A Fundação Oswaldo Cruz/ Fiocruz celebra o centenário das expedições do Instituto Oswaldo Cruz ao interior do Brasil ( ), com Carlos Chagas,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CATARINA LABOURÈ UM TESTEMUNHO PARA HOJE
Advertisements

FACULDADE BATISTA DE TEOLOGIA DISCIPLINA: LIDERANÇA
Epidemiologia Descritiva
Evolução Histórica da Saúde Ambiental
“ O ADVENTO E OS SINAIS DE ESPERANÇA DA EDUCAÇÃO CATÓLICA PARA A FORMAÇÃO DAS NOVAS GERAÇÕES”
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
Ação programada da água e da cultura Decênio Mundial de Ação Água para a Vida Década Brasileira da Água – Dia Mundial da Água – ONU/UNESCO.
20 KM 30 KM 10 KM 20 KM ESCOLHAS.
Shakespeare Depois de algum tempo você percebe a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma.
Muito além de Jerusalém. At 1:8
A Belle Époque Tropical
Professora: Silvia Aparecida Medeiros Rodrigues
Certa vez, um homem caminhava pela praia numa noite de lua cheia, a paisagem era linda, deslumbrante, mas ele não conseguia ver nenhuma beleza naquele.
Cadê a sua Rosa?.
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
DEPOIS DA TEMPESTADE Tercilia Braiani
REUNIÃO DE PAIS Vídeo: Somos responsáveis pela educação de nossos filhos.
O Tempo de Deus Em alguns momentos, temos a impressão de que Deus está muito distante como se estivesse indiferente ás nossas necessidades, sem pressa.
No Sertão a pedra não sabe lecionar, e se lecionasse não ensinaria nada; lá não se aprende a pedra: lá a pedra, uma pedra de nascença, entranha a alma”.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
PESCA EM ÁGUAS PROFUNDAS XXIX TEMPO QUARESMAL A VIOLÊNCIA.
CAMPANHA DA FRATERNIDADE
A Chave da Felicidade Letícia Thompson.
A VERDADE Letícia Thompson.
DEPOIS DE ALGUM TEMPO Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar.
“Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto. As multidões, ao ouvirem falar disso, saíram das cidades.
Trabalho elaborado por: José Silva, Nelson Gonçalves, Daniela Alves, Ricardo Quintal e Miguel Quintal 12ºJ Ano lectivo 2013/2014 Escola Secundária Alberto.
Existem hoje na igreja três males que afetam o crescimento sadio e santificado. Esses três males tem sido um empecilho para muitos ministérios de romperem.
Condições de vida na África
3º Ano Ensino Fundamental
O casamento de Isaque e Rebeca
A festividade do nascimento da Mãe de Deus
Alunos: Bárbara Cristina
A PARÁBOLA DO SEMEADOR Mateus 13:1-8,19-23.
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Saudades de uma Infância Feliz!
Trabalho De geografia Nome = dayane Rodrygues dos Santos
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
Cuidar da terra, cuidar dos outros
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Torre de marfim.
Orientação Especial Abril/2011. Liderando pelo Exemplo.
JOÃO GUIMARÃES ROSA FEITICEIRO DAS PALAVRAS, CABOCLO UNIVERSAL
DEPOIS DA TEMPESTADE.
By Búzios Slides APRENDENDO NAS QUEDAS.
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
O VALOR DO QUEBRANTAMENTO
TEXTO 1: A história da formação do pensamento sociológico brasileiro
“Nesse meio tempo fomos reconstruindo o muro, até que em toda a sua extensão chegamos à metade da sua altura” Ne 4.6a.
Porque você se orgulha de ser brasileiro?
Regiões geoeconômicas: Divisão do Brasil por critérios econômicos
By Búzios Slides A VERDADE.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Carta do apóstolo João às Sete Igrejas da Ásia e a nós
O mundo inteiro precisa ouvir?”
A agricultura no Maciço da Pedra Branca
O ser humano é um ser em constante aprendizagem.
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO PROJETO “PRÁTICAS INTEGRAIS DA NUTRIÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE”
"O que a Bíblia diz sobre o crescimento da igreja?"
Democratização da Gestão do SUAS e vínculo SUAS Presidente do COEGEMAS/MS Sérgio Wanderly Silva Secretário Assistência Social.
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
Sites COEP. SITES COEP Os sites da Rede Mobilizadores COEP, da COEP Tevê e do Sistema de Mídias e Educação (SIME), desenvolvidos pelo Comitê de Entidades.
“Disse Jesus: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e concluir a sua obra.” João 4.34.
No interior do Brasil, apesar da evolução da ciência e tecnologia, as pessoas continuam com a simplicidade natural da alma interiorana; mesmo possuindo.
Transcrição da apresentação:

A Fundação Oswaldo Cruz/ Fiocruz celebra o centenário das expedições do Instituto Oswaldo Cruz ao interior do Brasil (1911-1914), com Carlos Chagas, Belizário Pena, Arthur Neiva e outros cientistas. Os expedicionários percorreram as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, levantando as condições de saúde da população e fazendo minucioso registro do panorama geográfico, econômico, social e cultural dos lugares visitados.

A Fundação Oswaldo Cruz/ Fiocruz celebra o centenário das expedições do Instituto Oswaldo Cruz ao interior do Brasil (1911-1914), com Carlos Chagas, Belizário Pena, Arthur Neiva e outros cientistas. Os expedicionários percorreram as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, levantando as condições de saúde da população e fazendo minucioso registro do panorama geográfico, econômico, social e cultural dos lugares visitados.

Os fatos relatados causaram um enorme impacto nos moradores das grandes cidades, que não conheciam aquela dura realidade... ... estimularam os debates sobre a identidade do nosso povo, impulsionando mudanças políticas e culturais que aconteceriam no Brasil a partir daí.

Hoje, 40 milhões de pessoas já estão fora da faixa da extrema pobreza.

Hoje, 40 milhões de pessoas já estão fora da faixa da extrema pobreza. Isso, associado à Prevenção, à Atenção e à Promoção da Saúde, tem reduzido o impacto das doenças infecciosas na mortalidade da população.

Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade. Guimarães Rosa (Grande sertão: veredas)

“Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade”. Guimarães Rosa (Grande sertão: veredas)

Josué de Castro: “As massas humanas se deram conta de que a fome e a miséria não são indispensáveis ao equilíbrio do mundo, ... e que hoje, graças aos progressos da ciência e da técnica, surgiu pela primeira vez na história um tipo de sociedade na qual a miséria pode ser suprimida e com ela a fome.

Josué de Castro: “As massas humanas se deram conta de que a fome e a miséria não são indispensáveis ao equilíbrio do mundo, ... e que hoje, graças aos progressos da ciência e da técnica, surgiu pela primeira vez na história um tipo de sociedade na qual a miséria pode ser suprimida e com ela a fome”.

A Educação Pela Pedra “Uma educação pela pedra: por lições; para aprender da pedra, freqüentá-la; captar sua voz inenfática, impessoal (pela de dicção ela começa as aulas).

A Educação Pela Pedra Uma educação pela pedra: por lições; para aprender da pedra, freqüentá-la; captar sua voz inenfática, impessoal (pela de dicção ela começa as aulas). A lição de moral, sua resistência fria ao que flui e a fluir, a ser maleada; a de poética, sua carnadura concreta; a de economia, seu adensar-se compacta: lições de pedra (de fora para dentro, cartilha muda), para quem soletrá-la.

A Educação Pela Pedra Outra educação pela pedra: no Sertão (de dentro para fora, e pré-didática). No Sertão a pedra não sabe lecionar, e se lecionasse não ensinaria nada; lá não se aprende a pedra: lá a pedra, uma pedra de nascença, entranha a alma.

A Educação Pela Pedra Outra educação pela pedra: no Sertão (de dentro para fora, e pré-didática). No Sertão a pedra não sabe lecionar, e se lecionasse não ensinaria nada; lá não se aprende a pedra: lá a pedra, uma pedra de nascença, entranha a alma”. João Cabral de Melo Neto

...”o sertão é uma espera enorme. Quando se vem vindo sertão de dentro, a gente pensa que não vai encontrar coisa nenhuma”.

“O sertão é bom. Tudo aqui é perdido, tudo aqui é achado “O sertão é bom. Tudo aqui é perdido, tudo aqui é achado... O sertão é confusão em grande demasiado sossego”.

... “sertão é onde manda quem é forte, com astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado!”

... “sertão é onde manda quem é forte, com astúcias. Deus mesmo, quando vier, que venha armado!”

“Grande sertão é uma forte arma. Deus é um gatilho?”

“Poucas regiões do mundo se prestam tão bem para um ensaio de natureza ecológica como a do Nordeste açucareiro, com sua típica paisagem natural... teve o Nordeste a vida do seu solo, de suas águas, de suas plantas e do seu próprio clima, tudo mudado pela ação desequilibrante e intempestiva do colonizador, quase cego às consequências de seus atos, pela paixão desvairada que dele se apoderou, de plantar sempre mais cana e de produzir sempre mais açucar. Josué de Castro

Poucas regiões do mundo se prestam tão bem para um ensaio de natureza ecológica como a do Nordeste açucareiro, com sua típica paisagem natural... teve o Nordeste a vida do seu solo, de suas águas, de suas plantas e do seu próprio clima, tudo mudado pela ação desequilibrante e intempestiva do colonizador, quase cego às consequências de seus atos, pela paixão desvairada que dele se apoderou, de plantar sempre mais cana e de produzir sempre mais açucar”. Josué de Castro

“Sertão não é maldito, nem caridoso - ele tira ou dá,ou agrada ou amarga, ao senhor, conforme o senhor mesmo. Sertão é penal, criminal. Sertão é onde homem tem que ter a dura nuca e mão quadrada.   Sertão: é dentro da gente.

Sertão não é maldito, nem caridoso - ele tira ou dá,ou agrada ou amarga, ao senhor, conforme o senhor mesmo. Sertão é penal, criminal. Sertão é onde homem tem que ter a dura nuca e mão quadrada.   Sertão: é dentro da gente”.

A explosão demográfica, ao retardar a elevação dos níveis de vida de certos grupos, pode agravar, sem dúvida, a sua situação de fome, mas nunca determinar este estado de coisas. A fome é, regra geral, o produto das estruturas econômicas defeituosas e não de condições naturais insuperáveis. Josué de Castro

A sociedade brasileira mudou, o Brasil mudou e nesses 100 anos, os cientistas do Instituto Oswaldo Cruz vêm organizando continuamente expedições ao interior, para pesquisa e desenvolvimento de propostas de melhorias na saúde. No momento em que o Brasil se mobiliza para a eliminação final da pobreza extrema no país, com seu Plano Brasil sem Miséria, a Fiocruz, guardiã dos compromissos históricos daqueles pioneiros, faz expedições especiais, trazendo o fazer e o prazer da ciência, compartilhando conhecimento e descobertas, articulando e acelerando a integração entre saúde, ciência, educação, cultura e assistência social.

A sociedade brasileira mudou, o Brasil mudou e nesses 100 anos, os cientistas do Instituto Oswaldo Cruz vêm organizando continuamente expedições ao interior, para pesquisa e desenvolvimento de propostas de melhorias na saúde. No momento em que o Brasil se mobiliza para a eliminação final da pobreza extrema no país, com seu Plano Brasil sem Miséria, a Fiocruz, guardiã dos compromissos históricos daqueles pioneiros, faz expedições especiais, trazendo o fazer e o prazer da ciência...

A sociedade brasileira mudou, o Brasil mudou e nesses 100 anos, os cientistas do Instituto Oswaldo Cruz vêm organizando continuamente expedições ao interior, para pesquisa e desenvolvimento de propostas de melhorias na saúde. ... compartilhando conhecimento e descobertas, articulando e acelerando a integração entre saúde, ciência, educação, cultura e assistência social.

Na perspectiva da Fiocruz, saúde, educação e cultura são elementos essenciais da superação da pobreza. Baseadas na difusão e compartilhamento de saberes, as expedições pretendem apoiar cidades em seu desenvolvimento social, consolidando as redes locais de afirmação da cidadania e a interação com as organizações sociais e a população local.

Na perspectiva da Fiocruz, saúde, educação e cultura são elementos essenciais da superação da pobreza. Baseadas na difusão e compartilhamento de saberes, as expedições pretendem apoiar cidades em seu desenvolvimento social, consolidando as redes locais de afirmação da cidadania e a interação com as organizações sociais e a população local.

A missão e a tradição da Fiocruz aproximam ciência de qualidade à inovação, à promoção da saúde e da equidade social.

O Nordeste do Brasil nos legou importantes pioneiros da luta pela educação e contra a fome e a pobreza...

O Nordeste do Brasil nos legou importantes pioneiros da luta pela educação e contra a fome e a pobreza... ... Josué de Castro, Gilberto Freyre, Paulo Freire, entre outros, são inspiradores de nossas expedições atuais.