Funções da Linguagem CASDVest 2013.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Advertisements

FUNÇÕES DA LINGUAGEM 1.
OBRIGADO SENHOR.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Prof. Valdenir Araújo Pessôa
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
Funções da linguagem 1º ano Língua Portuguesa
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Professor Eduardo Pereira Machado
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Uma declaração de amor à você...
SLIDE AUTOMÁTICO AGUARDE És tão lindo Jesus o seu falar tão suave
Funções intrínsecas do texto
CATIVAR....
LINGUAGEM LITERÁRIA E NÃO LITERÁRIA
GRAMÁTICA : módulo 02 Professora: Maria Leonor Teixeira Favero Montoro
Função emotiva ou expressiva
Isa Slides.
CATIVAR....
Intencionalidade Discursiva
PROFͣ SABRINA LINHARES
Aula 1- Discurso Profª. Ana Paula.
Professora: Aíla Rodrigues
Meus Oito Anos Casimiro de Abreu Isa Slides.
Slide automático e sonorizado
V e n h a ! Vilma Galvão.
Poema de Casimiro de Abreu interpretado por Paulo Autran
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita
"Arco Iris Do Amor" Cada dia tem uma guarnição de prata.
As funções da linguagem
Uma declaração de amor à você...
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
Funções da Linguagem.
TEXTO - LEITURA E PRODUÇÃO
SOBRE AS AGUAS Se o sol se pôr E a noite chegar Tu és quem me guia Se a tempestade me alcançar Tu és meu abrigo.
Discurso.
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Uma carta para ti Com Som.
Funções da Linguagem.
Funções da linguagem INTERLOCUTORES
065 – GRANDIOSO ÉS TU Senhor meu Deus, quando eu, maravilhado, Contemplo a Tua imensa criação, A terra e o mar e o céu todo estrelado Me vêm falar da Tua.
Trovas e Sentimentos.
Iracema José de Alencar.
Hino 333 – “Meu Amparo” João Correia da Costa
PODER PRA SALVAR Todos necessitam, de um amor perfeito, Perdão e compaixão Todos necessitam de graça e esperança, de um Deus que salva.
Comunicação.
SOBRE AS ÁGUAS Se o sol se pôr E a noite chegar Tu és quem me guia Se a tempestade me alcançar Tu és meu abrigo.
By Búzios Slides Apresenta
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
As marcas ideológicas dos textos
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Prof.: Romão Júnior.
"O que aconteceu?" Ela respondeu: "Leia". Era a redação de um menino.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
TUA PALAVRA É LUZ PARA O MEU CAMINHO
NOSSA HISTÓRIA DE AMOR QUANDO ME LEMBRO SINTO AQUELE SABOR TEUS OLHOS ENCONTRANDO OS MEUS TODO EU, QUERENDO SER SEU OLHA SÓ O QUE DEUS PLANEJOU NA INFÂNCIA.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Português Instrumental REVISÃO
Funções da Linguagem Professora Raysa.
AMILTON FORMATAÇÃO HAMILTON TEXTO DE HAMILTON MÚSICA - GREGORIANOS.
Romantismo no Brasil: poesia
SAUDADE DE VOCÊ TEXTO E FORMATAÇÃO NAJA SLIDES SOM.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFESSORES: JULIÃO e ASSONILDE NEGREIROS Técnicas de Comunicação Oral e Escrita.
Uma declaração de amor à você... Que faz parte dos melhores momentos da minha vida. Você é muito especial para mim!
Funções da Linguagem.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
Inferências Discursivas
Machado de Assis Rio de Janeiro, Perspectiva crítica/reflexiva Contexto brasileiro Liberalismo Constituição Parlamento Progresso Conservador.
Transcrição da apresentação:

Funções da Linguagem CASDVest 2013

Exercício A falha de comunicação representada na tirinha a seguir se deve principalmente a uma falha em qual elemento da comunicação?

Exercício A falha de comunicação representada na tirinha a seguir se deve principalmente a uma falha em qual elemento da comunicação?

Exercício A falha de comunicação representada na tirinha a seguir se deve principalmente a uma falha em qual elemento da comunicação?

Função Emotiva Meus oito anos “Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais! (...)” Casimiro de Abreu Das negativas (...) Não alcancei a celebridade do emplasto, não fui ministro, não fui califa, não conheci o casamento. Verdade é que, ao lado dessas faltas, coube-me a boa fortuna de não comprar o pão com o suor do meu rosto. Mais; não padeci a morte de Dona Plácida, nem a semi-demência do Quincas Borba. (...) Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas

Função Apelativa ‘Güenta o relance, Izé!’ Navio Negreiro Senhor Deus dos desgraçados!  Dizei-me vós, Senhor Deus!  Se é loucura... se é verdade  Tanto horror perante os céus?! Castro Alves; Navio Negreiro ‘Güenta o relance, Izé!’ João Guimarães Rosa; São Marcos “Dedicação total a você”

Função Poética Vaso Chinês Estranho mimo aquele vaso! Vi-o, Casualmente, uma vez, de um perfumado Contador sobre o mármor luzidio, Entre um leque e o começo de um bordado. (...) Alberto de Oliveira Iracema Verdes mares bravios de minha terra natal, onde canta a jandaia nas frondes da carnaúba; Verdes mares, que brilhais como líquida esmeralda aos raios do sol nascente, perlongando as alvas praias ensombradas de coqueiros; José de Alencar

Função Referencial O uso da linguagem na função referencial ou denotativa transmite uma informação objetiva, expõe dados da realidade de modo objetivo, não faz comentários, nem avaliação. Geralmente, o texto apresenta-se na terceira pessoa do singular ou plural, pois transmite impessoalidade.

Função Metalinguística Asseverar verbo transitivo direto e bitransitivo 1. declarar (algo) com segurança; assegurar; afirmar Exs.: os biólogos asseveram ser preciso preservar a natureza Autopsicografia O poeta é um fingidor. Finge tão completamente Que chega a fingir que é dor A dor que deveras sente. (...)

Função Metalinguística O senão do livro (...) o livro é enfadonho, cheira a sepulcro, traz certa contração cadavérica; vício grave, e aliás ínfimo, porque o maior defeito deste livro és tu, leitor. Tu tens pressa de envelhecer, e o livro anda devagar; tu amas a narração direta e nutrida, o estilo regular e fluente, e este livro e o meu estilo são como os ébrios, guinam à direita e à esquerda, andam e param, resmungam, urram, gargalham, ameaçam o céu, escorregam e caem... Joaquim Maria Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas

Função Fática

A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.   DUARTE, M. O guia dos curiosos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. Predomina no texto a função da linguagem a) emotiva, porque o autor expressa seu sentimento em relação à ecologia. b) fática, porque o texto testa o funcionamento do canal de comunicação. c) poética, porque o texto chama a atenção para os recursos de linguagem, d) conativa, porque o texto procura orientar comportamentos do leitor. e) referencial, porque o texto trata de noções e informações conceituais.

“O filme Cinema Paradiso é uma película que fala do próprio cinema” O trecho dado é exemplo de qual função da linguagem? Fática c) Metalinguística b) Cinematográfica d) Referencial