PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO PODER JUDICIÁRIO JUS-SGA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos na região de Visconde de Mauá Microbacia do Alto Rio Preto.
Advertisements

“Como separar e reciclar o LIXO de sua CASA”
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO CONSUMO DE PAPEL A4 E DE PRODUTOS DE LIMPEZA PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS Discentes: Bárbara E. P. Mendes Camila.
A Inserção dos Catadores Historicamente em uma Política Publica.
Ministério do Meio Ambiente
GESTÃO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS ON-SITE (NA FÁBRICA) NO JAPÃO
O Estado e o BNDES no apoio à
SAÚDE E MEIO AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO.
Resultados e Ações Pré-Certificação
MEIO AMBIENTE NEMS BRASIL.
Ciclo de vida do produto
na Administração Pública Um novo modelo de Gestão
LIXO RECICLÁVEL.
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
PROJETO COLETA SELETIVA E RECICLAGEM
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
Gestão Ambiental.
Sistema de Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos Orgânicos
Sugestões de ações para implantações
Na ampla e crescente geração, e principalmente, na busca de uma disposição técnica e econômica, para os Resíduos Industriais. ORIGEM.
SEPARE O LIXO ÚTIL A maior parte do lixo que jogamos fora é composta de materiais que poderiam ser reaproveitados. Os papéis, plásticos, metais e vidros.
IMPLANTAÇÃO DA COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA
PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Gina Mantilla Analista de Gestão Ambiental CeasaMinas
COMISSÃO SETORIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEF
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
MEIO AMBIENTE.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O problema do lixo termina
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Questionário. Questionário 4. Como protegemos a floresta? Reciclar e poluir Reciclar e não poluir Cortar árvores.
MPT-Engineering Apresenta
PROJETO ECOnomizando DIREÇÃO DO FORO
Os 4’Rs.
Prefeitura do Recife - EMLURB
Segurança geral e pessoal
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Tem como objetivo formar Tecnólogos com competência técnica, ética, política, responsabilidade socioambiental e habilidades que possam atender às demandas.
É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais). O LIXO.
PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS SHOWA BONÉS
CIPA 2013/2014.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Coleta Seletiva solidária Conheça e participe. Comissão do programa PROFESSORES: PROFESSORES: –Fernando Jesus de Oliveira, –Natal Junio Pires, –Jorge.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
Missão Criar condições para o correto tratamento e descarte de todos os resíduos na FEC, promovendo a cultura de uma cidadania responsável em sua comunidade,
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
COPPE/UFRJ1 O COMPROMETIMENTO DA INOVACAO TECNOLOGICA DA RECICLAGEM DE RESIDUOS DA CONSTRUCAO CIVIL COM A SAUDE AMBIENTAL Claudio Fernando Mahler,D.Sc.,
Lixo Brasileiro.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
A Evolução da Reciclagem no Brasil
JabUNESP Recicla. Introdução O JabUNESP Recicla é um projeto de extensão universitária, que existe desde 2005, voltado para a questão ambiental; Em 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – NATAL/RN
TREINAMENTO BÁSICO INTRODUTÓRIO – TBI
Reduzir, reutilizar e reciclar
15 anos.
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNÓLOGICA DE MINAS GERAIS Trabalho de sensibilização da comunidade do CEFET-MG em relação ao programa de coleta seletiva solidária.
Adequação a Legislação – Gerenciamento de Resíduos – Prevenção a Poluição.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Política Municipal de Resíduos Sólidos de Campo Grande 6º Reunião Ordinária do Fórum do Lixo Eng. Marcos Antônio Moura Cristaldo Secretário Municipal de.
COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Delegacia da Receita Federal do Brasil de Administração Tributária de São Paulo COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA Decreto n , de.
ProgramaReciclaJaraguá. Antecedentes Fonte: Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – PIGIRS (2013)
Proteger o meio ambiente é mais antigo do que imaginamos.
1 RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORREIOS/MS Uma parceria entre a Inclusão Social e o Cuidado com o Meio Ambiente Olga Martinez Torres.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Projeto de Coleta Seletiva Interna SEMADUR Isabel Cristina Penteado Rezende Tatiane Valdes Franco Oliveira.
twitter.com/funasa PROGRAMA APOIO AOS CATADORES FUNASA.
Transcrição da apresentação:

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO PODER JUDICIÁRIO JUS-SGA

EQUIPES GESTORAS LOCAIS EGLs

Sistema de Gestão Ambiental Em setembro/2008 a Presidência do TJRS aprovou o Sistema de Gestão Ambiental – SGA-JUS Em 2010 o Planejamento Estratégico coloca a Gestão Ambiental como meta da Administração do TJRS

GESTOR GERAL (GG): 3º Vice-Presidente DES.ª LISELENA SCHIFINO ROBLES COORDENADORA CENTRAL(CC): Juiz-Corregedor Dr. André Guidi Colossi GESTORA-AUXILIAR (GA): Juíza de Direito Dra. Patrícia Antunes Laydner EQUIPE GESTORA LOCAL (EGLs): Grupo de servidores voluntários. ÓRGÃO EXECUTOR DO PROGRAMA: ECOJUS – Formado pela Comissão Gestora de Meio-Ambiente do TJRS

O QUE SÃO EGLs ? Com a aprovação do SGA-JUS pela presidência, por ofício da 3ª Vice-Presidência (GG), cada unidade que compõe o Poder Judiciário irá formar sua EGLs É uma Equipe de Gestores Ambientais que estará presente em todos os foros e prédios do Poder Judiciário do Estado RS É composta por um grupo de servidores voluntários

Atribuições: Implementar com o apoio estrutural do ECOJUS o SGA-JUS na sua unidade Desenvolver um plano operacional de acordo com os principais impactos gerados

FOCO INICIAL RESÍDUOS SÓLIDOS DESCARTE E DESTINAÇÃO ADEQUADOS gerado pelo trabalho LIXO SECO PAPEL LIXO ORGÂNICO DESCARTE E DESTINAÇÃO ADEQUADOS

O que faz a Equipe Gestora Treina os Colegas de acordo com o plano de ação desenvolvido pelo grupo local Conduz e avalia a operacionalização das metas estipuladas Desenvolve a conscientização dos Colegas utilizando o material fornecido pelo ECOJUS – (cartazes, cartilhas e orientação quando necessário) Elege um coordenador da Equipe de Gestão Local – que será o contato com o ECOJUS

Desenvolve junto aos Colegas a separação do papel em reutilizável ou não Providencia local adequado para o descarte do papel reciclável em parceria com diretores setoriais Incentiva a impressão de documentos frente e verso Diferencia lixo seco de lixo orgânico Providencia locais de maior abrangência para lixeiras com sacaria preta (orgânico) e sacaria azul ou verde (lixo seco)

SEPARAÇÃO DO PAPEL Confecção de blocos de rascunho, reutilizar o verso na própria impressora Destinar local adequado para armazenar até o encaminhamento para usina de reciclagem

RECICLAGEM Reduz a poluição do ar e dos rios, pois no processo do papel reciclado não ocorre descarte de produtos químicos nos efluentes de rios e odores no ar Reduz o corte de árvores Possibilita a inserção social de catadores e da população carente, bem como a geração de emprego e renda

CONTAMOS CONTIGO! JUNTE-SE A NÓS

QUAL O MUNDO QUE VOCÊ PREFERE? NÓS JÁ SABEMOS!