DICIONÁRIO DE DADOS APOSTAS-MEGASENA = QT-DEZENAS-POR-JOGO + ( QT-TEIMOSINHAS) + [ 1 3 {6 15 { DEZENA-APOSTADA } + (IND-CANCELA) } + ( QT-SURPRESINHAS)

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DICIONÁRIO DE DADOS APOSTAS-MEGASENA = QT-DEZENAS-POR-JOGO + ( QT-TEIMOSINHAS) + [ 1 3 {6 15 { DEZENA-APOSTADA } + (IND-CANCELA) } + ( QT-SURPRESINHAS) / QT-SURPRESINHAS ] RECIBO-APOSTA = NR-APOSTA + DT-APOSTA + HORA-APOSTA + 1 {6 15{ DEZENA-APOSTADA } } + 1 8{ NR-CONCURSO } + VALOR-APOSTA + NR-REVENDEDOR + NR-TERMINAL APOSTAS = { NR-CONCURSO + { NR-APOSTA + VALOR-APOSTA+ 1{ 6 6{ DEZENA-APOSTADA } } } } DEZENAS-SORTEADAS = NR-CONCURSO + DT-SORTEIO + LOCAL-SORTEIO + 6 6{ DEZENA-SORTEADA } DADOS-REVENDEDORES = UF + NR-REVENDEDOR + 1{NR-TERMINAL} REVENDEDORES = 1 {UF + 1{NR-REVENDEDOR + 1{NR-TERMINAL}}} RESULTADO-APURAÇÃO = NR-CONCURSO + DT-SORTEIO + LOCAL-SORTEIO + 6 6{ DEZENA-SORTEADA } + 1 3{ TIPO-PRÊMIO + VALOR-PRÊMIO + QT-GANHADORES + 1{ UF + QT-GANHADORES-UF }} VALORES-A-PAGAR = NR-CONCURSO + 1{ UF + 1 3{ TIPO-PRÊMIO + VALOR-PRÊMIO + 1{NR-APOSTA + NR-REVENDEDOR }}} TABELA-RATEIO = 1 {DESTINO +PERCENTUAL} PREÇO-APOSTA = {DT-REFERÊNCIA +PREÇO-UNITÁRIO} TIPO-PRÊMIO = [ “SENA” / “QUINA” / “QUADRA” ] QT-TEIMOSINHAS = [ “2” / “4” / “8” ]

DIAGRAMA DE FLUXO DE DADOS APOSTADOR 2 PROCESSA APOSTA APOSTA-MEGASENA RECIBO-APOSTA APOSTA PREÇO-APOSTA 1 CADASTRA REVENDEDOR CAIXA ECONÔMICA/ LOTERIAS REVENDEDOR DADOS-REVENDEDORES 3 APURA GANHADORES APOSTADOR CAIXA ECONÔMICA/ TESOURARIA REVENDEDOR DEZENAS-SORTEADAS RESULTADO-APURAÇÃO VALORES-A-PAGAR TABELA-RATEIO

Seqüência

Seqüência

Seleção (c/ alternativa nula)

Seleção (c/ 3 alternativas)

Seleção (c/ 3 alternativas) Caso 03 – Rotina para vendedores Os vendedores que atingiram a cota do mês devem receber um prêmio extra de 10% do salário, desde que tenham alcançado também a cota do mês anterior, caso contrário o prêmio é pago pela metade.   Vendedores não têm direito a prêmio durante o período experimental e, além disso, são demitidos caso não atinjam a cota dois meses seguidos. No caso de vendedores efetivos emite-se apenas carta de advertência quando deixam de bater a cota 2 meses seguidos.

Repetição (repetir até)

Repetição (enquanto) Caso 03 – Rotina para vendedores Os vendedores que atingiram a cota do mês devem receber um prêmio extra de 10% do salário, desde que tenham alcançado também a cota do mês anterior, caso contrário o prêmio é pago pela metade.   Vendedores não têm direito a prêmio durante o período experimental e, além disso, são demitidos caso não atinjam a cota dois meses seguidos. No caso de vendedores efetivos emite-se apenas carta de advertência quando deixam de bater a cota 2 meses seguidos.

Compactação de Tabelas 1 2 3 4 5 6 7 8 Condição A ? Condição B ? Condição C ? S S N S N S N N S N S N S N Ação 1 Ação 2 Ação 3 X . X . . X . X . X . X . X . X X . S - . X - N S . X - N . X N S . X N S Condição A ? Condição B ? Condição C ? Ação 1 Ação 2 Ação 3

CONSISTÊNCIA DE TABELAS COMPACTADAS Uma SITUAÇÃO LÓGICA de uma tabela é definida como uma particular combinação dos estados das condições. Uma tabela de 3 condições binárias A, B e C teria 2 3 = 8 situações lógicas: Exemplos: [Sim, Sim, Sim ], [Sim, Sim, Não ], [Sim, Não, Sim ], [Sim, Não, Não ], ... CONTRADIÇÃO corresponde à repetição de uma situação lógica em uma ou mais colunas da tabela, comandando ações diferentes; REDUNDÂNCIA corresponde à repetição de uma situação lógica em uma ou mais colunas da tabela, comandando as mesmas ações; OMISSÃO corresponde à não ocorrência na tabela de alguma das situações lógicas possíveis;

CONSISTÊNCIA DE TABELAS COMPACTADAS Cond. A ? Cond. B ? Cond. C ? . X Ação 1 Ação 2 Ação 3 S - N 1 2 3 4 5 Cond. A ? Cond. B ? Cond. C ? . X Ação 1 Ação 2 Ação 3 S N 1 2 3 4 5 OMISSÃO ( S N N ) CONTRADIÇÃO ( N N N ) REDUNDÂNCIA ( S S S ) Cond. A ? Cond. B ? Cond. C ? S N

Rotina de tratamento de pedidos de telefones 1.   A solicitação só será atendida se a zona desejada estiver disponível e o solicitante não possuir telefone. Os demais casos devem ser recusados, a menos que sejam pedidos do tipo “comercial’, os quais serão incluídos no arquivo de pendentes”. Também estão neste último caso os telefones do tipo "residencial" referentes a zonas sem disponibilidade e cujo solicitante não tem telefone". S N 01 02 03 04 05 06 07 08 Zona Disponível ? Solicitante possui telefone? Tipo solicitado é COMERCIAL ? Atender solicitação Recusar Solicitação Incluir Pedido em PENDENTES X

Caso 03 – Rotina para vendedores Os vendedores que atingiram a cota do mês devem receber um prêmio extra de 10% do salário, desde que tenham alcançado também a cota do mês anterior, caso contrário o prêmio é pago pela metade.   Vendedores não têm direito a prêmio durante o período experimental e, além disso, são demitidos caso não atinjam a cota dois meses seguidos. No caso de vendedores efetivos emite-se apenas carta de advertência quando deixam de bater a cota 2 meses seguidos.

Caso 06 – Processo de aprovação dos alunos “Emitir diploma para os alunos que tiverem obtido nota igual ou maior que 7, tanto na parte teórica quanto no trabalho prático”. 2.      “Os alunos que obtiveram nota teórica inferior a 7, mas superior a 4 devem ser incluídos na lista de alunos pendentes. Incluir na lista de reprovados os que tiverem tido nota teórica inferior a 4”. “Alunos que tiverem faltado mais de 5 vezes estão automaticamente reprovados, a menos que tenham tido nota teórica não inferior a 7 quando são incluídos na lista de pendentes”. “Os alunos internos à empresa são considerados aprovados na parte prática mesmo que não tenham obtido nota teórica superior a 7, no entanto devem ter cometido menos de 5 faltas”. 5.      “Os demais reprovados (nota menor do que 7 ) no trabalho prático, devem ser incluídos na lista de pendentes”.

Incluir MATRIC + NOME em APROVADOS 7 <7  4 <4 - X QT-FALTAS > 5 ? NOTA-TÉCNICA : NOTA-PRÁTICA 7 TIPO-ALUNO = “INTERNO” ? Incluir MATRIC + NOME em APROVADOS Incluir MATRIC + NOME em PENDENTES Incluir MATRIC + NOME em REPROVADOS 01 02 03 04 05 06 07 08

Caso 04 – Rotina concessão de crédito: 1.      Autorizar crédito de até 20% do salário aos compradores que tiverem ficha positiva no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), ganharem salário superior a R$ 5.000,00 e trabalharem há mais de 2 anos no mesmo emprego. Neste caso não exigir fiador. Caso o comprador tenha menos de 2 anos de emprego, também poderá obter crédito de 20% do salário, mas deverá ter salário superior a R$ 5.000,00. Neste caso exigir que o cliente apresente fiador. Se o cliente for negativo no SPC e ganhar mais de R$ 5.000,00 também poderá obter crédito de 20% do salário. Nesta hipótese devem ser exigidos 2 fiadores. Para aqueles que têm salário inferior à R$ 5.000,00, a autorização de crédito é de 10%, exceção feita aos casos em que, além disso, são negativos no SPC e trabalham há menos de 2 anos, quando o crédito é recusado. Para clientes não positivos no SPC, exigir sempre fiador.

Fazer LIMITE-CRÉDITO = 20%” ? S N X 01 02 03 04 05 06 07 08 CPF não existe em NEGATIVOS-SPC ? SALÁRIO  R$ 5.000,00 ? TEMPO-EMPREGO  2 ? Fazer LIMITE-CRÉDITO = 20%” ? Fazer QT-FIADORES = 1 Fazer QT-FIADORES = 2 Fazer LIMITE-CRÉDITO = 10%” ? Emitir CRÉDITO-CONCEDIDO Emitir CRÉDITO-RECUSADO