EXERCÍCIOS FIGURAS DE LINGUAGEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pois Tu és o autor da mais bela poesia Nem os verdes campos, e os altos montes expressam o Teu grande amor, Jesus.
Advertisements

Figuras de Linguagem.
Figuras de Linguagem “Palavras“
Mãe, gostas de mim? Gosto de ti até ao céu, meu filho.
Trabalho Realizado por: Solange Afonso nº 26 Tânia Carvalho nº27
Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Profª Cláudia Rodrigues
Figuras de Linguagem Por Anna Frascolla Design por Bruna Frascolla.
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Karen Olivan.
Figuras de estilo Literatura.
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSOR JESWESLEY MENDES.
Introdução à estilos e figuras de linguagem
Aliteração- repetição de sons consonantais (consoantes)
Hipérbole e Eufemismo.
FIGURAS DE LINGUAGEM PROFESSORA: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE.
Oração do Terço Mistérios Dolorosos.
A Boneca e a Rosa Branca.
FIGURAS DE LINGUAGEM.
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
O Cheiro da chuva No final desta história você terá duas opções. Acho que você descobrirá qual opção eu escolhi. Clique p/prosseguir.
Por Veridiana B. B. Corrêa
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
Matemática Discreta Ciência da Computação
O Príncipe Feliz.
Autor Giuseppe Ghuiaroni
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª. Karen Olivan.
Mãe! Palavra tão pequenina, Bem sabe os lábios meus
FIGURAS DE SINTAXE - frases -
VIDA É AMOR HOME PAGE: APRESENTAÇÃO DO SITE A MENINA E O PÁSSARO
FIGURAS DE LINGUAGEM JN Profª. Luciana Balduíno.
A MORTE UMA GRANDE REALIDADE
ENENDIMENTO DE TEXTO AULA 15 A 18.
As figuras de linguagem nos textos:
Figuras de linguagem Figuras de linguagem.
No dia 25 de Junho a nossa turma foi visitar o Sea-Life com o objectivo de recolher dados que permitam elaborar um trabalho da Unidade de Competência.
Figuras de linguagem ou estilo
Mar Português Fernando Pessoa.
DEUS ESTÁ AQUI Deus está aqui neste momento.
O EU PROFUNDO.
Aleluia, Aleluia Poderoso é o Senhor nosso Deus (2x)
O casamento de Isaque e Rebeca
FIGURAS DE LINGUAGEM Profª Sirlene Kolb
FERNANDO PESSOA & Heterônimos.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
Figuras de Linguagem Prof. Rafael Costa.
Os dois amigos.
Interpretação textual Aula 02- Linguagem Figurada - Pensamento
1 OLHANDO A SAGRADA FAMÍLIA, JESUS, MARIA E JOSÉ, * SAIBAMOS FAZER A PARTILHA DOS GESTOS DE AMOR E DE FÉ. MARIA, MÃE SANTA E ESPOSA EXEMPLAR; * JOSÉ, PAI.
Fernando Pessoa Fernando Pessoa ( ) foi um poeta e escritor português, nascido em Lisboa. É considerado um dos maiores poetas da língua portuguesa.
Literatura, Professora Nichele. Estratégias para conseguir determinado efeito no texto ou na fala podem estar relacionadas a diferentes aspectos:
Saudade, Tempo e Destino
II Aula de Gala. Cleiri Souza Dirley Moraes João Ribeiro Marcelo Honorio II Aula de Gala Universidade Católica Dom Bosco III Semestre de História Campo.
/:Eu confio em nosso Senhor *
FIGURAS DE LINGUaGEM.
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
Discutindo coletivamente formas de organização da turma para assegurar condições necessárias ao ensino – aprendizagem com qualidade social. . MAR PORTUGUÊS.
A MORTE UMA GRANDE REALIDADE
By Búzios Slides A MENINA E O PÁSSARO Avanço automático.
Denotação e Conotação Escola Estadual São Francisco 6º Ano A e B
Figuras de linguagem são recursos que tornam o texto mais expressivo.
Poema Da Dor. Música: Daniela Mercury É só pensar em você
Oração de Um Jovem Triste
Deu Medo Leandro & Leonardo. Deu Medo Leandro & Leonardo.
Figuras de Linguagem 1.
As Grandes Navegações
Automático Você imagem meiga de mulher que desde menina trago na lembrança os afagos de amor e carinho da mãe e da mulher Maria...
Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”. Cantata “JESUS, NOSSO TESOURO”
MEU CORAÇÃO BATE ANSIOSO SENTE SUA FALTA MEUS OUVIDOS ATENTOS AS SUAS PALAVRAS.
LITERATURA BRASILEIRA
Figuras de linguagem.
Transcrição da apresentação:

EXERCÍCIOS FIGURAS DE LINGUAGEM

Cesgranrio – Leia os versos abaixo e responda: 1 – Vontade de beijar os olhos de minha pátria De niná-la, de passar-lhe a mão pelos cabelos”. 2 – “Pátria, eu semente que nasci do vento Eu que não vou e não venho, eu que permaneço”. 1) A partir dos exemplos 1 e 2, indique as respectivas figuras de linguagem: a) prosopopeia – aliteração. b) metáfora – gradação. c) hipérbole – antítese. d) aliteração – personificação. e) metonímia – assíndeto.

2) Fei – Assinalar a alternativa correta, correspondente às figuras de linguagem, presentes nos fragmentos a seguir: I. “Não te esqueças daquele amor ardente que já nos olhos meus tão puro viste.” II. “A moral legisla para o homem; o direito, para o cidadão.” III. “A maioria concordava nos pontos essenciais; nos pormenores porém, discordavam.” IV. “Isaac a vinte passos, divisando a vulto de um, pára, ergue a mão em viseira, firma os olhos.” a) anacoluto, hipérbato, hipálage, pleonasmo b) hipérbato, zeugma, silepse, assíndeto c) anáfora, polissíndeto, elipse, hipérbato d) pleonasmo, anacoluto, catacrese, eufemismo e) hipálage, silepse, polissíndeto, zeugma

3) Fei – Assinalar a alternativa que contém as figuras de linguagem correspondentes aos períodos a seguir: I. “Está provado, quem espera nunca alcança”. II. “Onde queres o lobo sou o irmão”. III. Ele foi discriminado por sofrer de uma doença contagiosa muito falada atualmente. IV. Ela quase morreu de tanto estudar para o vestibular. a) ironia – antítese – eufemismo – hipérbole b) eufemismo – ironia – hipérbole – antítese c) antítese – hipérbole – ironia – eufemismo d) hipérbole – eufemismo – antítese – ironia e) ironia – hipérbole – eufemismo – antítese

PUC – Leia o poema abaixo e responda: Ardor em firme coração nascido; Pranto por belos olhos derramado; Incêndio em mares de águas disfarçado; Rio de neve em fogo convertido: Tu, que em um peito abrasas escondido; Tu, que em um rosto corres desatado; Quando fogo, em cristais aprisionado; Quando cristal em chamas derretido. Se és fogo como passas bradamente, Se és neve, como queimas com porfia? Mas ai, que andou Amor em ti prudente! Pois para temperar a tirania, Como quis que aqui fosse a neve ardente, Permitiu parecesse a chama fria. 4) No verso “Permitiu parecesse a chama fria.”, encontramos algumas figuras de linguagem. Uma delas é a) o eufemismo. b) o anacoluto. c) o pleonasmo. d) a elipse. e) a anáfora.

5) Identifique as figuras de linguagem empregadas nas seguintes frases: a) Esses livros, eu já os comprei. b) O cheiro doce e verde do capim traziam recordações da fazenda.  c) O vento varreu o vale.  d) Ouviu-se um estalo seco.  e) Ela chorou um choro de alegria.  6) Identifique as figuras de linguagem que ocorrem nas frases a seguir: a) “O mito é o nada que é tudo…” b) Fitei-a longamente, fixando meu olhar na menina dos olhos dela.  c) O povo estourava de rir. 

7) Identifique as figuras de linguagem marcando: (1) Metáfora (2) Metonímia (3) Catacrese (4) Comparação (5) Prosopopéia a) Gosto de ouvir Titãs. b)A doçura do teu olhar é minha vida. c) O rio engasgou num barraco. d) Usarei no tempero um dente de alho. e) Você é venenosa como uma cobra.

ITA – Leia o trecho abaixo e responda: É terminantemente proibido animais circulando nas áreas comuns a todos, principalmente para fazerem suas necessidades fisiológicas no jardim do condomínio, onde pode por em risco a saúde das crianças que alí brincam descalças.             (Extraído de um RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS da administração de um prédio.) Assinale a opção que apresenta as figuras de linguagem presentes no texto: a) Pleonasmo e eufemismo. b) Metonímia e eufemismo. c) Pleonasmo e polissíndeto. d) Pleonasmo e metonímia. e) Eufemismo e polissíndeto.

PUC – Leia o trecho abaixo e responda: MAR PORTUGUÊS (Fernando Pessoa) Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? Tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do Bojador Tem que passar além da dor. Deus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu. 9) No 1°  verso do poema, há a interpelação direta a um ser inanimado a quem são atribuídos traços humanos. Assinale a alternativa que designe adequadamente as figuras de linguagem que expressam esses conceitos. a) Metáfora e prosopopéia. b) Metonímia e apóstrofe. c) Apóstrofe e prosopopéia. d) Redundância e metáfora. e) Redundância e prosopopéia.

Considere os seguintes trechos de “A Hora da Estrela”: Embora a moça anônima da história seja tão antiga que podia ser uma figura bíblica. Ela era subterrânea e nunca tinha tido floração. Minto: ela era capim. Se a moça soubesse que minha alegria também vem de minha mais profunda tristeza e que a tristeza era uma alegria falhada. Sim, ela era alegrezinha dentro de sua neurose. Neurose de guerra. 10) Neles predominam, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem: a) inversão e hipérbole. b) pleonasmo e oxímoro. c) metáfora e antítese. d) metonímia e metáfora. e) eufemismo e antítese.

1-a 2-b 3-a 4-d 5-a:pleonasmo b:sinestesia c:prosopopéia d:sinestesia e:pleonasmo 6-a:paradoxo e antítese b:catacrese c:hipérbole 7-2 1 5 3 4 8-a 9-c 10-c