A Arte Renascentista A PINTURA 2005/2006.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Renascimento cultural
Advertisements

Definição: movimento cultural e artístico que rompeu com o padrão de pensamento vigente no mundo medieval, introduzindo a cultura laica (não religiosa);
Pintura Renascentista
O Renascimento Trabalho Realizado por: André Branco nº1
Renascimento Cultural
RENASCIMENTO.
ARTE BARROCA SÉCULO XVII.
Conhecendo um Artista:
A arte renascentista História.
RENASCIMENTO O Renascimento foi um movimento cultural que nasceu entre as elites de ricas cidades italianas no século XIV. Esse movimento de renovação.
Escultura Andrea del Verrochio ( )
Quando: entre os séculos XIV e XVI;
Humanismo e individualismo
Leonardo da Vinci Um génio do Renascimento.
A Arte do Renascimento.
Aspectos do Renascimento cultural
ARTISTAS DO RENASCIMENTO
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Renascimento Alexandre Neto.
Comunicação, Arte e Cultura
Florença, Galleria degli Uffizi
ARTE RENASCENTISTA III Trimestre e 172
Curso de História Prof. Fabio Pablo efabiopablo.wordpress.com.
Pintura Renascentista
Prof. Everton da Silva Correa
Colégio Notre Dame Disciplina: Arte Professora : Débora
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
Prof. Esp. Ribamar II Corrêa
David, Galeria da academia de Florença
História da Arte Desafio Cultural I
Elementos estruturais: colunas ou pilastras das ordens clássicas (coríntia e compósita), abóbada de berço, arco de volta perfeita, frontão triangular ou.
Reviver os ideais da cultura greco-romana
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
RENASCIMENTO.
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
Renascimento Cultural (sec XIV-XVI)
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
RENASCIMENTO Prof. Juliana Sena
Renascimento Cultural (séculos XIII ao XVI)
RENASCIMENTO CULTURAL – XIV e XVI
A Arte Renascentista A PINTURA.
RENASCIMENTO Profª Patricia.
Leonardo da Vinci.
Rafael Sanzio.
Renascimento Séculos XIII / XIV
RENASCIMENTO CULTURAL
Renascimento Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins.
Renascimento Séc XV ( Quatrocento)
RENASCIMENTO CULTURAL:
Renascimento
Renascimento nas artes: Desenvolvimento cultural na Idade Moderna
Cultura Renascentista
A Arte do Renascimento L'art de la Renaissance. Características Gerais Classicismo – os artistas inspiram-se nos modelos clássicos (Grécia e Roma), mas.
História da Cultura e das Artes “A Cultura do Palco”: Pintura Barroca
O COMEÇO DA PINTURA MODERNA.  Redescoberta da arte greco-romana  Estudo científico do corpo humano e do mundo natural  Intenção de reproduzir com realismo.
O RENASCIMENTO RENOVAÇÃO NAS ARTES E CULTURA. A ARQUITECTURA Recuperam o conceito de ordem arquitectónica, já utilizado na Grécia antiga.
RENASCIMENTO CULTURAL
SÉC. XV RENASCIMENTO. CARACTERÍSTICAS  A redescoberta da arte grega e romana, o estudo científico do corpo humano e a intenção em reproduzir com realismo.
A arte do Renascimento.
Transcrição da apresentação:

A Arte Renascentista A PINTURA 2005/2006

Objectivo do trabalho: Este trabalho tem como objectivo dar a conhecer as principais características da pintura do Renascimento. -Destacar os principais pintores desta época e suas obras mais relevantes.

O Renascimento O Renascimento surgiu em Itália e os principais centros foram: No séc.XV, Florença (onde se destacou Leonardo da Vinci) sob a protecção dos Médicis. No séc.XVI, Roma, com o mecenato dos papas Júlio II e Leão X.

A pintura renascentista distingue-se por : Equilíbrio na composição; Aplicação das leis da perspectiva, dando a ilusão de profundidade; Naturalismo – os pintores procuraram representar a Natureza (árvores , flores, rios e montanhas bem como figuras humanas)

Novas técnicas (pintura a óleo em tela, o sfumato e o contraste luz/sombra); Representação de temas religiosos (particularmente a Virgem e o Menino ), da mitologia greco-romana, da paisagem e do retrato.

Entre muitos pintores destacaram-se : Botticelli (1445-1510), que exprimiu com naturalismo e elegância as linhas do corpo humano. Os seus quadros mais famosos são O Nascimento de Vénus e A Primavera.

Alegoria à Primavera, de Botticelli Alegoria à Primavera, de Botticelli. Repara no contraste entre os tons claros e escuros e na leveza das vestes.

Pormenor de A Primavera de Botticelli onde é bem patente o naturalismo.

Leonardo da Vinci 1452-1519. Autor do célebre quadro A Gioconda, e de A Virgem, Santa Ana e o Menino. Foi das mais importantes figuras do Renascimento tendo utilizado as sombras e a técnica do claro-escuro .

A Gioconda, de Leonardo da Vinci, onde se percebe a noção de perspectiva e o contraste entre o claro e o escuro.

Óleo sobre tela, A Virgem dos rochedos de Leonardo da Vinci.

Óleo sobre tela, Senhora com arminho, de Leonardo da Vinci Óleo sobre tela, Senhora com arminho, de Leonardo da Vinci. O retrato foi um tema muito usado pelos pintores renascentistas.

Óleo sobre tela, retrato de um músico, Leonardo da Vinci.

A Adoração dos Magos de Leonardo da Vinci A Adoração dos Magos de Leonardo da Vinci. As figuras tornam-se visíveis em grau variável pela incidência da luz.

Miguel Ângelo 1475-1564 Foi também um pintor genial, autor dos frescos da Capela Sistina, no Vaticano . Autor de David e da Pietà . Planeou e dirigiu as obras da construção da cúpula da Basílica de S.Pedro – Roma .

A Criação do Homem, fresco da capela Sistina no Vaticano, obra de Miguel Ângelo.

Rafael 1483-1520- foi um extraordinário retratista. Ficaram célebres as suas madonas (Virgens com o Menino).

Rafael, Madona com o menino

Rafael, A escola de Atenas

Na Flandres, importante centro de pintura destacou-se Van Eyck Na Flandres, importante centro de pintura destacou-se Van Eyck. Vemos aqui representado O casamento de Arnolfini ( séc. XV).

Na Alemanha, salienta-se Albert Durer Na Alemanha, salienta-se Albert Durer. Pormenor do seu quadro A Lamentação de Cristo, 1500.

Na pintura espanhola destacou-se El Greco (1541- 1614) Na pintura espanhola destacou-se El Greco (1541- 1614). Este seu quadro intitula-se A Anunciação.

Em Portugal, Vasco Fernandes, conhecido por Grão – Vasco, foi um dos grandes pintores do séc. XVI. Neste quadro, A Natividade, sobressai a perspectiva.

Santa Ana, a Virgem e o Menino de Leonardo da Vinci

Questões: Identifica neste quadro de Leonardo da Vinci três características da pintura renascentista. A composição desta pintura obedece a uma forma geométrica. De que forma trata? Observa especialmente os rostos de Santa Ana e da Virgem. Que sentimentos exprimem? Como é que o pintor conseguiu dar a ilusão de uma profundidade quase infinita da paisagem?

A pintura do Renascimento em comparação com a pintura gótica Madona e o menino Madona del Cordelino Giotto – 1320-1330 Rafael - 1506

Conclusão Introdução de novas técnicas da pintura a óleo. Naturalismo. Equilíbrio na composição. Composição em pirâmide. Utilização da perspectiva.

Temáticas religiosas e anatomia do corpo humano (representação do nu). Técnica do sfumato. O retrato – um dos temas favoritos. Figuras com grande expressividade, equilíbrio, harmonia e movimento.

Fontes consultadas Janson, H. W., História da Arte, Fundação Calouste Gulbenkian, 1977, Lisboa. Crisanto, Natércia., Novo História 8, Porto Editora,1999, Porto. http://pt.wikipedia.org/wiki/Leonardo_Da_Vinci 26/03/06 http://www.encuentra.com/includes/aplicacion.php?IdApp=clipart&filtro=Autor=2&IdSec=292&IdAppClr=clipartautores&SubClass=Rafaelhttp://es.easyart.com/artistas/Giotto-di-Bondone-1815.html 28/03/06 http://es.easyart.com/estampas/Giotto-di-Bondone-Madonna-And-Child-25338.html 28/03/06

Fontes Consultadas http://www.pitoresco.com.br/universal/botticelli/botic.htm 9/4/06 http://pt.wikipedia.org/wiki/Michel%C3%A2ngelo 9/4/06 http://images.google.pt/images?q=Van+Eyck&hl=pt-PT&lr=lang_es%7Clang_pt&sa=X&oi=images&ct=title 9/4/06 http://pt.wikipedia.org/wiki/El_Greco 9/4/06 http://www.uc.pt/artes/6spp/v1.html 9/4/06

FIM