SCITV - Sistema de Compra Interativa TV Digital

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Transcrição da apresentação:

SCITV - Sistema de Compra Interativa TV Digital 1

Pró-Reitoria de Graduação Curso de Ciência da Computação Trabalho de Conclusão de Curso 2

Autores: André Barboza Rocha Leonardo Henrique de A Autores: André Barboza Rocha Leonardo Henrique de A. Oliveira Wallace da Silva Sampaio Orientador: Paulo Roberto Corrêa Leão 3

Introdução Novo conceito de marketing televisivo; Novo “leque” de possibilidades ao telespectador; Interatividade como foco principal; Telespectador participante em tomada de decisões; 4

Motivação Grande foco voltado a tecnologia; Grande demanda; Falta de produtos concretos em atuação; Propor de forma ágil e segura a utilização da Interatividade da TV Digital; Atração por parte do telespectador ao aumento do consumo; 5

Problemas Diagnosticados Conversores sem implementação GINGA; Dificuldade de sistemas em ambiente real; Preços elevados; Atraso na disseminação do conceito; Dificuldade ao acesso por parte do consumidor; Interesse ainda prematuro por parte das Empresas; 6

Clientes Telespectadores em geral com acesso a Televisão Digital; Pessoas com a necessidade de consumo através da nova tecnologia; Empresas publicitárias; 7

Objetivos Prover compras e vendas de produtos pelo meio televisivo; Atrair o cliente devido a agilidade; Trazer comodidade e segurança aos telespectadores; “Efetuar compras sem sair do sofá”; Disseminar a tecnologia; Reavivar o foco do assunto para novas pesquisas;

Resultado Esperado do Sistema “Efetuar compras sem sair do Sofá”; Manter uma comunicação em tempo real com o cliente; Realizar sua vontade no instante em que o produto é anunciado; Efetuar a comunicação entre o cliente e a empresa no mesmo instantes da propaganda sem precisar de outros meios comunicativos; 9

Resultados Esperados Marco a mais na utilização da interatividade da comercial; Quebra do paradigma da TV sendo mero transmissor de informações; Troca informação e tomada de decisões; Passo crucial para a aproximação da Tecnologia da Informação e o Mundo da Telecomunicação; 10

Dificuldades Encontradas Ambientes simulados incompletos quanto aos recursos; Conversores sem a implementação Ginga; Preços relacionados a tecnologia, muito elevados ainda; 11

Recursos Hardware Ideal Hardware Mínim TV com sistema digital integrado; Tecnologia GINGA implementada; Canal de retorno (Internet); Hardware Mínim Computador para emulação do sistema; Boa placa de video para execução do vídeo; Acesso rápido a Internet; * Software GINGA-J (para aplicações procedurais JAVA); 12

Comparação Atualmente: Propaganda televisiva baseada na linearidade; Valores diretamente relacionados a audiência; Mercado exclusivamente integrado por publicitários; 13

Comparação Proposta: Revisão no método de anunciar pelos publicitários; Incorporação da compra em tempo real; Mercado se abre ao mundo do programadores da tecnologia; União da TI com a Publicidade; 14

Projeto Lógico Ciclo de vida utilizado: Modelo de desenvolvimento de processo incremental; Modelo sequencial linear, aplicado repetitivamente; Filosofia iterativa da prototipagem; 15

Colocar no Recurso – Software Jude Community; Modelo de Domínio; Diagrama de Caso de Uso; Diagrama de Sequencia; Diagrama de Classe; ... OpenProj; Gestão de Projeto; Eclipse; Desenvolvimento de codificação; 16

Linguagens de Programação Ginga-J (para aplicações procedurais JAVA); Ginga-NCL (para aplicações declarativas NCL). 17

Documentos do Projeto CONCEPÇÃO Documento Visão; Especificação dos casos de uso; Glossário; e Plano de projeto. ELABORAÇÃO Modelo de domínio; Diagrama de casos de uso; e Diagrama de seqüência. CONSTRUÇÃO Javadoc. 18

Especificação de Requisitos Descrição do Problema; Necessidade de introdução da nova tecnologia; Desejo de criação de facilidades relacionadas a tecnologia; Criação da Voz ativa e tomada de decisão por parte do cliente; 19

Especificação de Requisitos Identificação dos Interessados; Telespectadores em geral; Empresas de Marketing; Publicitários; 20

Especificação de Requisitos Descrição das características do sistema; Alcançar a necessidade de compra do usuário; Dar opções ao usuário; Introduzir a característica de tomada de descrição ao usuário agora ATIVO; 21

Especificação de Requisitos Requisitos do Software; Finalidade: Consultar preços de produtos; Verificar especificações do produto; Efetuar a compra; e Entrar em contado com a empresa que oferta o produto de forma a tirar dúvidas. 22

Especificação de Requisitos Requisitos Complementares: Sistema ágil; Conexão online de boa qualidade; Fácil comunicação e relacionamento com empresas de cartões para efetuação do negócio. 23

Especificação de Requisitos Restrição de Sistema: As restrições do sistema fixam-se na tecnologia, podendo ser usada em equipamentos exclusivamente restritos que contenham a tecnologia GINGA. 24

Modelos de Negócio Diagrama de Caso de Uso 25

Modelos de Negócio Diagrama de Classe 26

Modelos de Negócio Diagrama de Sequência 27

Modelos de Negócio Diagrama de Atividade 28

Dificuldades Encontradas Ambiente novo; Pouco explorado; Implementações da tecnologia imcompletas; Faze de amadurecimento; Escassez de infra-estrutura; Faze de implantação; Dificuldade de obtenção de Set Top Box com implementação GINGA; 29

Projeto Físico Protótipo

Bibliografica PRESSMAN, Roger. Engenharia de Software. Trad. Rosângela Delloso Penteado. McGraw-Hill,6ª Edição, 2006. LARMAN, Craig. Utilizando UML e Padrões: Uma introdução à análise e ao projeto orientado a objetos e ao desenvolvimento iterativo. Trad. Luiz A Meirelles Salgado. Bookman, 3ª Edição, 2007. MIDDLEWARE SPECIFICATION, Ginga TV Digital http://www.ginga.org.br/ 31

Conclusão

Debate