FUNDAMENTOS DO FUTSAL Passe Drible Chute Condução

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA, REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
Advertisements

OS SISTEMAS: ofensivo e defensivo
Basquetebol Inês Brás.
Histórico O basquetebol é uma modalidade esportiva coletiva, que foi idealizada nos Estados Unidos da América pelo canadense James Naismith no ano de 1891.
ANDEBOL.
Princípios colectivos comuns
Conceito Conjunto de ordens/principios que organizam todas as acções dos jogadores na defesa, tanto individuais como colectivas.
Ataque no basquetebol.
3ª BIMESTRE FUTSAL 1º Trabalho = Prático Prova Parcial = Prática
ELEMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
Handebol Prof.Leandro.
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
BASQUETEBOL Prof.Leandro Schuck.
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
Aspectos tácticos elementares:
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
HISTÓRIA,REGRAS BÁSICAS E FUNDAMENTOS
HANDEBOL Profº.: Jairon Rafael.
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
Movimentos de Ataque.
- Abertura - Penetração - Mobilidade - Profundidade - Apoio - Criatividade/Habilidade.
OS FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL
Caracterização do futsal
10º, 11º e 12º Anos Nível Elementar
Futebol Fundamentos básicos.
Breve análise de jogo  Napoli (vs Cagliari)  Jogo datado de 6 de Maio de 2014  Análise a 8 de Maio de 2014  Valter Correia.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
O ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por sete jogadores mais cinco suplentes. O campo.
CONHECENDO O ESPORTE- HANDEBOL
Footwork: A base do jogo
FUTSAL 2012.
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
PROFª. MARIA HELENA CARVALHO
SITUAÇÕES DE JOGO: 1 CONTRA 1 2 CONTRA 2 3 CONTRA 3
HÓQUEI EM PATINS Programa do 3º Ciclo
Basquetebol.
Prof. Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior
SISTEMAS DE JOGO DEFESA Pressão total, e a partir do seu próprio campo
SELEÇÃO - USP HANDEBOL Feminino
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Profª. Maria Helena Carvalho
HABILIDADES MANIPULATIVAS OU DE CONTROLE DE OBJETOS
Metodologia de Ensino do Futsal
VERSATILIDADE DOS ATLETAS
Princípios e Fundamentos Técnicos.
Handebol Cezar Tchaikovski.
O esporte é Handebol? Fone:
FUNDAMENTOS BÁSICOS DO HANDEBOL
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
As Técnicas Básicas do Volley
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
Trabalho de Educação Física
Voleibol.
Profª. Maria Helena Carvalho
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
HANDEBOL (DARIDO, 2012; SANTINI;VOZER,2008; MELO, 1999)
FUTEBOL.
HANDEBOL (DARIDO, 2012; SANTINI;VOZER,2008; MELO, 1999)
Fundamentos do Voleibol
Corfebol 1902 – Nasceu, na Holanda, o Corfebol, inventado pelo professor holandês Nico Broekhuyesen – Fundou-se a Associação Holandesa de Corfebol.
TÁCTICO FUTSAL.
SISTEMAS TÁTICOS DO VOLEIBOL
JOGADORES E SISTEMAS TÁTICOS
O TREINO DOS GUARDA-REDES
FUTSAL.
FUTSAL 2013.
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
ESCOLA:PRINCÍPIOS TEMA:FUTSAL ALUNO:PEDRO LUCAS PROFESSOR:LUCAS Cidade:Barra doGarças 01/02/19.
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS DO FUTSAL Passe Drible Chute Condução Domínio de bola ou Recepção Cabeceio Controle no futsal Finta no futsal Marcação no futsal Proteção de Bola no futsal

Passe: É a ação de enviar a bola a um companheiro ou determinado setor de espaço de jogo. Em geral passa-se a bola com os pés, mas também pode sair um passe com a cabeça, com o peito, a coxa, o ombro. O passe é classificado quanto à distância, à trajetória (altura), à execução (parte do corpo), ao espaço de jogo (quadra) e à habilidade. - Distância: Curto - até 4 metros; Médio - 4 a 10 metros; Longo - acima de 10 metros. - Trajetória: Rasteiro, meia altura, parabólico. - Execução: Interna, externa, anterior (bico), solado, dorso. - Espaço de Jogo: Lateral, diagonal, paralelo. - Passes de Habilidade: Coxa, peito, cabeça, calcanhar, ombro, parabólico ou cavado.

Drible: O drible é feito com posse de bola Drible: O drible é feito com posse de bola. Quem dribla, procura, com a bola, passar por um adversário. Esse "passar pelo adversário" exigirá, algumas vezes, velocidade, outras apenas mudança de direção, outras, criatividade, ginga e as vezes todas estas coisas simultaneamente. Entretanto, uma coisa é certa: o que dificulta a habilidade de marcar é a perda do equilíbrio. Logo, o drible eficaz é aquele que provoca no outro o desequilíbrio. Cabeceio: A exemplo do chute, o cabeceio pode ser ofensivo e defensivo. Quem cabeceia o faz para marcar um gol, para defender a sua equipe ou para passar a bola para um companheiro de equipe. Chute: É a ação de golpear a bola, estando ela parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção ao gol ou para afastar o perigo de um ataque adversário. tipos de chute: Com o dorso ou de peito de pé; bate-pronto; semi-voleio; Voleio ; Bico; por cobertura.

Condução: A condução é quando se leva a bola pela quadra de jogo Condução: A condução é quando se leva a bola pela quadra de jogo. Uma regra básica: a bola deve estar próxima do condutor. Essa condução pode ser feita em linha reta, daí o nome de retilínea. Também em ziguezague, e, portanto, sinuosamente. As faces do pé para se conduzir são a interna e externa. Domínio de bola ou Recepção: É a ação de interromper a trajetória da bola vinda de passes ou arremessos. Diferentemente do futebol de campo, é realizado, na maioria das vezes, com a sola do pé, mas pode se feito com partes diferentes do corpo como o peito e a parte interna do pé. Controle no futsal: Controlar a bola é diferente de dominá-la. Enquanto esta ação trata-se da recepção da bola, aquela se refere a mantê-la no ar, com toques de uma e de outras tantas partes do corpo, sem deixá-la cair ao chão. Popularmente chamamos de embaixadinhas. Finta no futsal: Finta, ao contrário do drible, é realizada sem bola. Ainda que quem finta esteja sem bola, o faz com o objetivo de obtê-la. Outros nomes, dependendo da região do país, são sinônimos de finta: desmarcação, balanço, gato, vai e vem, pique falso.

Marcação no futsal: Quem marca tem o objetivo de desarmar quem tem a bola, tomando a mesma; também objetiva impedir que o adversário receba a bola. Explicação da técnica de marcação em dois momentos: No primeiro caso, ensinam-se três coisas básicas. A obrigação de quem marca é fazer todo o possível para não ser driblado e ainda evitar que o adversário chute contra a sua meta. Com o tempo, e isso já não é mais básico, ensinam-se outras coisas: marcar o pé de passe e chute, fechando o lado forte de saída e ação do adversário; empurrar o adversário contra a linha lateral da quadra, diminuindo o ângulo de passe e chute. Proteção de Bola no futsal: Proteger significa manter a posse de bola quando marcado diretamente por um adversário. Porém, não se trata de drible. Técnica para proteger a bola: quem protege deve antecipar o lado que o oponente quer entrar a fim de realizar o desarme. A oposição deve ser feita com o tronco e o braço.

Posições dos jogadores no futsal Fixo - defensor, semelhante ao defesa Ala (esquerdo e direito) - Conduzem o jogo na lateral da quadra Pivô - movimenta-se no ataque Goleiro - defende o gol de todos os ataques do adversário