Diagrama de Classes George Gomes Cabral.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto Orientado a Objetos
Advertisements

Abordagem Entidade Relacionamento
Modelagem de Classes do Domínio
ANÁLISE E PROJETO DE SISTEMAS
O Modelo E-R Definição: Características
Diagrama de Classes.
Diagrama de Classes continuação.
Modelo Entidade-Relacionamento
UML - Diagrama de Classes e objetos
UML – MODELAÇÃO DA ESTRUTURA Professor Sandro Carvalho.
UML: Diagrama de Classes
Análise Orientada a Objetos
Modelagem Orientada a Objetos Relacionamentos. Conteúdo n Ligação entre objetos n Associação entre classes n Agregação n Multiplicidade e Papel n Atributo.
UML Diagrama de Classes elementos básicos. Contexto Os diagramas de classes fazem parte do da visão estática da UML. Os elemento desta visão são conceitos.
Noções Básicas de Modelagem
Introdução a diagrama de classes e UML
Prof. Luís Fernando Garcia
Diagrama de Classes.
Diagramas de Classes.
(Linguagem de Modelagem Unificada)
Aula 9 Fases do desenvolvimento de software UML Diagramas de classes
Fases do desenvolvimento de software UML
Análise e Projetos de Sistemas UML-Linguagem de Modelagem Unificada Modelo de Dados com UML Diagrama de Classes Professor: Armando Hage.
Diagrama de Classes e Diagrama de Objetos
Diagrama de Classes.
Princípios de Orientação à Objetos
Diagrama de Classes e Colaboração
DIAGRAMA DE CLASSE Modelagem de Software
UML – Diagrama de Classes
UML (Unified Modeling Language) Linguagem Unificada de Modelagem
Profª Daniela TLBD.
UML Significado da Associação entre Classes
Diagramas de classes rational rose. introdução interação classes atributos, operações associações associação, agregação, composição, generalização, dependência.
Orientação a Objetos Parte I
Marcio de Carvalho Victorino
Programação Orientada à Objetos
Análise e Projeto de Sistemas
Modelagem Visual de Objetos Com UML
UML Diagrama de classes.
Ceça Moraes Diagrama de Classes.
UML: Diagrama de Classes
© Ricardo Pereira e Silva
DIAGRAMA DE CLASSE Médio Integrado.
Laboratório I Mateus Raeder. Mateus Raeder – fevereiro de 2009 UML – Unified Modeling Language  Linguagem criada com a finalidade de criar um padrão.
Projeto Orientado aos Objetos Prof. Wolley W. Silva
Análise Orientado aos Objetos Prof. Wolley W. Silva
PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS
Programação Orientada à Objetos
Modelagem de Entidade/Objetos de Domínio com Diagrama de Classes
POO Aula 03 Projeto OO com UML Eduardo Figueiredo 11 de Março de 2010.
Generalização e herança Agregação e composição
Análise e Projeto de Sistemas
Orientação a Objetos com UML
UML Diagramas de Classes Disciplina: Engenharia de Software
Equipe: Bruno Barbosa Felipe Fernandes Waleska Dias.
Orientação a Objetos com UML. Copyright © 2006 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes Análise e Projeto OO com UML e Padrões|
Modelo Entidade-Relacionamento
20/04/2017 Orientação a Objetos 1 1.
Projeto de Banco de Dados
Módulo II Capítulo 1: Orientação a Objetos
Análise e Projeto de Sistemas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA TOCANTINS Campus Araguaína Continuação Modelagem Orientada a Objetos Técnico Subsequente.
Engenharia de Software Orientada a Objetos
O que é modelagem orientada a objetos?
Diagrama de Classes Herança Dependências.
Análise e Design de Software Site:
Visão Geral de Orientação a Objetos com UML Copyright © 2002 Qualiti. Todos os direitos reservados. Qualiti Software Processes OO e UML | 2 Objetivos.
Diagrama de Classes Modelagem e Programação Orientada a Objetos Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet Prof. Cristiano Stüpp Nunes
Análise Orientada a Objetos Por Patrícia Braga Centro Universitário Jorge Amado.
Linguagem de Programação – Aula 04 Prof. Me. Ronnison Reges Vidal.
Transcrição da apresentação:

Diagrama de Classes George Gomes Cabral

Diagrama de Classes Em POO , os problemas de programação são pensados em termos de objetos , nada de funções , rotinas. Desta forma quando é colocado o problema de desenvolver um sistema para locadoras , por exemplo , devemos pensar como dividir o problema em objetos. Para este caso podemos ter os seguintes objetos: Clientes , CDs e Fitas ,etc. "Um objeto  é um termo que usamos para representar uma entidade do mundo real"  (Fazemos isto através de um exercício de abstração.)

Diagrama de Classes Podemos descrever o cachorro Bilú  em termos de seus atributos físicos: é pequeno , sua cor principal é castanha , olhos pretos , orelhas pequenas e caídas,  rabo pequeno , patas brancas. Podemos também descrever algumas ações que ele faz (temos aqui os métodos) :  balança o rabo, foge e se deita se o mando sair debaixo da mesa, late quando ouve um barulho ou vê um cão ou gato,  atende e corre quando o chamamos pelo seu nome.

Diagrama de Classe Temos aqui a representação do cachorro Bilú: Propriedades : [Cor do corpo : castanha  cor dos olhos : preto   altura: 18 cm   comprimento: 38 cm   largura : 24 cm] Métodos : [balançar o rabo , latir , deitar , sentar ]. 

Diagrama de Classes Uma classe representa um conjunto de objetos que possuem comportamentos e características comuns. Uma classe descreve como certos tipos de objetos se parecem do ponto de vista da programação , pois quando definimos uma classe precisamos definir duas coisas: Propriedades - Informações específicas relacionadas a uma classe de objeto. São as características dos objetos que as classes representam. Ex Cor , altura , tamanho , largura , etc... Métodos: São ações que os objetos de uma classe podem realizar. Ex: Latir , correr , sentar , comer, etc.

Diagrama de Classes A representação de uma classe usa um retângulo dividido em três partes:

Diagramas de Classes Os diagrama se classes ilustram atributos e operações de uma classe e as restrições como que os objetos podem ser conectados ; descrevem também os tipos de objetos no sistema e os relacionamentos entre estes objetos Para poder representar a visibilidade dos atributos e operações em uma classe utiliza-se as seguintes marcas e significados: + público - visível em qualquer classe # protegido - qualquer descendente pode usar - privado - visível somente dentro da classe

Diagrama de Classes Relacionamentos entre classes: Herança: Associações :  Agregação e composição Generalização (herança) Dependências Herança: Um dos princípios da OO, permite a reutilização. Uma classe pode ser definida a partir de outra já existente

Diagrama de Classes Relação é um… Forma Círculo Rectângulo uma Forma pode ser um Círculo, um Rectângulo ou uma FormaComposta Círculo Rectângulo FormaComposta

Diagrama de Classes Uma associação é um vínculo que permite que objetos de uma ou mais classes se relacionem. Não há conceito de posse Os tempos de vida dos objetos ligados entre si são independentes. As associações podem ser: unárias - quando a associação ocorre entre objetos de uma mesma classe. binárias - quando a associação ocorre entre dois objetos de classes distintas.

Diagrama de Classes Língua natural UML "Qualquer empregado é chefiado por no máximo um chefe." UML Empregado Chefe Chefia * 0..1 empregados chefe

Diagrama de Classes Agregação Uma agregação representa um todo que é composto de várias partes. Exemplo: um conselho é um agregado de membros, da mesma forma que uma reunião é um agregado de uma pauta e de participantes. A implementação deste relacionamento não é uma contenção, pois uma reunião não CONTÉM participantes. Assim sendo, as partes da agregação podem fazer outras coisas em outras partes da aplicação.

Diagrama de Classes Língua natural UML "Uma empresa possui um número arbitrário de veículos." UML - frota Empresa Veículo 0..1 *

Diagrama de Classes Composição A composição, diferentemente da agregação, é um relacionamento de contenção. Um objeto (container) CONTÉM outros objetos (elementos). Esses elementos que estão contidos dentro de outro objeto dependem dele para existir. Um exemplo de container poderia ser uma nota fiscal, e seus elementos seriam seus itens. Não faz sentido existirem itens de nota fiscal sem existir uma nota fiscal onde tais itens estariam contidos. E

Diagrama de Classes Língua natural UML "Um humano é composto por uma cabeça e dois braços." UML Humano Cabeça 1 Braço 2

Diagrama de Classes

Exercício