Sistemas de cadeias de Suprimento.

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Transcrição da apresentação:

Sistemas de cadeias de Suprimento. Modelagem e Simulação com ARENA Sistemas de cadeias de Suprimento. Jobson Renan – Eng. Mecatrônica – POLI/UPE Aluno PIBIC - CNPq

A ferramenta utilizada: Arena é um ambiente integrado de simulação constituído de modelos em gabaritos, construído em torno da estrutura da linguagem SIMAN e outros complementos, e melhorado por uma interface visual. Além de permitir a construção de modelos de simulação o Arena possui ainda, as seguintes ferramentas: analisador de dados de entrada, analisador de resultados, visualizador da simulação.

Exemplo de Simulação com ARENA Módulo Create  Gera chegadas seguindo uma distribuição. Módulo Process  Designa o processo de impressão, o qual gera um atraso. Módulo Dispose  Saída dos documentos impressos.

O que são cadeias de suprimentos? CS é uma rede complexa que integra todos os processos envolvidos no ciclo de vida de um produto, incluindo: Fornecedores de matérias-primas, Fabricantes, Distribuidores, Vendedores. INTRODUÇÃO Falar sucintamente das CSs sua importância Objetivos e atividades desenvolvidas no projeto

Simulação de um Sistema de Produção/Estoque Tempo entre falhas: Expo (200) min. Tempo de reparo: Norm (90, 45) min. Visão geral do modelo de gestões Definir política de estoque (R,r) Política de controle de estoque (R,r) R = 500, r = 150 E0 = 250

Resultados obtidos para uma simulação de 1.000.000 mim. Parâmetro Valor Utilização 68,95 % Parada por falha 30,82 % Ocioso 0,23 % Estoque médio 106 unidades Clientes cuja demanda não foi satisfeita totalmente 22,3 % Demanda média perdida por cliente não- satisfeito 26 unidades Observar que o sistema passou muito tempo parado Baixo nível de estoque Alto índice de clientes não-satisfeitos

Análise e Experimentação Objetivo: melhorar o nível de serviço ao cliente Possíveis mudanças: Redução do tempo de reparo. Aumentar o nível de ressuprimento.

Verificando... Parâmetro Inicial Com redução do tempo de reparo Norm (70, 30) Com aumento do ponto de ressu-primento (r = 300) Utilização 68,95 % 72,84% 68,78 % Parada por falha 30,82 % 26,01% 31,22 % Ocioso 0,23 % 1,15% 0,00 % Estoque médio 106 unidades 159 unidades 103 unidades Clientes cuja demanda não foi satisfeita totalmente 22,3 % 12,1% 21,9% Demanda média perdida por cliente não- satisfeito 26 unidades 22 unidades 25,8 unidades Comparar e concluir que um meio de otimizar a CS é reduzindo o tempo de reparo (melhoria de cerca de 15,6%).

CS com Produção de Vários Produtos

CS com Múltiplos Escalões

Considerações Finais OBRIGADO!!!