Potenciais evocados auditivos com estímulos de fala: aplicabilidade e limitações no diagnóstico diferencial dos transtornos de linguagem Laboratório de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Advertisements

AVALIAÇÃO DO PROCESSAMENTO AUDITIVO CENTRAL
Surdez A Educação dos Surdos.
GRUPO DE NEUROCIÊNCIAS IIER
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
Transtornos da Aprendizagem
Disciplina Sistemas Sensoriais
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO
Técnicas Experimentais Aplicadas em Ciência do Solo
J. Landeira-Fernandez Ética e Ciência
Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade
DE GÊMEOS COM FENILCETONÚRIA
“Orientações para o gerenciamento audiométrico na empresa”
Velocidade dos movimentos orais e achados eletromiográficos: estudo comparativo entre crianças gagas e fluentes Profa. Dra. Claudia Regina Furquim de Andrade.
Alterações de linguagem em alcoolistas Andréia Cristina Munzlinger dos Santos Gabriela Coelho Pereira De Luccia UNIVAG – Centro Universitário de Várzea.
Perfil fonológico de alunos da educação infantil: levantamento para ações educativas em parceria com o professor. Autores: Iana da Costa Pires Larissa.
Objetivo / Material e Métodos Texto texto texto Objetivo / Material e Métodos Texto texto texto Título do Trabalho Título do Trabalho Título do Trabalho.
Quantitativo-Qualitativo:
Barreto SS, Brabo NC, Soares-Ishigaki ECS, Lira JO,
Processamento Linguístico e Memória de Trabalho: Efeitos na Compreensão on-line em Distúrbio Específico de Linguagem Talita Fortunato-Tavares, Debora Befi-Lopes.
TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento)
Dra. Renata Mota Mamede Carvallo Juliana Granja Urosas
PUBLICADO EM: International Journal of Otolaryngology, 2012
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Processamento Auditivo e Potenciais.
Aprendizado depende de:
O Aluno com Deficiência Auditiva
Perfil clínico epidemiológico do vitiligo na criança e adolescente
VIII Simpósio Nacional De Eletromiografia - IICS - SP
Compreensão de sentenças em crianças com desenvolvimento normal de linguagem e com Distúrbio Específico de Linguagem Marina Leite Puglisi; Debora Maria.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
SUCESSO E SUPERAÇÃO DA PESSOA COM
Fatores de risco em crianças disfluentes sem recorrência familial: comparação entre o gênero masculino e feminino CMC Oliveira; D Cunha; AC Santos; HA.
Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional da FMUSP Dra. Fabiola Starobole Juste Dra. Fernanda Chiarion Sassi Profa. Dra. Claudia.
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
ESPECIFICIDADES DA LINGUAGEM NA 1ª E 2ª INFÂNCIAS
Orientadora: Profª Drª. Edilene Boéchat
Aluna: Monique A. de Souza C. Barreto
RELAÇÃO ENTRE O USO DE ESQUEMAS SIMBÓLICOS E A PRODUÇÃO DE VERBALIZAÇÕES E COMBINAÇÕES DE PALAVRAS EM CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN Fabíola Custódio Flabiano-Almeida.
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
O processamento auditivo e a combinação de traços distintivos em crianças com desvios fonológicos 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia Curitiba –
Asymmetric vestibular evoked myogenic potentials in unilateral Menière patients Eur Arch Otorhinolaryngol (2011) 268:57–61 DOI /s
Condução Transiente: Método Capacitivo Cap. 5
Universidade Tuiuti do Paraná
INFLUÊNCIA DA RESPOSTA A ESTÍMULOS DE 4000HZ NA LATÊNCIA DO REFLEXO ACÚSTICO. Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Faculdade.
Fernanda Ferreira Caldas
PERFIL COGNITIVO-LINGUISTICO E DE NEUROIMAGEM DE ESCOLARES COM DISLEXIA DO DESENVOLVIMENTO E TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO Simone Aparecida Capellini,
Introdução ao Sistema de Implante Coclear
Potenciais evocados, visual e auditivo, em
Aula 12 - Teste de associação1 DATAAulaCONTEÚDO PROGRAMÁTICO 10/03Segunda1Níveis de mensuração, variáveis, organização de dados, apresentação tabular 12/03Quarta2Apresentação.
Recovery from forward masking in Elderly Cochlear Implant Users Aluna de Mestrado: Carolina Costa Cardoso Orientador: Prof. Dr. Fayez Bahmad Jr Sistemas.
Teste.
TESTE DA ORELHINHA.
EMISSÕES OTOACÚSTICAS TRANSIENTES
Anatomofisiologia da Orelha
Crianças Especiais Crianças Especiais.
Distúrbio Fonológico.
TRANSTORNOS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
PRIMING DE PALAVRAS COM MORFEMAS SUPLETIVOS Autoras: Heloísa Macedo Coelho – CNPq/PIBIC Marcele Aparecida dos Santos Barbosa Orientadores: Miriam Lemle.
TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação
Psicologia da Educação
Metodologia da Pesquisa
Atendimento Educacional Especializado para estudantes com transtornos globais de desenvolvimento Fga. Ana Paula Pamplona da S. Müller.
Relação entre a medida clínica da espasticidade pela escala de Ashworth e os achado da cinética em pacientes com paralisia cerebral GMFCS I, II e III Lauro.
Psicopatologia Geral LINGUAGEM 
Educação Especial: Custódia Cunha Sistema Linguístico Componentes do sistema linguístico Pragmática Fonologia Morfo-sintaxe Uso Conteúdo Forma Semântica.
Critérios de Escolha dos Métodos Estatísticos
Teste.
Teste.
Teste.
Teste\. testes.
Transcrição da apresentação:

Potenciais evocados auditivos com estímulos de fala: aplicabilidade e limitações no diagnóstico diferencial dos transtornos de linguagem Laboratório de Investigação Fonoaudiológica em Potenciais Evocados Auditivos e em Fonologia do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP Financiamento: CAPES Autores: Isabela Crivellaro Gonçalves Haydée Fiszbein Wertzner Alessandra Giannella Samelli Fernanda Cristina Leite Magliaro Carla Gentile Matas

Objetivos e Métodos Objetivos: (1) caracterizar os achados dos PEATE com os estímulos clique e de fala em crianças com diagnóstico de transtorno fonológico e (2) determinar a aplicabilidade e limitações do PEATE com estímulo de fala no diagnóstico diferencial do transtorno fonológico. Métodos: 36 crianças com limiares auditivos normais, entre sete a 11 anos  PEATE com clique e estímulo de fala (orelha direita)  18 com transtorno fonológico (GE) e 18 em desenvolvimento típico (GC). Alterado Latência, Amplitude Normal Análise dos dados Quantitativos Análise dos dados Qualitativos PCC-R ANOVA / ANCOVA Teste Exato de Fisher Correlação de Pearson

Resultados e Conclusões PEATE com clique: Quanti:  significantes entre os grupos para as latências das ondas I, III e V; latências maiores no GE (dentro da normalidade); Sensitividade de 0% e especificidade de 100% para a detecção do TF. PEATE com estímulo de fala: Quanti:  significantes entre os grupos para a latência das ondas V e A; Quali: ocorrência significantemente maior de resultados alterados no GE; Sensitividade de 56% e especificidade de 94,4% para a detecção do TF. Crianças com TF: alterações no PEATE com estímulo de fala  atraso na condução do impulso elétrico  comprometimentos na via auditiva nesta região. PEATE com estímulo de fala: aplicabilidade e limitações ferramenta válida na identificação de alterações no processamento de estímulos de fala (sílaba /da/) em crianças com TF. NÃO foi capaz de refletir as diferenças entre as crianças com TF, manifestadas por meio de índices comportamentais.