Características dos Seres Vivos (aula 02)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ORIGEM DA VIDA Parte II
Advertisements

BIOQUÍMICA DOS ALIMENTOS.
INTRODUÇÃO À BIOLOGIA BIOLOGIA – bios = vida; logos = estudo.
Características gerais dos seres vivos
Introdução ao Estudo de Biologia
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
A interdependência da vida
Característica dos Seres Vivos
REFORÇO ORIGEM DA VIDA.
O QUE HÁ EM COMUM ENTRE AS DUAS IMAGENS?
A Biologia como Ciência Origem da Vida
Entendendo a herança genética (capítulo 5)
Célula: Unidade da Vida
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Ácidos nucleicos.
CITOLOGIA Estudo da Célula.
CÉLULAS E TECIDOS DO CORPO
INTRODUÇÃO A CITOLOGIA
Departamento de Biologia Disciplina: Físico-Química
CIÊNCIAS – 6ª SÉRIE Revisão para a recuperação
BIOQUÍMICA - NUTRIÇÃO CARACTERÍSTICAS DOS ORGANISMOS VIVOS
Bioquímica.
A organização dos seres vivos
Revisão – 7ª Série (Cap.: 01, 02 e 03)
Cap. 2 – Características dos seres vivos
Características dos seres vivos:
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
Célula.
Características dos seres vivos
Bioquímica: Composição dos Seres Vivos
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS.
Unidade da vida A vida surgiu, na Terra, há mais de 3,5 milhões de anos. Apesar da diversidade de seres vivos todos apresentam muitas semelhanças.
Características dos seres vivos
Reprodução • É a capacidade que têm os seres vivos de , ao atingirem certo estágio de desenvolvimento originar outros semelhantes. • Processo pelo qual.
Vocabulário Genético Primeira Fase.
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
REPRODUÇÃO DOS SERES VIVOS
Em busca de matéria e energia
Características gerais dos seres vivos
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
CARACTERÍSTICAS DOS SERES VIVOS
CARACTERÍSTICAS GERAIS DOS SERES VIVOS
Características dos Seres Vivos
Níveis de Organização Características Gerais dos Seres Vivos
Introdução à Biologia Aula 1/1 Introdução
Unidade 1 capítulo 2 Estudo das células
A Bioquímica é uma Ciencia Química : o que se estuda em bioquimica?
O que é Biologia? Bio = vida + logia = estudo = Estudo da vida
O Que é vida? EE Nossa Sra da Penha
Ciências Os seres vivos se reproduzem... E evoluem – cap. 3 (7ª série)
CIÊNCIAS Amanda 7º ano 1) Célula e reprodução 2) Classificação
Genética.
Profº Alexsandra Ribeiro
CITOLOGIA Estudo da Célula.
Práticas Pedagógicas de Biologia Estrutural
BIOLOGIA -Introdução-
A célula Faculdade IBGM Curso de Medicina Veterinária
PROFª. CRISTINA DE SOUZA
BIOQUÍMICA TEMPO ESPAÇO ENERGIA.
Menor estrutura viva de um organismo
NÚCLEO E DIVISÃO CELULAR Desenvolvimento dos seres vivos
Características gerais dos seres vivos
Aula 1 Os seres vivos.
As substâncias químicas dos seres vivos
Material Genético: P odemos dizer que ser vivo é aquele que possui ácido nucléico (DNA ou RNA), de fato essa é uma das características encontradas em.
BIOLOGIA -Introdução-
Carboidratos e Lipídios
Muitos biólogos tentaram definir o que é “VIDA”, embora nenhuma das definições obtidas até hoje foram satisfatórias. Contudo, apesar de não encontrarem.
Unidade na constituição e funcionamento dos seres vivos
Características Gerais Dos Seres Vivos.
Transcrição da apresentação:

Características dos Seres Vivos (aula 02) Capítulo 01, páginas 6 e 7 (O que é Vida?). Texto complementar: arquivo disponível no site do professor Brincando de Deus – Fernando Reinach Objetivos Gerais: Identificar e explicar os principais atributos dos seres vivos. Referências Bibliográficas Amabis, J. M. Fundamentos da Biologia Moderna: volume único/José Mariano Amabis, Gilberto Rodrigues Martho. 4. ed. São Paulo: Moderna, 2006. (livro didático) Campbell, N. Biologia. Neil A. Campbell, Jane B. Reece. Tradução: Anne D. Villela... (et al.) – Porto Alegre: Artmed, 2010.

O QUE É VIDA? Os cientistas mais eminentes admitem que não é possível definir vida. Mas admitem a possibilidade de definir o que chamam de “processo de vida”, ou seja, atributos, características, que objetos inanimados não possuem. Nitrogênio Oxigênio Características dos Seres Vivos Carbono 1) COMPOSIÇÃO QUÍMICA Hidrogênio Fósforo Enxofre

Ácido nucleico – DNA e RNA Lipídios ou óleos e gordura 1) COMPOSIÇÃO QUÍMICA A união de centenas, até milhões, de átomos por meio de ligações químicas, formam moléculas constituintes dos seres vivos, chamadas de substâncias orgânicas. Ácido nucleico – DNA e RNA Proteínas Glicídios ou açucares Lipídios ou óleos e gordura

O esquema acima é uma via catabólica ou anabólica? 2) ORGANIZAÇÃO CELULAR E METABOLISMO Todo ser vivo apresentam alto grau de organização. As moléculas das substâncias orgânicas organizam-se em células, considerada um estrutura de alta complexidade, ou seja, célula é a unidade da vida. 2) ORGANIZAÇÃO CELULAR E METABOLISMO No interior das células ocorrem processos químicos de fundamental importância à vida; esse conjunto de eventos constituem o metabolismo celular. Vias catabólicas ou catabolismo: são vias metabólicas que ao decompor moléculas complexas em compostos mais simples, liberam energia. Ex.: quebra de proteínas em aminoácidos. Célula eucarionte: internamente apresentam membranas interligadas desde o núcleo, passando pelas organelas, até a periferia (membrana plasmática). A maioria das estruturas internas é envolvida por membrana, mas o nome se dá pelo fato do material genético (DNA) estar envolvido por essa membrana, ou seja, tornando o núcleo visível. Vias anabólicas ou anabolismo: são vias metabólicas que vão absorver ou consumir energia para fabricar moléculas complexas a partir de compostos mais simples. Ex.: síntese de proteínas a partir de aminoácidos. Célula procarionte: internamente não apresentam membranas de nenhuma natureza, assim como não apresentam organelas. O material genético está livre no citoplasma. O esquema acima é uma via catabólica ou anabólica?

3) REAÇÃO E MOVIMENTO Capacidade de percepção do que passa ao redor e reagir ao estímulo. Guepardo na espreita A maioria das plantas, por exemplo, altera a posição das folhas no decorrer do dia em função da luminosidade, permitindo que elas a aproveitem melhor. O estímulo pode ser mecânico, como é o caso da dormideira ou sensitiva. Os animais são capazes de perceber o que se passa ao seu redor devido ao alto grau de complexidade do seu sistema sensorial. A reação é bem mais rápida que a reação das plantas.

4) CRESCIMENTO e REPRODUÇÃO O crescimento de um ser vivo ocorre pela produção de novas substâncias orgânicas produzidas pelo metabolismo celular. Pluricelulares: crescem principalmente pelo aumento do número de células que compõe seu corpo. Unicelulares: crescem pelo aumento do tamanho de sua única célula. Pela produção de novas substâncias, via metabolismo celular, o fungo consegue aumentar de tamanho e se multiplicar. Célula-tronco em processo de divisão celular (crescem em número); células se mantém unidas, caracterizando a sua pluricelularidade.

4) CRESCIMENTO e REPRODUÇÃO O mecanismo de reprodução tem a função de multiplicar, produzir novos indivíduos; podem ser a partir de uma única célula ou de muitas células. Unicelulares Pluricelulares Fecundação Divisão celular Zigoto Embrião

5) HEREDITARIEDADE Esta intimamente relacionada a reprodução; via reprodução um ser vivo transmite aos seus descendentes uma estrutura celular básica com um conjunto de instruções, o material genético, que contém todas as informação para a formação do novo ser. Ser humano 1) A célula contém um núcleo com 23 pares de cromossomos (ou 46); 1 2) 23 cromossomos são oriundos da mãe e 23 oriundos do pai pelos gametas; 2 3 3) Cada cromossomo é constituído por gens; 4 4) Os gens consistem em moléculas de DNA, que contém as informações genéticas de cada ser vivo.

6) VARIABILIDADE GENÉTICA, MUTAÇÃO, SELEÇÃO NATURAL E ADAPTAÇÃO O material genético determina as características de uma espécie, mas pode haver variações. Toda variação, em última análise, é uma mutação. Elas se perpetuam com a duplicação do material genético. Devido as variações genéticas, ao longo de gerações sucessivas, os indivíduos apresentam diferenças. Essas diferenças promovem uma melhor chance de sobrevivência ou não. Isso é chamado de seleção natural. A adaptação é a forma ou capacidade que cada espécie desenvolve, que permite que esta se ajuste melhor ao ambiente.