Quais são as coisas e fenômenos relacionados ao movimento?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Movimento em I dimensão
Advertisements

A MATÉRIA EM MOVIMENTO Colégio MV - 9º ano Profª Adriana Amorim.
Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Física
Prof. Hebert Monteiro Movimento em I dimensão. Iniciaremos o nosso curso estudando a mecânica como ciência que estuda o movimento. A mecânica é dividida.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS MOVIMENTOS
Fundamentos da Cinemática dos Fluidos
Movimento circula Temos um movimento circular uniforme quando um móvel descreve uma circunferência com velocidade de módulo constante.Os satélites artificiais.
COLÉGIO MILITAR de FORTALEZA
Fundamentos da Cinemática dos Fluidos
Fenômenos do Deslocamento Quantidade de Movimento Movimento:
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS MOVIMENTOS
INTRODUÇÃO À MECÂNICA Prof. Krüger.
CINEMÁTICA.
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques

Física - Movimentos Adaptado de Serway & Jewett por Marília Peres.
FÍSICA O estudo da natureza. Professor Peixinho.
Conceitos introdutórios
Física!!! A origem da Física como teorias e conhecimentos organizados está na Grécia. A palavra Física vem de Physis (no grego) que significa Natureza.
O HOMEM E A FÍSICA 9º Ano AB – 3º Bimestre
DINÂMICA DO MOVIMENTO Prof. Raphael Carvalho.
Instituto Federal de Alagoas – Campus Satuba
Física Aula 06 - Mecânica Prof.: Célio Normando.
Cinemática.
Cinemática Escalar Movimento Uniforme Prof. Paulo Costa.
Professor Lutiano Freitas Colégio Visão
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Profª Camila Debom.
Vetores e movimento em duas dimensões
Professor Lutiano Freitas Colégio Visão
FÍSÍCA APLICADA MECÂNICA- PARTE I.
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
Fizencadeando pensamentos
Cinemática Professor PH.
Revisão para a Avaliação Bimestral (3º bimestre) Ciências - 9º Ano
Grandezas Escalares e Vetoriais
Princípios de Cinemática
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS)
FÍSICA Física é um termo com origem no Grego “physis” que significa “natureza”. É a ciência que estuda as leis que regem os fenômenos naturais suscetíveis.
Exercícios Um carro de corrida é acelerado de forma que sua velocidade em função do tempo é dada conforme a tabela. Qual, aproximadamente, em m/s2, o valor.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
FÍSICA I CINEMÁTICA ESCALAR JOÃO VICENTE.
Mecânica Estudo dos Movimentos.
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Física.
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
V= V= Velocidade S= posição t= tempo =Variação Final – inicial
Posição Um corpo só pode ser localizado em relação a um outro, denominado referencial; A posição de um corpo que está sobre uma linha conhecida pode ser.
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física
Maria Augusta Constante Puget (Magu)
1 MECÂNICA Entender o movimento é uma das metas das Física A Mecânica Clássica se divide em: 1. Cinemática 2. Dinâmica A Mecânica estuda o movimento e.
CINEMÁTICA (MRU) E (MRUV)
MECÂNICA Prof. MSc Luiz Rogério Mantelli Setembro de 2010 INCLUSÃO PEDAGÓGICA OFICINAS DE FÍSICA.
Física.
Disciplina: Física (Frente D) Turma: Semi - Extensivo
Estática Estática Histórico
CONCEITOS BÁSICOS DA CINEMÁTICA
CINEMÁTICA – CONCEITOS BÁSICOS
2.4 Lei Fundamental da Dinâmica
Tableau Sistema Etapa Física 3º EM Frente A: Mecânica
FÍSICA I Mecânica: Cinemática Prof. Dr. Luciano Soares Pedroso.
(Ensino Fundamental , 9º ano)
Mecânica: Cinemática Prof. Nelson Luiz Reyes Marques
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
MECÂNICA CLÁSSICA Conferência 1 Conteúdos: Cinemática Conceitos
Física I Aula02 – Movimento Unidimensional 2009/2010.
Introdução à Cinemática
Cinemática. Móvel e Ponto Material Ramo da Mecânica Clássica que estuda os movimentos sem que nos preocupemos como ocorreram esses movimentos. Em cinemática.
Transcrição da apresentação:

Quais são as coisas e fenômenos relacionados ao movimento? INTRODUÇÃO Quais são as coisas e fenômenos relacionados ao movimento?

Na Mecânica, estudaremos os movimentos dos corpos e, para melhor compreensão, dividiremos a mecânica em três partes: Cinemática, Estática e Dinâmica

Cinemática (do grego kinema que significa movimento) MECÂNICA Cinemática: estuda os movimentos dos corpos sem considerar suas causas. Cinemática (do grego kinema que significa movimento)

Exemplos de Estática: pontes, edifícios, torres, etc... MECÂNICA Estática: estuda os corpos sólidos ou fluidos em equilíbrio. Exemplos de Estática: pontes, edifícios, torres, etc...

Dinâmica: estuda os movimentos dos corpos considerando suas causas. MECÂNICA Dinâmica: estuda os movimentos dos corpos considerando suas causas. Dinâmica (do grego dynamike, que significa forte). Estuda as relações entre as forças e os movimentos que são produzidos por elas.

MECÂNICA MÉTODOS da FÍSICA: 1. OBSERVAÇÃO (microscópio, telescópio, balança...) 2. EXPERIMENTAÇÃO (reproduzir o fenômeno artificialmente) AVALIAÇÃO QUANTITATIVA

MECÂNICA AVALIAÇÃO QUANTITATIVA GRANDEZAS FÍSICAS: - ESCALARES (massa,volume,comprimento) - VETORIAIS (módulo ou intensidade, direção e sentido) Ex: carro em movimento módulo = 60 direção = horizontal sentido = da esquerda para direita

Grandezas Físicas Na Física tudo que pode ser medido é chamado de grandeza. Grandezas físicas são aquelas que podem ser medidas e quantificadas. GRANDEZA FÍSICA = VALOR NUMÉRICO DIMENSÃO +

Definições PONTO MATERIAL: É TODO CORPO CUJAS DIMENSÕES NÃO ALTERAM O ESTUDO DE QUALQUER FENÔMENO DE QUE ELE PARTICIPE.

Definições PONTO MATERIAL: Usaremos com freqüência, neste trabalho a expressão ponto material. O que significa? Em determinadas situações, ponto material pode representar qualquer corpo, como, trem, avião, carro, bala de canhão, míssil, etc... Então porque ponto e porque material?

Ponto, porque, na resolução de problemas, estaremos desprezando as dimensões do corpo em movimento, sempre que as distâncias envolvidas forem muito grandes em relação a essas dimensões. Material, porque, embora as dimensões do corpo sejam desprezadas, sua massa será sempre considerada. Imagine um trem deslocando-se entre o Fortaleza e Porto Alegre. Por maior que ele seja, seu comprimento é muito pequeno comparando com a distância entre as duas cidades. Então, neste caso, o trem pode ser considerado ponto material.

Imagine agora um trem de 500m passando por uma ponte de 800m. Como o comprimento da ponte não é muito maior que a do trem, este não pode ser considerado um ponto material durante o intervalo de tempo que o trem leva para atravessar a ponte. No entanto, executando o movimento de rotação das rodas, qualquer ponto do trem realiza o mesmo movimento. Por isso podemos considerar um ponto qualquer do trem para estudar o movimento que ele executa.

Definições CORPO EXTENSO: É TODO CORPO CUJAS DIMENSÕES ALTERAM O ESTUDO DE QUALQUER FENÔMENO DE QUE ELE PARTICIPE. AS DIMENSÕES DO CORPO NÃO PODEM SER DESPREZADAS.

CINEMÁTICA Repouso, Movimento e Referencial ?

CINEMÁTICA Repouso, Movimento e Referencial O corpo que tomamos como referencia para dizer se um outro corpo está em movimento ou em repouso é chamado REFERENCIAL. Um corpo está em REPOUSO quando a distância entre esse corpo e o referencial não varia com o tempo. Um corpo está em MOVIMENTO quando a distância entre esse corpo e o referencial varia com o tempo.

CINEMÁTICA Repouso, Movimento e Referencial Em relação ao solo terrestre, o ciclista está em movimento. Em relação ao carro, a pessoa está em repouso.

CINEMÁTICA

CINEMÁTICA

CINEMÁTICA Repouso, Movimento e Referencial O passageiro no interior do ônibus está em repouso em relação ao ônibus e ao motorista, porque a sua posição em relação a eles é sempre a mesma. Já em relação ao observador fixo na Terra, tal passageiro está em movimento, porque sua posição muda com o decorrer do tempo.

Movimento relativo Referencial de quem lança a bola  a bola descreve um movimento vertical. Referencial de um observador parado na calçada  a bola descreve uma trajetória parabólica, como mostrada na figura abaixo. Temos aí dois sistemas de referência ou referenciais e os pontos de vista dos observadores sobre os eventos depende do referencial aonde está esse observador. http://www.fsc.ufsc.br/~ccf/parcerias/ntnujava/relativeVelocity/relativeVelocity-port.html http://www.astro.illinois.edu/projects/data/Retrograde/index.html

CINEMÁTICA Repouso, Movimento e Referencial Para descrever o movimento, o observador deve definir um sistema de referência ou referencial em relação ao qual o móvel será analisado.