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SuperCarro Miquelina Mendes Escola Secundária de Arganil Arganil - Coimbra 4+112º ano, Área de Projecto.

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1 SuperCarro Miquelina Mendes Escola Secundária de Arganil Arganil - Coimbra 4+112º ano, Área de Projecto

2 Veículo com estrutura, (chassis) em madeira e parte superior toda revestida em plástico, oito células fotovoltáicas rectangulares, um motor e respectivas engrenagens e rodas. Fig.1-maquete do veículo (vista em perfil) Fig.2-maquete do veículo (vista lateral)

3 Começámos por construir as partes laterais e o fundo do carro, em madeira, com as respectivas medidas (ver fig.3). Depois de concluídas fixamo-las ao fundo com recurso a pregos e cola. Essa estrutura tinha cerca de 689g. Em seguida, para que o carro não ficasse muito pesado decidimos utilizar um material mais leve do que a madeira, ou seja, neste caso, plástico. Este foi recortado com as respectivas medidas e foi fixado ao resto da estrutura com auxílio de colaTambém foi construído o local para o transporte do ovo, condutor que foi coberto por um cockpit de plástico. Entretanto passamos à fixação dos painéis fotovoltáicos à parte superior do veículo utilizando os parafusos existentes nestes. Neste momento falta-nos fixar as rodas e testar o funcionamento do veículo, de modo a poder fazer ajustes caso necessário. Fig.3-Estrutura do carro em madeira.

4 Na elaboração deste protótipo tivemos alguns problemas, principalmente, na execução do chassis. Inicialmente construímos um molde em madeira, de modo a que ele pudesse ser colocado num moldador de plástico para poder fazer o carro, todo ele, em plástico, pois tornarse-ia mais leve. Mas isso não aconteceu, pois o molde em plástico ficou mal concebido, logo levou-nos a repensar a estrutura inicial. Por fim, optámos pela construção do chassis em madeira, como já foi referido. Fig.4-molde do veículo em plástico(vista em lateral) Fig.5-molde do veículo em plástico(vista em perfil)

5 Para a aquisição dos painéis consulta-mos os seguintes sites: http://www.jroma.pt/energia_1.htm www.curto-circuito.com Também tivemos o apoio da nossa professora da disciplina de Área de Projecto.

6 ● Verificar a energia (potência) libertada pelo motor existente; E=P x t (respectivamente Energia (joules) Potência (Watts) tempo (segundos)) ● Verificar as especificações das células fotovotáicas existentes no mercado; ● Compreender o funcionamento de uma célula fotovoltáica; ● Elaboração de circuitos eléctricos: ligação em série e em paralelo. Para a divulgação do nosso projecto na escola recorremos a elaboração de um cartaz alusivo ao projecto. pa« Fig.6-Cartaz utilizado na divulgação do projecto

7 Fig.7-Verificação da amperagem de seis células fotovoltáicas


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