Veículos Híbridos - tecnologia

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Transcrição da apresentação:

Veículos Híbridos - tecnologia

ENQUADRAMENTO VEÍCULOS HÍBRIDOS NO PARQUE AUTOMÓVEL A ideia de trabalhar em veículos com sistema alternativo de propulsão é bem antiga: no fim do séc. XIX, a humanidade já tinha o conhecimento do carro eléctrico e vários estudos foram feitos em baterias. O 1º registo de um automóvel híbrido foi em 1898 elaborado por Ferdinand Porsche. O veículo usava um motor de combustão interna (MCI) que gerava energia para um motor eléctrico traccionar as rodas. Em 1900, um Belga chamado Pipper elaborou um veículo onde o motor eléctrico era acoplado axialmente ao motor de combustão interna (MCI). Essa patente foi utilizada por uma empresa Belga, Auto-Mixte, para cemercialização deste veículo entre 1906 e 1912.

ENQUADRAMENTO VEÍCULOS HÍBRIDOS NO PARQUE AUTOMÓVEL O americano H. Piper patenteou um veículo híbrido em 1905 que chegava a 25 mi/h com um motor eléctrico assistindo um motor de combustão interna (MCI). O interesse neste tipo de propulsão desapareceu com o crescimento de tecnologias envolvendo os MCI. Foi nos anos 60 que voltou o interesse no desenvolvimento de sistemas de propulsão eléctrico e híbrido. A preocupação com fontes de energia alternativas relacionada com o aumento do preço do petróleo e ao embargo dos países Árabes, fez com que vários fabricantes de automóveis desenvolvesse veículos híbridos e testassem conceitos em busca de alternativas depois da crise do petróleo dos anos 70.

ENQUADRAMENTO VEÍCULOS HÍBRIDOS NO PARQUE AUTOMÓVEL A partir dos anos 80 essa preocupação alterou-se, introduziu-se a preocupação pelo meio ambiente. A não poluição do ar tornou-se a base para novos desenvolvimentos. Nenhuma tecnologia era comercialmente viável até que em 1997 2 fabricantes de automóveis lançaram para o mercado 2 automóveis com tecnologia híbrida: a Toyota lançou o Prius e a Audi lançou o Audi-Duo ambos apresentados em 1995, iniciando-se desta forma a produção em série. Audi - Duo Toyota Prius