A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Preços/ Junho 2008 – Formas Luso ESTRATÉGIA DE PREÇOS “ FORMAS LUSO” Filipe Pereira; João Correia; Liz Silva; Nuno Sousa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Preços/ Junho 2008 – Formas Luso ESTRATÉGIA DE PREÇOS “ FORMAS LUSO” Filipe Pereira; João Correia; Liz Silva; Nuno Sousa."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Preços/ Junho 2008 – Formas Luso ESTRATÉGIA DE PREÇOS “ FORMAS LUSO” Filipe Pereira; João Correia; Liz Silva; Nuno Sousa

2 Gestão Preços/ Junho 2008 - PONTOS ABORDADOS :  A empresa Luso  O produto  Posicionamento  Comunicação  Diferenciação  Preço  Conclusão

3 Gestão Preços/ Junho 2008 - LUSO – Soc. Água do Luso  Líder do mercado nacional de águas engarrafadas em águas lisas  Única marca de água mundial certificada  A Soc. Água Luso tem como objectivo ser a melhor empresa de bebidas em Portugal  Aposta constante em níveis como o tecnológico, o de gestão, entre outros

4 Gestão Preços/ Junho 2008 - O PRODUTO  Forma Luso é a primeira e única bebida do Mundo a integrar fibras solúveis na sua composição, ajudando a controlar o apetite e o peso.  Público Alvo Feminino, contudo não menospreza o masculino  Apresentando-se como um produto absolutamente revolucionário no mundo das águas. Formas Luso apresenta-se como um alimento fundamental na dieta diária de quem quer emagrecer.  Tem um teor calórico desprezível, é composta em 95% por água do Luso e inclui 0,9 gramas de fibras solúveis.

5 Gestão Preços/ Junho 2008 - O POSICIONAMENTO  Contrário das bebidas light, que prometem emagrecer mas cuja composição permanece incógnita, é justamente a composição desta bebida (as fibras) e os seus supostos benefícios para o organismo que são realçados e explicados ao pormenor.  Por não ser gaseificada e fazer uma aposta clara na composição da água, claramente direccionada para as questões relacionadas com a saúde  Possuírem características positivas para o organismo e ajudar a emagrecer ou “manter a linha”.

6 Gestão Preços/ Junho 2008 - COMUNICAÇÃO  Estratégia de comunicação que visou reforçar o carácter de inovação de Formas Luso.  Assentou em acções de relações públicas  «Testemunhos» foi o próximo passo. O projecto envolveu um conjunto de pessoas que seguiu um plano regular de consumo de Formas Luso, preparado por uma consultora especializada em estudos científicos que trabalha principalmente com a indústria farmacêutica.  Formas Luso se associa a eventos onde o assunto saúde, perca de peso, obesidade esteja presente, apoiando e patrocinando diversas iniciativas onde esta temática esteja presente.

7 Gestão Preços/ Junho 2008 - DIFERENCIAÇÃO  Distingue e diferencia das restantes pelas componentes (fibras) que teoricamente são benéficas para a saúde, algo que na altura que foi lançada esta água era inexistente no mercado nacional das águas.  Conjunto de benefícios como a perca de apetite e que ajuda a regular o peso.  Diferenciação também pela imagem, através por exemplo da forma da garrafa ( efeito agradável ao toque e de fácil transporte)

8 Gestão Preços/ Junho 2008 - PREÇO  O preço deve ser determinado mediante que produto/ serviço, que consumidores, quais os mercados, que canais de distribuição e quais os métodos de venda. Iremos então de seguida abordar este ponto do preço mediante os custos envolvidos, que serão: - custos de produto (água; fibras e aromas; embalagem) - custos de transporte ( …para os canais de distribuição) - custos de comunicação ( promoção,etc…) A soma destes custos será o valor dos custos envolvidos, inerentes à produção do produto em questão.

9 Gestão Preços/ Junho 2008 - PREÇO  Custo do produto Água 1lt igual a 0,30 cêntimos – para garrafas de 0,50lt igual a 0,15cêntimos Fibras e aromas por cada 100g igual a 3 euros – para garrafas de 0,50lt é necessário 0,9 gramas, ou seja 100------------------------3 0,9-------------------------x = 0,27 cêntimos Embalagem segundo pesquisa deste género de garrafas fica a 0,10 ct a unidade Total dos custos de produto são de ( 0,15+0,27+0,10= 0,52)

10 Gestão Preços/ Junho 2008 - PREÇO  Custo de transporte Custo de uma carga para entrega em todo o território nacional para transporte de 30000 unidades é de 1200 euros. Total dos custos de transporte é de 2,5 ct por unidade  Custo de Comunicação supondo que seria de 5% 0,52------------------------100 x----------------------------5 = 2,6 ct seria o custo de comunicação para cada unidade Assim, a soma destes custos (0,52+0,025+0,026=0,57 ct)

11 Gestão Preços/ Junho 2008 - PREÇO Para uma margem de 10% e utilizando uma margem limpa efectuámos o seguinte cálculo: = 0,57 (1 – 0,10) = 0,63 ct Este é o valor que nos dá a soma dos custos com produto, transporte e comunicação. Valor este que é inferior ao praticado no mercado, ou seja, optando por aplicar um preço superior, a empresa pode maximizar os seus recursos. De recordar que o preço praticado actualmente em praticamente todos os canais de distribuição é de cerca de 0,75 cêntimos.

12 Gestão Preços/ Junho 2008 - CONCLUSÃO  Em jeito de conclusão e depois de se fazer uma análise a pontos relevantes do nosso ponto de vista de modo a fazer e definir uma correcta estratégia de preço, pontos como o posicionamento, diferenciação, comunicação, concluimos que a formas Luso tem um posicionamento direccionado para as questões relacionadas com a saúde e bem estar, sendo essa a sua principal diferenciação em relação a algumas águas semelhantes já existentes no mercado. Semelhantes pois do género com este tipo de posicionamento era inexistente, Formas Luso foi pioneira e inovadora, o que juntamente com o preço praticado actualmente no mercado nos leva a concluir que a estratégia aplicada foi uma estratégia de desnatação, pois o preço comparativamente a essas mesmas águas semelhantes é elevado.

13


Carregar ppt "Gestão Preços/ Junho 2008 – Formas Luso ESTRATÉGIA DE PREÇOS “ FORMAS LUSO” Filipe Pereira; João Correia; Liz Silva; Nuno Sousa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google