber mais visitas do agente comunitário de saúde.

“ Desenvolver-se é crescer, aprender e fazer coisas novas, diferentes “ Desenvolver-se é crescer, aprender e fazer coisas novas, diferentes. Cada criança tem um jeito próprio de se desenvolver ’’.

FIM!!!