Assembleia da República 29 MAIO 2008. A Câmara Municipal de Mealhada, convicta do inegável valor do seu património gastronómico, decidiu criar uma identidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OFERTA TURÍSTICA.
Advertisements

Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
II SEMINÁRIO ATLÂNTICO DE MULHERES EMPRESÁRIAS QUALIDADE: UM NOVO DESAFIO PARA A RAM 27 e 28 Novembro 2003.
Excelência Organizacional – Modelo EFQM
Por: Ana Paula Zeverino
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Nuno André Santos Nov Análise Situação Setembro de 2000: 1. Produto de Alta Qualidade 2. Preço Competitivo 3. Pequena % do mercado mundial Reflexão.
Uma Base Económica para o Desenvolvimento Raízes no Passado, Olhos no Futuro Câmara Municipal de Mértola Jorge Pulido Valente.
Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Exercício de análise da Rota do Azeite e.
Modelo de competitividade e sustentabilidade de Geoffrey I
Relações Ambientais do Sistema de Turismo - SISTUR
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
MARKETING TERRITORIAL E TURÍSTICO
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
O QUE É SGC ? Sociedade de garantia de Crédito.
MKT EMPREEENDEDORES UNIP – 2007 PROF: MEROFA.
ABAV-RR e ICCABAV Parte 3: Turismo Rural Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado.
Sequência Didáctica.
O enoturismo no mediterrâneo: uma ferramenta para a reestruturação e o desenvolvimento.   C.Machael Hall / Richard Mitchell.
Reabilitação e Restauro Sustentabilidade Futura
Gala de Jornalistas Especializados em Turismo
Pólo de Turismo, Saúde, Beleza e Bem-Estar
Desenvolvimento Curricular
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
Jovens Embaixadores de Évora Apoiado pela OCPM Organização das Cidades Património da Humanidade.
Instalações da EHTCV Plano de desenvolvimento Institucional Actividade formativa da EHTCV Principais Desafios e Estratégias de intervenção da EHTCV.
Seminário: Jornadas Empresariais – Perspectivas de Desenvolvimento II painel: Geoparque Arouca – Desenvolvimento sustentável da Região AGA – Associação.
IDENTIDADE E PATRIMONIO CULTURAIS CP4 – DR4
II Encontro Internacional De Turismo Da Unotur
A Dessegregação Profissional no Combate à Pobreza.
Programa de Iniciativa Comunitária Leader + Associação Terras do Baixo Guadiana Avaliação Externa Intercalar Fernanda Silva, Maio 2006.
A valorização do património rural como factor de desenvolvimento local Jornadas Europeias do Património Sardoal, 24 de Setembro de 2010.
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Conferências de Economia Social Reforma da Legislação do Sector – da Constituição à Legislação Ordinária Lisboa, 14 de Setembro de 2011.
Palavra de Vida Chiara Lubich - Agosto de 2011 "Eis-me aqui para fazer a tua vontade" "Eis-me aqui para fazer a tua vontade" (Hb 10,9).
1 VALORIZAR E TORNAR MAIS COMPETITIVA A REGIÃO ALENTEJO OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIA NO HORIZONTE EUROPA 2020 Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
Gestão Preços/ Junho 2008 – Formas Luso ESTRATÉGIA DE PREÇOS “ FORMAS LUSO” Filipe Pereira; João Correia; Liz Silva; Nuno Sousa.
THÜRINGEN WIRTUOS 2006 Gastronomia como atrativo tur í stico e patrimônio cultural O sabor regional Estratégias para um turismo culinário !
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
A Educação Ambiental face aos novos desafios
Que turismo para a região do Douro? QUE DOURO NO FUTURO?...
1 Uma Nova Ambição para o Alentejo - A Aposta no Valor -
Turma 19 Grupo M Subgrupo X Andryani Piacini e Lucas Silva Santos Unidade 3 O contexto que exigiu a mudança no papel da logística Com o advento da globalização,
Moimenta da Beira, 17 de Abril 2010 Joaquim Ribeiro.
Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas.
Potenciar o Turismo no Núcleo Urbano Antigo do Seixal 4.maio.2015
Tecnológico de Marketing GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE –
Arcos de Valdevez, 23 de Setembro_2010
Excelência no Atendimento ao Cidadão: conquistas e desafios da atualidade José Eduardo Romão.
Grupo Gestor Mar de Cultura A criação: Em 2007 o Ministério do Turismo no Projeto Destinos Referência, preparou um levantamento de todos os destinos.
O projeto KM ZERO Nasce com o intuito de valorizar os produtos derivados das atividades piscatórias de origem local Procura conjugar esforços de entidades.
Curso: Superior de Tecnologia Daniella Amaral
Baixo Mondego Arroz Carolino
“ ” “ GANHAR ESCALA – PARCERIAS E ESTRATÉGIAS REGIONAIS DE TURISMO ” POMBAL – Auditório do Teatro-Cine | 30 de Abril 2013.
Criado em 1993, é hoje uma união de 41 Associações Empresariais dos Distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, que representa.
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
Instituto Politécnico de Portalegre Escola Tecnologia e Gestão de Portalegre Unidade Curricular: Mercados e Negociação Comercial Docente: Dr.ª Fernanda.
Parceiros Locais: Parceiros Nacionais: Banca de Juízes MPE Brasil – Ciclo 2011.
TURISMO DO PORTO E NORTE,ER – CASTELO SANTIAGO DA BARRA - VIANA DO CASTELO TEMA DO ENCONTRO: "UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE" TEMA DO PAINEL: “A ZONA.
1 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Encontros do Litoral – POLIS LITORAL NORTE Painel “A Zona Costeira: o potencial turístico” Litoral Norte – Uma Marca.
Novos e Seminovos Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas São Brás de Alportel Novos e Seminov os Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas São Brás.
ESPAÇO T – Aquisição de Sede para o Espaço t. O Espaço t está neste momento a reconstruir um edifício na baixa da cidade do Porto que acolherá a futura.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

Assembleia da República 29 MAIO 2008

A Câmara Municipal de Mealhada, convicta do inegável valor do seu património gastronómico, decidiu criar uma identidade forte e coesa para os produtos que até hoje levaram mais longe o nome do município. Água|Pão|Vinho|Leitão “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”

É impossível falar-se na Mealhada sem referir uma das mais fortes imagens de marca da nossa mesa: o Leitão. Porém, o património gastronómico da Mealhada não se esgota aqui. Há outros valores da nossa mesa que obrigatoriamente têm que lhe ser associados. São eles a Água, o Pão e o Vinho. Água|Pão|Vinho|Leitão “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”

Para tal criou a marca “Água|Pão|Vinho|Leitão. 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”, a qual poderá ser utilizada pelos agentes económicos dos sectores (Restauração e Bebidas, Hotelaria, Produtores de Vinho, Padarias, Assadores de leitão entre outros) que demonstrarem interesse na obtenção desta distinção. Água|Pão|Vinho|Leitão “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”

Grandes objectivos desta iniciativa : • Distinguir, de entre a enorme oferta existente no Concelho, aqueles que garantem a autenticidade, a tradição e a qualidade destes 4 produtos; • Reforçar o posicionamento destes nossos quatro produtos no seio do panorama gastronómico nacional ; Água|Pão|Vinho|Leitão “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”

• Incentivar a diferenciação pela qualidade, de modo a que, quem nos visita, possa escolher um produto e exigir que o mesmo lhe seja apresentado segundo os critérios que consideramos representarem a genuína tradição do concelho; Água|Pão|Vinho|Leitão “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”

• Promover estes produtos, tendo em conta os desafios, cada vez mais exigentes do marketing e do mercado; • Preservar o “modus faciendi” da nossa gastronomia, garantindo que o cumprimento dos normativos europeus não adultera os sabores tradicionais dos nossos produtos; Água|Pão|Vinho|Leitão “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”

• Concretizar as grandes linhas do Plano Estratégico Nacional do Turismo, nomeadamente o produto Gastronomia e Vinhos, como destino turístico nacional. Água|Pão|Vinho|Leitão “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”

Para a concretização deste projecto a Câmara Municipal convidou um Júri idóneo composto por especialistas nas diferentes áreas, que será responsável pela atribuição da utilização da marca. Água|Pão|Vinho|Leitão “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”

Todos os agentes económicos, que cumpram os requisitos constantes do Regulamento, poderão concorrer para a obtenção desta marca, passando então a usar os elementos distintivos que a identificam. Após a análise das candidaturas a Câmara fará a entrega das referidas distinções em cerimónia pública. Água|Pão|Vinho|Leitão “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”

Num contexto de alinhamento e consolidação de estratégias, a autarquia enfrenta grandes desafios e o maior deles é sem dúvida informar, sensibilizar e sobretudo mobilizar a sua gente, os seus agentes económicos para, em parceria, trabalhar nos projectos âncora, promotores de desenvolvimento do concelho. Água|Pão|Vinho|Leitão “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”

Este projecto visa essencialmente, reforçar o posicionamento dos referidos quatro produtos gastronómicos, apostando no lançamento de uma marca de qualidade e de prestígio que os identifique. “Água|Pão|Vinho|Leitão - 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”. É este, o nosso projecto, o nosso desafio. Água|Pão|Vinho|Leitão “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”

Com a apresentação deste projecto esperamos, sinceramente, iniciar uma nova etapa de afirmação do Município da Mealhada como centro de excelência gastronómica. Água|Pão|Vinho|Leitão “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”