Usos dos tempos verbais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações reduzidas Bom Estudo!.
Advertisements

Emprego do verbo.
Orações Subordinadas Substantivas e Reduzidas
ESTUDO DO VERBO.
Emprego dos Modos e Tempos Verbaisz
Verbos – Prova Bimestral
Orações Subordinadas Adverbiais
O Verbo.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Tempos compostos Diferença entre locução verbal e tempo composto Locuções verbais: vai querer saber; quero saber.
Orações reduzidas Profª.: Fátima Liporage.
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
Verbos São palavras que exprimem Ação, Estado, Mudança de estado e Fenômenos da natureza.
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Modo Indicativo e Subjuntivo
VERBO Verbo é a palavra que expressa ação, estado e fenômeno da natureza situados no tempo.
Introdução Indicativo Conjuntivo Condicional VERBOS Imperativo
Colégio Cândido Portinari Professora Anna Frascolla 2010
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO
FLEXÕES VERBAIS.
VERBOS.
ESTUDO DO VERBO PROF. RADAMÉS.
Verbos – 1ª Parte.
Verbos – 1ª Parte EE Orlando Alves Pereira –Taparuba MG
Infinitivo Gerúndio Particípio
O verbo O verbo.
Língua Portuguesa Profª Monize Diniz Silva
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Prof. Júnior Oliveira.
Revisão 7º ano Prof.ª Irlane Araújo.
Prof. Júnior Oliveira ORAÇÕES REDUZIDAS.
VERBOS AULAS - 12 E 13 ARI DE SÁ.
ESTUDO DO VERBO.
VERBOS.
Próclise – Ênclise – Mesóclise MARTA DUWE
O ESTUDO DOS VERBOS por Márcia Regina (chuchu)
Orações Subordinadas Reduzidas
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
VERBO PROFª SYNARA VILAR.
Verbo Língua Portuguesa.
Que ideia prevalece nas falas dessa tira?
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
ESTUDO DOS VERBOS.
A estrutura dos verbos por Márcia Regina (chuchu)
FLEXÕES VERBAIS.
Imperfeito do Subjuntivo
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
O estudo do... VERBO.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
O Modo Subjuntivo Como e quando o usamos?.
Escola Estadual Maria José
Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas:
Os verbos.
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
AIT TEMPOS VERBAIS.
PAUTA – 16 / 9 / 14 Oração subordinada substantiva – pág. 25
Orações subordinadas substantivas reduzidas
Presente do subjuntivo
Verbo.
Pretérito Imperfeito do Subjuntivo
O Modo Subjuntivo Como e quando o usamos?.
Período Composto.
Língua Portuguesa Aula 05 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso Parte II - Verbos.
Verbo e conjugação verbal Professora Marlise Fraga
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  É uma palavra variável em número, pessoa, modo, tempo e voz que indica um processo no tempo – alguma coisa que.
Modos verbais: Indicativo
VERBO É a palavra que pode variar em número, pessoa, modo, tempo e voz, indicando ações, processos, estados, mudanças de estado e manifestação de fenômenos.
Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  É uma palavra variável em número, pessoa, modo, tempo e voz que indica um processo no tempo – alguma coisa que.
Transcrição da apresentação:

Usos dos tempos verbais Prof. Júnior oliveira

Uso dos tempos verbais O estudo dos verbos é de suma importância pois, sem eles, a construção do entendimento do texto para o leitor quanto à ação dos personagens e, ainda, a ancoragem dos contrastes entre os tempos estaria seriamente comprometido ou, quiçá, impossibilitado.

Uso dos tempos verbais Relembrando os tempos e modos verbais: + Indicativo - Pretérito: Perfeito, Mais-Que-Perfeito e Imperfeito - Presente - Futuro: do Presente e do Pretérito

Uso dos tempos verbais Relembrando os tempos e modos verbais: + Subjuntivo - Pretérito Imperfeito - Presente - Futuro + Imperativo Afirm. e Neg. + Formas Nominais: - Infinitivo Flexionado - Gerúndio - Particípio

Uso dos tempos verbais Tempos do Indicativo: Relembrando: São aqueles que indicam um fato que aconteceu, acontece ou acontecerá, ou seja, fato que tem ocorrência certa.

Uso dos tempos verbais Usos do Presente do Indicativo: 1º) Expressar fato do momento presente, que se desenrola. Ex.: Há uma luz no fim do túnel. Os animais brincam sob o olhar atento da mãe.

Uso dos tempos verbais Usos do Presente do Indicativo: 2º) Mostrar um fato que ocorre com frequência ou que perdura, que continua. Ex.: Estou na lanterna dos afogados. Penso, logo existo.

Uso dos tempos verbais Usos do Presente do Indicativo: 3º) Indicar ação ou estado permanente ou, ainda, verdades inquestionáveis. Ex.: Ele está no além. A terra é redonda.

Uso dos tempos verbais Usos do Presente do Indicativo: 4º) Expressar presente histórico (fato histórico do passado), futuro próximo (aquele que se tem certeza de que ocorrerá) ou imperativo eufêmico, um pedido. Ex.: Em 1992 Collor sofre impeachment. Semana que vem entrego a remessa final. Você me compra um salgado? (Compre-me um salgado)

Uso dos tempos verbais Usos do Pretérito Imperfeito do Indicativo: 1º) Indicar fatos dos quais não se tem a certeza da conclusão e para indicar fato corriqueiro. Ex.: Ele dançava forró. Ele sempre ia às festas.

Uso dos tempos verbais Usos do Pretérito Imperfeito do Indicativo: Obs.: Em histórias, principalmente lendas e fábulas, usa-se o pretérito imperfeito para mostrar a imprecisão do tempo histórico em que ocorre a narrativa. Ex.: Era uma vez...

Uso dos tempos verbais Usos do Pretérito Perfeito do Indicativo: 1º) Usa-se para expressar a conclusão de um fato no passado. Ex.: Ele dançou forró Ele sempre foi às festas.

Uso dos tempos verbais Usos do Pretérito Perfeito do Indicativo: Cuidado!!! É importante saber a diferença entre os pretéritos perfeito e imperfeito. O imperfeito exprime a ação no passado em sua decorrência sem um limite, enquanto o perfeito exprime uma ação delimitada no tempo: Ex.: Ele corria a maratona inteira. Ele correu a maratona inteira.

Uso dos tempos verbais Usos do Pretérito Perfeito do Indicativo: Cuidado!!! O imperfeito também pode indicar algo que é habitual, enquanto o perfeito vai exprimir algo não habitual: Ex.: Quando me chamavam, jogava. Quando me chamaram, joguei.

Uso dos tempos verbais Usos do Pretérito Mais-Que-Perfeito: 1º) Indica um fato no passado que é anterior a outro no tempo. Ex.: Ele correra assim que o alarme soou.

Uso dos tempos verbais Usos do Futuro do Presente: 1º) Expressa um fato que executado num tempo posterior ao que se fala, do qual há grande probabilidade ou certeza de que ocorrerá. Ex.: As férias chegarão em breve.

Uso dos tempos verbais Usos do Futuro do Presente: 2º) Expressão de um fato presente, mas que é incerto. Ex.: Será que vamos ter que responder pelos erros a mais, eu e você?

Uso dos tempos verbais Usos do Futuro do Presente: 3º) Manifestação de desejo ou ordem em um tom imperativo. Ex.: Respeitarás o próximo. Honrarás pai e mãe.

Uso dos tempos verbais Usos do Futuro do Pretérito: 1º) Indica um acontecimento executado depois de outro situado no passado. Ex.: Ele me disse que nadaria ontem.

Uso dos tempos verbais Usos do Futuro do Pretérito: 2º) Indica um acontecimento que depende de outro para ser confirmado. Ex.: Ele nadaria se tivesse comprado a sunga.

Uso dos tempos verbais Usos do Futuro do Pretérito: 3º) Indica um acontecimento duvidoso, que não se tem certeza. Ex.: Ele deveria ter alguns milhões de Reais na conta bancária.

Uso dos tempos verbais Tempos do Subjuntivo: Relembrando: São aqueles que expressam um fato que tem uma possibilidade remota ou que se tem desejo que aconteça, ou seja, fatos hipotéticos, incertos.

Uso dos tempos verbais Usos do Presente do Subjuntivo: 1º) Indica dúvida, desejo ou hipótese. Ex.: Acredito que ele seja bem-sucedido.

Uso dos tempos verbais Usos do Presente do Subjuntivo: 2º) Em orações subordinadas, quando o verbo da oração principal está no presente do indicativo ou no imperativo. Ex.: Acredito que ele seja bem-sucedido.

Uso dos tempos verbais Casos em que geralmente se usa o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo: 1º) Em orações subordinadas substantivas e adjetivas. Ex.: Minha vontade era que tu encontrasses teu caminho. Os artistas que declarassem seus votos eram expulsos.

Uso dos tempos verbais Casos em que geralmente se usa o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo: 2º) Em orações subordinadas adverbiais. Ex.: Sentei-me perto do professor a fim de que pudesse ouvir melhor.

Uso dos tempos verbais Casos em que geralmente se usa o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo: 3º) Em casos que há necessidade de indicar uma ação passada, presente ou futura em relação ao verbo da oração principal. Ex.: Se eu jogasse antes o time teria ganhado. Mesmo que tivesse dinheiro agora, não daria. Ficaria contente se ele me desse chocolate.

Uso dos tempos verbais Casos em que geralmente se usa o Futuro: 1º) Em orações subordinadas que indicam algo eventual no futuro. Ex.: Jogaremos se o departamento médico liberar. Ganharão chocolate apenas os que tirarem dez nas VPs ou VGs.